Autor Tópico: Parasol afeta drasticamente à qualidade da foto em tempo frio.  (Lida 2251 vezes)

Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Achei muito curioso, nunca imaginei que isso faria diferença...

https://youtu.be/B42nXgYUwyo


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 03 de Março de 2022, 14:39:08
Não vi o vídeo, mas tem vários fatores.

Eu uso parassol pra astrofoto, quanto maior, melhor:


Mas não é tão simples, no meu caso, quando esfria abaixo do ponto de orvalho, começa a formar água no elemento frontal, então também é comum colocar um aquecedor de lente na frente deste elemento. O uso do parassol, assim como o tratamento da superfície influenciam muito no contraste. Eu uso papel camurça no interior de todos os meus parassóis.

Sem aquecimento, não há circulação de ar, portanto o ar frio fica preso na frente da lente. Aí dá problema, e seria melhor não usar parassol. No meu caso, eu poderia até projetar um parassol que permite circulação de ar e barra luz, mas o aquecimento já resolve.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 03 de Março de 2022, 16:08:54
No vídeo o problema é justamente o aquecimento da lente em relação a temperatura ambiente.

Ele recomenda deixar a lente esfriar para usar com o parassol.

Ou entendi errado?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 03 de Março de 2022, 18:27:05
Se um youtuber falou, Deus assina embaixo.

:ponder:
Ernesto, você assistiu o vídeo?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #4 Online: 03 de Março de 2022, 18:33:33
O vídeo traz uma discussão interessante sobre cuidados com equipamentos ao sair de um local quente p/ local frio e vice-versa.

Eu tenho zero de experiências em condições de neve ou temperaturas negativas, mas no contrário tenho.

Na Amazônia, em duas visitas diferentes, logo ai sair do quarto com ar condicionado tirei a câmera da mochila p/ fotografar e tanto a Nikon 200-500 quanto a 300mm F2.8 embaçaram. De 5-10 minutos de espera para o conjunto se adequar a temperatura.

Agora, sempre, tenho de dar um jeito de sair uns 20 minutos mais cedo para a mochila aclimatar e não ter problema de condensação na lente.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Março de 2022, 18:44:25
O vídeo traz uma discussão interessante sobre cuidados com equipamentos ao sair de um local quente p/ local frio e vice-versa.

Eu tenho zero de experiências em condições de neve ou temperaturas negativas, mas no contrário tenho.

Na Amazônia, em duas visitas diferentes, logo ai sair do quarto com ar condicionado tirei a câmera da mochila p/ fotografar e tanto a Nikon 200-500 quanto a 300mm F2.8 embaçaram. De 5-10 minutos de espera para o conjunto se adequar a temperatura.

Agora, sempre, tenho de dar um jeito de sair uns 20 minutos mais cedo para a mochila aclimatar e não ter problema de condensação na lente.

E nem precisa ser fotógrafo.  Meus óculos sofrem deste problema.

« Última modificação: 03 de Março de 2022, 18:44:55 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 03 de Março de 2022, 19:35:55
O problema não é tanto a diferença de temperatura, mas sim o regime transiente, em que algo está esquentando ou esfriando.

Eu fotografo bastante em baixa temperatura (que baixa mais durante a noite), e tenho dois sistemas: um pra lentes/telescópios refratores e um pra newtonianos (ou telescópios de espelho). O dos refratores é como já escrevi acima: um aquecedor pro elemento frontal mantém a temperatura constante ali. Como a câmera e a lente mexem pouco, quase não há turbulência na interface de ar quente com ar frio.

O newtoniano é diferente: é uma ventoinha por trás do espelho pincipal, soprando ar em direção do espelho. Esta ventoinha tem duas funções: 1. acelerar a equalização de temperatura entre o ambiente e o espelho e 2. gerar baixa pressão pelo escoamento de ar na frente do espelho. Com isso o ponto de orvalho baixa na frente do espelho, mantendo-o seco. Nesse caso, se eu usasse um aquecedor, o ar quente brigaria com o ar frio dentro do telescópio, baixando a nitidez.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Março de 2022, 05:45:47
O vídeo traz uma discussão interessante sobre cuidados com equipamentos ao sair de um local quente p/ local frio e vice-versa.

Eu tenho zero de experiências em condições de neve ou temperaturas negativas, mas no contrário tenho.

Na Amazônia, em duas visitas diferentes, logo ai sair do quarto com ar condicionado tirei a câmera da mochila p/ fotografar e tanto a Nikon 200-500 quanto a 300mm F2.8 embaçaram. De 5-10 minutos de espera para o conjunto se adequar a temperatura.

Agora, sempre, tenho de dar um jeito de sair uns 20 minutos mais cedo para a mochila aclimatar e não ter problema de condensação na lente.

Andre, alem da mochila, sacos platicos com ziplock talvez ajude um pouco mais. O que voce acha? 

Eu ja tinha visto esse video. Esse fotografo youtuber e sempre bastante didatico, tecnico.
Nao e agressivo com nada nem polemico.  :ok:
« Última modificação: 04 de Março de 2022, 05:46:22 por Leonardo Tonin »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #8 Online: 04 de Março de 2022, 07:21:56
Andre, alem da mochila, sacos platicos com ziplock talvez ajude um pouco mais. O que voce acha? 
:o:

Então, o problema é lembrar de levar o saco plástico...
 :assobi:
 :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #9 Online: 04 de Março de 2022, 07:58:09
E nem precisa ser fotógrafo.  Meus óculos sofrem deste problema.
:ok: :hysterical: :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Março de 2022, 11:05:42
:o:

Então, o problema é lembrar de levar o saco plástico...
 :assobi:
 :hysterical:

Sim, eu também esqueço de vez em quando.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 04 de Março de 2022, 11:11:25
Qual a função do saco plástico?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 04 de Março de 2022, 12:30:32
O problema não é tanto a diferença de temperatura, mas sim o regime transiente, em que algo está esquentando ou esfriando.

Eu fotografo bastante em baixa temperatura (que baixa mais durante a noite), e tenho dois sistemas: um pra lentes/telescópios refratores e um pra newtonianos (ou telescópios de espelho). O dos refratores é como já escrevi acima: um aquecedor pro elemento frontal mantém a temperatura constante ali. Como a câmera e a lente mexem pouco, quase não há turbulência na interface de ar quente com ar frio.

O newtoniano é diferente: é uma ventoinha por trás do espelho pincipal, soprando ar em direção do espelho. Esta ventoinha tem duas funções: 1. acelerar a equalização de temperatura entre o ambiente e o espelho e 2. gerar baixa pressão pelo escoamento de ar na frente do espelho. Com isso o ponto de orvalho baixa na frente do espelho, mantendo-o seco. Nesse caso, se eu usasse um aquecedor, o ar quente brigaria com o ar frio dentro do telescópio, baixando a nitidez.


Já tive uma manta aquecida para refrator,funcionava muito bem.
Bom mesmo seria um Mak selado com nitrogênio rsrsrs.
« Última modificação: 04 de Março de 2022, 12:32:02 por AFShalders »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Março de 2022, 07:54:27
Qual a função do saco plástico?

A mudança lenta de temperatura Vangelismm, mas é preciso colocar o equipamento em um ambiente neutro que favoreça esse procedimento.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Março de 2022, 08:00:56
Sim, o fato é que há várias soluções e elas estão disponíveis nas lojas de fotografia desses países.

O que ocorre é que hoje em dia, o cara viaja ao país sem ter estudado fotografia previamente e sem contato com lojas, sem contato com livros e sem contato com fotografos locais.

Ao chegar ao local, não se comunica com ninguém... não entende o que houve e faz um video achando ""que descobriu a América"" e culpa o coitado do pára-Sol  :doh:

Ninguém nasce sabendo mas, em face do problema ele deveria procurar em livros ou cursos o entendimento do que houve, antes, de sair fazendo vídeo falando que descobriu ""algo que não está escrito nos livros de História"".

Sem me estender mais, lugares com neve dependem muito mais do uso de pára-Sol do nós que nascemos em terras tropicais costumamos imaginar. (não vou me estender nesse tema pq não tô a fim de ficar procurando tronhentos yutubis até achar um que explique o que é senso comum nestes países e o que qq fotografo destes locais, desde a adolescência, já sabe)

As propostas de solução que ele propôs são inadequadas:
- Tanto a proposta de remover o pára-Sol
- Quanto a de esperar 15 minutos.

Como a maioria dos youtubers faz, ele não domina do assunto mas se apresenta como dominando. E como já é típico entre youtubers, neste vídeo, ele mais desinforma do que informa e ainda cria e espalha crendices, iludindo ingênuos.

Me desculpem aí Ernesto, eu não considero esse fotógrafo amador polêmico em nada. Nem vejo ele como uma ameaça ao segmento profissional.O que você considera certo para essa situação? E por qual motivo? Eu acho que você está exagerando com ele. Bom final de semana camarada.   :snack: