Autor Tópico: RF 16mm f2.8 STM - Primeiras impressões - Um jeito mais barato de importar  (Lida 1811 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Chegou sábado agora a pequena lente.
Bom me interessei pois apesar de ter equipamentos que me suprem no Grande Angular, eu os acho demasiadamente grandes e pesados.
Coloquei na cabeça que vou ser mais minimalista com equipos, então, o kit que deve me atender será:
No GA a RF16mm
Lente versátil RF 24-105
Lente Clara/Macro RF85mm f2
Futuramente vou ver o que faço com a telefoto.
Sei que a RF16mm é inferior em questão de distorção e vinheta, porém até então não existia uma lente GA assim que fosse clara e compacta nessa distância focal.
Acredito que o sistema mirrorless proporcionou isso.

Ela é sem dúvida muito pequena, parece a 50mm STM (em tamanho). Tem a vantagem de que possui um elemento frontal pequeno.
Bom aqui só estou colocando minhas primeiras impressões, praticamente um Unboxing ok!?

A desvantagem é que além dos detalhes óticos que já são sabidos (distorção e vinheta), o filtro de Ø43mm que ela usa é bem fora do padrão. Sinceramente não sei porque a Canon não fez ela com pelo menos os 49mm costumeiros da EF50mm, EF-S24mm e EF40mm STM.
A recomendação é que se compre um filtro ótico (polarizador, ND, UV e Pro Mist para citar os mais populares) que seja do maior diâmetro que o dono tenha lente. No meu caso é Ø77, e utilize este filtro em outras lentes menores através do acessório "anel Step-UP". Na internet vendem kits desses adaptadores. Geralmente o kit começa no 49 e vai até o 82. Aí a Canon inventa um ainda menor do que o menor que já se tinha  :doh:

Tenho quase certeza que usar tantos anéis redutores pra chegar dos 43 aos 77 não vai funcionar, só de olhar já dá pra ter uma noção de que vai dar uma vinheta mecânica.

Bom sorte que achei na net filtros CPL e ND da marca K&F que imagino eu tenham qualidade compatível com a lente.

Vamos à pergunta que todos devem estar fazendo agora: Onde você comprou, como fez e quanto pagou?

Respostas:
Onde -  Na Amazon americana. Valor, (é o preço tabelado de revenda) $299,00
Como = Redirecionador Zip4Me por compra assistida.
Quanto - R$1589,50* da compra do produto + R$114,56 do custo de envio p/ BR.

*Nesse valor eu comprei também um cartão de 32GB da Sandisk (um bom rs) e um Kit Color Checker bem genéricão de $13 (tanto é que ele é um papel fotográfico impresso).

A lente em si saiu uns R$1450 aproximadamente.

Uma coisa que foi ruim é que demorou muito, entre escolher o item até chegar aqui. Eu comecei a ver no início de abril, e o pedido só foi chegar aqui dia 21 de maio, mas um pouco foi erro meu. O que demora é que quando é solicitada a compra, o pagamento é feito via um site chamado Paymont. Esse site demora um certo tempo para transferir o dinheiro para o redirecionador. Eu fiz o pedido numa sexta, então o fds como não é dia útil, fica parado.
Por eu ter escolhido múltiplos itens (lente, SD card e color checker) o pedido ficou enroscado até chegarem todos os itens. O primeiro que chegou foi o cartão, acho que levou 2 dias. Depois de uns 10 dias chegou a lente, e depois de uns 20-25 dias chegou o tal do cartão color checker.
Tudo deu menos que 1 libra de massa. O preço do frete é cobrado em libras, cheias (1, 2, 3...) se passar de 1,0 paga 2 libras entende?
Quando fui consolidar os itens para envio, comi bola e esqueci de marcar o cartão  :doh:. Então corre eu tentar falar para cancelar... Já tinham até gerado o código de rastreio. Mas por sorte consegui falar no Zap deles e me ajudaram. O problema é que ess chat não é tão rápido. Se perguntar de manhã vão te responder de tarde.
Isso aconteceu num fds, então acabou atrasando ainda mais.
Depois quando fui recomeçar o sistema deles estava com instabilidade. Por ansiedade errei de novo outra coisa e tive que cancelar pela segunda vez o envio, mais atraso.
Finalmente na 3 tentativa eu consegui. Lembrei de um cupom do Loop Infinito e utilizei pra dar um descontinho na taxa do frete. Com o valor que sobrou  (eu já tinha pago a taxa completa) eu usei pra fazer um seguro.
Aqui tem um detalhe. O seguro é calculado sob o valor declarado. É cobrado mais 1% do que é declarado, porém eu não queria declarar o valor real (já que poderia ser tributado em cima dele). Existe a opção de fazer o seguro "por fora", neste caso custa 10% do valor. Eu acabei usando essa modalidade, mas só assegurei sob o valor de 50 dólares que era o que tinha de desconto (os 5 dolares do cupom do loop infinito). Foi arriscado, sim, mas desde 2008 comprando na internet, foram pouquíssimas vezes que tive problemas com encomendas.

No fim deu tudo certo. O pacote sai do Oregon (lá não paga o imposto estadual) e vai para Miami. De Miami vai de avião pela Sky Postal até SP. De SP segue para Curitiba e faz o caminho normal de alfândega.

Ao contrário do que muitos imaginariam, não fui tributado, passou direto, mas demorou uma semana pra sair lá da alfândega, quando geralmente costuma levar no máximo 2 dias em casos de quinquilharias da China.

Pacote chegou muito bem embalado, em uma caixa. A canon agora tá cortando custos de embalagem e não vem mais com aquele plástico blister pra centralizar,  vem somente plástico bolha, mas tudo bem, o importante é que a lente chegou direitinho. Já testei na RP, só o básico mesmo pra ver se estava ligando e talz. Mais pra frente vou dar mais detalhes sobre a lente.

Essa foi minha primeira importação por redirecionador. Apesar do tempo longo, achei que valeu a pena, afinal economizei uns 1000 se tivesse pego aqui no BR.
O pessoal fica colocando medo com esse lance de importar, mas sinceramente é bem tranquilo. Como eu sempre digo, lente ou coisa que é pequena, quase sempre vai passar direto. O fiscal olha pelo a declaração que está. Se o caboclo for ingênuo de colocar "Canon LENS RF 16mm f2.8 STM - $299" provavelmente vai ser tributado em cima disso, aí meu amigo o preço vai quase empatar com o Brasileiro...
« Última modificação: 23 de Maio de 2022, 15:50:48 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Faltou dizer como eu declarei e os valores que declarei:

1 Lens Filter, 1 Color Sample, 1  Storage Card - $25,98.

O frete vem escrito o valor junto, algo em torno de $18,00

Quem se interessar aqui está meu link de indicação:
https://zip4me.com/?z=107882
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Tem anel direto de 43 para 77, acredito que 68 e 82 que são os mais comuns nas lentes grandes?

https://www.amazon.com/Universal-43-77mm-Filter-Adapter-Metal/dp/B07F1S58FF
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Tem anel direto de 43 para 77, acredito que 68 e 82 que são os mais comuns nas lentes grandes?

https://www.amazon.com/Universal-43-77mm-Filter-Adapter-Metal/dp/B07F1S58FF

Esse deve dar certinho... valeu mesmo, eu não soube pesquisar.
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
O seguro do valor declarado é de 3%, não 1%.

Muito cuidado ao usar a Skypostal.
Muitos relatos de extravio de encomendas, veja no Reclame Aqui.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Qualidade de imagem...



É bem fraca quanto à nitidez nas bordas, e tem bastante aberração cromática.
Me lembrou quando eu usava a EF-S 10-18 adaptada para full frame. Essa pegava desde 13mm, só que ficava com uma vinheta mecânica nas bordas que só sumia depois dos 14mm. Eu fazia no PS o preenchimento sensível ao conteúdo para tapar as bordas, acredito que perdia coisa de 5% da imagem. Ela também ficava com essa nitidez nas bordas.

Se for usar pra fotografar, tem que deixar o assunto fora das bordas pra isso passar desapercebido.
Talvez se tivessem vendido ela como uma 18 ou 19mm  não teríamos todos esses comentários ruins que rolam sobre ela.
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Aí é com ou sem as correções habilitadas?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
O seguro do valor declarado é de 3%, não 1%.

Muito cuidado ao usar a Skypostal.
Muitos relatos de extravio de encomendas, veja no Reclame Aqui.

Eu não me lembro ao certo, mas teria que ter outra encomenda pra simular e constatar o frete, mas acho que era 1% lá na Zip.
Infelizmente a gente não escolhe a empresa de correio que trás para cá, parece que é uma das poucas que fazem o transporte. Sei que tem a DHL USPS, UPS, mas as tarifas são diferenciadas.
Ouvi comentarem que no começo do ano estava sumindo bastante pacote por conta de ficar parado em Guarulhos. Quando chega no GRU meio que fica no limbo, pois ainda não deu entrada na alfândega e não está nos EUA. De GRU vai pra Curita, aí de lá que os Correios Br assumem a responsa.
Aqui eu percebi que ficou bastante tempo parado em GRU, mas pelo rastreio da Sky mesmo. O número de rastreio do correio nem aparece  que passou por São Paulo.
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Aí é com ou sem as correções habilitadas?

Desativei as correções. Mesmo com a correção, aqui no Camera Raw fica um roxinho nos galhos da árvore... tem que usar aquele conta-gotas de franja pra ele sumir.
Mas vc sabe que o programa não some com a franja, ele só deixa aplica um ajuste de black and white mascarado nos pontos de alto contraste, aí a franja que antes era verde ou roxa fica acinzentada e desfocada.
« Última modificação: 23 de Maio de 2022, 16:36:09 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Eu não me lembro ao certo, mas teria que ter outra encomenda pra simular e constatar o frete, mas acho que era 1% lá na Zip.
Infelizmente a gente não escolhe a empresa de correio que trás para cá, parece que é uma das poucas que fazem o transporte. Sei que tem a DHL USPS, UPS, mas as tarifas são diferenciadas.
Ouvi comentarem que no começo do ano estava sumindo bastante pacote por conta de ficar parado em Guarulhos. Quando chega no GRU meio que fica no limbo, pois ainda não deu entrada na alfândega e não está nos EUA. De GRU vai pra Curita, aí de lá que os Correios Br assumem a responsa.
Aqui eu percebi que ficou bastante tempo parado em GRU, mas pelo rastreio da Sky mesmo. O número de rastreio do correio nem aparece  que passou por São Paulo.
Sim, o rastreio da Skypostal diz que está em SP e depois vai para Curitiba.
Eu já importei algumas vezes e fiquei com muito receio. Só por que era algo que não tinha de jeito algum na China e até mesmo aqui no BR.

Mas sabe Fernando eu prefiro importar da China no Ali. Deu algum b.o. abre a disputa e tá ganho.

Usar redirecionar é bem complicado... veja os casos da Fishisfast entre outros.
Tem muita treta grande.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2022, 16:42:32
Desativei as correções. Mesmo com a correção, aqui no Camera Raw fica um roxinho nos galhos da árvore... tem que usar aquele conta-gotas de franja pra ele sumir.
Mas vc sabe que o programa não some com a franja, ele só deixa aplica um ajuste de black and white mascarado nos pontos de alto contraste, aí a franja que antes era verde ou roxa fica acinzentada e desfocada.

Correções extremas fica assim mesmo, até pior do que sem corrigir.
Passei por isso numa foto com a 18-135mm.
Mas depois usei o PureRaw e ficou bem melhor do que a correção pelo LR.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2022, 16:43:38
Usar redirecionar é bem complicado... veja os casos da Fishisfast entre outros.
Tem muita treta grande.

Mano não tô por dentro... o que é? Por acaso  alguma confraria da pesca que andou tendo problema?
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2022, 16:46:58
Correções extremas fica assim mesmo, até pior do que sem corrigir.
Passei por isso numa foto com a 18-135mm.
Mas depois usei o PureRaw e ficou bem melhor do que a correção pelo LR.

É tem isso, mas uma outra galera dizendo que a Adobe tem parceria com a Canon e eles que capricham mais, já outros dizendo que o Capture One tem mais recursos, enfim, precisava testar.... qualquer coisa te mando o RAW e vc dá uma conferida que acha?
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2022, 16:59:39
Mano não tô por dentro... o que é? Por acaso  alguma confraria da pesca que andou tendo problema?
Veja no Reclame Aqui.
https://www.reclameaqui.com.br/empresa/fishisfast/

Eles andaram mandando containers fechados para o Brasil como se fosse mudança sabe?
Como se uma pessoa estava se mudando para o Brasil, mas na verdade estava lotado de produtos dos clientes e a Receita pegou.

Agora fiquei em dúvida se foi a Box4world, mas olha tem poucos que se escapam kkk

Fora os inúmeros pacotes que somem direto. É bem complicado pois eles sabem que a pessoa normalmente paga o seguro apenas do frete + valor declarado.
As vezes passam código que nunca rastreia e dizem que foi enviado e etc etc etc

https://noticias.r7.com/cidades/folha-vitoria/mercadorias-apreendidas-na-operacao-outlet-comecam-a-ser-devolvidas-09122021




cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2022, 19:31:18
Cara, essa lente é uma gambiarra que a Canon fez "estilo Sony". Explicando: a Sony quando lançou a A6000 APSC lançou a lente do kit 16-50 que é uma lente bem meia boca e o círculo de projeção da lente NÃO COBRE O GRANDE ANGULAR. Em outras palavras, o perfil de correção da lente é ativado eletronicamente na câmera para corrigir a vinhetagem em 16MM porque simplesmente a lente não cobre a DF mais grande angular! Nunca gostei da Sony 16-50 por esse motivo e por outros que não vem ao caso.

Vendo o canal 35MM do Ronaldo , ele apontou esse mesmo problema na RF 16MM 2.8. Em outras palavras, é preciso ligar o perfil de correção na câmera para que as vinhetas e outros defeitos como aberrações cromáticas sumam das imagens. Uma gambiarra via software pra deixar o projeto mais econômico. Diga-se de passagem: uma gambiarra bem tosca. Canon imitando a Sony no que há de pior. Sem mais.