Autor Tópico: Problema ou solução?  (Lida 2364 vezes)

cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.732
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Março de 2022, 22:19:54


I was wondering if anyone knows of any lenses for M43 that are sharp in the center and have soft edges by design.

Texto extraído de um post em um fórum, com grifo meu.

Muita gente paga uma grana justamente para não ter um problema que para o cara é uma solução.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #1 Online: 18 de Março de 2022, 22:57:52
Eu uso filtros difusores em todas as minhas lentes.
Deixam elas com mais glare, diminuem contraste e nitidez, mas garantem aquele visual cinematográfico bacana.
Até hoje não entendo como esse é um dos filtros mais usados na cinematografia e quase não se ouve falar na fotografia.
Nitidez nem sempre é tudo. E em fotografia de pessoas, nitidez pode mais atrapalhar do que ajudar.

« Última modificação: 18 de Março de 2022, 23:04:50 por Di Torres »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.484
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 18 de Março de 2022, 23:27:11
Existem várias objetivas esquisitonas.

A Minolta tinha uma 85mm Varisoft na qual era possivel ajustar a nitidez, na verdade era um controlador de blur. Tenho uma aqui, uso raramente.
A Fuji também teve vários modelos chamados soft-focus.

https://lens-db.com/fuji-photo-film-ebc-fujinonsf-85mm-f4/
https://www.cameraquest.com/minsoft.htm
https://www.flickr.com/photos/tags/varisoft/



Eram objetivas muito caras e era o que se tinha na época anterior aos processos digitais.

Existem filtros que são nítidos no centro e difusos nas bordas, e também os que são desfocados propositalmente nas bordas.
O primeiro é um difusor com um furo no meio e o segundo uma close-up com o mesmo furo no meio.

« Última modificação: 18 de Março de 2022, 23:30:03 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.971
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 18 de Março de 2022, 23:58:51
Eu uso filtros difusores em todas as minhas lentes.
Deixam elas com mais glare, diminuem contraste e nitidez, mas garantem aquele visual cinematográfico bacana.
Até hoje não entendo como esse é um dos filtros mais usados na cinematografia e quase não se ouve falar na fotografia.
Nitidez nem sempre é tudo. E em fotografia de pessoas, nitidez pode mais atrapalhar do que ajudar.



É esse flare verde na segunda foto?
Até curti o efeito nos highlights mas baixo contraste não é comigo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.621
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 19 de Março de 2022, 00:08:03
Acho que hoje em dia, lentes com autofoco e estas características não existem. Tem essas lentes antigas, e tem até essas 7Artisans da vida que tem umas características assim, mas sem autofoco.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.732
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Março de 2022, 07:34:51


Meias de nylon finas de mulher e vaselina na borda de filtros também produzem efeitos de difusão e já foram bem usados.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #6 Online: 19 de Março de 2022, 09:49:18
Eu uso filtros difusores em todas as minhas lentes.
Deixam elas com mais glare, diminuem contraste e nitidez, mas garantem aquele visual cinematográfico bacana.
Até hoje não entendo como esse é um dos filtros mais usados na cinematografia e quase não se ouve falar na fotografia.
Nitidez nem sempre é tudo. E em fotografia de pessoas, nitidez pode mais atrapalhar do que ajudar.



Que modelo tu usa? quero um top


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #7 Online: 19 de Março de 2022, 09:57:53
Que modelo tu usa? quero um top

Uso os Tiffen Black Pro Mist.
Uma das melhores opções no mercado.

A intensidade 1/8 deles é bem suave e se encaixa em qualquer situação.
Eu gosto mais da intensidade 1/4, ela já dá um efeito mais perceptível e é bem utilizável, mas pode ter situações que ela não fica muito viável.
Da intensidade 1/2 pra cima o efeito já  fica muito exagerado e situacional na minha opinião.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.449
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Março de 2022, 09:58:14

I was wondering if anyone knows of any lenses for M43 that are sharp in the center and have soft edges by design.
Só ele migrar pra 35mm que vai ter aos montes  :D


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.449
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Março de 2022, 10:00:55
Esses dias estava analisando o quanto a minha 24-70, a primeira da Nikon é soft nos cantos.
Aí para relembrar olhei um review e de fato, a diferença é brutal para o centro. Coisa que hoje nas novas objetivas mudou completamente.
« Última modificação: 19 de Março de 2022, 10:01:21 por YP »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.449
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Março de 2022, 10:02:28
Uso os Tiffen Black Pro Mist.
Uma das melhores opções no mercado.

A intensidade 1/8 deles é bem suave e se encaixa em qualquer situação.
Eu gosto mais da intensidade 1/4, ela já dá um efeito mais perceptível e é bem utilizável, mas pode ter situações que ela não fica muito viável.
Da intensidade 1/2 pra cima o efeito já  fica muito exagerado e situacional na minha opinião.
Põe uns exemplos aí que usou.
Bem bacana o resultado.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #11 Online: 19 de Março de 2022, 10:25:23
Põe uns exemplos aí que usou.
Bem bacana o resultado.

Acho que esse é um bom exemplo.
O filtro dá uma mesclada legal em todos os planos e deixa a imagem com uma atmosfera bem orgânica.
Também dá uma aliviada na complexidade da pele com menos contraste, nitidez, e difusão dos pontos brilhosos.

Se não me engano nessa eu usei a intensidade 1/4.



fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #12 Online: 21 de Março de 2022, 15:13:10
Eu peguei um "Pro Mist"do Aliexpress com aquele "plecinho":

https://pt.aliexpress.com/item/1005002557395969.html?gatewayAdapt=glo2bra&spm=a2g0o.order_list.0.0.21efcaa435xOa9

ainda não testei em circunstância profissional... mas tirando foto da mão, do pé, da coluna, do telhado (hahaha) achei legal.

O pessoal fala bastante do "Pro Mist" da K&F. Mas eu sei que falam bastante pq a marca tem essa política de dar para os criadores de conteúdo, e o cara quando ganha algo sempre vai ficar contente e acabar falando bem do produto... No final acabam vendendo, e ganhando dinheiro com a monetização do vídeo e do produto.

Eu mesmo, comprei um filtro ND1000 da K&F no ML, fui ver era de um YT cinegrafista aí, se não me engano Fernando César. Tipo filtro quadrado para o cara que filma, ainda ND1000, dificilmente vai ter uso. Logo foi só pra rasgar a ceda mesmo.
« Última modificação: 21 de Março de 2022, 15:17:29 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.971
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 21 de Março de 2022, 16:31:41
Walkingway é boa? Estou sempre de olho nos filtros graduados deles.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #14 Online: 21 de Março de 2022, 18:56:18
Eu peguei um "Pro Mist"do Aliexpress com aquele "plecinho":

https://pt.aliexpress.com/item/1005002557395969.html?gatewayAdapt=glo2bra&spm=a2g0o.order_list.0.0.21efcaa435xOa9

ainda não testei em circunstância profissional... mas tirando foto da mão, do pé, da coluna, do telhado (hahaha) achei legal.

O pessoal fala bastante do "Pro Mist" da K&F. Mas eu sei que falam bastante pq a marca tem essa política de dar para os criadores de conteúdo, e o cara quando ganha algo sempre vai ficar contente e acabar falando bem do produto... No final acabam vendendo, e ganhando dinheiro com a monetização do vídeo e do produto.

Eu mesmo, comprei um filtro ND1000 da K&F no ML, fui ver era de um YT cinegrafista aí, se não me engano Fernando César. Tipo filtro quadrado para o cara que filma, ainda ND1000, dificilmente vai ter uso. Logo foi só pra rasgar a ceda mesmo.

Esse aí que você linkou é mais da categoria dos softfocus, tipo as lentes softfocus de antigamente.
Os difusores não são tão agressivos assim em relação a foco/nitidez.

Um do Aliexpress que eu já testei foi esse aqui da NiSi: https://s.click.aliexpress.com/e/_A8rbTH
Achei bem legal pelo preço, ótimo custo/benefício, mas no fim acabei ficando com os Tiffen mesmo.
« Última modificação: 21 de Março de 2022, 19:02:56 por Di Torres »