Autor Tópico: Migração Canon Aps-C para M4/3?  (Lida 2734 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Online: 23 de Fevereiro de 2022, 10:49:43
Pessoas, essa ultima lente da Olympus 40-150mm chamou minha atenção para o sistema por causa da abertura constante f/4.
Coisa inexistente para as Canon Aps-C.

Atualmente estou mais voltando para a fotografia de paisagem e assim que a pandemia cessar, pretendo fazer muita trilha com o objetivo de fotografar.
Um equipamento leve é fundamental para não pesar a mochila cargueira.

Meu kit para paisagens é:

M50 24MP 390g
EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM 240g
EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS USM 515g
EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM 375g
Adaptador Viltrox 145g

Total de 1.665g

Consigo montar um kit mais leve que esse?
Com o mesmo peso consigo mais qualidade nas lentes?

Meu requisitos para M4/3 seriam apenas um sensor de 20MP.

Ergonomia parecida com a M50, na questões da quantidade de botões.

Sem lentes 2.8.

E não precisa ser um kit com 03 lentes.
Pode ser um kit equivalente com 2 ou 4 lentes também.

A ponta tele não precisa ser equivalente a 400mm em FF, mas a ponta wide eu gostaria de manter próximo aos 16mm equivalentes.

Só para referencia, um kit FF para pobres como eu, pesaria 1kg a mais:

Canon RP 485g
EF 17-40mm f/4.0L USM 500g
EF 24-105mm f/4L IS USM 670g
EF 70-300mm f/4-5.6 IS II USM 759g
Adaptador 100g

Total 2.514g
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2022, 11:07:44
Pessoas, essa ultima lente da Olympus 40-150mm chamou minha atenção para o sistema por causa da abertura constante f/4.
Coisa inexistente para as Canon Aps-C.

Atualmente estou mais voltando para a fotografia de paisagem e assim que a pandemia cessar, pretendo fazer muita trilha com o objetivo de fotografar.
Um equipamento leve é fundamental para não pesar a mochila cargueira.

Meu kit para paisagens é:

M50 24MP 390g
EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM 240g
EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS USM 515g
EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM 375g
Adaptador Viltrox 145g

Total de 1.665g

Consigo montar um kit mais leve que esse?
Com o mesmo peso consigo mais qualidade nas lentes?

Meu requisitos para M4/3 seriam apenas um sensor de 20MP.

Ergonomia parecida com a M50, na questões da quantidade de botões.

Sem lentes 2.8.

E não precisa ser um kit com 03 lentes.
Pode ser um kit equivalente com 2 ou 4 lentes também.

A ponta tele não precisa ser equivalente a 400mm em FF, mas a ponta wide eu gostaria de manter próximo aos 16mm equivalentes.

Só para referencia, um kit FF para pobres como eu, pesaria 1kg a mais:

Canon RP 485g
EF 17-40mm f/4.0L USM 500g
EF 24-105mm f/4L IS USM 670g
EF 70-300mm f/4-5.6 IS II USM 759g
Adaptador 100g

Total 2.514g

se for se desfazer disso, me coloca na fila da 18-135.  :D
Aliás, se quiser conversar sobre m4/3... só não tenho as zoons de abertura fixa. mas tudo devidamente levinho e compacto, hehe. Vou te mandar meu zap por mp.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2022, 12:34:05
Conseguir, consegue...

- Oly 9-18
- Pana 14-42 PZ
- Pana 45-150 kit

A câmera você escolhe.

Não curto a 14-42 Oly, tem que por na posição de uso manualmente.
A Pana 45-150 é parecida com a Oly, mas tem OIS e funciona com IBIS de 5 eixos com certas câmeras.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2022, 12:34:42 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2022, 12:57:20
Conseguir, consegue...

- Oly 9-18
- Pana 14-42 PZ
- Pana 45-150 kit

A câmera você escolhe.

Não curto a 14-42 Oly, tem que por na posição de uso manualmente.
A Pana 45-150 é parecida com a Oly, mas tem OIS e funciona com IBIS de 5 eixos com certas câmeras.
500g aproximadamente as 3 lentes.

Só não curtir a 14-42 pela ausência do anel de zoom. Apesar de ser bem elogiada a qualidade ótica.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2022, 13:17:54
 :snack:
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2022, 15:37:23
500g aproximadamente as 3 lentes.

Só não curtir a 14-42 pela ausência do anel de zoom. Apesar de ser bem elogiada a qualidade ótica.

Tem a 14-42 OIS com anel tambem. Mas a melhor é a 14-45 OIS.
Essa 14-45 é sensacional, a melhor zoom standard do sistema na minha opinião, tenho ela desde o tempo da GF1.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2022, 15:38:29 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2022, 15:42:05
Tem a 14-42 OIS com anel tambem. Mas a melhor é a 14-45 OIS.
Essa 14-45 é sensacional, a melhor zoom standard do sistema na minha opinião, tenho ela desde o tempo da GF1.

Vou olhar essa 14-45.

Camera usada o ideal seria Olympus mesmo né?
Panasonic me parece ser muito disputada pelo pessoal de vídeo, acho que vai está mais inflacionada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2022, 15:48:33
Vou olhar essa 14-45.

Camera usada o ideal seria Olympus mesmo né?
Panasonic me parece ser muito disputada pelo pessoal de vídeo, acho que vai está mais inflacionada.

Todas estão inflacionadas... E se você quer pelo menos 20MP as suas opções ficam restritas as mais caras mesmo.

Pana G95, G9, GX9, G100,  Oly E-M1 Mk2, E-M10 Mk4,  E-M5 MK3 e por ai vai

Apesar de ter tido várias Olympus eu prefiro as Panasonic.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2022, 15:51:21 por AFShalders »


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2022, 19:00:22
Pessoas, essa ultima lente da Olympus 40-150mm chamou minha atenção para o sistema por causa da abertura constante f/4.
Coisa inexistente para as Canon Aps-C.

Atualmente estou mais voltando para a fotografia de paisagem e assim que a pandemia cessar, pretendo fazer muita trilha com o objetivo de fotografar.
Um equipamento leve é fundamental para não pesar a mochila cargueira.
Voce conseguir um kit, corpo e lentes, mais leve e menos volumoso do que o seu atual APS-C é fácil, em termos, caso tenha acesso ao mercado externo, alguem q traga, e a depender também da sua di$ponibilidade. Nao sei hoje, mas a ultima vez que estive no Paraguay (antes da pandemia), encontrei uma boa gama de lentes e corpos MFT Olympus em um grande loja de lá, Casa Nissei.
Em relaçao a lente Olympus 40-150mm f/4 Pro recem lançada,  q vc tem interesse, tenho algumas consideraçoes. Primeiro em relaçao à distancia focal para paisagens  creio q terá pouco uso, pelo menos  na minha prática de fotografar paisagens raramente uso tele, excessao de por e nascer do Sol, ai é util, mas 300 eq. ainda é pouco rs.. Já tive uma Oly 14-150mm (28-300mm) super compacta e nao curti a DF, angular insuficiente, pouco uso da tele e escura, apesar de super compacta e leve. No dia a dia o uso mais frequente tem sido de 50mm equiv. para baixo, mas obviamente nao seria o caso se fosse fotografar animais. No caso da 40-150mm f/4 acho q nao compensa, nao só pela DF mas pelo preço, 900 dolares, q acho caro. Uma lente que uso e que é considerada excelente, com ampla DF e abertura constante é a 12-100mm f/4 PRO, baita lente, unanimemente elogiada. Nao é barata, mas já vi a venda refurbished na Getolympus pelo preço da q vc se interessou, usada deve estar por ai, nova uns 1.100 dolares ou pouco mais. Peso 560 gr, nao é leve mas substitui muitas lentes e com ótima qualidade. Outra imensa vantagem é que tem um sistema de estabilizaçao optica que em conjunçao com cameras Olympus chega ate 6.5 stops. Já li varios testes em que chegaram a 15 segundos  de exposiçao com a camera  na mão (EM1 II e III), sem tripé, por sinal acessório q nao uso nunca (só um Gorillapod fake para estrelas). Com a minha Em5-II chego tranquilamente nos 4 segundos sem tripé. Essa lente é selada,o  q nao deixa de ser util em paisagens. Se quiser uma lente clara para fotos noturnas, sugiro a Pana Leica 15mm f/1.7  q  pesa só uns 130 gr. Já tive essa também, hoje tenho uma DJI 15mm f1.7 produzida pela Panasonic tambem, mesmo projeto aparente q optei pq achei barato rs.. Se quiser uma lente hiper compacta e competente considere a Pana de kit 12-32mm pancake, ideal para streets, tenho também. Por fim, se fizer questao de uma tele mais longa, tem a Oly 12-200mm (24-400mm eq.) f/3.5-6.3, que parece ser competente, preço meio salgado tb, 900 dolares, mas compacta e selada, deve ser bem util em viagens.. Uma lente q gostaria de experimentar, mas nem remotamente penso em comprar, estou muito satisfeito com a minha 12-100mm pro.. Por fim, nem precisa dizer que essas lentes vao sendo compradas ao longo do tempo e a maioria delas adquirida qdo o dolar estava bem mais baixo..
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2022, 19:15:09 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 24 de Fevereiro de 2022, 19:12:40
Outra imensa vantagem é que tem um sistema de estabilizaçao optica que em conjunçao com cameras Olympus chega ate 6.5 stops. Já li varios testes em que chegaram a 15 segundos  de exposiçao com a camera (EM1 II e III) na mão, sem tripé, por sinal acessório q nao uso nunca. Com a minha Em5-II chego tranquilamente nos 4 segundos sem tripé.

Pode até funcionar, talvez com ultra wides e olhe lá.
Com uma 150mm e com o foco em um objeto beeeem longe pode ser que consiga uns 2s e olhe lá.

Com a OM1 Mk2 o máximo que consegui foram 4s com o objeto a uns 30m.
Para distâncias menores e cf maiores essa eficiencia do IBIS cai muito.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2022, 19:21:26
Angelone obrigado pelo tempo gasto na resposta.

A 40-150 chamou minha atenção mas não seria obrigatório compra la.

Apesar das canon 10-18 e 55-250 serem muito nítidas, estão longe de ser lentes do nível PRO da Olympus, logo as outras lentes do sistema devem me atender.

Sobre o uso de Teles, estou curtindo fazer detalhes de paisagem com a 55-250.

E por incrível pareça ando frustrado com minha incapacidade de fazer fotos boas com a 10-18 :hysterical:
Preciso fazer umas saídas só com ela na mochila.

Abandonar o tripé seria um sonho mas é uma coisa que preciso fazer pra acreditar, exposição de segundos sem nada tremido.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 06:16:08
Eu assisti um video dizendo que o ibis nao funciona 100% misturando produtos Olympus e Panasonic.













Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 10:03:44
Quem conhece bem as lentes da Olympus aqui? Eu conheço algumas Panasonic M4/3 que os colegas têm mas eu acho elas meio frágeis. Não conheço toda linha, conheço pouca coisa algumas lentes, mas o que houve me pareceu o frágil.
E as objetivas Olympus Será que são melhores ou é o mesmo nível???
Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #13 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 10:34:25
Acompanhando.

Tenho muita curiosidade no sistema mtf e lentes Olympus.
Essa Oly 12-100mm f4 me é muito atrativa.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 20:42:58
Quem conhece bem as lentes da Olympus aqui? Eu conheço algumas Panasonic M4/3 que os colegas têm mas eu acho elas meio frágeis. Não conheço toda linha, conheço pouca coisa algumas lentes, mas o que houve me pareceu o frágil.
E as objetivas Olympus Será que são melhores ou é o mesmo nível???

Depende, tive muitas das duas marcas. As de kit da Olympus são "terrivelmente frágeis", as da Panasonic são "bem mais robustas". Note as haspas... A Pana 25/1.8 é aparentemente frágil, mas uso a minha a anos e nunca deu problema. Fragilidade é algo discutível. Se cair no chão duro qualquer uma vai quebrar. Tenho uma EOS de filme desde 1994 que é "fragil" mas já levou um monte de tombos e funciona até hoje...

Eu não me preocuparia com isso. Nunca nenhuma lente Pana ou Oly deu problema comigo.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2022, 20:47:20 por AFShalders »