Gente eu tenho a EOS R e minha experiência com ela na hora de focar é sensacional, foco sempre cravado.
Bom saber.
Gabriel, nunca ouviu falar dessa lanterna aí, mas um caminho a seguir é vc pesquisar sobre qualidade de luz, eficiência de leds, CRI etc.
Em fotografia e cinema qualidade de luz é algo extremamente importante, talvez o caminho para sua resposta seja por aí.
Lindsay, Fenix é uma marca tradicional no mercado de lanternas LED (lanterna de mão, táticas, bicicleta, cavernas, etc.)
No caso do sistema de AF não entendi a relação com IRC (Índice de Reprodução de Cor) do LED.
Imagina, exagerando p/ exemplificar:
fabricante desenvolver um sistema de AF que apenas garante o foco se a luz artificial tiver um índice IRC >= 80. Não faz muito sentido, concorda? A questão do IRC e temperatura de cor do LED da lanterna é interessante saber para a questão de correção do ajuste de branco tanto na fotografia quanto no vídeo.
Sobre lâmpadas além do IRC tem que ser avaliado a distribuição de energia espectral relativa (SPD).
Em 2019 eu resolvi medir a distribuição de energia espectral relativa (SPD) de algumas lâmpadas fluorescente tubulares que uso aqui no Home Office.
Minha lâmpada principal é GTI GraphicLite 40W - 5000K - T12 (lâmpada fluorescente tubular). Mas queria algo onde eu pudesse demonstrar o porque dessa lâmpada ser mais adequada para a questão de iluminação de um ambiente utilizado para o tratamento e impressão de fotografias.
Mais informações sobre a lâmpada segue abaixo:
https://www.gtilite.com/store/shop/40-watt-48-t12-lamps-2/Importante ressaltar:
LED - As more retail, office, and home environments switch to LED lighting it is becoming increasingly necessary to evaluate color in LED viewing conditions. The increased use of LED lamps is primarily being driven by the fact that they use less energy than other light sources. It should be noted that LED lamp technology is still rapidly advancing. As a result, it is difficult to ensure consistency of color temperature from lamp-to-lamp, batch-to-batch, and manufacturer- to-manufacturer. There is no official LED lighting standard for color matching. LED lamps are best utilized as an optional light source to gauge how the product may appear in an environment illuminated by a similar LED source.
fonte: https://www.gtilite.com/pdf/Various-Light-Sources.pdf
Fiz a comparação da lâmpada GTI com lâmpadas fluorescente tubulares compactas comumente encontradas no mercado.
Utilizei algumas funções do Argyll em conjunto com o espectrofotômetro XRite Colormunki (permite calibrar monitor e perfilar papel para impressão). O meu é o modelo original da Xrite. Hoje é comercializado como Calibrite ColorChecker Studio.
https://calibrite.com/us/product/colorchecker-studio/SPD lampadas by
Andre Sena, no Flickr
Observe como a distribuição de energia espectral relativa (SPD) da lâmpada GTI é um gráfico bem mais plano comparado com as outras lâmpadas que tem picos em torno de 445/615 nm. Outro fato a observar é que todas as lâmpada testadas tem IRC >= 80.
Certamente o meu teste está longe de ter a precisão do que é feito em laboratório, mas, já bate com os gráficos que são apresentados em diversos textos e documentação sobre lâmpadas e gerenciamento de cor.
E foi suficiente para demonstrar o ponto que eu queria em termos de especificação da lâmpada:
- temperatura de cor;
- IRC;
- distribuição espectral mais uniforme.
Eficiência dos LED's...
Não entendi. O que o fato de uma lanterna ter uma eficiência luminosa de X Lm/W e outro de Y Lm/W vai interferir no sistema de AF. A questão da eficiência está relaciona da conversão de energia elétrica em luz.
"Em fotografia e cinema qualidade de luz é algo extremamente importante." Sim, claro! Concordo plenamente. Mas ai o componente estético e de construção e controle da iluminação da cena é o principal. Precisa-se de iluminação que mantem todas as características da especificação independente do ajuste de potência utilizado.
Em iluminação de shows, dependendo da situação, tem diversos tipos de lâmpadas englobando temperatura de cor e IRC diferentes, potência diferentes e "qualidade de circuitos controladores diferentes". Tem muita variável envolvida. O que se espera do sistema de AF de qualquer câmera é que ele seja capaz de cravar o foco onde o fotografo/videomaker aponta.
A questão do Gabriel, pelo que eu entendi, é apenas conseguir avaliar o problema de desempenho de AF fotografando uma ave iluminada com lanterna. E o Gabriel usa uma lanterna boa. Entendo como boa pois creio que o circuito eletrônico e componentes que controlam o LED são de boa qualidade e bem projetados.