Autor Tópico: Parasol afeta drasticamente à qualidade da foto em tempo frio.  (Lida 2252 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 05 de Março de 2022, 14:15:22
A mudança lenta de temperatura Vangelismm, mas é preciso colocar o equipamento em um ambiente neutro que favoreça esse procedimento.

Eu continuo não entendendo. Quando vou fotografar o céu noturno, costumo deixar o equipamento pelo menos meia hora no ambiente externo, mas não tem saco plástico na história.

Seria pra tirar o plástico, fotografar e colocar de volta no plástico?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 05 de Março de 2022, 22:31:10
Sim, tb conheço isso.

Em locais com neve, as lentes tb embaçam se cuidados não forem tomados (pq os quartos de hotéis são aquecidos). Sempre que estive nesses lugares, nunca tive problema porque existem manuais que explicam como proceder para que isso não aconteça. Se seguir as regras que os fotógrafos do local fazem, nem é necessário esperar 10/15minutos. Os fotografos do local sempre são boa experiência.

Qual seriam as regras dos fotógrafos do local? Nos próximos dias, onde moro vai fazer 19 graus durante o dia e 1 durante a noite. Uma dica de não passar frio por tanto tempo durante a noite seria muito benvinda.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 05 de Março de 2022, 23:08:14
Impressionante como as pessoas gostam de complicar o óbvio.

A condensação ocorre por um único motivo: quando a temperatura de uma superfície é mais baixa do que a temperatura do ponto de orvalho. Ponto final.

É função da temperatura da superfície e da umidade do ar.

Ter ou não um parassol não faz muita diferença. Em Petrópolis é comum umidade na casa dos 80-90%, se a temperatura estiver por exemplo na casa dos 15 graus vai condensar e pronto. É por isso que os carros ficam todos molhados no inverno lá.

Quando eu tinha telescópio, a única coisa que resolvia era injetar ar quente no tubo ou usar uma manta de aquecimento acoplada ao parassol. Isso mantinha a superfície ótica com temperatura acima do ponto de orvalho. Isso vale em qualquer lugar da terra, seja no Atacama ou nos Alpes.

As objetivas fotográficas comuns são abertas, ou seja, entra ar. Se o ar interno estiver mais úmido do que o ar externo e o elemento da frente for resfriado haverá condensação interna. Se for ao contrário, a condensação será externa. É tão simples quanto isso.

Não é um saco plástico que irá resolver o problema, nem um parassol. Eu sempre uso em alta montanha porque geralmente é uma luz miseravelmente forte e ajuda um pouco a não sujar o elemento frontal.

Já vi condensação com e sem parassol.

A quem interessar a formula simplificada é:

Tdew = T - ((100 - RH)/5)

Tdew = temperatura do ponto de orvalho
T = temperatura ambiente em Celsius
RH = umidade relativa do ar
« Última modificação: 05 de Março de 2022, 23:09:55 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 06 de Março de 2022, 11:55:20
Cada um tá de falando de uma coisa diferente aqui  :hysterical:

O vídeo, pelo que entendi, não é sobre condensação.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 06 de Março de 2022, 12:23:18
Cada um tá de falando de uma coisa diferente aqui  :hysterical:

O vídeo, pelo que entendi, não é sobre condensação.

É sobre o regime transiente onde ar quente encontra ar frio. Pode ser um problema, e pode não ser. Pode gerar condensação (que aumenta sem o parassol) ou não, dependendo da umidade e temperatura, como o Shalders escreveu.

No meu caso, como a lente (telescópio) se move de maneira muito lenta, essa interface ar quente/ar frio também se move lentamente (é um fluxo constante de ar frio entrando e ar quente saindo) e não causa problemas.

Sobre essa distorção atmosférica (é o nome técnico do fenômeno), já vi também dentro d'água, mergulhando em um lugar onde, a certa profundidade, a água esfriava significativamente. A interface era claramente visível.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 06 de Março de 2022, 12:43:00
É sobre o regime transiente onde ar quente encontra ar frio. Pode ser um problema, e pode não ser. Pode gerar condensação (que aumenta sem o parassol) ou não, dependendo da umidade e temperatura, como o Shalders escreveu.

No meu caso, como a lente (telescópio) se move de maneira muito lenta, essa interface ar quente/ar frio também se move lentamente (é um fluxo constante de ar frio entrando e ar quente saindo) e não causa problemas.

Sobre essa distorção atmosférica (é o nome técnico do fenômeno), já vi também dentro d'água, mergulhando em um lugar onde, a certa profundidade, a água esfriava significativamente. A interface era claramente visível.


Ou seja ,não são coisas diferentes. São dois lados da mesma moeda e que tem tudo a ver.

E tem mais, para ter uma turbulência dentro de um tubo curto a ponto de afetar a qualidade de uma imagem por alteração de refração, essa turbulência teria que ser absurdamente grande. Jamais afetaria a imagem dentro de um parassol do ponto de vista prático, seria tremendamente complicado de medir.

A turbulencia na atmosfera superior, sim é um problema. E sobre isso não há o que fazer pelo menos no mundo amador. As termoclinas também podem ser problema.

Na real esse vídeo é pura falta de assunto útil. Falta de pauta sobre o que publicar.
« Última modificação: 06 de Março de 2022, 12:45:40 por AFShalders »