Autor Tópico: Dólar em queda (Abril de 2022)  (Lida 9320 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 28 de Dezembro de 2023, 12:05:22
É vdd qui no BR tem o mínimo do básico com o atendimento publico nas grandes cidades. Em pequenas cidades não tem nem o básico, e nas grandes o sistema é super lotado.

Sobreviver aqui é pra quem consegue pagar um bom plano de saúde, e os planos para quem tem idade avançada custa o lho da cara, então se o indivíduo não conseguiu fazer uma boa situação econômica durante a vida, quando idoso será uma dificuldade. Quem trabalha em empresas grandes normalmente tem incluído no salário um bom plano de saúde.

Tem um vizinho aqui do edifício, com quase 70 anos, que depende do SUS, precisava operar a próstata e ficou 6 anos na fila. Se fosse câncer maligno ja teria passado.  Não tinha plano de saude particular, a condição ficou extrema, então a família fez uma vaquinha e assim conseguiu operar no particular.

Minha mãe foi funcionaria publica a vida inteira do estado SP, ela tem um bom hospital (IAMSPE), o atendimento é sofrível, mas, com muita paciência, ao menos ela consegue ser atendida.

Depender do SUS aqui para os casos mais graves é um problema.

« Última modificação: 28 de Dezembro de 2023, 12:07:43 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 28 de Dezembro de 2023, 12:06:00
Felippe, ai não tem plano de saúde particular para contratar como aqui no BR???
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.563
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #62 Online: 28 de Dezembro de 2023, 15:01:38
Felippe, ai não tem plano de saúde particular para contratar como aqui no BR???

Só existe plano particular. Mas funciona diferente do Brasil. Na verdade é tão complicado que ninguém sabe explicar tudo. O básico é assim: o meu plano tem uma franquia que começa em primeiro de janeiro e vai até 31 de dezembro. No caso da minha família, a franquia é de 3500 dólares por pessoa e 7000 dólares pela família. Ou seja, se só uma pessoa usar o plano, os primeiros 3500 são pagos do bolso. Depois disso, o plano cobre a maioria das despesas. Se uma outra pessoa ficar doente, sai do bolso até completar 7000 dólares, contando com os 3500 da primeira pessoa. A partir daí, em teoria, não se paga mais nada. Mas tem várias exceções. Se precisar de atendimento de emergência (é o mais caro), é pago por fora. Despesas fora do plano também. No ano seguinte, zeram todas as franquias.

Agora tem uma lei pra diminuir as surpresas. Acontecia muito de a pessoa ir em um hospital que estava incluso no plano. Era atendida, e depois vinha uma conta enorme, porque um dos profissionais que atendia a pessoa não estava no plano.

Exames preventivos são pagos pelo plano desde o começo do ano. Mas é só um exame por membro da família.

Aí tem um plano de investimento dedicado à saúde: o dinheiro que vai praquele plano não paga imposto de renda, mas só pode usar em despesas qualificadas de saúde. Se gastar em outra coisa, tem multa. Quem tem a vida bem estruturada (é bem pouca gente), ao se aposentar, tem dinheiro o suficiente ali pra pagar despesas de saúde.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #63 Online: 28 de Dezembro de 2023, 15:46:50
Só existe plano particular. Mas funciona diferente do Brasil. Na verdade é tão complicado que ninguém sabe explicar tudo. O básico é assim: o meu plano tem uma franquia que começa em primeiro de janeiro e vai até 31 de dezembro. No caso da minha família, a franquia é de 3500 dólares por pessoa e 7000 dólares pela família. Ou seja, se só uma pessoa usar o plano, os primeiros 3500 são pagos do bolso. Depois disso, o plano cobre a maioria das despesas. Se uma outra pessoa ficar doente, sai do bolso até completar 7000 dólares, contando com os 3500 da primeira pessoa. A partir daí, em teoria, não se paga mais nada. Mas tem várias exceções. Se precisar de atendimento de emergência (é o mais caro), é pago por fora. Despesas fora do plano também. No ano seguinte, zeram todas as franquias.

Agora tem uma lei pra diminuir as surpresas. Acontecia muito de a pessoa ir em um hospital que estava incluso no plano. Era atendida, e depois vinha uma conta enorme, porque um dos profissionais que atendia a pessoa não estava no plano.

Exames preventivos são pagos pelo plano desde o começo do ano. Mas é só um exame por membro da família.

Aí tem um plano de investimento dedicado à saúde: o dinheiro que vai praquele plano não paga imposto de renda, mas só pode usar em despesas qualificadas de saúde. Se gastar em outra coisa, tem multa. Quem tem a vida bem estruturada (é bem pouca gente), ao se aposentar, tem dinheiro o suficiente ali pra pagar despesas de saúde.


Tem certeza que nao existe nenhum plano nos moldes dos brasileiros ? Pergunto isso porque na Europa toda tem.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.563
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #64 Online: 29 de Dezembro de 2023, 02:31:13

Tem certeza que nao existe nenhum plano nos moldes dos brasileiros ? Pergunto isso porque na Europa toda tem.

Não creio. Se tiver, deve custar uma fortuna por mês. Mas vc pode pesquisar sobre o sistema de saúde dos EUA. É assunto frequente, de tão ruim que é. Pra mim, não existe possibilidade de me aposentar aqui.

Tem o tal Medicaid, que é barato, mas é uma porcaria. Não sei se é a isso que você se refere. É uma bagunça, e cada estado tem uma regra diferente.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.793
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #65 Online: 29 de Dezembro de 2023, 08:30:59
Lá só tem seguro de saúde mesmo, plano como aqui não tem.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 29 de Dezembro de 2023, 08:55:37
Complicado.

Nenhum país é perfeito.
Aqui tem uma saúde mais barata, mas daí o resto  :hysterical:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #67 Online: 29 de Dezembro de 2023, 10:07:35
Depender do SUS aqui para os casos mais graves é um problema.
Claro que isso depende muuuito de onde a pessoa mora.
Mas fora Portugal (que moldou seu sistema de saúde baseado no SUS), desconheço qualquer país que tenha um sistema de saúde público como temos aqui.
Aqui em Porto Alegre não existe nenhum hospital público que atenda trauma como o HPS (público), nenhum hospital privado especializado em cardiologia como o Instituto de Cardiologia (misto, mas que atende basicamente SUS), nenhum grupo hospitalar com tantos atendimentos e cirurgias como a Santa Casa de Misericórdia (basicamente financiada e destinada ao SUS).
Meu tio teve alguns infartos - atendido quase imediatamente com cateterismo no Cardiologia. Ele é soropositivo e recebe TODOS os medicamentos pelo SUS. Faz check-ups regulares (a cada 6 meses ou menos) tudo grátis pelo SUS.
Minha vó é cardiopata e teve AVC - encaminhada pra Santa Casa, foi imediatamente atendida e em menos de 2h já tinha diagnóstico e tratamento.
A assistência básica (postinhos) BATE NA CASA da minha sogra quando tá na época dela ir pra revisão ou fazer exames.
Na época do MAIS MÉDICOS era ainda mais eficaz esse sistema.

Enfim. O SUS é cheio de defeitos e nunca consegue atender a demanda que tem. Mas o atendimento que ele presta não existe praticamente em nenhum lugar do mundo.

E mais. Aqui em POA pelo menos. Os atendimentos emergenciais privados tem espera de 2, 3, 6h.. Há pouco tempo, a esposa do meu sogro ficou penando quase 8h em um hospital privado entre ser atendida, exames e liberação, pra um caso de problemas urinários. Um absurdo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #68 Online: 29 de Dezembro de 2023, 10:12:10
Os planos de saúde particulares na Europa são bons, em Portugal chegam a ser bem baratos até. Mas são sempre complementares ao serviço público. Funciona bem, e em alguns países nem precisa de ter plano.

Existem situações estranhas como sempre. Tenho um amigo finlandes que xinga pra caramba o serviço público de lá. Consegue ser atendido em uma emergência na boa mas para conseguir uma consulta ou um exame simples é um parto. Diz que é um país com burocracia tecnológica.

   


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #69 Online: 29 de Dezembro de 2023, 10:28:37
De ouvir falar de amigos fora,  NHS na Inglaterra é semalhante ao SUS e vi funcionando bem na Nova Zelandia(familar morando a anos la).
NZ praticamente não existe rede privada, mas existe um encaminhamento obrigatório do médico da familia/local, no entanto não é completamemte de graça, algumas coisas são pagas(semelhante a uma coparticipação).
Canon R6 + 35 + 50 + 135


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.793
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #70 Online: 29 de Dezembro de 2023, 10:28:39
Claro que isso depende muuuito de onde a pessoa mora.
Mas fora Portugal (que moldou seu sistema de saúde baseado no SUS), desconheço qualquer país que tenha um sistema de saúde público como temos aqui.


O inglês?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 29 de Dezembro de 2023, 15:12:02
Claro que isso depende muuuito de onde a pessoa mora.
Mas fora Portugal (que moldou seu sistema de saúde baseado no SUS), desconheço qualquer país que tenha um sistema de saúde público como temos aqui.
Aqui em Porto Alegre não existe nenhum hospital público que atenda trauma como o HPS (público), nenhum hospital privado especializado em cardiologia como o Instituto de Cardiologia (misto, mas que atende basicamente SUS), nenhum grupo hospitalar com tantos atendimentos e cirurgias como a Santa Casa de Misericórdia (basicamente financiada e destinada ao SUS).
Meu tio teve alguns infartos - atendido quase imediatamente com cateterismo no Cardiologia. Ele é soropositivo e recebe TODOS os medicamentos pelo SUS. Faz check-ups regulares (a cada 6 meses ou menos) tudo grátis pelo SUS.
Minha vó é cardiopata e teve AVC - encaminhada pra Santa Casa, foi imediatamente atendida e em menos de 2h já tinha diagnóstico e tratamento.
A assistência básica (postinhos) BATE NA CASA da minha sogra quando tá na época dela ir pra revisão ou fazer exames.
Na época do MAIS MÉDICOS era ainda mais eficaz esse sistema.

Enfim. O SUS é cheio de defeitos e nunca consegue atender a demanda que tem. Mas o atendimento que ele presta não existe praticamente em nenhum lugar do mundo.

E mais. Aqui em POA pelo menos. Os atendimentos emergenciais privados tem espera de 2, 3, 6h.. Há pouco tempo, a esposa do meu sogro ficou penando quase 8h em um hospital privado entre ser atendida, exames e liberação, pra um caso de problemas urinários. Um absurdo.
Sim existem ótimos hospitais, mas não é suficiente pra todos, esse é o ponto Nando entenda... não tem pra todos que precisam, agora imagina se não houvesse a rede particular e todos migrassem para o sistema publico...
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2023, 15:12:23 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #72 Online: 29 de Dezembro de 2023, 17:11:03
Nando,

Aqui no RJ a coisa é MUITO complicada no SUS. Tem gente na fila para cirurgia ortopédica completando cinco anos de espera. Isso e nada é a mesma coisa. Na maioria dos hospitais públicos é simplesmente o caos, horas e horas para ser atendido, quando consegue. Talvez em POA seja diferente, sorte sua.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #73 Online: 29 de Dezembro de 2023, 17:54:21
O inglês?
Não conheço como é lá Vange.  :assobi:

Sim existem ótimos hospitais, mas não é suficiente pra todos, esse é o ponto Nando entenda... não tem pra todos que precisam, agora imagina se não houvesse a rede particular e todos migrassem para o sistema publico...
Não tenho dúvidas disso, amigo. Até pq o nosso país é gigantesco. Aqui em POA mesmo, a Santa Casa, que citei, está sempre cheia de vans das prefeituras do interior. Gente de tudo que é canto do RS vem ser atendida aqui. O que sinaliza que não há nada minimamente satisfatório mais perto deles.
A fila de espera pra cirurgias ortopédicas, por exemplo, é de 5 anos (prótese de joelho - minha mãe fez um e tá na fila pra fazer o outro). O que é insano...
Mas ainda assim, é um sistema que devemos ter orgulho e principalmente VALORIZAR. E também cobrar por melhorias. Pq ele não é um sistema gratuito. Boa parte dos nossos impostos vão pra saúde.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #74 Online: 29 de Dezembro de 2023, 17:59:15
Nando,

Aqui no RJ a coisa é MUITO complicada no SUS. Tem gente na fila para cirurgia ortopédica completando cinco anos de espera. Isso e nada é a mesma coisa. Na maioria dos hospitais públicos é simplesmente o caos, horas e horas para ser atendido, quando consegue. Talvez em POA seja diferente, sorte sua.
Não tinha visto essa tua mensagem.. Sim. Algumas áreas são complicadíssimas. Aqui a mesma coisa. Existem épocas que a coisa se complica. Mas isso acaba atingindo o sistema privado tb. Como eu disse antes. O sistema é carente de muitas melhorias. O SUS tem pouquíssimos locais de atendimentos de média complexidade, por exemplo. Ou é basicão, ou é hospital de alta complexidade. Isso acaba ocupando espaço desnecessário nesses locais de maior complexidade ou fazem as pessoas ficarem peregrinando pra serem atendidas.