Autor Tópico: Limpeza de objetiva  (Lida 3436 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #15 Online: 05 de Março de 2022, 15:04:02
Não é pra fritar no sol rsrs o que vc quer é raios UV e não calor... Usa o sol da manhã bem cedo ou fim de tarde. Uns 30 minutos já está bom, repita essa operação algumas vezes e deu.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 06 de Março de 2022, 01:14:52
Aí, a galera respondeu mais certinho, rsrs.
Eu meti uma hipérbole ali, rsrs.
Como o Leandro citou, meia horinha de sol por alguns dias, guarda ela separado das outras e monitora se tá crescendo.
Sobre comprar outra dessas, porém usada: não faz isso. Essas Sigma são boas para o primeiro e segundo dono, no máximo. Depois de um tempo, elas perdem a precisão de um jeito que dá desgosto.
Se a sua tá boa e o fungo não afeta a foto, deixa ela quietinha, mata esse fungo e vida que segue.
Abrir essas lentes é um risco danado. Pode voltar como era, pode ficar uma m****.

Eu não abriria.


prbastos7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #17 Online: 07 de Março de 2022, 18:29:04
Aí, a galera respondeu mais certinho, rsrs.
Eu meti uma hipérbole ali, rsrs.
Como o Leandro citou, meia horinha de sol por alguns dias, guarda ela separado das outras e monitora se tá crescendo.
Sobre comprar outra dessas, porém usada: não faz isso. Essas Sigma são boas para o primeiro e segundo dono, no máximo. Depois de um tempo, elas perdem a precisão de um jeito que dá desgosto.
Se a sua tá boa e o fungo não afeta a foto, deixa ela quietinha, mata esse fungo e vida que segue.
Abrir essas lentes é um risco danado. Pode voltar como era, pode ficar uma m****.

Eu não abriria.

Ok, muito obrigado pelas dicas. Estou deixando ela na luz um bom tempo, pelo que percebi eles não proliferaram...

E saber que é arriscado abrir a lente me trás um certo alívio, não vou gastar uma fortuna para limpar e correr o risco de dar m. e como as fotos não são impactadas pelos fungos, vou deixar como está...

Só mais uma pergunta, colocar um saquinho de silica entre a lente e a tampa da objetiva adianta alguma coisa?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 08 de Março de 2022, 02:25:38
Só mais uma pergunta, colocar um saquinho de silica entre a lente e a tampa da objetiva adianta alguma coisa?

Ajuda um pouco, mas é um porre. A melhor opção é usar a lente.

Se vc não vai usá-la por longos períodos, um saquinho zip-loc com sílica gel é uma boa. Lembre de apertar o saquinho pra remover o máximo de ar (e de umidade).

A sílica gel satura também. Vc pode regenerá-la colocando no microondas por alguns segundos.


prbastos7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #19 Online: 11 de Março de 2022, 17:22:30
É muito mais simples do que eu imaginei!!! kkkk

Vou comprar as ferramentas para desmontar, limpar eu mesmo e depois posto os resultados....hehehe

https://www.youtube.com/watch?v=cWdW1mbVJCE


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 11 de Março de 2022, 17:52:21
É muito mais simples do que eu imaginei!!! kkkk

Vou comprar as ferramentas para desmontar, limpar eu mesmo e depois posto os resultados....hehehe

https://www.youtube.com/watch?v=cWdW1mbVJCE
Ele desmontou apenas o elemento frontal, não?
Vi meio por cima e pareceu, você tem certeza que os fungos estão nesse elemento?


prbastos7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #21 Online: 11 de Março de 2022, 19:40:54
Ele desmontou apenas o elemento frontal, não?
Vi meio por cima e pareceu, você tem certeza que os fungos estão nesse elemento?

Sim, certeza absoluta!

Por esse motivo achei 850 reais para limpar esses pequenos fungos um absurdo. Até entendi quando me falaram que teriam que desmontar a objetiva inteira para fazer o trabalho, achei até justo pelo enorme trabalho que eu achava que teriam em desmontar...

Mas depois que assisti ao vídeo, me senti um pouco enganado....


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 11 de Março de 2022, 21:27:26
Sim, certeza absoluta!

Por esse motivo achei 850 reais para limpar esses pequenos fungos um absurdo. Até entendi quando me falaram que teriam que desmontar a objetiva inteira para fazer o trabalho, achei até justo pelo enorme trabalho que eu achava que teriam em desmontar...

Mas depois que assisti ao vídeo, me senti um pouco enganado....

Tem que lembrar daquela história: apertar o parafuso: 1 real. Saber qual parafuso apertar: 999 reais.

Parece simples o suficiente. Vc tem as ferramentas?

Eu desmonto minhas óticas com frequência. Posso dizer que limpar de forma a não deixar nenhum fiapo ou marca é mais difícil que parece.
« Última modificação: 11 de Março de 2022, 21:28:41 por felipemendes »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 11 de Março de 2022, 21:29:32
Achei que deram o preço achando que era uma lente cara por ser zoom 2.8.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 11 de Março de 2022, 21:35:20
Não esqueça da dica do vídeo de marcar a posição do elemento frontal.
Senão me engano cada encaixe daquele tem uma altura diferente pra o conjunto ficar calibrado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


prbastos7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #25 Online: 12 de Março de 2022, 04:11:40
Tem que lembrar daquela história: apertar o parafuso: 1 real. Saber qual parafuso apertar: 999 reais.

Parece simples o suficiente. Vc tem as ferramentas?

Eu desmonto minhas óticas com frequência. Posso dizer que limpar de forma a não deixar nenhum fiapo ou marca é mais difícil que parece.

Sim, mas não será a primeira desmontada por mim...

Tenho uma pequena quantidade de lentes mecânicas e costumava desmontá-las e remontá-las, algumas só para observar mesmo o funcionamento...enfim, esta será a minha segunda objetiva dslr a ser desmontada, mas não será por inteira, apenas a parte da frente como aparece no vídeo.

Sim, tenho as ferramentas necessárias, só não tinha aquela ferramenta para abrir a rosca da lente mas já comprei, estou esperando chegar. A que eu tenho aqui é a de pinos reguláveis...

Mas muito obrigado pelo aviso!

Abs.


prbastos7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #26 Online: 12 de Março de 2022, 04:13:34
Achei que deram o preço achando que era uma lente cara por ser zoom 2.8.

Pode ser, não duvido. Mas pela aparente baixa complexidade no desmonte e pela quase nulidade de fungos, achei caro.

Principalmente agora depois de assistir ao vídeo....


prbastos7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #27 Online: 12 de Março de 2022, 04:14:07
Não esqueça da dica do vídeo de marcar a posição do elemento frontal.
Senão me engano cada encaixe daquele tem uma altura diferente pra o conjunto ficar calibrado.

Sim, com certeza! Importantíssimo não esquecer disso!

Obrigado.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 12 de Março de 2022, 11:34:26
Sim, mas não será a primeira desmontada por mim...

Tenho uma pequena quantidade de lentes mecânicas e costumava desmontá-las e remontá-las, algumas só para observar mesmo o funcionamento...enfim, esta será a minha segunda objetiva dslr a ser desmontada, mas não será por inteira, apenas a parte da frente como aparece no vídeo.

Sim, tenho as ferramentas necessárias, só não tinha aquela ferramenta para abrir a rosca da lente mas já comprei, estou esperando chegar. A que eu tenho aqui é a de pinos reguláveis...

Mas muito obrigado pelo aviso!

Abs.

Ah, se você tem experiência em desmontar (e especialmente montar) coisas, é tranquilo. Nesse caso, você pode até usar uma tampa que caiba na frente da lente com um pedaço de borracha por cima.


prbastos7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #29 Online: 14 de Março de 2022, 15:47:54


Limpinha, sem fungos!
Feliz por ter economizado uma boa grana!
Testei e está tudo ok.