Autor Tópico: Sony A1 anunciada  (Lida 1671 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #15 Online: 05 de Fevereiro de 2021, 18:21:23
Para mim, essa câmera é a maior evolucão destes últimos 10 anos e está bem interessante ver o que estão falando
Não foi essa a impressão que você deixou no último comentário mas faz parte da linguagem escrita e não falada.
Para mim, sem parar para pensar muito, A7III e A9 (mais ou menos a mesma época) foram as grandes evoluções de câmeras nos últimos 5 anos e ainda são as câmeras a serem batidas no quesito inovação e tirar aquele WOW da boca.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 06 de Fevereiro de 2021, 08:06:24
Não foi essa a impressão que você deixou no último comentário mas faz parte da linguagem escrita e não falada.
Para mim, sem parar para pensar muito, A7III e A9 (mais ou menos a mesma época) foram as grandes evoluções de câmeras nos últimos 5 anos e ainda são as câmeras a serem batidas no quesito inovação e tirar aquele WOW da boca.
Eu lembro que a A7R II também foi um grande lançamento. Muitos fotógrafos que assistia no YT começaram com ela na era Sony.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 06 de Fevereiro de 2021, 09:03:20
Eu lembro que a A7R II também foi um grande lançamento. Muitos fotógrafos que assistia no YT começaram com ela na era Sony.

Senão me engano, foi a primeira que fazia eye/face af com lentes adaptadas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #18 Online: 07 de Fevereiro de 2021, 00:11:51
Tony & Chelsea, lançam uma atualização do preview

Em resumo, o video fala que nas Tamrom e Samyang, só se consegue 30fps se o autofocus estiver desligado


.

Possivelmente algum bug na implementação do motor de foco e de abertura entre a lente genérica e o sistema da Sony. Apesar do sistema da Sony ser aberto pra quem quiser produzir lentes, é possível que por ser uma câmera mais nova, um update de firmware da A1 ou dependendo do fabricante da lente genérica , uma atualização do firmware da lente resolva essas inconsistências.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #19 Online: 07 de Fevereiro de 2021, 11:17:33
Qual a probabilidade de alguém que fotografa esportes profissionalmente estar usando uma lente third party? Quase zero Eu, pelo menos, só vejo na TV Canon com lente Canon, Nikon com lente Nikon e Sony com lente Sony.
Esse "problema" do 30fps não ser 30 fps só passaria a ser problema se não funcionasse com nenhuma lente e/ou a Sony não tivesse explicado e deixado claro as restrições envolvendo esse assunto.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #20 Online: 07 de Fevereiro de 2021, 11:47:55
Qual a probabilidade de alguém que fotografa esportes profissionalmente estar usando uma lente third party? Quase zero Eu, pelo menos, só vejo na TV Canon com lente Canon, Nikon com lente Nikon e Sony com lente Sony.
Esse "problema" do 30fps não ser 30 fps só passaria a ser problema se não funcionasse com nenhuma lente e/ou a Sony não tivesse explicado e deixado claro as restrições envolvendo esse assunto.

Convenhamos, mas não deixa de ser impressionante 30 FPS em RAW para um sensor com tantos megapixels. Me pergunto até se é realmente necessário rs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 07 de Fevereiro de 2021, 12:32:34
20 fps é melhor que qualquer DSLR?

D6 são 14 fps?
1Dx 16 fps? 20 se ligar o modo mirrorless.

A Sony com lentes capadas faz 20 e 30 nas Sonys.
Só vi vantagem.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #22 Online: 07 de Fevereiro de 2021, 19:34:44
É muito legal é a câmera mais incrível do momento mas, só um ajuste:


Em Lossless RAW é 20/21fps (RAW de fato)

Para chegar aos 30fps ela precisa de Compressed RAW (compactação com perdas, ou seja, é um formato que está entre RAW e JPG. Não é mais RAW "de fato")  :ok:
Desculpa mas o RAW comprimido não tem como ser, nem de perto, comparado no meio entre RAW e JPG. O RAW comprimido da Sony A1 dá na faixa de 50 MB (o sem compressão dá um pouco mais de 100 MB). Ainda acho 30 fps um exagero e 20 fps seria mais do que suficiente mas, tenho certeza, de que se precisars dos 30 fps, o arquivo "comprimido" bruto da A1 ainda tem muuuuuita informação disponível.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 07 de Fevereiro de 2021, 19:35:40
20 fps é melhor que qualquer DSLR?

D6 são 14 fps?
1Dx 16 fps? 20 se ligar o modo mirrorless.

A Sony com lentes capadas faz 20 e 30 nas Sonys.
Só vi vantagem.
Com certeza... tirando fotografia de esportes, fotojornalismo e vida selvagem, uns 10 a 12 fps sem gargalo no buffer atende e sobra.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #24 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 11:21:40
É muito legal é a câmera mais incrível do momento mas, só um ajuste:


Em Lossless RAW é 20/21fps (RAW de fato)

Para chegar aos 30fps ela precisa de Compressed RAW (compactação com perdas, ou seja, é um formato que está entre RAW e JPG. Não é mais RAW "de fato")  :ok:

Uncompressed RAW: 14-bit
Compressed RAW: 12 bits
HEIF: 10 bits
JPG: 8 bits

:ponder: O modo de arquivo Compressed RAW tendo 12 bits, é uma opção muito interessante. :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 17:14:20
Não sei porque mas não me entusiasmei com essa câmera. A tecnologia embarcada é excelente; as especificações pra vídeo são tops; ela resolve a maioria dos problemas que ainda existiam nas mirrorless (não só da Sony, mas Nikon, da Canon, da Fuji, etc) ; mas ela não faz parte do meu workflow de trabalho e de necessidades profissionais, nem pessoais.

Some isso o fato dela custa 6.500 dólares, e o Brasil com impostos + dólar a mais de 5 reais, essa câmera não deve custar menos do que 45.000 reais.

Só profissionais de vídeo de empresas do ramo devem comprar uma câmera desse perfil. Tirando isso, deixo aos colegas o "debate". Prefiro me concentrar em voltar a fazer dinheiro com a fotografia,nessa época "pós-pandemia" em que breve chegaremos e a volta, aos poucos, com as vacinas dos eventos .

Vou dar uma olhada por pura curiosidade, mas jamais vou comprar uma dessas.
Há coisa mais em conta que me atende.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #26 Online: 12 de Fevereiro de 2021, 14:52:10
Sony A1 Camera Review- Fake News & Bad Reviews

Mark Galer é embaixador da Sony na Austrália.

O vídeo tem um pouco mais de 1 hora.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 14 de Fevereiro de 2021, 12:04:04
Eu tinha visto uma notícia do cancelamento da olimpíada mas no outro dia foi desmentida pelo COI.

Parece que essa pode ser mesmo a câmera dos jogos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #28 Online: 19 de Fevereiro de 2021, 12:55:04
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2021, 12:55:26 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #29 Online: 21 de Fevereiro de 2021, 22:56:51
Se alguém quer saber pq o Jared e o Tony não lançam o review da A1... clique no link abaixo  :assobi:


https://www.dpreview.com/reviews/image-comparison/fullscreen?attr18=lowlight&attr13_0=canon_eosr5&attr13_1=sony_a1&attr13_2=canon_eosr6&attr13_3=sony_a7riv&attr15_0=raw&attr15_1=raw&attr15_2=raw&attr15_3=raw&attr16_0=1600&attr16_1=1600&attr16_2=1600&attr16_3=1600&attr126_3=1&normalization=full&widget=1&x=-0.20397954653761882&y=-0.7451276213822438
Uma coisa não tem nada a ver com s outra. Você deixa a entender que só porque o rendimento ISO da A1 e 7R4 são piores eles não soltam review.

Sobre o Jared ele soltou o review da R6 mais de 6 meses depois. Não acredito que o review dele da A1 saia antes de abril.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales