Autor Tópico: Transformando DVD em arquivo de vídeo?  (Lida 2637 vezes)

cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Abril de 2022, 20:53:10

Alguém com alguma recomendação para o processo de transformar DVD em arquivo de vídeo?

Procuro freeware (Linux ou Windows) que capture os capítulos no DVD e transforme eles em um único arquivo que eu possa reproduzir no VLC, por exemplo.

A maioria são shows de bandas antigas que comprei ao longo do tempo que preciso preservar em outro formato já que está cada vez mais difícil manter leitores de DVD ultimamente.

Sugestões bem-vindas.



Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2022, 21:01:24
Chegou a testar o MakeMKV?

https://www.makemkv.com

Se não quiser ficar com arquivos .mkv você pode usar o Handbrake para converter de .mkv para outro formato.

https://handbrake.fr
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.774
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2022, 21:16:11
Já tem muitos anos que não faço isso.
Acho que o Windows era o Vista ainda.
 :eek:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2022, 21:51:10
Se não quiser ficar com arquivos .mkv você pode usar o Handbrake para converter de .mkv para outro formato.

https://handbrake.fr

O Handbrake também converte o DVD pra arquivo de vídeo. Já usei muito.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2022, 22:11:10


Obrigado André, Vangelis e Felipe pelo pronto retorno.

Agora pelo menos já tenho um norte para começar a capinar.

  :ok:

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2022, 15:19:54
Se vc vai usar o VLC, não precisa converter nada.

Basta abrir o DVD no PC, e copiar a pasta VIDEO_TS pro seu HDD. Dentro dela, tem os arquivos todos do DVD (arquivos .VOB).

AGORA, se vc quer extrair trechos desses arquivos, a coisa muda...

TALVEZ o VideoDub faça essa edição (em termos de softwares free), ou algum outro editor (lembro do Kdenlive pra Linux).

No Premiere é fácil resolver isso - se o Premiere não importar os arquivos .VOB direto, basta renomear a extensão deles pra MPG.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2022, 15:53:45
Se vc vai usar o VLC, não precisa converter nada.

Basta abrir o DVD no PC, e copiar a pasta VIDEO_TS pro seu HDD. Dentro dela, tem os arquivos todos do DVD (arquivos .VOB).

AGORA, se vc quer extrair trechos desses arquivos, a coisa muda...

TALVEZ o VideoDub faça essa edição (em termos de softwares free), ou algum outro editor (lembro do Kdenlive pra Linux).

No Premiere é fácil resolver isso - se o Premiere não importar os arquivos .VOB direto, basta renomear a extensão deles pra MPG.


Sim, exatamente !!!

>>>>>>>>>>>>> MELHOR SOLUÇÃO <<<<<<<<<<<<<<<
Conhecimento importa mais que equipamento.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2022, 20:47:31

Muito obrigado pelo retorno lsd e Lindsay.

Capinando a trilha do Handbrake ainda, mas já pego as que vocês indicaram.

Passo aqui minhas experiências com elas em breve.

Valeu.
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2022, 14:14:47
Muito obrigado pelo retorno lsd e Lindsay.

Capinando a trilha do Handbrake ainda, mas já pego as que vocês indicaram.

Passo aqui minhas experiências com elas em breve.

Valeu.
É mas lembrei de uma coisa agora, perde a sincronização de legendas, opções de audio, extras etc...
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2022, 14:36:32
É mas lembrei de uma coisa agora, perde a sincronização de legendas, opções de audio, extras etc...

Não tenho mais drive de DVD pra conformar, mas se lembro bem, o Handbrake "queima" uma legenda especificada no arquivo de vídeo. Não lembro se codifica todos os áudios ou só o especificado também.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2022, 15:10:36
Não tenho mais drive de DVD pra conformar, mas se lembro bem, o Handbrake "queima" uma legenda especificada no arquivo de vídeo. Não lembro se codifica todos os áudios ou só o especificado também.
Tbm não me lembro direito, mas acho que sim, vc poderia escolher uma trilha de audio, por ex uma dublagem, e uma legenda para permanecer no vídeo...

Conhecimento importa mais que equipamento.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2022, 23:32:18

É mas lembrei de uma coisa agora, perde a sincronização de legendas, opções de audio, extras etc...

Não tive necessidade de tratar legendas ainda pois estou usando DVD de shows, mas pelo que vi até aqui, sem testar, ele pode queimar (não pode trocar nem desabilitar) uma legenda no vídeo capturado.

Opções de áudio é a mesma coisa: você escolhe uma das trilhas e fim.

Quanto aos extras ele consegue capturar todos os títulos e seus capítulos existentes.  Até aqui todos os extras dos discos que *rippei* consegui capturar já que estavam em capítulos separados do conteúdo principal.

Esta opção de capturar todos os titulos do DVD está meio oculta, pois quando o programa acaba de analisar o disco, somente mostra na tela o primeiro deles... mas existe uma caixa de seleção para ter acesso aos demais. A ideia é selecionar cada capítulo, configurar os parâmetros da extração e adicionar a uma fila de trabalho.  Estando todos na fila, um click em Go e todos são capturados.

Sem duvida a navegação do menu do DVD vai para o espaço.

A opção que foi citada no outro post de salvar a pasta VIDEO_TS integralmente para reprodução no VLC é show pois resolve todos estes problemas e ainda melhora o tempo de resposta na exibição em comparação com o acesso à mídia física, mas tem um inconveniente (para mim): ocupa no HD 4.7GB contra os em média 1.5GB que o Handbreak vem entregando por disco.

É colocar na balança funcionalidade vs. armazenamento.  Você decide. Cada caso é um caso.

Tem também o aspecto da qualidade degradada da versão compactada, mas como esta já  não é tão boa na mídia original da para conviver na maioria dos casos.


Não tenho mais drive de DVD pra conformar, mas se lembro bem, o Handbrake "queima" uma legenda especificada no arquivo de vídeo. Não lembro se codifica todos os áudios ou só o especificado também.

Pelo o vi até aqui, legendas (não testado) e áudio (testado) fica embarcado no arquivo somente o escolhido.  O resto é perdido mesmo.


---
Estou anotando o que venho fazendo para fazer a captura.  Vou colocar  um formato amigável e postar depois.

Duvida: qual formato vocês optariam para o arquivo capturado, .mkv ou .mp4?


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2022, 23:55:14
.mp4
Conhecimento importa mais que equipamento.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Abril de 2022, 20:31:13
Precisa dar uma fuçada na internet, pois eu acho que o VLC faz esse esquema de converter os arquivos já com as legendas "queimadas"  no video...

... ou alguma solução old school como virtualdub+tmpegenc (dos tempos de VCD/SVCD)...

e MP4 é um formato ótimo e que vc consegue passar em qualquer aparelho - TV, celular, etc


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 28 de Abril de 2022, 20:50:32

Lyndsay e lsd, anotado: .mp4


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna