Autor Tópico: Trio do Leão/Leo Triplet  (Lida 449 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.550
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 13 de Março de 2022, 15:59:32
Ontem fotografei o Trio do Leão (também conhecido como Grupo M66). É um pequeno grupo de galáxias a aproximadamente 35 milhões de anos-luz, na direção da constelação de Leão. Este grupo de galáxias consiste nas galáxias espirais M65, M66 e NGC 3628. Mas note que há várias outras galáxias distantes visíveis nesta foto.


Nota pra mim mesmo: não fazer economia porca com filtros. Usei um filtro Orion Skyglow Imaging 1.25" na frente do meu sensor tamanho 4/3. Geometricamente, o sensor cabe dentro do filtro. Porém a interação filtro x redutor x telescópio causou uma vinheta bem complicada de neutralizar. Acabei cortando algumas galáxias desta imagem. Daqui pra frente, vou comprar somente filtros 2", que são mais caros, mas cobrem todo o sensor com folga.

Usei um telescópio Skywatcher Quattro 8" (equivalente a 800mm f/4) com um redutor Starizona Nexus 0.75x, que converteu o telescópio em um impressionante 600mm f/3. Usei o tal filtro Orion 5561, que é um banda larga que corta somente as luzes de rua mais comuns de sódio e mercúrio, acoplado a uma câmera ZWO ASI294MC Pro a -10 graus. Empilhado no ASIStudio e editado no Affinity Photo+Topaz Denoise.

Foi um total de 3:38 de exposição em quadros de 2 minutos cada.



« Última modificação: 13 de Março de 2022, 15:59:55 por felipemendes »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.550
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 13 de Março de 2022, 16:05:03
Mais um comentário: Há muitas (MUITAS!) mais galáxias que as visíveis nesta foto, em similar densidade por todo o Universo. Por que não as vemos nas fotos de nebulosas que faço? Porque pra estas últimas, uso filtros de banda estreita, que cortam boa parte da luz emitida por estas galáxias.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.787
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 13 de Março de 2022, 18:47:10
E porque você usa esse filtro?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.550
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 13 de Março de 2022, 20:18:52
E porque você usa esse filtro?

Olha a linha de transmissão aproximada desse filtro:



Veja que ele bloqueia muita luz nos comprimentos de onda típicos do Hg (mercúrio) e Na (sódio), elementos normalmente usados em iluminação pública, sem bloquear as demais cores.

Já um filtro de dupla banda estreita bloqueia quase tudo, e só deixa passar uns poucos elementos, e bloqueia o resto todo:



É mais fácil usar um filtro desses últimos, mas as imagens só têm vermelho e um pouco de azul-esverdeado. As imagens do primeiro filtro contém cores de outros elementos (Nitrogênio, Enxofre, Carbono, Ferro, etc).

« Última modificação: 13 de Março de 2022, 20:25:03 por felipemendes »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.550
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 18 de Abril de 2024, 12:00:49
Eu tinha tido alguns problemas de resolver (plate solving) esta imagem, e não tinha gostado do resultado. Resolvi o problema e editei de novo. Agora ficou bom! Imagem feita a partir de 130 quadros de 1 minuto cada, somente com filtro IR/UV, capturado no Big Bend National Park, lugar desértico entre o Texas e o México.