Conta pra "nóis"
Então peguei uma A74.
Veio com lente 50mm f1.8 da Sony.
FDS eu fui testar. Gostei que ela não dispara se não tiver focado, então não perco muito tempo separando as dezenas de fotos completamente fora de foco.
A gota dágua com a Canon foi um dia desses que fui fazer fotos numa rampa....
Eu trabalho vendendo fotos pela Foco Radical. Ganho por foto vendida.
Tirei 20 fotos de um rapaz que tava descendo de bicicleta, e a p***a da câmera nao acertou nenhuma em foco.... ficou tudo em backfocus.
Não tenho mais as fotos fora de foco, mas era nesse pedaço aí e todas as fotos ficaram com as árvores focadas e o ciclista desfocado.
Sei que nesse dia eu joguei 50% das fotos que fiz fora. Tudo bem algumas eram erro meu, coisa que não enquadrei direito, ou então aqueles cliques que vc pega a pessoa com o olho virado, olhando pra baixo, etc. No entanto boa parte era foto com problema de foco.
Eu agora tenho usado o Narrative Select para checar o foco (ele já amplia no rosto).
Sei que nesse dia, eu olhei na câmera e todas as fotos estavam com o ponto de foco em cima do corpo ou da cabeça, mas todas as fotos completamente fora de foco.
Eu tenho pra mim que a cena tem muito pouco contraste para o sistema de fase da câmera e por isso ela se perde.
Eu fiz um teste com a imagem sem as cores pra observar, acredito que o sistema de foco não leve em consideração as cores e sim somente a luminosidade (é um palpite meu). Tirando as cores realmente a cena tem baixo contraste:
Isso porque essa imagem já tem contraste adicionado pois já foi editada, então imagine ela crua.
Bom o equipamento que tenho da Canon não dá pra falar que é ruim, fiz com a R8 e com uma RF24-105 F4L. A câmera tem o sistema de foco mais avançado da Canon, a lente também tem um sistema de motores mais avançados que a marca fornece, que é o Nano USM, se bobear tem 2 deles, pra ter uma resposta rápida. Porém ficou aquela tirriça.
Nos dias que tá luz plena, tipo sol de meio dia rachando, eu percebo que a câmera foca direitinho, mas nas manhãs, quando só tem luz indireta, ISO tá lá pelos 2500 a câmera sofre pra focar.
Nesse mesmo dia estava com um colega usando uma AC7 com uma Tamron 70-180 e ele fazendo tudo beleza, depois desse dia não tive dúvidas e resolvi partir pra Sony. Mesmo já tendo uma boa bagagem de Canon (RP, R10, R, R7, R6, R8, além das DSLR que tive).
Bom eu gostei demaaaaais da A74. O pessoal fala que as cores da Sony são zoadas, mas eu particularmente adorei.
Acho que as cores da Canon acabam ficando "azedas", com um baita contraste e sem informação de altas luzes e sombra. A pele da Canon eu acho que fica chapada, não consigo ver as transições. Daí na Sony, eu olho e vejo tudo bem equilibrado. Achei muito melhor.
Canon R8 com 24-240 Perfil Standard, fotometria pra 2/3 acima do zero (ETTR).
Note a ausência de detalhes na estrada e áreas de transição. Cores meh...
Sony A74 com 50mm f1.8 e mesma fotometria, mesmo lugar. Adorei essa, depois foi só dar um pinguinho de dehaze e calor no LR e já postei, mas poderia facilmente ter postado direto do cartão assim.
Tudo bem podem falar que a lente é diferente e talz, mas no primeiro clique eu eu dou na Sony e já saiu assim, sendo que eu trabalho com Canon faz 5 anos e nunca fiquei satisfeito.
Fora o caso dos erros de foco, eu sinto que se tivesse uma lente tele mais clara eu conseguiria aquilo que eu desejo. Eu já tenho uma EF 70-200 F2.8L só que é da primeira geração, o motor de foco não acompanha o corpo da câmera, tanto que não ativa o modo de velocidade máxima de burst da câmera (H+ verde). Eu já nem levo mais essa lente para trilha pq sei que vou passar raiva, ela só acerta quando o assunto tá bem longe, mas na hiperfocal é fácil acerta não é verdade?
Uma 70-200 mais nova (II ou a III) custa uma bordoada, é grande e pesada.
Além disso tem outra questão: eu uso 2 câmeras. Uma com a 24-105 e outra com a 70-200. Quando o atleta está longe, eu busco ele com a tele e depois vou com o conjunto GA e faço uma foto de perfil conforme ele passa ao lado. O problema é que muitas vezes não dá tempo de fazer isso, soltar uma câmera e pegar a outra. Mirrorless demora um tempo para acordar e nesse meio de tempo o atleta já passou.
Daí na Sony eu descobri uma lente que ao que tudo indica pode ser a bala de prata dos problemas. A Tamron 35-150 f2.0-2.8. Pesa menos que minha 70-200, é menor que ela e não preciso tirar o olho da câmera pra fazer o que pretendo. O sistema de foco é absurdamente rápido, tem uma qualidade ótica ótima.
Eu estou muito descontente da minha EF 70-200 f2.8, quando ela não acompanha o rastreamento (e é muito comum) a aberração cromática axial dela é absurda. Tem que jogar 20 no LR pra corrigir. Com isso aparece uma listra cinza no contorno da pessoa que na verade é essa correção de aberração. Corrigir CA lateral é razoavelmente fácil, mas corrigir CA Axial é trabalho de corno. A solução paliativa acaba sendo tirar a saturação dos púrpuras no HSL, mas se a pessoa tiver usando alguma roupa assim (e nos esportes é bem comum ter essa cor de roupa) aí lasca.