Autor Tópico: Dúvida Mirrorless (NOOB)  (Lida 1639 vezes)

luisonisanti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • "I have emotional motion sickness."
Online: 15 de Fevereiro de 2022, 21:46:37
Olá,

Estava lendo sobre a descontinuação de DSLRS, e eu queria trocar meu equipamento (tinha uma D5600 da Nikon).

Eu não trabalho com fotografia, no meu caso seria algo de entrada. As mirrorless compensam no meu caso? Qual seria uma indicada? (estava vendo a EOS M200 da Canon.)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 21:49:55
Se for esse o motivo não troque  :D
Sua camera vai continuar fazendo as mesmas fotos de sempre.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


luisonisanti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • "I have emotional motion sickness."
Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 21:55:04
Entendi, qual câmera me indicaria atualmente para meu caso?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 22:13:39
Entendi, qual câmera me indicaria atualmente para meu caso?

Depende do que você vai fotografar.

Não é que queiramos esconder a resposta, mas pode ser que, como o Vange falou, vc não precise de nada. Ou precise de acessórios, tipo flash, outras lentes, etc. Diga pra gente qual é o uso que vc pretende ter.


luisonisanti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • "I have emotional motion sickness."
Resposta #4 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 22:18:12
Depende do que você vai fotografar.

Não é que queiramos esconder a resposta, mas pode ser que, como o Vange falou, vc não precise de nada. Ou precise de acessórios, tipo flash, outras lentes, etc. Diga pra gente qual é o uso que vc pretende ter.


Eu fotografo mais imagens de rua, viagem e retratos. Eu achei as mirrorless interessantes pelo tamanho delas.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 22:23:45
A M100 é até melhor que a M200 e talvez você ache uma usada por um preço interessante.
Pro seu uso pode atender legal.
Bem compacta e em combinação com a lente EF-M 22mm f/2 dá pra levar pra qualquer lugar.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2022, 22:26:45 por Di Torres »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 22:45:28

Eu fotografo mais imagens de rua, viagem e retratos. Eu achei as mirrorless interessantes pelo tamanho delas.

Entendi.

Cada um aqui vai dar uma resposta diferente. Eu sugiro uma Fujifilm X-E3 com 35mm f/2 e 15-45 f/3.5-5.6. É um conjunto pequeno com qualidade ótica excelente. Eu particularmente adoro os controles manuais, embora não goste muito do "power zoom" da 15-45.

Corrigindo: Fujifilm X-E4.  :ok:

« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2022, 22:49:00 por felipemendes »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 22:51:40

Eu fotografo mais imagens de rua, viagem e retratos. Eu achei as mirrorless interessantes pelo tamanho delas.

Poder ser opção sim, quais lentes você usa hoje?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 23:01:14
Cara você quer uma dica de ouro mesmo? Claro que a decisão é totalmente sua (rs) .
A dica básica é: pra fotografar por hobby / terapia / uso amador avançado , por favor , não gaste muito dinheiro com câmeras e lentes.

Pro seu uso, recomendo fortemente uma câmera da linha Nex da Sony. Você as encontra no mercado de usados e fazem ótimas fotos. Junte ela com sua DSLR Nikon e você não precisa de mais nada além disso. Sério mesmo, no nível que tá o dólar , acho que precisamos olhar as opções no mercado de usados e há boas e baratas opções. Eu só tenho uma Nex F3 porque uso as lentes mecânicas nela e quando saio pra passeio, viagem, é a câmera que eu levo (minhas DSLR da Canon só vai pra uso profissional mesmo) .

Se quiser, posso te passar do meu flickr que tem várias fotos feitas com ela , lente do kit, e lentes mecânicas com o adaptador . Não vale pena pagar 3 a 6 mil reais por uma câmera que irá te entregar resultados semelhantes (ex: uma  Sony A6500 ou Canon M50 que custa até mais do que isso).

Pra quem faz fotografia por hobby: menos é mais.


luisonisanti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • "I have emotional motion sickness."
Resposta #9 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 23:14:10
Cara você quer uma dica de ouro mesmo? Claro que a decisão é totalmente sua (rs) .
A dica básica é: pra fotografar por hobby / terapia / uso amador avançado , por favor , não gaste muito dinheiro com câmeras e lentes.

Pro seu uso, recomendo fortemente uma câmera da linha Nex da Sony. Você as encontra no mercado de usados e fazem ótimas fotos. Junte ela com sua DSLR Nikon e você não precisa de mais nada além disso. Sério mesmo, no nível que tá o dólar , acho que precisamos olhar as opções no mercado de usados e há boas e baratas opções. Eu só tenho uma Nex F3 porque uso as lentes mecânicas nela e quando saio pra passeio, viagem, é a câmera que eu levo (minhas DSLR da Canon só vai pra uso profissional mesmo) .

Se quiser, posso te passar do meu flickr que tem várias fotos feitas com ela , lente do kit, e lentes mecânicas com o adaptador . Não vale pena pagar 3 a 6 mil reais por uma câmera que irá te entregar resultados semelhantes (ex: uma  Sony A6500 ou Canon M50 que custa até mais do que isso).

Pra quem faz fotografia por hobby: menos é mais.


Interessante, me passe suabpagina para eu ver.

Pois é, eu gosto de fazer pós edição e coisas afins (ter umas fotos bonitas que pouca gente vê hahaha).

Vou ver as usadas e continuar praticando pra aliviar a ansiedade.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2022, 23:17:15 por luisonisanti »


luisonisanti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • "I have emotional motion sickness."
Resposta #10 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 23:16:03
Poder ser opção sim, quais lentes você usa hoje?


A do kit, uma 50 e uma 70-300.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 23:22:18

Interessante, me passe suabpagina para eu ver.

Pois é, eu gosto de fazer pós edição e coisas afins (ter umas fotos bonitas que pouca gente vê hahaha).



Vou postar umas 3-4 fotos com ela (Sony Nex) só pra ter uma idéia ok As 3 primeiras com a lente do kit 18-55 e a última da minha gatinha com a Helios 58MM 44M-4 em abertura máxima (com adaptador M42>NEX )
venda_imediata_e_facil_-8 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

Fotos_Paranapiacaba_25_01_2022_ (33 de 34) by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

Fotos_Paranapiacaba_25_01_2022_ (7 de 34) by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

Image11 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2022, 23:23:00 por cheferson »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2022, 11:45:07
Se seu uso é mais amador, não justifica a troca de equipamento por tendência de mercado, nem pra profissionais justifica. Uma 5DIII continuará sendo uma puta camera pra fotografia mesmo daqui 10 anos, desde que o fotografo saiba o que está fazendo.

Eu acho hoje o sistema Mirrorless mais acessível o da Fuji. Vai encontrar câmeras usadas e novas, caras e baratas, mas o grande atrativo é o valor das lentes. Muito mais em conta que o sistema Z e RF. E não tem lente ruim no set. E o principal? Não deve nadinha pra uma FF. Eu troquei minha FF pela Fuji e não me arrependo nem um pouco.

Ah mas vc trocou? Sim, meu propósito não era melhorar a camera, eu tinha uma 6DII, camera com 3 anos de lançamento na época, só que eu queria um set mais compatco, discreto e leve. Consegui bons negócios na minha Canon, fechei negócios rápido nas lentes e só assim parti pro ML, foi uma conjunção de fatores. Mas a migração não era meu foco na época. O universo conspirou e em menos de mês eu consegui trocar tudo e ainda sobrou uma graninha. :worship:

Eu acho que vc não tem que trocar agora de seu equipamento, a menos que isso satisfaça seu ego. Trocar só pq mirrorless é o novo mundo não é tudo isso não. Sua Nikon não é das mais antigas e uma Mirrorless simples vai fazer a mesma coisa que ela faz.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 16 de Fevereiro de 2022, 12:07:41

A do kit, uma 50 e uma 70-300.

A M100/200 fica compacta com lente do kit ou a 22mm que citaram, já com as outros lentes vai ficar grande, e talvez ainda tem o adaptador pra usar as lentes EF/s, porque as ef-m são caras e difíceis de encontrar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


luisonisanti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • "I have emotional motion sickness."
Resposta #14 Online: 16 de Fevereiro de 2022, 13:45:56
Se seu uso é mais amador, não justifica a troca de equipamento por tendência de mercado, nem pra profissionais justifica. Uma 5DIII continuará sendo uma puta camera pra fotografia mesmo daqui 10 anos, desde que o fotografo saiba o que está fazendo.

Eu acho hoje o sistema Mirrorless mais acessível o da Fuji. Vai encontrar câmeras usadas e novas, caras e baratas, mas o grande atrativo é o valor das lentes. Muito mais em conta que o sistema Z e RF. E não tem lente ruim no set. E o principal? Não deve nadinha pra uma FF. Eu troquei minha FF pela Fuji e não me arrependo nem um pouco.

Ah mas vc trocou? Sim, meu propósito não era melhorar a camera, eu tinha uma 6DII, camera com 3 anos de lançamento na época, só que eu queria um set mais compatco, discreto e leve. Consegui bons negócios na minha Canon, fechei negócios rápido nas lentes e só assim parti pro ML, foi uma conjunção de fatores. Mas a migração não era meu foco na época. O universo conspirou e em menos de mês eu consegui trocar tudo e ainda sobrou uma graninha. :worship:

Eu acho que vc não tem que trocar agora de seu equipamento, a menos que isso satisfaça seu ego. Trocar só pq mirrorless é o novo mundo não é tudo isso não. Sua Nikon não é das mais antigas e uma Mirrorless simples vai fazer a mesma coisa que ela faz.


Obrigado, é que  eu vendi a que tinha e queria usar o dinheiro em uma nova, daí surgiu a duvida quanto a uma mirrorless ou não.

Vou pesquisar o que mais compensa para comprar.

Valeu