Autor Tópico: Canon Eos R em 2022 ainda vale a pena?  (Lida 2047 vezes)

danielsa

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Julho de 2022, 17:31:53
Olá, pessoal, tenho uma Canon 6D guerreira e estou pensando em adquirir uma Canon da linha R.

Primeiramente pensei na RP com adaptador para usar minha lentes (algumas primes fixas e a 24-104 F4).

Porém estou cogitando agora pegar a R, já que a R6 foge muito do orçamento.


Ainda vale pegá-la em 2022? Quem usa a R com lentes EF poderia me dizer como é a experiência?

Obrigado

Daniel
Assunto não é sujeito.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2022, 17:36:53
Com certeza é um belo upgrade na 6D.

Única coisa pra ver é a questão do fps da duas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2022, 19:06:40
depende do valor
Conhecimento importa mais que equipamento.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2022, 20:24:33
Eu fiz mais ou menos o que vc está falando... Tinha a 6D e peguei a RP.

Gostei muito do UP, porém... a pegada da 6d é bem melhor pra mim que sou grandão. A bateria da 6D eu carrego  uma vez por mês, enquanto a da RP mal aguenta uma sessão. Tens que ter baterias extras.
Não gosto do ruído da RP... mesmo em ISO 500 acho forte, mas vale ressaltar que não uso arquivo em RAW (exceto para foto de paisagem... afinal a vida é muito curta pra ficar penteando pixel.
Fora o ruído, pra retrato até que a RP tira um arquivo bom.
A parte de foco da RP é anos luz melhor, porém, pra foto Still a 6D ganha, pois o foco por detecção de fase da 6D mesmo sendo ruim é melhor do que o de qualquer Mirrorless Canon desse tier. Se for fazer foto de retrato, as ML dão um banho em qualquer DSLR por ter rastreamento de rosto e de olho.

Minhas lentes eram todas EF, mas estou mudando aos poucos para as RF de entrada. Embora as lentes EF que tenho sejam excelentes, ando preferindo usar um kit mais leve e discreto do que usar as pesadas lentes série L.
Prefiro a RF 24-105 do que a EF 24-105 F4L... mesmo sendo escura e talz, a RF me atende melhor quanto à foto macro.
As lentes EF funcionam normalmente nas ML, porém, como eu faço bastante foto de produto, a 100mm macro comigo não funcionou legal. Em algumas circunstâncias ela acaba dando um reflexo interno, quase como um Flare, destruindo o contraste da foto. Isso acontece em situações em que uso o modo Macro 1:1 e a cena é um High key (fundo branco, assunto super-exposto p/ e-commerce). Um pouco disso é por conta do adaptador que não tinha um matte tão bom (marca Andoer), mas de resto, o adaptador funciona perfeitamente.

Um problema que o pessoal fala muito é que flash chinês com a RP em Hi Speed Sync não funciona. Por conta do obturador eletrônico aparece umas faixas na foto.

A minha RP eu peguei no Aliexpress em novembro. Chegou em 18 dias e não foi tributada. O valor foi R$5700 parcelado em 6x. Me arrependi de não ter esticado mais 1600 e pego a EOS R que estava R$7300. A diferença é que ganha 4MPx (quase não faz diferença), ganha o C-Log (se filma ajuda, e o futuro é vídeo), ganha um modo de AF ( acho que é rastreamento por área), ganha AF em 4k (apesar que pra mim não uso), ganha em sensibilidade de ISO e latitude. Eu algumas vezes preciso recuperar sombra e isso ajuda. Ganha também mais autonomia e pode aproveitar as baterias da 6d.
Tem também grip para a R, já a RP tem só um adaptador de bateria, mas é gambiarra, não tem os dials e botões extras.
Enfim a RP é uma Rebel full frame.
Outra coisa que ganha é obturador mecânico que fecha a cortina quando desliga, sincroniza em HSS vai 1 stop a mais (1/8000 vs 1/4000 da RP). Também tem modo silencioso manual, que vc consegue fotografar como no celular.


Meu plano agora é vender a 6D e a M50 pra pegar uma R usada  na gringa. Lá nova tá custando $1700 e usada esse valor cai uns 300 dol... No final deve dar  em torno de R$7500 mesmo.
« Última modificação: 26 de Julho de 2022, 20:31:30 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


danielsa

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2022, 20:25:08
depende do valor

Em torno de 12.500 com nota e sem adaptador.
Assunto não é sujeito.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2022, 01:08:24
Em torno de 12.500 com nota e sem adaptador.
É uma ótima câmera, mas atualmente existem tantos modelos novos que por esse valor não sei se compraria. Qd comprei a minha, alguns meses depos do lançamento, paguei o equivalente a R$ 9.000,00 o dollar era outro cambio, mas tbm o preço dela estava alto pq era prox ao lançamento.

Vc não consegue uma usada por menos??? E ou outros modelos que sucederam, estão muuuito mais caros??? to por fora dos preços dos novos modelos.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2022, 01:21:27
Vc viu essa R7 que lançaram??? O Fernando postou link no outro tópico, preço bom no AliExpress veja:


Finalmente Canon EOS R10 R$ 5.700,07 (+ cupom de R$ 67,51 - SALE1000TO12);

https://s.click.aliexpress.com/e/_DFgt1vH


Canon EOS R7 R$ 10.264,66 (+ cupom de R$ 67,51 - SALE1000TO12);

https://s.click.aliexpress.com/e/_Dnnl44n

Recomendo esta loja, lembrando que minha EOS RP peguei com eles.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Julho de 2022, 11:39:05
É uma ótima câmera, mas atualmente existem tantos modelos novos que por esse valor não sei se compraria.

Essa questão de "Modelos novos", não sei se enquadra, porque não saiu uma R "mark II', por exemplo.

Tem câmeras novas, com certeza, mas com diferenças em relação à R.



Eu só tô achando cara, mas como é com nota fiscal, e o dólar tá essa loucura, não sei se tá tão absurdo assim.

No PY, tá 9200,00
https://www.comprasparaguai.com.br/camera-canon-eos-r-corpo-ingles-sem-manual__3556913/
NA BH, tá 9500,00 com cambio a 5,30
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1433710-REG/canon_eos_r_mirrorless_digital.html


Você tem que ver:
1 - A camera supre suas necessidades?
2 - O que você compra, de melhor, com esse dinheiro?

Sei que não sou exemplo pra ninguém, mas em breve tô indo no PY buscar outra RP.
Antiga? Sim. Simplona? com certeza.
Mas eu já tenho uma, e supre todas minhas necessidades, então como faço casamento com duas câmeras simultaneamente, melhor uma RP, do que uma RP "mark II", se existisse.




Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Julho de 2022, 14:14:43
Essa questão de "Modelos novos", não sei se enquadra, porque não saiu uma R "mark II', por exemplo.

Mas eu já tenho uma, e supre todas minhas necessidades, então como faço casamento com duas câmeras simultaneamente, melhor uma RP, do que uma RP "mark II", se existisse.
sim não existe e nem sei se vai existir uma mark II
qd digo modelos novos é R7, R10 essas coisas.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Julho de 2022, 14:17:09
sim, é uma otima camera, mas precisa mesmo avaliar as diferenças para os modelos mais recentes.

no YT tem vários vídeos respondendo essa pergunta com uma analise mais profunda.

Na opinião de alguns ainda é uma câmera excelente, tira ótimas fotos, e é melhor que os novos modelos em algumas coisa e defasada em outras.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Julho de 2022, 14:18:21
Conhecimento importa mais que equipamento.


danielsa

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Julho de 2022, 14:22:07
Eu fiz mais ou menos o que vc está falando... Tinha a 6D e peguei a RP.

Gostei muito do UP, porém... a pegada da 6d é bem melhor pra mim que sou grandão. A bateria da 6D eu carrego  uma vez por mês, enquanto a da RP mal aguenta uma sessão. Tens que ter baterias extras.
Não gosto do ruído da RP... mesmo em ISO 500 acho forte, mas vale ressaltar que não uso arquivo em RAW (exceto para foto de paisagem... afinal a vida é muito curta pra ficar penteando pixel.
Fora o ruído, pra retrato até que a RP tira um arquivo bom.
A parte de foco da RP é anos luz melhor, porém, pra foto Still a 6D ganha, pois o foco por detecção de fase da 6D mesmo sendo ruim é melhor do que o de qualquer Mirrorless Canon desse tier. Se for fazer foto de retrato, as ML dão um banho em qualquer DSLR por ter rastreamento de rosto e de olho.

Minhas lentes eram todas EF, mas estou mudando aos poucos para as RF de entrada. Embora as lentes EF que tenho sejam excelentes, ando preferindo usar um kit mais leve e discreto do que usar as pesadas lentes série L.
Prefiro a RF 24-105 do que a EF 24-105 F4L... mesmo sendo escura e talz, a RF me atende melhor quanto à foto macro.
As lentes EF funcionam normalmente nas ML, porém, como eu faço bastante foto de produto, a 100mm macro comigo não funcionou legal. Em algumas circunstâncias ela acaba dando um reflexo interno, quase como um Flare, destruindo o contraste da foto. Isso acontece em situações em que uso o modo Macro 1:1 e a cena é um High key (fundo branco, assunto super-exposto p/ e-commerce). Um pouco disso é por conta do adaptador que não tinha um matte tão bom (marca Andoer), mas de resto, o adaptador funciona perfeitamente.

Um problema que o pessoal fala muito é que flash chinês com a RP em Hi Speed Sync não funciona. Por conta do obturador eletrônico aparece umas faixas na foto.

A minha RP eu peguei no Aliexpress em novembro. Chegou em 18 dias e não foi tributada. O valor foi R$5700 parcelado em 6x. Me arrependi de não ter esticado mais 1600 e pego a EOS R que estava R$7300. A diferença é que ganha 4MPx (quase não faz diferença), ganha o C-Log (se filma ajuda, e o futuro é vídeo), ganha um modo de AF ( acho que é rastreamento por área), ganha AF em 4k (apesar que pra mim não uso), ganha em sensibilidade de ISO e latitude. Eu algumas vezes preciso recuperar sombra e isso ajuda. Ganha também mais autonomia e pode aproveitar as baterias da 6d.
Tem também grip para a R, já a RP tem só um adaptador de bateria, mas é gambiarra, não tem os dials e botões extras.
Enfim a RP é uma Rebel full frame.
Outra coisa que ganha é obturador mecânico que fecha a cortina quando desliga, sincroniza em HSS vai 1 stop a mais (1/8000 vs 1/4000 da RP). Também tem modo silencioso manual, que vc consegue fotografar como no celular.


Meu plano agora é vender a 6D e a M50 pra pegar uma R usada  na gringa. Lá nova tá custando $1700 e usada esse valor cai uns 300 dol... No final deve dar  em torno de R$7500 mesmo.

Valeu pelo relato. Tenho uma A6300 da Sony e conheço o foco nos olhos, como ajuda na composição de retratos. Acaba com o foca/recompõe.
Outra coisa que você comentou é sobre o High Speed Sync. Tenho equipamentos Godox e consigo tanto na 6D quanto na A6300, e na RP não funciona direito, ao contrário da R. A função de fechar o sensor da R também é importante, sem riscos de entrar sujeira na troca de lentes em ambiente externo.
Não tenho coragem de arriscar no Ali. Muita emoção, hehehehe!

Essa questão de "Modelos novos", não sei se enquadra, porque não saiu uma R "mark II', por exemplo.

Tem câmeras novas, com certeza, mas com diferenças em relação à R.



Eu só tô achando cara, mas como é com nota fiscal, e o dólar tá essa loucura, não sei se tá tão absurdo assim.

No PY, tá 9200,00
https://www.comprasparaguai.com.br/camera-canon-eos-r-corpo-ingles-sem-manual__3556913/
NA BH, tá 9500,00 com cambio a 5,30
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1433710-REG/canon_eos_r_mirrorless_digital.html


Você tem que ver:
1 - A camera supre suas necessidades?
2 - O que você compra, de melhor, com esse dinheiro?

Sei que não sou exemplo pra ninguém, mas em breve tô indo no PY buscar outra RP.
Antiga? Sim. Simplona? com certeza.
Mas eu já tenho uma, e supre todas minhas necessidades, então como faço casamento com duas câmeras simultaneamente, melhor uma RP, do que uma RP "mark II", se existisse.




Pois é, tem a Sony AIII, mais cara que a EOS R. Porém eu só tenho duas lentes FF para Sony, além de ela ser mais cara também. a EOS R não tem uma sucessora direta ainda.

Só considerando a inflação, sem a variaçao do dólar, R$ 9.200,00 corrigido de 2018 para agora dá +/- R$ 11.700,00!

Quanto à possibilidade de pegar uma usada, eu acho que o mercado de usados está uma piada. Tem gente pedindo em câmera ou lente valor mais alto do que o produto novo, de loja.





Assunto não é sujeito.


danielsa

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Julho de 2022, 14:26:53
Essa questão de "Modelos novos", não sei se enquadra, porque não saiu uma R "mark II', por exemplo.

Tem câmeras novas, com certeza, mas com diferenças em relação à R.



Eu só tô achando cara, mas como é com nota fiscal, e o dólar tá essa loucura, não sei se tá tão absurdo assim.

No PY, tá 9200,00
https://www.comprasparaguai.com.br/camera-canon-eos-r-corpo-ingles-sem-manual__3556913/
NA BH, tá 9500,00 com cambio a 5,30
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1433710-REG/canon_eos_r_mirrorless_digital.html


Você tem que ver:
1 - A camera supre suas necessidades?
2 - O que você compra, de melhor, com esse dinheiro?

Sei que não sou exemplo pra ninguém, mas em breve tô indo no PY buscar outra RP.
Antiga? Sim. Simplona? com certeza.
Mas eu já tenho uma, e supre todas minhas necessidades, então como faço casamento com duas câmeras simultaneamente, melhor uma RP, do que uma RP "mark II", se existisse.

Pois é, semanas atrás dólar estava na casa dos 4,80....

Você faz casamento com a RP, ou ela é a secundária?
Assunto não é sujeito.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #13 Online: 27 de Julho de 2022, 15:51:53
Quanto à possibilidade de pegar uma usada, eu acho que o mercado de usados está uma piada. Tem gente pedindo em câmera ou lente valor mais alto do que o produto novo, de loja.

Esses vc tem que ficar de olho... deixar salvo nos favoritos e de tempo em tempo voltar. Os caras anunciam caro assim e não vendem, vai ficando enroscado. Depois de um tempo vc volta e faz uma proposta. Geralmente depois de 2 ou 3 meses parado o cara cai na real.
Usado sempre tem que estar de olho... garimpar. Vez ou outra alguém anuncia sem juros no ML, ou OLX que agora estão dando alguns cupons de desconto.
Fotógrafo oficial Foco Radical


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Julho de 2022, 19:03:46
Pois é, semanas atrás dólar estava na casa dos 4,80....

Você faz casamento com a RP, ou ela é a secundária?

Meu trampo é 70% casamento, (e pré wedding), 25% formatura (e foto convite) e o restante pra aniversário infantil, ensaios avulsos, etc.

De início eu apanhei um pouco dela, pelo FPS mais lento que da 80d, pela bateria que dura bem menos.
Mas tô totalmente adaptado hoje, rsrs