Autor Tópico: Lente RF 35mm f/1.8 STM - Alguém aqui tem ou já usou ?  (Lida 2089 vezes)

Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Abril de 2022, 14:10:57
Caros amigos do forum
Alguém aqui do forum já usou ou tem a lente Canon RF 35mm f/1.8 STM ?
Gostaria de experiencia real de usuário.

Obrigado
Fotógrafo e birdwatching


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2022, 23:42:41
Fale, Douglas!

Cara, eu tenho ela. Eu gosto muito dessa distância (isso conta também, né?). Já tive a Sigma Art 35mm f/1.4, que é uma lente clássica que dispensa apresentações. Depois dela tive também a EF 35mm f/2.0 que também é uma baita lente, veloz, com qualidade ótica incrível e também muito compacta.
Por conta de ter mudado pra Canon RP eu fui sentindo a necessidade de diminuir o peso e o tamanho das lentes (pra acompanhar o tamanho da câmera). Até que cheguei nessa RF 35mm f/1.8.
Tô gostando muito dela. Apesar dos reviews que assisti (alguns) terem dito que ela não é tão nítida em abertura máxima eu achei que não. Ela segue o padrão dessas lentes RF que têm a nitidez bem alta mesmo em abertura máxima.
Ela é leve, compacta (sem a necessidade de usar adaptador como com a Ef 35mm f/2.0, a RF fica um combo fantástico com a RP) muito rápida no foco. Ela tem a vantagem também do IS que ajuda se precisar fazer vídeo. Outra coisa que pesou na minha escolha foi a possibilidade de macro. Não para fazer fotografia macro em si, mas pra conseguir focar bem de perto quando precisar.
Além disso tudo ela tem ainda o anel de controle custimizável, onde dá pra colocar o controle do ISO por exemplo. Fica mão na roda pra mudar rapidamente de ISO.
A única estranheza até agora é que ela tem uma distorção de barril um pouco mais acentuada do que as outras que eu tive. Porém, isso é facilmente corrigido, tanto pela câmera quanto pelo programa de edição na hora de extrair.
Enfim, a Canon com certeza deve lançar uma versão 35mm da série L, mas também deve custar a média padrão das lentes RF série L. O que torna essa 35mm f/1.8 um excelente custo beneficio. Praticamente vendi a minha EF 35mm e comprei ela pois os preços estavam muito parecidos na época.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2022, 00:32:04
Fale, Douglas!

Cara, eu tenho ela. Eu gosto muito dessa distância (isso conta também, né?). Já tive a Sigma Art 35mm f/1.4, que é uma lente clássica que dispensa apresentações. Depois dela tive também a EF 35mm f/2.0 que também é uma baita lente, veloz, com qualidade ótica incrível e também muito compacta.
Por conta de ter mudado pra Canon RP eu fui sentindo a necessidade de diminuir o peso e o tamanho das lentes (pra acompanhar o tamanho da câmera). Até que cheguei nessa RF 35mm f/1.8.
Tô gostando muito dela. Apesar dos reviews que assisti (alguns) terem dito que ela não é tão nítida em abertura máxima eu achei que não. Ela segue o padrão dessas lentes RF que têm a nitidez bem alta mesmo em abertura máxima.
Ela é leve, compacta (sem a necessidade de usar adaptador como com a Ef 35mm f/2.0, a RF fica um combo fantástico com a RP) muito rápida no foco. Ela tem a vantagem também do IS que ajuda se precisar fazer vídeo. Outra coisa que pesou na minha escolha foi a possibilidade de macro. Não para fazer fotografia macro em si, mas pra conseguir focar bem de perto quando precisar.
Além disso tudo ela tem ainda o anel de controle custimizável, onde dá pra colocar o controle do ISO por exemplo. Fica mão na roda pra mudar rapidamente de ISO.
A única estranheza até agora é que ela tem uma distorção de barril um pouco mais acentuada do que as outras que eu tive. Porém, isso é facilmente corrigido, tanto pela câmera quanto pelo programa de edição na hora de extrair.
Enfim, a Canon com certeza deve lançar uma versão 35mm da série L, mas também deve custar a média padrão das lentes RF série L. O que torna essa 35mm f/1.8 um excelente custo beneficio. Praticamente vendi a minha EF 35mm e comprei ela pois os preços estavam muito parecidos na época.

É isso mesmo. parabéns pela análise. Nada como um review de alguém que usa o equipamento no dia-a-dia e não de youtobas que apenas ganham jabá por visualizações e marketing grosseiro. O melhor review são os reviews práticos de usuários como o seu . O resto é mimimi puro.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 14 de Abril de 2022, 06:51:56
É isso mesmo. parabéns pela análise. Nada como um review de alguém que usa o equipamento no dia-a-dia e não de youtobas que apenas ganham jabá por visualizações e marketing grosseiro. O melhor review são os reviews práticos de usuários como o seu . O resto é mimimi puro.

Já pensou que ele pode ter comprado a lente depois de ver um Youtuber?  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2022, 08:17:30
Boa lente.
« Última modificação: 14 de Abril de 2022, 08:17:58 por YP »


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2022, 11:40:48
Fale, Douglas!

Cara, eu tenho ela. Eu gosto muito dessa distância (isso conta também, né?). Já tive a Sigma Art 35mm f/1.4, que é uma lente clássica que dispensa apresentações. Depois dela tive também a EF 35mm f/2.0 que também é uma baita lente, veloz, com qualidade ótica incrível e também muito compacta.
Por conta de ter mudado pra Canon RP eu fui sentindo a necessidade de diminuir o peso e o tamanho das lentes (pra acompanhar o tamanho da câmera). Até que cheguei nessa RF 35mm f/1.8.
Tô gostando muito dela. Apesar dos reviews que assisti (alguns) terem dito que ela não é tão nítida em abertura máxima eu achei que não. Ela segue o padrão dessas lentes RF que têm a nitidez bem alta mesmo em abertura máxima.
Ela é leve, compacta (sem a necessidade de usar adaptador como com a Ef 35mm f/2.0, a RF fica um combo fantástico com a RP) muito rápida no foco. Ela tem a vantagem também do IS que ajuda se precisar fazer vídeo. Outra coisa que pesou na minha escolha foi a possibilidade de macro. Não para fazer fotografia macro em si, mas pra conseguir focar bem de perto quando precisar.
Além disso tudo ela tem ainda o anel de controle custimizável, onde dá pra colocar o controle do ISO por exemplo. Fica mão na roda pra mudar rapidamente de ISO.
A única estranheza até agora é que ela tem uma distorção de barril um pouco mais acentuada do que as outras que eu tive. Porém, isso é facilmente corrigido, tanto pela câmera quanto pelo programa de edição na hora de extrair.
Enfim, a Canon com certeza deve lançar uma versão 35mm da série L, mas também deve custar a média padrão das lentes RF série L. O que torna essa 35mm f/1.8 um excelente custo beneficio. Praticamente vendi a minha EF 35mm e comprei ela pois os preços estavam muito parecidos na época.

Caro Adriano... cara muito obrigado, exatamento isso que queria saber.
Eu também tive a sigma 35mm 1.4 art, também acho ela fantástica, usei bom tempo com 5d mark III, 5D mark IV, 1DX, 6D mark II.
E agora com a R6, estou usando a EF 24-70mm f/2.8 L II USM, que também forma um excelente conjunto.. e confesso que está RF 35mm f1.8 STM está me coçando para ter uma, por causa de tamanho, peso e preço "acessível". Como estou parando com as fotos de social, a 24-70 não me ser mais útil.

Valeu mesmo.
Fotógrafo e birdwatching


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #6 Online: 17 de Abril de 2022, 23:27:06
É isso mesmo. parabéns pela análise. Nada como um review de alguém que usa o equipamento no dia-a-dia e não de youtobas que apenas ganham jabá por visualizações e marketing grosseiro. O melhor review são os reviews práticos de usuários como o seu . O resto é mimimi puro.

Eu gosto de assistir reviews (depende de quem faz também, né cheferson) mas eu confio muito mais em informações de quem tá usando a lente no dia a dia, em quem vai falar dicas e peculiaridades do equipamento.
Pow, nos reviews eu vi até uns caras dizendo "considere que é uma lente f/2.8 porque só dai em diante que ela é realmente nítida" Caramba! Depois de usar pensei "então eu acho que a minha cópia veio premiada, porque em 1.8 ela já é muito boa sim.

16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #7 Online: 17 de Abril de 2022, 23:33:09
Caro Adriano... cara muito obrigado, exatamento isso que queria saber.
Eu também tive a sigma 35mm 1.4 art, também acho ela fantástica, usei bom tempo com 5d mark III, 5D mark IV, 1DX, 6D mark II.
E agora com a R6, estou usando a EF 24-70mm f/2.8 L II USM, que também forma um excelente conjunto.. e confesso que está RF 35mm f1.8 STM está me coçando para ter uma, por causa de tamanho, peso e preço "acessível". Como estou parando com as fotos de social, a 24-70 não me ser mais útil.

Valeu mesmo.

Cara, ela é muito bacana porque deixa todo o combo mais leve e compacto. Mais discreto também caso vá trabalhar na rua. Eu tive ainda a RF 50mm e achei igualmente boa. Tem menos recursos do que essa 35mm, mas em se tratando de ótica achei essa RF 50mm melhor que a EF 50mm f/1.8  (a cinquentinha) e melhor até que a EF 50mm f/1.4

E depois tem o seguinte, se por algum motivo vc não curtir, é fácil de vender porque tem uma boa procura e um preço (no mercado de usados) acessível. 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2022, 10:52:18
Uma outra objetiva que vale a pena nessa faixa é a EF 40/2.8 STM, é minúscula e com uma performance absurda pelo preço.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 18 de Abril de 2022, 16:31:57
Uma outra objetiva que vale a pena nessa faixa é a EF 40/2.8 STM, é minúscula e com uma performance absurda pelo preço.

Já tive ela, a 40MM 2.8 é uma lente realmente muito boa, considerando o que ela custa e 40MM é um ângulo muito versátil . Eu a vendi fiquei pouco tempo com ela porque usava pouco , mas é uma lente realmente espetacular.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Abril de 2022, 19:18:44
Estou louco pra comprar esse lente. Tenho a EF 35mm f/2,0, gosto muito dela, mas pelos motivos que o colega Adriano colocou, principalmente portabilidade e o fato de se macro, penso que um dia desses vou comprar uma dessas.
Conhecimento importa mais que equipamento.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #11 Online: 19 de Abril de 2022, 11:58:19
No Ali acho que vi por 2800 a dita cuja.
Essa foi a primeira "lente do kit" que a Canon fez no RF, era a mais barata que se tinha para a EOS R, então acredito que devam ter caprichado.
Fotógrafo oficial Foco Radical


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Abril de 2022, 14:54:56
No Ali acho que vi por 2800 a dita cuja.
Essa foi a primeira "lente do kit" que a Canon fez no RF, era a mais barata que se tinha para a EOS R, então acredito que devam ter caprichado.

Neste preço não compensa o risco..  No Brasil, pronta entrega, tem por R$ 3.000,00.
Fotógrafo e birdwatching


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #13 Online: 19 de Abril de 2022, 18:14:48
Neste preço não compensa o risco..  No Brasil, pronta entrega, tem por R$ 3.000,00.


Onde vc viu? nos meus favoritos do ML tinham 1 ou 2 por R$3200,00, mas era usada. Nova eu vi na faixa de 3800, que já é uma diferença grande pra 2800.

Eu fico pensando assim... sou daquela época que as lentes L custavam a partir de R$1500,00-2000, então quando vejo uma lente dita "pra consumidor" custando mais de 2k eu fico com os alarmes tocando inconscientemente aqui rs.

Lente no Ali vem de boa, 99% de chance de passar sem cobrarem taxas, diferente de computador, placas mãe, gimbals, etc. O que pode dar errado é sofrer avaria no caminho e quando chegar você não conseguir comprovar na disputa, ou ser uma loja nova que tá passando a perna (famoso SCAM) daí você tb não conseguir explicar/reunir as envidências e o Ali negar a disputa.
Na disputa, o pessoal que julga é lá da china, eles não falam português, muito menos inglês, o programa traduz do Pt para inglês e depois para Chinês... nesse telefone sem fio muitas vezes dá ruim. Se for entrar com disputa tem que ser muito assertivo na argumentação e não errar a gramática ou usar palavras que tenham múltiplos sentidos diferentes, para aí na hora que forem julgar não acabar perdendo.
Fotógrafo oficial Foco Radical


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #14 Online: 22 de Abril de 2022, 14:54:45
Estou louco pra comprar esse lente. Tenho a EF 35mm f/2,0, gosto muito dela, mas pelos motivos que o colega Adriano colocou, principalmente portabilidade e o fato de se macro, penso que um dia desses vou comprar uma dessas.

Eu tive a EF 35mm f/2.0 Realmente é uma lente fantástica. Gostei muito dela, pelo tamanho compacto, pela qualidade de construção, qualidade ótica...muito boa.
Vi algumas pessoas dizendo que a ótica da EF é levemente melhor do que essa RF. Tem até um comparativo bem legal entre as duas feito por um cara que faz reviews muito bons onde ele também diz isso.
Mas, sinceramente? Eu não vi essa diferença não. Pra mim parecem iguais. A única diferença mesmo que notei é o material de construção. A EF tem o corpo daquele material rígido (não sei exatamente o que é) que se assemelha ao material das lentes da série L.
Já a RF parece um plástico mais frágil mesmo.
Porém, como falei, tem o lance de ser macro e de (no caso das mirrorless) não precisar usar adaptador.
Pode ir na fé que não vai se arrepender. Vou tentar postar uma foto feita com ela aqui.

16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro