Autor Tópico: Sony A1 anunciada  (Lida 1665 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Online: 01 de Fevereiro de 2021, 14:27:35


- Flash Sync:
sensor readout speed: 1/240 s
O Flash Sync dela alcança 1/400

Parabéns por pensar na galera do "strobist" e trazer uma evolução no sistema.

- Anti-Flicker atualizado:
vai melhorar (ainda não é resolver) a vida de quem fotografa em ambientes com luz artificial.

- Rolling Shutter:
sensor readout speed: 1/240 s
pelo que eu entendi vai ser reduzido bastante, mas não vai eliminar.

- 4k 120p 10 bit:
bom.... 4k 120p não tem muito o que falar.  :D

- S-Cinetone color matrix:
Recurso que existe na FX9 e FX6. Além disso pode facilitar a vida de produtores de filme onde diferentes equipamentos podem gravar usando a mesma matriz de cor.



Todo mundo agradece melhorias no EVF  :clap:
QXGA OLED EVF: 9.44m-dot resolution / 0.9x magnification / 240 fps

8k
 :ponder: só p/ falar que tem
tem suas limitações, mas, provavelmente vão ficar atento ao que for produzido em 8k e seus problemas.
Eu entendo isso como: coloque o público para testar um recurso, mostrar os problemas, sugerir soluções e depois resolvemos.  :assobi:

 :ponder: :ponder: :ponder:
pensando aqui com meus botões.... jogadinha de marketing phodha da Canon e Sony.
disponibilizam um 8K que funciona dentro de uma série de restrições , fica bonito especificação, o marketing deita e rola falando que tem 8k, os fanáticos vão a loucura e ainda deixam a concorrência perdendo tempo tentando implementar algo que nem é lá crucial, no momento, e concentram esforços em coisas que realmente importam.  :ponder:
« Última modificação: 16 de Março de 2022, 15:11:26 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 14:29:41
Leaf shutter tem sync até 1/2000.

 :ponder:
imagina o preço de uma 400mm f2.8 com leaf shutter.  :eek:

Se a a1 já tem um preço astronômico...  :assobi: :assobi: :eek: :eek:



 :hysterical: :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 15:19:55
Sobre o 8K é uma puta de uma jogada de marketing mesmo.

Sobre o processamento, será que vão usar de alguma tecnologia tipo ARM ou algo inovador nesse sentido para gastar menos energia e dissipar menos calor?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 15:51:03
Sobre o 8K é uma puta de uma jogada de marketing mesmo.

Sobre o processamento, será que vão usar de alguma tecnologia tipo ARM ou algo inovador nesse sentido para gastar menos energia e dissipar menos calor?
Se não resolverem, o concorrente vai e cria do jeito que funciona.

Mas ARM é um caminho sem volta se for usado.



André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 16:03:48
Sobre o processamento, será que vão usar de alguma tecnologia tipo ARM ou algo inovador nesse sentido para gastar menos energia e dissipar menos calor?
E/ou otimizar o processador para codificar H264/H265.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 16:13:23
O que estamos vendo é o limite do ARM.

:ponder:
Não sei se eu colocaria como limite do ARM, visto que a Apple com seu M1 escancarou para o mundo o que é possível fazer com ARM e uma arquitetura mais integrada de memória RAM e GPU.

Acho o que estamos vendo é uma evolução dos processadores, no caso: Sony BIONZ XR introduzido na A7sIII e atualizado na A1.

Até onde sei a partir do BIONZ X (2013) é algo baseado na arquitetura ARM.

Não sei como é a arquitetura interna dos processadores BIONZ, mas, vai que a próxima geração tem um GPU interna e um monte de coisa pode ficar mais "simples". *** opinião super genérica sem muita base.  :assobi:
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2021, 16:15:12 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 16:59:04

Ok... o futuro só Deus sabe.

Qto ao M1, a Apple:

Ele não é compacto, menor que a mão de um adulto

E tb não é resistente a chuva, o que lhe permite ter saídas de ar


Sim ,claro.

Mas se pensar que processadores similares já são utilizados em Iphones: compacto e não precisa de ventilação ativa, logo pode ser colocado em dispositivos com determinados níveis de grau de proteção contra umidade, poeira e água.

Eu creio que os processadores ARM das câmeras serão mais otimizados para codecs específicos de vídeo e com isso melhorar a eficiência energética do conjunto.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 17:15:12
É...tem razão e faz todo o sentido... eu me esqueci de pensar nos celulares...  :ok:  :worship:
Na verdade eu já deveria ter começado citando os processadores ARM usando nos celulares e não em computador.  :doh:

 :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 17:23:58
Sobre o 8K é uma puta de uma jogada de marketing mesmo.

Sobre o processamento, será que vão usar de alguma tecnologia tipo ARM ou algo inovador nesse sentido para gastar menos energia e dissipar menos calor?

Senão me engano o digic x, da 1dx III, R5 e R6, já é uma variante arm.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #9 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 21:16:39
8K foi tipo ir pra lua. Canon só fez pra chegar primeiro, as outras nem precisariam ir atrás pois não é algo prático para o público, mas no mundo onde acontece corridas de megapixels, é lógico que toda marca vai querer um 8K pra chamar de dela.

Antes de 8K ser viável pro público a evolução mais importante que tem que vir primeiro é a de armazenamento e não de processamento. Quando for normal ter computadores com 100TB e cartões de memória de 10TB, aí sim dá pra começar a conversar.

No mais, enquanto isso, Game of Thrones foi transmitido em 1080P e o povo quer entregar o casamento do Enzo com a Valentina em 8K.  :doh:


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #10 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 21:41:12
Mais um review:

Esse review é obrigatório, todos tem que ver  :ok:

É incrível ver o nível do pessoal que a Sony ecolhe para dar a câmera de graça para fazer review  :hysterical:

Isso é um unboxing, não é review.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 01 de Fevereiro de 2021, 23:22:12

No mais, enquanto isso, Game of Thrones foi transmitido em 1080P e o povo quer entregar o casamento do Enzo com a Valentina em 8K.  :doh:

kkkkkkkkkkkkkkk

Comentário perfeito, e o pior que ainda vem dizer que o cliente exige.
Ta bom então rsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 02 de Fevereiro de 2021, 10:57:27
Para mim não existe review confiável ainda da A1. Até porque as imagens não podem ser divulgadas até dia 4/2 e foi muito pouco tempo com elas em mão.

Aceitaria qualquer opinião como primeiras impressões e hands on. Agora soltar review já é demais.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 03 de Fevereiro de 2021, 11:42:12
 :snack: acompanhando
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2021, 11:46:56 por Leonardo Tonin »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 05 de Fevereiro de 2021, 13:04:59
O video do Jared NÃO tem legendas (pelo menos não ainda), então vamos lá...

No video do Jared dá para ver banding fortíssimo na foto a 6m30s e aos 14m45d no fundo vermelho (curiosamente, nas duas situações que ele mostra a imagem, ele não comenta. É como se ele não enxergasse o banding :D :hysterical: Acho justo ele mostrar e fingir que não vê... deve ser uma forma dele ser honesto e seguir o contrato da Sony que ele disse ter assinado em outro vídeo)
(um grande problema para uma câmera que poderia almejar uma olimpíada. Mas é fato que isso não afeta esportes a céu aberto, de dia)

Sem comprimir o RAW (usando o modo de compressão que perde qualidade) a câmera é 20/21fps

Ele fala que a 70-200mm da Sony precisa ser refeita (aqui outro grande problema para uma câmera que poderia almejar uma olimpíada)

Com certas Sigmas (ele não cita quais), a camerq vai para 15fps (apesar que isso eu não vejo como falha da Sony. Mas com os problemas da Sony 70-200mm citados, é um terceiro ponto que a retira da lista de cameras ideais para a Olimpíada)

Segundo ele a Canon R5 tb não faz 20fps Lossless, somente Compressed (eu não conferi isso mas se.for assim, para mim, a R5 nunca foi 20fps real

Aos 21m ele comenta que várias fotos ficaram levemente fora de foco, mesmo com o menino sem máscaras e sob a luz do dia (e convenhamos, o menino nem chega perto da velocidade de um atleta. Imagine um atleta  :doh: ...  Outra, uma criança de, sei lá, 5 anos andando, "não pede" essa câmera, a A7R IV atenderia perfeitamente e tem até mais MPix). Enfom, ele diz que para ele, a % de erros de focos está boa. Para mim não está. São 6500USD em um monte de coisas "super-legais" que não funcionam direito e que eu não poderei confiar


Depois ele dá uma enrolada aos 22m e não fala em quantos segundos o buffer enche (outro video aí mostrou 10s mas tb não disse quanto tempo demora para limpar)
e
o Jared tb não fala quantos segundos leva para limpar. Só vem com chaveco que rajadas de 5 segundos são suficientes para ele na típica yutubice de quem fjnge que entende de esportes mas não sabe nada (como ele já faz há anos sobre esportes)

mas disse que esse ainda não é o review final


Dos +-18m para frente ele só fica comentando um monte de foto da criança que como eu já disse, não me fazem sentido pq não requerem uma A1... uma A7R IV atenderia
Eu assisti ontem e vou pontuar algumas coisas que eu tive uma interpretação diferente.

"Sem comprimir o RAW (usando o modo de compressão que perde qualidade) a câmera é 20/21fps" - Esse número bate com o do Tony mas esse número, na verdade, é quando está com o RAW sem compressão com qualidade máxima. Quando você coloca o comprimido, ele consegue sim 30 fps se usar as lentes que são suportadas. Aí ele comenta uma coisa que gostaria que a Sony alterasse (e faz sentido): Na Nikon, por exemplo, quando você muda para o modo H+, a câmera automaticamente muda o formato do RAW para comprimido. Já na Sony, quando você muda para o H+, ela mantém o formato anterior o que faz com que o 30 fps nunca seja alcançado. Aí você precisa alterar no menu para comprimido para conseguir os 30 fps. Esse detalhe acho que você esqueceu ou passou desapercebido.

"Com certas Sigmas (ele não cita quais), a camerq vai para 15fps (apesar que isso eu não vejo como falha da Sony. Mas com os problemas da Sony 70-200mm citados, é um terceiro ponto que a retira da lista de cameras ideais para a Olimpíada)" - A razão, segundo a Sony, é de que não só as Third Parties mas a algumas lentes Sony não tem o motor de foco rápido suficiente para entregar um 30 fps com qualidade (E faz sentido). Claro que ela vai usar isso como jogada de marketing para tirar as Third Parties da jogada. Sobre 15 fps não servir para Olímpiada, discordo que isso seja um impeditivo. Claro que como câmera ideal, ter os 30 fps seria perfeito (basta ver as sequências de foto que ele mostra em 30 fps onde é uma puta sacada para fotografar Olímpiada) mas nem sempre pode se ter tudo.

Sobre o seu comentário do foco, é importante trazer os disclaimers que ele mesmo fez durante o vídeo: a maioria dos "problemas de foco" que ele teve foram com a 70-200. Quando mudou para uma outra lente mais moderna, o resultado foi perfeito. Além disso, tinha questão de máscara e/ou touca que deixou o rosto bem escondido. Mas mesmo nessas fotos que ele pontuou que o foco não estava no olho e estava um pouco mais para trás ou para frente, essa diferença é só percebida se você der um zoom bem grande e nem faria diferença para uma pessoa comum que vai olhar a foto.

Sobre o buffer e transferência de dado, o fato dela estar limpando o buffer não impede que as fotos possam ser continuadas a serem tiradas.

Esses são meus comentários baseado no que eu assisti ontem à noite.

PS.: nos stories dele de ontem, ele conseguiu o DNG Converter atualizado da Adobe e estava convertendo para RAW. Em breve teremos arquivos em RAW para olhar o Banding que você comentou. Eu também tive essa impressão ontem naquela parede vermelha.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales