Autor Tópico: Adaptador Smallrig para bateria Dummy  (Lida 886 vezes)

Ramoses Hofmeister Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 22 de Fevereiro de 2022, 11:43:45
Olá pessoal, estou com uma dúvida quanto a existência de um produto similar ou alternativas que o pessoal possa me recomendar. Achei esse produto aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2011902653-adaptador-smallrig-bateria-dummy-np-fz100-c-plate-np-f-_JM#backend=item_decorator&backend_type=function&client=bookmarks-polycard. Achei bem prático a ideia de fixar a bateria dummy no smallrig (acho que é esse o nome do lugar que da pra botar o flash), então queria saber se tem um produto assim pra Canon (Rebel T7) ou alguma outra alternativa que o pessoal possa me recomendar.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2022, 11:43:57 por Ramoses Hofmeister Ferreira »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2022, 11:49:22
A alternativa seria comprar direto da fonte pela metade do preço:
https://s.click.aliexpress.com/e/_AWuv2b

Smallrig é uma marca chinesa de acessórios que vende opções baratas, mas de qualidade, no Aliexpress.

O lugar que você coloca esse acessório se chama hotshoe ou sapata aqui no Brasil.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2022, 11:50:55 por Di Torres »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2022, 11:54:38
Mas tem pra T7 ou consegue adaptar pra qualquer dummy battery?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Ramoses Hofmeister Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2022, 13:12:47
A alternativa seria comprar direto da fonte pela metade do preço:
https://s.click.aliexpress.com/e/_AWuv2b

Smallrig é uma marca chinesa de acessórios que vende opções baratas, mas de qualidade, no Aliexpress.

O lugar que você coloca esse acessório se chama hotshoe ou sapata aqui no Brasil.
Saberia me dizer se essa opção serve pra minha Canon (EOS Rebel T7)? Pq pelo que eu vi ali não me parece que funciona, ou estou errado?


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2022, 13:24:00
Saberia me dizer se essa opção serve pra minha Canon (EOS Rebel T7)? Pq pelo que eu vi ali não me parece que funciona, ou estou errado?

A plate em si é universal. Usa baterias NPF e uma saída DC.
Você teria que comprar a dummy pra sua T7 (a T7 aceita/tem dummy? confere isso aí) e ligar o cabo na plate normalmente.
A dummy que vem no kit é da Sony, mas trocando pela dummy da T7 não vejo motivo pra não funcionar.

Confere la na loja da Smallrig no Aliexpress se tem dessa plate com outras dummy.

Outro detalhe que você precisa prestar atenção é que a plate não tem encaixe pra hotshoe, ela vem com um parafuro pra você acoplar em uma cage.
Se for colocar na sapata do flash tem que pegar um adaptador pra esse parafuso.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2022, 13:35:13 por Di Torres »


Ramoses Hofmeister Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2022, 13:35:11
A plate em si é universal. Usa baterias NPF e uma saída DC.
Você teria que comprar a dummy pra sua T7 (a T7 aceita/tem dummy? confere isso aí) e ligar o cabo na plate normalmente.
A dummy que vem no kit é da Sony, mas trocando pela dummy da T7 não vejo motivo pra não funcionar.

Outro detalhe que você precisa prestar atenção é que a plate não tem encaixe pra hotshoe, ela vem com um parafuro pra você acoplar em uma cage.
Se for colocar na sapata do flash tem que pegar um adaptador pra esse parafuso.

Até onde eu entendia todas câmeras eram compatíveis com uma bateria dummy. Quanto a parte do encaixe no hotshoe, acredito que esta peça me sirva:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1241481855-adaptador-sapata-fmea-rosca-14-camera-dslr-flash-tripe-_JM#position=8&search_layout=grid&type=item&tracking_id=0befbfb1-0214-4340-ae36-2956ea292a95

Seria esta peça acima no hotshoe, logo na sequência a plate que você passou e então a bateria dummy, certo? Eu ainda sou bem novo nessa área, então estou tentando entender algumas coisas que podem ser bem básicas, como por exemplo não saber se é compatível com bateria dummy ou não minha câmera, que por sinal ainda não tenho certeza.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2022, 13:36:13 por Ramoses Hofmeister Ferreira »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2022, 13:40:28
Até onde eu entendia todas câmeras eram compatíveis com uma bateria dummy. Quanto a parte do encaixe no hotshoe, acredito que esta peça me sirva:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1241481855-adaptador-sapata-fmea-rosca-14-camera-dslr-flash-tripe-_JM#position=8&search_layout=grid&type=item&tracking_id=0befbfb1-0214-4340-ae36-2956ea292a95

Seria esta peça acima no hotshoe, logo acima a plate que você passou e então a bateria dummy certo? Eu ainda sou bem novo nessa área, então estou tentando entender algumas coisas que podem ser bem básicas, como por exemplo não saber se é compatível com bateria dummy ou não minha câmera, que por sinal ainda não tenho certeza.

Você está fazendo confusão com as partes.

Dummy é uma bateria oca que vai na sua câmera.
Ela é idêntica a bateria normal da sua câmera, mas ela pega energia através de um cabo.
Você precisa checar se existe dummy pra T7, qual o nome do modelo, etc e tal.

A plate é o produto onde você vai fazer a conexão da sua dummy com uma bateria externa.
No caso esse produto que estamos falando tem uma plate que aceita baterias externas do tipo NPF e tem uma saída DC pra você conectar no cabo da dummy.

A bateria que vai ficar fora da câmera entregando energia é apenas uma bateria externa. No caso desse produto é uma bateria do tipo NPF que é amplamente usada em produtos de fotografia e vídeo.

No kit desse produto ele vem com uma dummy que encaixa nas câmeras da Sony. Você precisaria trocar por uma dummy que encaixa dentro da sua T7.
E também precisaria comprar as baterias externas NPF pra oferecer energia pra câmera.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2022, 13:42:19 por Di Torres »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2022, 13:50:09
Seria esta peça acima no hotshoe, logo na sequência a plate que você passou e então a bateria dummy, certo?

Quase. Essa peça é um hotshoe fêmea, igual o da câmera.
Você precisa de um adaptador para um hotshoe macho para encaixar no hotshoe da câmera.


Ramoses Hofmeister Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #8 Online: 22 de Fevereiro de 2022, 13:51:19
Você está fazendo confusão com as partes.

Dummy é uma bateria oca que vai na sua câmera.
Ela é idêntica a bateria normal da sua câmera, mas ela pega energia através de um cabo.
Você precisa checar se existe dummy pra T7, qual o nome do modelo, etc e tal.

A plate é o produto onde você vai fazer a conexão da sua dummy com uma bateria externa.
No caso esse produto que estamos falando tem uma plate que aceita baterias externas do tipo NPF e tem uma saída DC pra você conectar no cabo da dummy.

A bateria que vai ficar fora da câmera entregando energia é apenas uma bateria externa. No caso desse produto é uma bateria do tipo NPF que é amplamente usada em produtos de fotografia e vídeo.

No kit desse produto ele vem com uma dummy que encaixa nas câmeras da Sony. Você precisaria trocar por uma dummy que encaixa dentro da sua T7.
E também precisaria comprar as baterias externas NPF pra oferecer energia pra câmera.
Agora eu acho que entendi a confusão, essa plate na verdade é pra conectar numa bateria externa a bateria dummy, eu tinha entendido que a plate era pra deixar a dummy em cima da câmera sem ficar pendurada, ficando algo mais conveniente pro uso. Mas agora que foi explicado: saberia me dizer se existe alguma forma de deixar a fonte da bateria dummy acoplada na câmera sem que fique pendurada?


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #9 Online: 22 de Fevereiro de 2022, 13:58:19
Agora eu acho que entendi a confusão, essa plate na verdade é pra conectar numa bateria externa a bateria dummy, eu tinha entendido que a plate era pra deixar a dummy em cima da câmera sem ficar pendurada, ficando algo mais conveniente pro uso. Mas agora que foi explicado: saberia me dizer se existe alguma forma de deixar a fonte da bateria dummy acoplada na câmera sem que fique pendurada?

Acho que a forma mais simples seria com velcro.

Você também pode colocar um adaptador de hotshoe de algum maneira na fonte e colocar na sapata.
Ou então colocar um parafuso na fonte e acoplar numa cage.

Depende da sua disposição.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #10 Online: 28 de Fevereiro de 2022, 18:08:32
Outra coisa que vc não se atentou é que a o suporte da bateria é preso num acessório chamado CAGE. Aqui no brasil o pessoal chama de gaiola. A Smallrig é famosa por fazer gaiolas e elas são modulares para acoplar acessórios como esse. Tem que ver se existe gaiola para a T7... acho meio difícil pois na gringa a T7 é considerada câmera de entrada... quase ninguém usa para filmagem, que é o uso principal do CASE.

Também precisa ver se a t7 tem a abertura para passar o cabo da bateria dummy. A m50 passa por um furo no meio da tampinha, já a 6D passa por uma abertura de borracha na lateral do corpo.

Precisa ver certinho isso pq a T7 é bem humilde em recursos e a Canon tem fama de não dar muita possibilidade de acrescentar melhorias.
Fotógrafo oficial Foco Radical