Autor Tópico: Quanto vale uma lente Canon EF-S 15-85mm IS USM?  (Lida 1017 vezes)

pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Abril de 2022, 12:05:18
Bom dia.

Quando comprei a minha câmera, ela veio com uma lente 15-85mm da Canon, que não é a lente do kit. Não encontrei muitas dela a venda para obter um parâmetro, gostaria de saber quanto vale em média uma lente dessa.


Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2022, 12:43:00
Muitos falam que a qualidade dela é melhor que essas do kit, nunca tive uma em mãos para confirmar, mas como é uma lente mais antiga, para saber o preço seria melhor ver nesses sites de venda aqui e lá fora.


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2022, 13:06:59
O problema é que não encontrei muitos exemplos para tirar de parâmetro, vi dela usada por R$1500 por exemplo, mas tbm vi dela usada por R$3500.. fica meio sem base.
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2022, 13:15:57
Olha o preço em dólar no ebay e converte.
Tem a 17-85 como referência, a 15-85 é melhor.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2022, 15:01:55
Vi em uma loja uma usada em bom estado por volta de 1200.  Me parece uma boa lente. Se você pagou muito mais que isso, fique com ela.  Uma lente assim faz falta.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2022, 16:02:15
Então como é uma lente mais rara, o pessoal tem dessas de preços meio discrepantes... uns anunciando por preços mais baratos outros por preços exorbitantes.

A única vantagem dela é que é uma lente que tem 3 mm a mais no Crop... apesar de parecer pouco (3), cada mm que abaixa depois de 24mm abre bastante progressivamente.

É uma lente legal por ser versátil, dá para fazer o ultra grande angular até o telefoto, só que seria mais aplicada em foto que usa diafragma fechado já que ela não é luminosa. Eu diria que ela é a versão Crop da 24-105 STM que tem para Full Frame.

24mm (15mm no crop) para fazer foto de  paisagem é legal, também o fato de não precisar levar um monte de lente, ela e uma 50 f1.8 já resolve 95% dos rolês.

Agora não tem nada de extraordinário para custar caro... escura, só pega em APSC, o tipo de coisa que pode deixar anunciado se não estiver usando, mas que não vende rápido se não estiver com um preço muito atrativo.

Eu nos meus "flips" de equipamento nunca corri atrás dela pelo que falei acima. Pra vender razoavelmente bem rápido teria que pedir uns 800, mesmo assim (minha opinião) eu não pagaria, já que tenho a 15-45 da mirrorless.
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2022, 16:20:00
Eu tenho outra opinião, essa é a verdadeira substituta da 24-105L para crop canon.

Com 24-136mm e USM é a mais proxima da L.

Eu quis comprar ela para fazer o trio com a 10-18 e 55-250 mas não encontrei na época.
Acabei comprando a 18-135mm.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2022, 16:53:09
Pois é, eu estou estudando migrar (de volta) pra Nikon, mas vender ela junto da câmera não sei se iria conseguir.. talvez seria mais interessante separado.
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2022, 18:29:00
Pois é, eu estou estudando migrar (de volta) pra Nikon, mas vender ela junto da câmera não sei se iria conseguir.. talvez seria mais interessante separado.

Eu ja vi gente anunciando tanta a possibilidade de compra de itens separados , como o conjunto todo.
De uma olhada no ebay, mercado livre, lojas que vendem equipamentos usados, nos classificados aqui do forum.
 Calcule o prejuizo que voce aceitaria ter para ofertar seu equipamento.














fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2022, 20:19:59
Geralmente sai mais rápido separado... porque quem quer exatamente "X" com "X" lente é uma probabilidade menor do que alguém querer só "X" câmera e outro querer só  "X" Lente.
Eu anuncio separado, daí coloco que tenho a lente para aquele câmera em outro anúncio... Cobro um preço maior em cada, mas se o cara se interessar no pacote eu dou um desconto.
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 17 de Abril de 2022, 23:44:47
Cara se a lente tá funcionando bem (autofoco, IS, sem fungos, riscos ou sinais de queda, etc) uns 1.200 reais creio que vale sim amigo. É uma lente coringa pela versatilidade , praticamente equivalente a uma 24-135 do Fullframe.


pessoal.jcmg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Abril de 2022, 09:01:31
Bom dia.

Baseado nas opiniões e no pouco que pude achar, consegui vender a lente por R$1300 ontem, dia 17/04/2022 (para que fique como parâmetro caso mais alguém do fórum tenha a dúvida). Achei um valor justo, levando em conta que a lente estava em perfeito estado, com a caixa original, manual, e acessórios como tampa sobressalente e filtro.

Um passo dado para a migração (pretendo voltar a Nikon).
Em busca do desconhecido.
_____________________________________________________________

Nikon D5500 - AF-P Nikkor DX 18-55mm  - AF-S Nikkor DX 35mm