Autor Tópico: Recomendação lentes para paisagens  (Lida 1909 vezes)

volpgui

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 25 de Fevereiro de 2022, 16:25:18
Boa tarde galera, sou novo aqui no fórum e um aprendiz nesse mundo da fotografia.
Recentemente comprei uma Canon t3i para iniciar meu conhecimento nesse mundo. Tenho como objetivo inicial realizar fotografias de paisagens e urbanas.
Atualmente possuo apenas a lente padrão do kit, 18-55mm, e em algumas fotos eu senti que a nitidez não ficou 100%.
Tem alguma lente que vocês recomendam eu comprar para agregar o meu equipamento? Eu estava pesquisando sobre a 55-250 da canon, para tirar fotos a longa distancias ou uma 24mm ou uma 50mm.
Eu comecei recentemente então estou em fase de estudo ainda, tem muitas coisas que eu não sei, desculpa se eu estiver fazendo alguma pergunta meio boba kkk.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.919
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 17:17:04
Boa tarde galera, sou novo aqui no fórum e um aprendiz nesse mundo da fotografia.
Recentemente comprei uma Canon t3i para iniciar meu conhecimento nesse mundo. Tenho como objetivo inicial realizar fotografias de paisagens e urbanas.
Atualmente possuo apenas a lente padrão do kit, 18-55mm, e em algumas fotos eu senti que a nitidez não ficou 100%.
Tem alguma lente que vocês recomendam eu comprar para agregar o meu equipamento? Eu estava pesquisando sobre a 55-250 da canon, para tirar fotos a longa distancias ou uma 24mm ou uma 50mm.
Eu comecei recentemente então estou em fase de estudo ainda, tem muitas coisas que eu não sei, desculpa se eu estiver fazendo alguma pergunta meio boba kkk.

Se a sua 18-55mm nao tiver nenhum problema ela é bem capaz de entregar resultados com boa nitidez. Será que o problema não está ligado a técnica fotográfica?

Para paisagens eu buscaria uma lente versátil, talvez a 18-200mm, e mais uma uma grande angular... nesse tipo de fotografia não é necessario lentes luminosas pois se usa diafragma mais fechado, então a versatilidade seria interessante. Mas certamente você ouvirá opinioes diferentes, pq no fim é uma escolha subjetiva que tem mais a ver com a linguagem fotografica que você adotará no seu trabalho.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.979
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 25 de Fevereiro de 2022, 17:47:13
Compre a 24mm stm, umas das mais nítidas do sistema.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2022, 13:32:40
Boa tarde galera, sou novo aqui no fórum e um aprendiz nesse mundo da fotografia.
Recentemente comprei uma Canon t3i para iniciar meu conhecimento nesse mundo. Tenho como objetivo inicial realizar fotografias de paisagens e urbanas.
Atualmente possuo apenas a lente padrão do kit, 18-55mm, e em algumas fotos eu senti que a nitidez não ficou 100%.
Tem alguma lente que vocês recomendam eu comprar para agregar o meu equipamento? Eu estava pesquisando sobre a 55-250 da canon, para tirar fotos a longa distancias ou uma 24mm ou uma 50mm.
Eu comecei recentemente então estou em fase de estudo ainda, tem muitas coisas que eu não sei, desculpa se eu estiver fazendo alguma pergunta meio boba kkk.

Cara vou te dizer uma coisa, a lente do kit é muito mais capaz do que você imagina. Com boa luz, ela é capaz de entregar fotos muito boas. Por exemplo, um macete que aprendi é sempre usar a compensação de exposição pra +1 ou +2/3 no Raw, e pra paisagem usar as aberturas otimizadas da 18-55 que ficam entre F7.1 até F10 (eu uso bastante F9 e F10 durante o dia).

Eu usaria primeiro essas dicas e treinaria bastante pra atingir uma nitidez legal com a lente do kit e só depois partiria para outra lente considerando que uma lente zoom é mais versátil. Depois usando a lente do kit, você pode passar a observar qual a sua distância focal mais utilizada. Por exemplo, se você usar mais a parte angular, 18mm, uma alternativa seria uma Sigma/Tamron 17-50 ; se você usa 24MM , a 24MM 2.8 STM é uma ótima. Se você fecha mais o ângulo, pra composições lá pelos 55MM , a 50MM 1.8 STM seria mais negócio. Ou se você quer verstalidade com uma qualidade melhor, as zooms 2.8 17-50 da Sigma/Tamron. Enfim, são apenas dicas, mas use o máximo da lente do kit primeiro, sem pressa.

Veja por exemplo, esse grupo de Canon 18-55 do Flickr. Você vai observar que há fotos medíocres e algumas fotos muito belas, tiradas com a mesma lente. A diferença? O olhar, intuição e técnica do fotógrafo!

https://flickr.com/groups/2772208@N21/pool/with/51687136341/


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2022, 16:41:13
A 18-55 STM em f8 tem muita nitidez. Outras versões também, um pouco menos mas tem. Para quem não faz imagem de 50 megapixel para tratamento High End, não consegue ver diferença.
Talvez o que esteja  acontecendo tenha a ver com a área em foco/desfoque. Tens que considerar que qualquer lente tem uma campo de foco... se colocar um plano paralelo ao sensor, onde você focar terá uma parte pra frente nítida e  outra um pouco maior para trás nítida. Fora dessa área, pode estar fora de foco e aí é com a técnica fotográfica....
Pesquise sobre, empilhamento de imagens p/ a técnica Focus Stacking, e também sobre distância Hiperfocal.
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2022, 22:05:16
Em tempo, uma lente pra arquitetura (na faixa do grande angular) que tive e adorava era a Sigma 10-20 4.5-5.6 . Lente com uma qualidade muito boa entre 6.3 até F10 nas bordas, e no centro bem nítida já em abertura máxima. Mas é aquilo precisa ver se você vai usar essa faixa de 10-20 (pra cropadas). Eu mesmo não me encontrei nesse tipo de foto ultra-grande angular (no APSC abaixo dos 18MM -20MM ) . Pra mim os tradicionais 18MM da lente do kit resolvem. Mas cada um tem seu estilo e suas necessidades na fotografia; cabe identificar isso antes de comprar uma lente.


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Março de 2022, 09:54:14
Para foto de paisagens a sua 18-55mm te atende bem. Eu tenho uma 15-85mm que tem um "range" maior, tanto para o grande angular quanto para o zoom. Também tenho a 10-22mm, que é excelente para paisagens e arquitetura, ela captura muita informação, vc só precisa praticar o enquadramento usando ela.

Essa foto fiz com a 10-22mm em 10mm:
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #7 Online: 16 de Março de 2022, 10:36:40
Veja qual range da sua lente do kit você está mais usando.
Se estiver usando bastante ela em 18mm e achar que quer algo ainda mais aberto, uma 10-18mm STM seria uma boa.
Se estiver usando ela mais no meio e quiser uma ooção de maior qualidade, a 24mm STM seria uma boa.
Se estiver usando ela mais em 55mm e achar que quer ainda mais alcance, uma 55-250 STM seria uma boa.

Todas essas três opções entregam mais qualidade e nitidez que a lente do kit, mas a lente do kit pode entregar ótimos resultados também.
Lembre-se que fechando a abertura da lente você tende a ganhar qualidade de imagem até certo ponto. Teste ela em f/8 ou f/11.


raphaelprata20

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Março de 2022, 07:42:41
Eu tenho uma 24mm e tenho amado os resultados para paisagem dela. 


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Março de 2022, 08:33:53
Eu tenho uma 24mm e tenho amado os resultados para paisagem dela.

Salve raphaelprata20, essa lente 24mm é equivalente a 40mm na crop? Ou vc usa em câmera FF?
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


raphaelprata20

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Março de 2022, 09:05:20
Salve raphaelprata20, essa lente 24mm é equivalente a 40mm na crop? Ou vc usa em câmera FF?
Isso , uso ela em uma 90D ( sensor crop)


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Março de 2022, 09:12:27
Isso , uso ela em uma 90D ( sensor crop)

Ela provavelmente deve ter uma nitidez fantástica, mas não é meio fechada para foto de paisagem, levando em conta o fator de crop?
Desculpa a pergunta besta, mas é que quando penso em foto de paisagem, imagino um baita ângulo pegando o panorama como um todo. Como uso a 10-22mm os 10mm equivale a 24mm em FF, pega um absurdo de informação.
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.979
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 17 de Março de 2022, 09:15:56
Ela provavelmente deve ter uma nitidez fantástica, mas não é meio fechada para foto de paisagem, levando em conta o fator de crop?
Desculpa a pergunta besta, mas é que quando penso em foto de paisagem, imagino um baita ângulo pegando o panorama como um todo. Como uso a 10-22mm os 10mm equivale a 24mm em FF, pega um absurdo de informação.

É fechada para uma grande angular sim, mas não para paisagem.
Na verdade não existe um DF de paisagem, inclusive se usa muito as teles, 55-250, 70-200, 100-400 e por aí vai.

Tenho para paisagem: 10-18, 18-135 e 55-250, além da 24mm, e a lente que menos uso é a 10-18.
Composição boa com grande angular é muito mais difícil de fazer.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Março de 2022, 09:37:53
É fechada para uma grande angular sim, mas não para paisagem.
Na verdade não existe um DF de paisagem, inclusive se usa muito as teles, 55-250, 70-200, 100-400 e por aí vai.

Tenho para paisagem: 10-18, 18-135 e 55-250, além da 24mm, e a lente que menos uso é a 10-18.
Composição boa com grande angular é muito mais difícil de fazer.

Interessante. Realmente a composição com a super grande angular é dificil, pega muita informação, mas as 10-18mm e 10-22mm tem a opção do zoom para os 22mm, que equivale a uma 35mm. Enfim, o que vc disse realmente faz sentido.
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #14 Online: 17 de Março de 2022, 11:48:12
Interessante. Realmente a composição com a super grande angular é dificil, pega muita informação, mas as 10-18mm e 10-22mm tem a opção do zoom para os 22mm, que equivale a uma 35mm. Enfim, o que vc disse realmente faz sentido.

Compor com super grande angular (equivalente a algo abaixo de 24MM no sensor Fullframe) é realmente desafiante. Mas cada um tem seu estilo, tem gente que adora esse tipo de ângulo pra arquitetura e paisagem; eu estou mais do que satisfeito tenho 3 lentes 28MM (equivalente a 17-18MM das câmeras APSC) e quando uso na Fullframe fico muito satisfeito com o ângulo de visão dela, bem como nas APSC gera um ângulo intermediário bem bacana (nem tão apertado quanto uma 35 ou 50MM nas cropadas, nem pega tanto ãngulo quanto 18 ou 24MM ).

Mas vc precisa ver o que te agrada mais. A 24MM da Canon é exclusiva pra Crop ; ela dá uma equivalência no Fullframe de 38MM muito próximo da EF 40MM 2.8 , que são basicamente o mesmo projeto ótico . Eu tive as duas lentes e adorava as cores e nitidez delas, já em 2.8 . Mas pra grande angular mesmo elas não servem . As dicas continuam sendo:

Canon 10-18 (melhor custo-benefício, construção estilo lente do kit, mas entrega muito bem na ótica , melhor que a 10-20 da Sigma e a 10-22 antiga da Canon);
Sigma 10-20 (ótima lente, boa construção e pegada, boa na ótica mas a 10-18 é melhor um pouco)
Tamron 10-24 (não testei mas tem bons reviews na internet)

Tem as Tokina 11-16 e 11-18 2.8 , mas não as usei para dar alguma opinião.