Autor Tópico: Limpeza de objetiva  (Lida 3435 vezes)

prbastos7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Online: 03 de Março de 2022, 16:26:16
Boa tarde!

Tenho uma Sigma EX DG 24-70 2.8, que apesar de armazenada em local adequado, com antimofo e silica, apareceram 3 micro pontos de fungo na ótica...

Não sou profissional, utilizo meu equipamento na maioria das vezes para retratar minha filha...hehehe

Fui orçar uma limpeza da objetiva e girou em torno de R$ 850,00, não quero reclamar de valores, até pq se eu não sei fazer, tenho que pagar quem saiba, mas eu achei um pouco caro, principalmente por não utilizá-la profissionalmente...

Enfim, alguém no fórum conheceria algum profissional que efetue a limpeza de equipamentos fotográficos? Preferencialmente no RJ.

Muito obrigado!   



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 04 de Março de 2022, 12:00:04
Olá!

A primeira coisa é saber se é fungo mesmo. Já tive uma lente Sigma que achei que tava com fungo, mas era graxa de manutenção malfeita.

Assumindo que é fungo, deixe passar bastante luz solar por dentro dela, isso deve matar o fungo. Se não degradar a imagem, pode ficar assim. Se degradar a imagem, aí tem que abrir e limpar mesmo. Muitos anos atrás em mandava limpar em um cara na Carioca, mas foi o edifício que explodiu. Não sei por onde ele anda.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Março de 2022, 13:24:31
Boa tarde!

Tenho uma Sigma EX DG 24-70 2.8, que apesar de armazenada em local adequado, com antimofo e silica, apareceram 3 micro pontos de fungo na ótica...

Não sou profissional, utilizo meu equipamento na maioria das vezes para retratar minha filha...hehehe