Autor Tópico: luz no fim do túnel: rumor: novo Camera Remote App Fuji  (Lida 956 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.845
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Online: 07 de Julho de 2022, 12:06:29
luz no fim do túnel?

rumor: novo Camera Remote App Fuji

https://www.fujirumors.com/rumor-fujifilm-working-on-a-new-camera-remote-app/

 :snack:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.604
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2022, 12:49:00
 :clap: :clap: :clap: :clap:


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.065
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2022, 16:34:49
Só darem pra equipe que fez os apps das Mini Link, que funcionam maravilhosamente.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.604
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2022, 18:11:36
Só darem pra equipe que fez os apps das Mini Link, que funcionam maravilhosamente.

Não conhecia, parece ser um produto com recursos bem interessantes.

Pra mim, o grande problema de qualquer solução de comunicação sem fio é o tempo. Mesmo quando funcionava, o antigo app demorava vários segundos pra conectar, depois mais de um minuto pra eu ver quais fotos eu queria baixar. Se melhorar essa latência, já ajuda muito.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.065
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2022, 10:08:35
Não conhecia, parece ser um produto com recursos bem interessantes.

Pra mim, o grande problema de qualquer solução de comunicação sem fio é o tempo. Mesmo quando funcionava, o antigo app demorava vários segundos pra conectar, depois mais de um minuto pra eu ver quais fotos eu queria baixar. Se melhorar essa latência, já ajuda muito.

O problema de todo esses apps (mesmo os da Panasonic, que funcionam muito bem) é justamente o WiFi. O protocolo WiFi não foi feito para ficar conectando / desconectando, então a fase de handshake (iniciar conexão, trocar senha, etc) é lento de qualquer jeito - é só experimentar desconectar o seu computador da rede WiFi e conectar novamente.

Foi um dos motivos de começarem a usar Bluetooth - Bluetooth é o inverso, foi feito pra conexão de dispositivos de IoT, então essa fase de conexão foi projetada pra ser rápida; só que como foi feito pra operações simples, as taxas de transferências são baixas - então qualquer operação usando imagem precisa mudar pro WiFi. É um dos motivos dos apps das Instax printers e cameras funcionarem bem - tudo neles é feito via Bluetooth, a imagem das câmeras tem 1,5mb. Eu tenho uma LiPlay, a conexão com o app leva uns 2 a 3 segundos, tudo funciona rápido - mas é tudo Bluetooth, mesmo o Live View, pois a resoluçãod a câmera é baixa.

Eu toda hora vejo como anda o Camera Remote, pois como já tive um problema sério com ele (na X-S10, quando ela saiu, usar o Camera Remote para tirar fotos remotamente travava a câmera, precisava tirar a bateria), eu sempre testo quando tem novidade. É uma combinação de firmware com o app - teve um update específico de firmware da X-S10 (não lembro mais o número) que o app passou de inútil para bem razoável (ainda tinha uns delays, mas não travou mais). Nos dois últimos firmwares da X-S10, ficou um pouquinho pior, aumentou um pouco os delays, mas segue travando.

No estado atual, eu acho esperto o uso do Bluetooth, até melhor que a Panasonic - você abre o app e manda conectar, e via bluetooth o app inicia o processo de conexão na câmera (nas Panasonic, até onde lembro, era preciso iniciar a conexão na câmera sempre). Se a operação funciona com Bluetooth (como o disparo remoto, como se tivesse um trigger externo na câmera - um excelente recurso que parece que ninguém lembra), tudo fica com bluetooth, funciona bem e rápido.

Transferância de imagens, testei aqui, e tá funcionando ok - os previews aparecem razoavelmente rápido, a transferência vai sem problemas. A transferência poderia ser mais rápida, aí pode ser limitação de banda do WiFi (acho que nenhuma Fuji tem Wifi de 5 Mhz), ou otimização do app.

Os maiores problemas seguem em tirar foto remotamente com live view, que é o que mais me interessa. Todo mundo acha uma bobagem, mas já usei em situações críticas que seria impossível outro jeito. Exemplo: em Londres, eu queria tirar fotos da Battersea Station, mas agora ela é cercada por muros. O que fiz? Montei um tripé em cima de um banco de praça, o mais alto possível, coloquei a câmera lá em cima, e via live view ajustei a imagem e o ponto de foco remotamente.

Para tirar fotos suas com um grupo de pessoas, também - muito melhor do que colocar self timer e sair correndo, você ativa o live view via app, vê como está o enquadramento, acerta o ponto de foco, avisa o pessoal da hora que vai tirar a foto e toca na tela.

Conheço gente que pendura 3 câmeras em um local de show e tira as fotos todas remotamente via app, pessoal de Panasonic faz muito isso.

O app é MUITO importante, traz várias possibilidades, mas pessoal acha que só serve pra baixar foto.

Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.604
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2022, 12:01:06
O problema de todo esses apps (mesmo os da Panasonic, que funcionam muito bem) é justamente o WiFi. O protocolo WiFi não foi feito para ficar conectando / desconectando, então a fase de handshake (iniciar conexão, trocar senha, etc) é lento de qualquer jeito - é só experimentar desconectar o seu computador da rede WiFi e conectar novamente.

Excelente a explicação, obrigado.

Se bem me lembro, o app usa BT pra conexão inicial e troca de dados em baixa resolução, e o usuário só pode esperar que a conexão wifi já esteja feita quando for hora do trabalho pesado.

Pra mim, se funcionar bem a cabo, também tá valendo. Basta carregar um cabo USB-C, coisa que eu normalmente já faço vez por outra.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.957
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2022, 12:54:31
O da canon funciona muito bem, controlo por Bluetooth e a transmissão é automática por Wi-Fi.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2022, 12:23:15
O App da Instax Mini Evo é muito bom também, 0 problemas com ele.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.065
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2022, 12:50:08
O App da Instax Mini Evo é muito bom também, 0 problemas com ele.

Estou esperando chegar na loja daqui para trocar minha LiPlay por ela...
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #9 Online: 14 de Julho de 2022, 17:28:07
Estou esperando chegar na loja daqui para trocar minha LiPlay por ela...

Super divertida ela! Um amigo meu estava viajando da Europa e comprou em Paris pra mim.


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #10 Online: 19 de Julho de 2022, 14:42:40
Finalmente! Espero que não demore muito! :clap:
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia