Interessante. Realmente a composição com a super grande angular é dificil, pega muita informação, mas as 10-18mm e 10-22mm tem a opção do zoom para os 22mm, que equivale a uma 35mm. Enfim, o que vc disse realmente faz sentido.
Compor com super grande angular (equivalente a algo abaixo de 24MM no sensor Fullframe) é realmente desafiante. Mas cada um tem seu estilo, tem gente que adora esse tipo de ângulo pra arquitetura e paisagem; eu estou mais do que satisfeito tenho 3 lentes 28MM (equivalente a 17-18MM das câmeras APSC) e quando uso na Fullframe fico muito satisfeito com o ângulo de visão dela, bem como nas APSC gera um ângulo intermediário bem bacana (nem tão apertado quanto uma 35 ou 50MM nas cropadas, nem pega tanto ãngulo quanto 18 ou 24MM ).
Mas vc precisa ver o que te agrada mais. A 24MM da Canon é exclusiva pra Crop ; ela dá uma equivalência no Fullframe de 38MM muito próximo da EF 40MM 2.8 , que são basicamente o mesmo projeto ótico . Eu tive as duas lentes e adorava as cores e nitidez delas, já em 2.8 . Mas pra grande angular mesmo elas não servem . As dicas continuam sendo:
Canon 10-18 (melhor custo-benefício, construção estilo lente do kit, mas entrega muito bem na ótica , melhor que a 10-20 da Sigma e a 10-22 antiga da Canon);
Sigma 10-20 (ótima lente, boa construção e pegada, boa na ótica mas a 10-18 é melhor um pouco)
Tamron 10-24 (não testei mas tem bons reviews na internet)
Tem as Tokina 11-16 e 11-18 2.8 , mas não as usei para dar alguma opinião.