Autor Tópico: Como precificar câmeras e lentes  (Lida 1139 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Online: 28 de Janeiro de 2022, 19:39:01
Pessoal, tÔ tendo bastante dificuldade de precificar as coisas que quero vender. Tenho usado o ML e por vezes o ebay pra ter noção de preços, mas sei lá se tÔ vendendo a um preço aceitável.
Enfim, tô com uma 6D II NOVÍSSIMA, acho que tem menos de mil cliques, com uma 24-105 f/4 (versão antiga - o anel de zoom dela tá meio bambo, se a lente ficar apontada pra baixo ela vai se "teleficando", hehe), mas fui ver os preços da 6D II no ML e achei surreais.
Já mandei mensagem pro Nelson Nakamura (de quem comprei a câmera) pra ver se ele ainda tem dessa, e quanto tá cobrando.
E aí, o que me sugerem?
Obrigada!!


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2022, 20:12:42
Helena, o preço de venda de qualquer bem usado é ditado pelo mercado. É assim com veículos, imóveis...Com equipamentos fotográficos não é diferente.

O grande problema é que o mercado interno (anunciantes no Mercado Livre) tem baseado os preços nos valores praticados no Ebay, e esses sofrem a variação diária do dólar. E com isso tem gente pedindo em uma câmera com 10 anos de uso mais do que pagou nela quando nova.

Ademais, está todo mundo sem dinheiro, difícil vender qualquer coisa. E em qualquer lugar da galáxia isso deveria fazer os preços caírem, mas aqui parece que essa regra não vale.

Então, por conta dessas distorções, eu prefiro basear o preço de venda no bom senso e consciência. Sei quanto paguei no equipamento, o tempo de uso e estado de conservação e coloco o preço que EU acho que vale, o que muitas vezes pode ser bem abaixo do valor médio pedido em outros anúncios, como também pode ser maior.

Houve vezes que olhei para uma câmera e pensei: Vinicius ela está boa, bonitinha, sem um risco sequer, mas não vale mais que R$ 300. Então vendi por R$ 300, ainda que houvesse outros anúncios na casa dos R$ 1200 a R$ 1800, inclusive em em pior condição de conservação.

Enfim, acho que vale mesmo o bom senso.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2022, 20:26:58
Helena, o preço de venda de qualquer bem usado é ditado pelo mercado. É assim com veículos, imóveis...Com equipamentos fotográficos não é diferente.

O grande problema é que o mercado interno (anunciantes no Mercado Livre) tem baseado os preços nos valores praticados no Ebay, e esses sofrem a variação diária do dólar. E com isso tem gente pedindo em uma câmera com 10 anos de uso mais do que pagou nela quando nova.

Ademais, está todo mundo sem dinheiro, difícil vender qualquer coisa. E em qualquer lugar da galáxia isso deveria fazer os preços caírem, mas aqui parece que essa regra não vale.

Então, por conta dessas distorções, eu prefiro basear o preço de venda no bom senso e consciência. Sei quanto paguei no equipamento, o tempo de uso e estado de conservação e coloco o preço que EU acho que vale, o que muitas vezes pode ser bem abaixo do valor médio pedido em outros anúncios, como também pode ser maior.

Houve vezes que olhei para uma câmera e pensei: Vinicius ela está boa, bonitinha, sem um risco sequer, mas não vale mais que R$ 300. Então vendi por R$ 300, ainda que houvesse outros anúncios na casa dos R$ 1200 a R$ 1800, inclusive em em pior condição de conservação.

Enfim, acho que vale mesmo o bom senso.

Legal, valeeeeu!


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2022, 10:42:40
Então, por conta dessas distorções, eu prefiro basear o preço de venda no bom senso e consciência...
Você está se contradizendo um pouco, amigo...
Se o preço é ditado pelo mercado, o preço que você pagou não faz parte da equação.

O preço de usados é baseado no produto NOVO + DEPRECIAÇÃO.
E é na depreciação que está a justiça da coisa. Você tem que ser justo ao depreciar seu bem.
Então, se os preços dos produtos novos dispara (que é o que ocorreu nos últimos anos) o preço dos usados também dispara. Vemos isso nos automóveis, por exemplo. Que a tabela FIP deu um salto nos últimos tempos. Meu irmão comprou um carro há 5 anos atrás por 35000 e vendeu ele ano passado por 37000.
Parece ser ilógico. Mas se o preço geral subiu, esse fator supera a depreciação e há um aumento no preço.
Então, Helena, você fez certo. Busque o preço do produto novo, se possível. E a partir daí, defina o valor do seu bem.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2022, 10:43:13 por nandoespinosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2022, 10:46:23
Exatamente, quem quiser que venda seu equipamento usado com dólar de 3 reais  :aua:

Com certeza vai fazer alguém feliz rsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Janeiro de 2022, 11:13:18
Você está se contradizendo um pouco, amigo...
Se o preço é ditado pelo mercado, o preço que você pagou não faz parte da equação.

Não há contradição nenhuma na minha mensagem, você é que tem dificuldades em interpretar textos.

Eu disse que a exemplo de veículos e imóveis, o valor de equipamentos fotográficos usados é ditado pelo mercado. E todos sabemos que esse valor é formado exatamente pela equação NOVO + DEPRECIAÇÃO. Ponto.

Agora, o procedimento que EU ADOTO NAS MINHAS VENDAS é o bom senso, não o valor de mercado. Ponho o preço que EU considero justo. Ponto.

Entendeu agora?


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 29 de Janeiro de 2022, 11:26:47
Não há contradição nenhuma na minha mensagem, você é que tem dificuldades em interpretar textos.
:no: :no: :no:
Você basicamente disse pra Helena vender o equipamento pelo "feeling" dela...
Põe o preço que o seu coração mandar!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2022, 11:48:56
Blz Nando, não vou entrar em uma discussão sem sentido na internet. Isso é coisa de gente desocupada.

Helena, desejo-lhe sinceramente excelente sorte na venda. :ok:

Fui.



Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #8 Online: 29 de Janeiro de 2022, 15:31:28
Eu sou péssimo vendedor, pois geralmente não gosto de ficar com uma coisa a venda muito tempo, não tenho paciência para muita gente perguntando mil coisas e tal. Eu ja coloco abaixo do mercado para me livrar logo  :hysterical:

E tem gente que é o contrario, poe preço de novo em qq bagulho usado...Assunto difícil esse Helena.

Abs
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2022, 15:31:59 por Marcelo Rezende »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 29 de Janeiro de 2022, 20:20:57
Comprar e vender depende unicamente da necessidade das partes, isso é o que se chama lei da oferta e da procura, seja novo ou usado.
Aí entram fatores extras como o estado de conservação, raridade (ou escacez), a depreciação é função disso.

Vamos lá.

O valor de mercado de uma Leica antiga em estado excepcional poder ser muitas e muitas vezes o valor original do equipamento.
Hoje em dia uma Kombi 1970 restaurada vale uma grana preta, muito mais do que uma zero km valeria.
E tem coisas que não tem valor absolutamente nenhum usado.

Uma 6D com poucos clicks, com caixa, manuais e tal pode tranquilamente ser vendida a 75% do preço de uma nova. Lógico que vender a 90% não faz sentido porque entra o fator garantia, parcelamento, e se tem nota fiscal e garantia Canon Brasil etc. etc.

Mas o que seria o preço de nova ? O oficial da Canon ou o do Mercado Paralelo ? Para isso pesquise o que anda sendo comprado pelas pessoas.

Ter ou não NF para algumas pessoas é fundamental, para outras , não.

Tenha em mente que equipamento fotográfico usado é sempre complicado pois o numeor de clicks não quer dizer muito, por exemplo tem, 100 clicks porém 5000h de filmagem... Pode ter dado problema e foi reparado e o cara vende barato para se livrar, pode ser equipamento roubado, etc.

Pessoalmente, eu evito comprar equipamentos caros sem nota, salvo se eu conhecer o vendedor. Já me dei mal com algumas bombas-relógio que pifaram totalmente pouco tempo depois de ter comprado. Também me preocupo muito com a origem do equipamento.

Como eu viajo bastante para fora , fora nesse periodo da pandemia, ter nota fiscal é sempre muito útil e já me poupou muitas dores de cabeça. Sempre dou preferencia por equipamentos que tenham NF mesmo que sejam lá de fora. Isso pelo menos prova a origem lícita.

Tem quem não dê a minima para isso, mas eu dou.

Preço também tem um enorme componente de bom senso.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2022, 20:21:31 por AFShalders »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #10 Online: 29 de Janeiro de 2022, 20:39:18
Não tem muito mistério.
Se for vender no ML, pegue o preço médio das câmeras com uma condição parecida com a sua e coloque seu preço na média se puder esperar ou coloque um pouco abaixo do melhor preço se tiver pressa.

Se receber propostas, até 30% abaixo do valor do melhor preço do anúncio do produto novo é uma proposta justa.
Como a sua está bem nova, diria que até 20% abaixo é mais aceitável.

Preço de compra não interessa. Tudo aumentou.
Se você fosse vender para comprar outra câmera também estaria pagando mais caro na outra câmera em relação a anos atrás.