Autor Tópico: 5D Mark ii defeito na entrada USB  (Lida 562 vezes)

wesley148

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 14 de Março de 2022, 13:40:24
Pessoal, tudo bem?

Comprei uma câmera cânon 5d Mark ii bem conservada com 35 mil clicks completa. Infelizmente ela veio com defeito na entrada USB mau contato que reconhece no computador somente quando pressionamos o cabo. Vocês acham que vale a pena consertar ou deixar como está? Vale a pena adquirir um leitor para cartão CF? Pois sei que é um defeito critico da 5D amassar os pinos do slot do cartão de memoria. O que vocês me aconselham?


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #1 Online: 14 de Março de 2022, 16:12:36
Mal contato costuma ser solda fria que não é assim tão difícil de reparar. Se souber soldar faça você mesmo... compre um pino USB no Aliexpress, veja um tutorial de como é a sequência para abrir. Agora se for mandar para fazer.... vão lhe cobrar a partir de R$200,00 para abrir, mais uns R$100 da peça (minha estimativa).

A não ser que você use como webcam, dependendo compensa usar junto com leitor de cartão mesmo. Esse é um ponto meio contraditório pois se usar a USB para descarregar o cartão, o fato de ficar tirando e pondo o cabo USB acaba forçando muito o conector que não foi dimensionado para esse uso. O outro lado é que o cartão CF por ter pinos machos no corpo da câmera ao invés de ser no próprio cartão, faz com que se houver alguma anormalidade, quem sofre é justamente o pino que acaba amassando. Esse reparo é ainda mais caro, pois tem que trocar uma peça grande que é super chata de tirar e soldar.

Leitor de cartão, eu uso um da Multilaser, até que é rápido (consegue baixar 25 megbytes por segundo no windows), diferente desses fulerinhos da China ou que vem para colocar na frente do gabinete do PC, esses lêem a 4 mb/s. O problema dele é que é bem frágil. Facilmente quebra um pininho que faz a leitura da trava de escrita, aí o cartão só fica apagável pela Câmera. Dura uns 6 meses um ano.
O que o pessoal fala bem é das marcas U-Green, Baseus, Anker e o original da Sandisk... Mas são beeeeem mais caros. Acho que o da Sandisk deve custar uns 300 reais, contra uns 30-40 do Multilaser.
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 14 de Março de 2022, 16:16:22
Só amassa esses pinos quem é bruto, na 5D qualquer resistência eu já tirava o cartão pra verificar se não estava invertido.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #3 Online: 14 de Março de 2022, 18:47:36
Então.. o carinha do YT lá... acho que é Ronaldo conseguiu quebrar. Parece que o cartão CF dele tinha dado uma amassadinha, com isso o cartão entrava meio justo, só com jeitinho, aí ele emprestou para um amigo dele que não sabia deste macete e acabou forçando e empenando os pinos.

Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 14 de Março de 2022, 18:53:16
É sempre assim, o assistente de um filmmaker também quebrou rsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


wesley148

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #5 Online: 15 de Março de 2022, 20:49:20
Valeu pessoal grande abraço