Autor Tópico: Limpeza de objetiva  (Lida 3435 vezes)

prbastos7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Online: 03 de Março de 2022, 16:26:16
Boa tarde!

Tenho uma Sigma EX DG 24-70 2.8, que apesar de armazenada em local adequado, com antimofo e silica, apareceram 3 micro pontos de fungo na ótica...

Não sou profissional, utilizo meu equipamento na maioria das vezes para retratar minha filha...hehehe

Fui orçar uma limpeza da objetiva e girou em torno de R$ 850,00, não quero reclamar de valores, até pq se eu não sei fazer, tenho que pagar quem saiba, mas eu achei um pouco caro, principalmente por não utilizá-la profissionalmente...

Enfim, alguém no fórum conheceria algum profissional que efetue a limpeza de equipamentos fotográficos? Preferencialmente no RJ.

Muito obrigado!   



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 04 de Março de 2022, 12:00:04
Olá!

A primeira coisa é saber se é fungo mesmo. Já tive uma lente Sigma que achei que tava com fungo, mas era graxa de manutenção malfeita.

Assumindo que é fungo, deixe passar bastante luz solar por dentro dela, isso deve matar o fungo. Se não degradar a imagem, pode ficar assim. Se degradar a imagem, aí tem que abrir e limpar mesmo. Muitos anos atrás em mandava limpar em um cara na Carioca, mas foi o edifício que explodiu. Não sei por onde ele anda.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Março de 2022, 13:24:31
Boa tarde!

Tenho uma Sigma EX DG 24-70 2.8, que apesar de armazenada em local adequado, com antimofo e silica, apareceram 3 micro pontos de fungo na ótica...

Não sou profissional, utilizo meu equipamento na maioria das vezes para retratar minha filha...hehehe

Fui orçar uma limpeza da objetiva e girou em torno de R$ 850,00, não quero reclamar de valores, até pq se eu não sei fazer, tenho que pagar quem saiba, mas eu achei um pouco caro, principalmente por não utilizá-la profissionalmente...

Enfim, alguém no fórum conheceria algum profissional que efetue a limpeza de equipamentos fotográficos? Preferencialmente no RJ.

Muito obrigado!   


Olá, Bastos. S ja bem vindo.
Não sei lhe dizer onde ir, espero que lhe ajudem. Também existem tópicos antigos sobre o assunto. Eu não lhe aconselho tentar limpar em casa. Nem ignorar o problema. Boa sorte.


prbastos7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #3 Online: 04 de Março de 2022, 14:58:30
Olá, Bastos. S ja bem vindo.
Não sei lhe dizer onde ir, espero que lhe ajudem. Também existem tópicos antigos sobre o assunto. Eu não lhe aconselho tentar limpar em casa. Nem ignorar o problema. Boa sorte.

Obrigado!

Com certeza não tentarei fazer isso em casa....hehehe

Certamente não quero ignorar o problema, mas o maior "problema" é o alto valor da limpeza, ainda mais nessa crise toda, R$ 850,00 não é um valor pequeno ainda mais que já vi a mesma objetiva sendo vendida seminova por R$1200,00 ainda podendo dividir...

Muito obrigado por responder.


prbastos7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #4 Online: 04 de Março de 2022, 15:02:56
Olá!

A primeira coisa é saber se é fungo mesmo. Já tive uma lente Sigma que achei que tava com fungo, mas era graxa de manutenção malfeita.

Assumindo que é fungo, deixe passar bastante luz solar por dentro dela, isso deve matar o fungo. Se não degradar a imagem, pode ficar assim. Se degradar a imagem, aí tem que abrir e limpar mesmo. Muitos anos atrás em mandava limpar em um cara na Carioca, mas foi o edifício que explodiu. Não sei por onde ele anda.

Acredito que seja fungo sim, pelo menos tem todo o formato de....

Levei umas objetivas há alguns anos atrás em um cara na 1º de Março, mas fechou tudo com a pandemia, ele tinha um preço bem mais em conta...enfim, a parada é que R$ 850,00 hoje é pesado para mim, ainda mais por não usar o meu equipamento profissionalmente.

A propósito, a imagem não é alterada pelo fungo, tudo ok.

Muito obrigado pela dica!


prbastos7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #5 Online: 04 de Março de 2022, 15:08:34
Olá!

A primeira coisa é saber se é fungo mesmo. Já tive uma lente Sigma que achei que tava com fungo, mas era graxa de manutenção malfeita.

Assumindo que é fungo, deixe passar bastante luz solar por dentro dela, isso deve matar o fungo. Se não degradar a imagem, pode ficar assim. Se degradar a imagem, aí tem que abrir e limpar mesmo. Muitos anos atrás em mandava limpar em um cara na Carioca, mas foi o edifício que explodiu. Não sei por onde ele anda.

Acho que por esta foto dá para ver melhor...




YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Março de 2022, 15:35:57
Acho que por esta foto dá para ver melhor...


Acho que é fungo sim.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Março de 2022, 19:37:31
Se não tá afetando a imagem, deixa ela fritar no sol pra matar, guarda ela separado das outras um tempo, e boa.
Essas lentes Sigma, depois que abre nunca mais fica a mesma coisa.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 04 de Março de 2022, 19:58:26

Se resolver arriscar a limpeza, peguei estes contatos antigos em minha agenda. 

Destes todos usei os serviços do Barreto, há muito tempo, e do Edir onde levo minhas lentes sem eletrônica para limpeza quando estou sem tempo ou quando não consigo limpar eu mesmo.

Recomendo confirmar por telefone se eles fariam o serviço em sua lente e o endereço atual deles.

***S.R. Barreto
Graça e Barreto
praça Tiradentes 9/sl. 311/312
tc. 2240-4187

 
***DELTA FOTO ELETRONICA
Senador Dantas, 117 sala 1212 - Centro
Telefone: 2524-0865


***FOTEK ASAHI
Praça Tiradentes nº 10 sala 701 - centro
Tel.: (21) 2508-5988
Walter

***SERVTEC (EDUARDO KUBOTA)
R. Senador Dantas 19 sl 301 - Centro
t. 2524-6338
 
***TECNICA MIYAZAKI
Nossa Sra de Copacabana 1063 sobre loja 214 - Copacabana
Tel. (21)2522 4894

***Edir – Eduardo
Praça Tiradentes 9/sl. 412
t. 2507-9186 / 99248-8871

***Eletrônica Vieira Ltda
r Álvaro Alvim, 33
Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20031010
TEL.: (21) 2240-6835 (21) 2240-2085

***Juveny Lourenço 
Rua Miguel Lemos, 41 - sala 506 - Copacabana
Tel: 2522-8883
 

PS. O prédio da explosão que citou o Felipe é o do Barreto.  Esteve fora, mas já voltou para lá.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #9 Online: 04 de Março de 2022, 20:41:39
Se não afeta a imagem, Dá uns banhos de sol nela para matar essas colônias e mantém ela em ambiente controlado qdo não tiver usando.
Eu não abriria não... Muitas vezes depois de abrir a lente não fica mais igual, já tive casos aqui.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 04 de Março de 2022, 21:49:21
PS. O prédio da explosão que citou o Felipe é o do Barreto.  Esteve fora, mas já voltou para lá.

Assim que vi sua lista, lembrei!  :ok:


prbastos7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #11 Online: 05 de Março de 2022, 08:31:00
Se não tá afetando a imagem, deixa ela fritar no sol pra matar, guarda ela separado das outras um tempo, e boa.
Essas lentes Sigma, depois que abre nunca mais fica a mesma coisa.

Obrigado! Mas deixá-la fritando no sol não pode acarretar outros problemas? hehehe


prbastos7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #12 Online: 05 de Março de 2022, 08:31:25
Se não afeta a imagem, Dá uns banhos de sol nela para matar essas colônias e mantém ela em ambiente controlado qdo não tiver usando.
Eu não abriria não... Muitas vezes depois de abrir a lente não fica mais igual, já tive casos aqui.

Muito obrigado!


prbastos7

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #13 Online: 05 de Março de 2022, 08:32:12
Se resolver arriscar a limpeza, peguei estes contatos antigos em minha agenda. 

Destes todos usei os serviços do Barreto, há muito tempo, e do Edir onde levo minhas lentes sem eletrônica para limpeza quando estou sem tempo ou quando não consigo limpar eu mesmo.

Recomendo confirmar por telefone se eles fariam o serviço em sua lente e o endereço atual deles.

***S.R. Barreto
Graça e Barreto
praça Tiradentes 9/sl. 311/312
tc. 2240-4187

 
***DELTA FOTO ELETRONICA
Senador Dantas, 117 sala 1212 - Centro
Telefone: 2524-0865


***FOTEK ASAHI
Praça Tiradentes nº 10 sala 701 - centro
Tel.: (21) 2508-5988
Walter

***SERVTEC (EDUARDO KUBOTA)
R. Senador Dantas 19 sl 301 - Centro
t. 2524-6338
 
***TECNICA MIYAZAKI
Nossa Sra de Copacabana 1063 sobre loja 214 - Copacabana
Tel. (21)2522 4894

***Edir – Eduardo
Praça Tiradentes 9/sl. 412
t. 2507-9186 / 99248-8871

***Eletrônica Vieira Ltda
r Álvaro Alvim, 33
Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20031010
TEL.: (21) 2240-6835 (21) 2240-2085

***Juveny Lourenço 
Rua Miguel Lemos, 41 - sala 506 - Copacabana
Tel: 2522-8883
 

PS. O prédio da explosão que citou o Felipe é o do Barreto.  Esteve fora, mas já voltou para lá.

Opa! Muito obrigado!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 05 de Março de 2022, 14:12:13
Obrigado! Mas deixá-la fritando no sol não pode acarretar outros problemas? hehehe

Não, tá tranquilo. Note que o que mata o fungo são os raios UV, então ela não precisa ficar no calorão, não. Ela precisa pegar luz.  :ok: