Autor Tópico: Câmera para o dia-a-dia  (Lida 16167 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #75 Online: 20 de Março de 2023, 00:47:31
Tem doido cobrando na faixa dos 3 mil  em um kit SL1 + 18-55 !
Mesmo se fosse uma SL2 já estaria caro !!!
No meu entender uma SL2 não vale nem 2 mil.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #76 Online: 20 de Março de 2023, 01:05:03
Lentes vintage to de olho também em alguma fixa entre 20 e 30mm no máximo .


Aí você tem basicamente algumas opções:

- As porcarias das Meikes, 7-Artisans e similares. São baratas mas você recebe pelo que pagou.

- Algumas Sigmas, Rokinons (Samyang) e Tamron

- Lentes vintage verdadeiras (Pentax, Nikon, Canon, Minolta) mas abaixo de 30mm, dependendo do que podem bem carinhas (Não queira saber quanto custa uma Minolta MD Rokkor 17mm F4)

Comprei la fora duas da Rokinon que sempre levo, a 18/2.8 e a 24/2.8 paguei algo como $200 em cada. Pelo preço são excelentes.







lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 20 de Março de 2023, 17:16:06
e aquelas lentes CCTV chinesas, será que tem alguma que preste pra uso na rua, descompromissado? Tipo que não seja grandalhona e que tenha nitidez no campo todo em alguma abertura?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #78 Online: 20 de Março de 2023, 19:18:10
e aquelas lentes CCTV chinesas, será que tem alguma que preste pra uso na rua, descompromissado? Tipo que não seja grandalhona e que tenha nitidez no campo todo em alguma abertura?

Eu acho horrorosas. Piores que as Meike.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.722
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 20 de Março de 2023, 20:17:53

<...>
- Lentes vintage verdadeiras (Pentax, Nikon, Canon, Minolta)
<...>

Pô AFShalders deixou as Zuiko fora da lista... hehehe

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #80 Online: 20 de Março de 2023, 21:47:56
Pô AFShalders deixou as Zuiko fora da lista... hehehe

Deixei porque a galera não anda merecendo essas dicas. Aliás eu bobeei e indiquei Minolta...

Falando sério agora, o problema é lembrar de todas as clássicas boas, pelo menos as que são encontráveis por aqui.
Não adianta muito ficar falando em  Leica-R, em Angenieux, em Schneider, primeiro porque é dificil de encontrar, segundo porque se não for Canon, Nikon ou Zenit a maioria torce o nariz no caso das clássicas.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #81 Online: 20 de Março de 2023, 22:36:25
Sem falar nas excelentes Contax, sejam AEG, AEJ ou MMJ.

Também difíceis de encontrar por aqui, mas tem aos montes no Ebay.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #82 Online: 20 de Março de 2023, 23:37:23
Sem falar nas excelentes Contax, sejam AEG, AEJ ou MMJ.

Também difíceis de encontrar por aqui, mas tem aos montes no Ebay.

Pode crer.
Teve um tempo que recebi um lote de lentes incriveis, dessas escolhidas a dedo, tinha Minolta Rokkor, Rollei, Zeiss, Leica e ninguém daqui se interessou, devem ter achado caras, mas estava pelo preço médio do ebay. Mas entendo, os mais novos não tem muita informação sobre esse tipo de material. Acabei vendendo a maioria no ebay mesmo.

Aqui, se não for o feijão com arroz basicão , ou Canikon ou muito barato ninguém nem olha.

Estou aqui com uma Zeiss Sonnar 135 F4 com um fole para macros. Uma hora posto os resultados. Pensando em usar isso para digitalizar películas de 16mm.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 21 de Março de 2023, 01:03:50
Acho que nem é tanto pela marca ou valores, mas sim pela perda do foco automático.
Lente manual é coisa de nicho, 99% dos fotógrafos fazem questão de AF.
Como hobista, brinco na boa com lentes manuais, mesmo porque há alguns simplesmente fantásticas.
Mas se fosse profissional, talvez também só utilizasse lentes AF.


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #84 Online: 21 de Março de 2023, 18:13:45
Deixei porque a galera não anda merecendo essas dicas. Aliás eu bobeei e indiquei Minolta...

Falando sério agora, o problema é lembrar de todas as clássicas boas, pelo menos as que são encontráveis por aqui.
Não adianta muito ficar falando em  Leica-R, em Angenieux, em Schneider, primeiro porque é dificil de encontrar, segundo porque se não for Canon, Nikon ou Zenit a maioria torce o nariz no caso das clássicas.

Poxa, eu acho que  mereço umas dicas quentes :D  , hehe, pois tenho uma Zuiko 50mm f1.8, ja tive uma vivitar 70-210 Series 1. 


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #85 Online: 21 de Março de 2023, 22:56:03
Poxa, eu acho que  mereço umas dicas quentes :D  , hehe, pois tenho uma Zuiko 50mm f1.8, ja tive uma vivitar 70-210 Series 1.

Dicas tem muitas mas depende de:

- Qual o uso ?
- Pretende só experimentar ou investir a longo prazo ?
- Qual o orçamento ?
- Qual o "look" da imagem que deseja ?

Por exemplo, se for uma camera com sensor APS e for para fazer uma ou outra foto street para por na web, praticamente qualquer coisa serve, até uma Meike 25mm vai na boa.

Aqui eu simplifiquei muito o meu conjunto de lentes para uso real. No início você acha que precisa de um monte de coisas. Conforme o tempo passa vai aprendendo que no final precisa de muito menos.



dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #86 Online: 22 de Março de 2023, 13:53:12
Dicas tem muitas mas depende de:

- Qual o uso ?
- Pretende só experimentar ou investir a longo prazo ?
- Qual o orçamento ?
- Qual o "look" da imagem que deseja ?

Por exemplo, se for uma camera com sensor APS e for para fazer uma ou outra foto street para por na web, praticamente qualquer coisa serve, até uma Meike 25mm vai na boa.

Aqui eu simplifiquei muito o meu conjunto de lentes para uso real. No início você acha que precisa de um monte de coisas. Conforme o tempo passa vai aprendendo que no final precisa de muito menos.

Então, o que eu estou procurando é justamente um setup pro dia a dia:
- mais compacto que a 6D com a 17-40 , e que cubra um range de distancia focal parecido.
- usar pra fotos de paisagens, retratos em passeios que sair com dslr fique inconveniente (tudo que bem que mirrorless dependendo da lente acoplada nela, da quase na mesma)
- que tenha uma qualidade de imagem que  vendo no monitor ou foto impressa perceba visivelmente que não é foto de celular. e sim, não sofrer com ausência de din range em fotos de por do sol por ex igual celular.
- orçamento vdd que eu não tenho definido, mas a principio to considerando lentes que não passem muito de uns 2mil dos preços praticados aqui. E considero e-mount, na esperança de dar mais uma sobrevida a minha 5N.

Mas é verdade a gente sempre tem essa ansia de querer um setups pra tudo que é tipo de fotografia. Ah e foto pra por no Instagram só pra "mostar onde estou no momento", celular mesmo é pra la de suficiente ,



dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #87 Online: 22 de Março de 2023, 13:57:08

Hoje pude fazer um breve teste na Sigma 18-50 2.8 pra Sony Emount APSC (fotógrafo com A6300) e vou te dizer, só pelo que notei no LCD a nitidez é top e a lente é bem compacta. Tem a Tamron 17-70 2.8 , mas o peso e tamanho dela são bem maiores.


Interessante essa sigma


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #88 Online: 22 de Março de 2023, 14:40:08
Eu já acho que um corpo pequeno como uma Nex ou uma AXXXX demanda lentes pequenas. Detesto equipamento desbalanceado.

As lentes que uso nessas NEX/A6XXXX são a 16-50 do kit (que fica bem boa usando o DxO), as Rokinon 28mm e 24mm e a Sony 28-60 (sendo essas 3 ultimas para full-frame e uso na A7). Fora isso, a única outra lente que uso eventualmente na A6300 é uma 135mm F3.5 de foco manual da Minolta, justamente por ser muito leve. Tenho um montão de outras lentes aqui mas ficam terríveis para o meu gosto nessas câmeras pequenas, aí uso só nas A7.

A outra câmera pequena que tenho é a GX85, que é MFT. Só que com o fator de crop sendo 2, complica muito o lado grande-angular com lentes manuais. Não faz o menor sentido pagar os olhos da cara em uma Super Angulon para ter o enquadramento de quase uma normal. Por isso no MFT eu só uso as lentes nativas. São pequenas, otimizadas. Talvez muito de vez em quando uma 50mm manual e olhe lá.

Nas A7 que são FF o papo é outro...


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #89 Online: 22 de Março de 2023, 15:10:16
verdade, também acho que as Sony APS-C demandam lentes pequenas. alias por isso  quase nunca usei a vivitar 70-210,  além de grande é um tijolo de pesada, e me um desfiz tempo depois (e não tinha como aproveitar ela na 6D pq a minha unidade era baioneta FD).

a minha 5N a lente do kit é versão anterior da sua , a  SEL1855, que no DXO até da pra tirar um "leite de pedra",  mas eu sei que da pra pensar em várias combinações de setups igualmente compactos e sem ser caríssimos que entreguem uma qualidade de imagem bem melhor.