Autor Tópico: Alguma sugestão de lente para retrato corpo inteiro em estúdio pequeno?  (Lida 1360 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Estou reformando um antigo quarto que estava parado aqui em casa vistas de montar meu estúdio. Ele não é o ideal mas já será muito melhor do que meus atuais 2,5x2,5m com pé direito de 1,9m (eu brinco que é um NANO Estúdio ahahah).

Lá no escritório novo terei 3,5x4m e 3m de pé direito.
Queria poder oferecer serviço de fazer catálogo de roupas para confecções, então alguém saberia sugerir uma lente que conseguisse enquadrar o corpo inteiro nesse espaço com um recuo de 1,5m da modelo pra parede, ou seja distância de 2m do assunto? Minha câmera é Full Frame.
« Última modificação: 16 de Maio de 2022, 17:36:03 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2022, 18:04:00
Vale a 24 105 que você já tem?  :D
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2022, 20:02:29
A RF acho que distorce muito nos 24mm... A F4L eu logo vou passar pra frente pra pegar um monitor e mais equipos de iluminação.
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2022, 21:41:27
No caso seria usar ela pra descobrir a melhor DF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2022, 22:18:50
No caso seria usar ela pra descobrir a melhor DF.

Tbm acho...

A distorção que é resultado da proximidade do assunto fotográfico não vai mudar se utilizar uma 24 zoom ou 24mm prime... A distorcao da lente em si acho que dá pra corrigir no lightroom.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2022, 23:12:10
distorce muito. Vc consegue fotografar do lado externo do quarto??? do lado de fora pela porta ou pela janela???
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2022, 23:22:05
Tbm acho...

A distorção que é resultado da proximidade do assunto fotográfico não vai mudar se utilizar uma 24 zoom ou 24mm prime... A distorcao da lente em si acho que dá pra corrigir no lightroom.

Perfeito.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2022, 23:36:08
distorce muito. Vc consegue fotografar do lado externo do quarto??? do lado de fora pela porta ou pela janela???

Sim, dá pra abrir a porta balcão e ganhar uns 2 metros extras.

Ë bom ouvir as sugestões de quem já é macaco véio de estúdio.
« Última modificação: 16 de Maio de 2022, 23:36:49 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2022, 01:26:23
Sim, dá pra abrir a porta balcão e ganhar uns 2 metros extras.

Ë bom ouvir as sugestões de quem já é macaco véio de estúdio.

Eu acho essa a melhor sugestão. Caso contrário suas fotos vão ficar com cabeção e pezão.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2022, 06:30:27

https://www.instagram.com/reel/CctS2DBpGIC/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Fiz esse ensaio na sala daqui de casa, medi aqui a distância, 1,80 mais ou menos a distância entre eu e a modelo.
As fotos em plano americano usei a 24mm em APS-C.

Corpo inteiro seria possível com a 15-45 ou a 10-18.
O problema é que iria aparecer os móveis do cantinho que estava espremido, aí não quis ter esse trabalho no PS.

O segredo é colocar a câmera o mais próximo da cintura da modelo, sem inclinar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #10 Online: 17 de Maio de 2022, 10:41:52
Sim, dá pra abrir a porta balcão e ganhar uns 2 metros extras.

Ë bom ouvir as sugestões de quem já é macaco véio de estúdio.

já fiz muito! Ótima dica  :clap:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2022, 11:24:23
https://www.instagram.com/reel/CctS2DBpGIC/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Ensaio legal!  :ok:


Citar
Corpo inteiro seria possível com a 15-45 ou a 10-18.
O problema é que iria aparecer os móveis do cantinho que estava espremido, aí não quis ter esse trabalho no PS.

O segredo é colocar a câmera o mais próximo da cintura da modelo, sem inclinar.

Fora o pezão e cabeção. Tem como jogar com a altura, mas não vai ficar proporcional, a modelo (e a roupa) vai ficar comprida embaixo e curta em cima. Pode funcionar pra foto artística, mas o caso é pra foto de publicidade, complica.

« Última modificação: 17 de Maio de 2022, 11:25:46 por felipemendes »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2022, 13:08:35
Ensaio legal!  :ok:


Fora o pezão e cabeção. Tem como jogar com a altura, mas não vai ficar proporcional, a modelo (e a roupa) vai ficar comprida embaixo e curta em cima. Pode funcionar pra foto artística, mas o caso é pra foto de publicidade, complica.

Você descreveu uma foto de baixo pra cima, onde os pés estão mais próximos da lente que a cabeça.

Se fizer na altura certa, deixando cabeças e pés na mesma distância, não acontece isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2022, 19:54:22
Pro sensor Fullframe, precisa ver se a 40MM 2.8 Pancake supre essa necessidade. Tenta colocar sua 24-105 entre 35-40MM e veja se a distância do seu estúdio dá pra fazer o retrato de corpo todo com ela. A distorção é próxima de zero, a nitidez estupenda e é uma lente relativamente barata de se achar no mercado de usados.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #14 Online: 19 de Maio de 2022, 00:03:10
Pro sensor Fullframe, precisa ver se a 40MM 2.8 Pancake supre essa necessidade. Tenta colocar sua 24-105 entre 35-40MM e veja se a distância do seu estúdio dá pra fazer o retrato de corpo todo com ela. A distorção é próxima de zero, a nitidez estupenda e é uma lente relativamente barata de se achar no mercado de usados.

É bem capaz que eu acabe tendo que voltar para essa lente mesmo. Já tive, gostei mas usei pouco.
Fotógrafo oficial Foco Radical