Autor Tópico: Não é céu nublado, é a Nebulosa da Íris!  (Lida 709 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 05 de Agosto de 2022, 12:33:51
A Nebulosa da Íris (Iris Nebula) é uma nebulosa de reflexão na constelação de Cefeu. Como tal, ela compreende uma nuvem de poeira cósmica (LBN 487) cercando um aglomerado estelar aberto (NGC 7023 Ou Caldwell 4). Apesar do alto brilho aparente (+6.8), somente a parte iluminada pelo aglomerado é facilmente visível. Todo o resto é uma nuvem de poeira cósmica de cerca de 6 anos-luz de extensão a 1300 anos-luz de nós.


Pra conseguir capturar a poeira escura, esta foi a foto na qual usei mais tempo de integração até agora: foram 9:44 horas em 146 quadros de 4 minutos cada. Eu gostaria de ter mais detalhes na nebulosa, mas a cada dobra no tempo de integração, o ganho é de meros 3 dB. Precisaria de umas 30 horas pra ter um resultado similar ao que eu obteria de um local com céu mais limpo que o quintal de casa. Usei um telescópio Sky-Watcher Evostar 72ED (refrator) com redutor 0.8x, câmera ZWO ASI294MC e filtros empilhados, CLS e IR/UV.

 




felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2022, 15:37:37
Precisaria de umas 30 horas pra ter um resultado similar ao que eu obteria de um local com céu mais limpo que o quintal de casa.

Ontem fui até o observatório a cerca de 100 km de onde moro. A diferença que faz um céu limpo aparece nesta imagem, de somente 90 minutos de integração, apresentando mais detalhes, contra a anterior, de quase 10 horas.



Pra comparação, esta é a imagem somente da nebulosidade, com estrelas removidas por processamento de imagem.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2022, 20:55:29
Cara, acho essas imagens perfeitamente boas... Quisera eu ter um local que permitisse ousar fazer este tipo de imagens.
Essas núvens moleculares são incrivelmente elusivas.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2022, 20:56:33 por AFShalders »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2022, 03:38:56
Cara, acho essas imagens perfeitamente boas... Quisera eu ter um local que permitisse ousar fazer este tipo de imagens.
Essas núvens moleculares são incrivelmente elusivas.

Eu olhei aqui. Por este site, o lugar onde fotografo é verde escuro. Vc teria que dirigir mais um pouco, mas Casemiro de Abreu já é da mesma cor que aqui. Se for pra oeste de Juiz de Fora, é mais escuro ainda. Teria que ir em um fim de semana, mas dá pra fazer!


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2022, 09:04:12
Eu olhei aqui. Por este site, o lugar onde fotografo é verde escuro. Vc teria que dirigir mais um pouco, mas Casemiro de Abreu já é da mesma cor que aqui. Se for pra oeste de Juiz de Fora, é mais escuro ainda. Teria que ir em um fim de semana, mas dá pra fazer!
Interessante.

Pelo mapa qual a cor mais limpa para fazer esse tipo de foto?
Cinza?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2022, 10:04:09
Interessante.

Pelo mapa qual a cor mais limpa para fazer esse tipo de foto?
Cinza?

Tem o incolor, ou preto. Onde eu moro, tenho que viajar umas 7-8 horas pra chegar em um lugar assim. No Brasil, quem mora no Sudeste tem os melhores lugares no interior de MG, ao norte de Patos de Minas.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2022, 11:30:48
Tem o incolor, ou preto. Onde eu moro, tenho que viajar umas 7-8 horas pra chegar em um lugar assim. No Brasil, quem mora no Sudeste tem os melhores lugares no interior de MG, ao norte de Patos de Minas.

Basta está num lugar preto ou precisa verificar se não tem nada amarelo entre o local e a direção do objeto?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.297
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2022, 13:44:05
Tem o incolor, ou preto. Onde eu moro, tenho que viajar umas 7-8 horas pra chegar em um lugar assim. No Brasil, quem mora no Sudeste tem os melhores lugares no interior de MG, ao norte de Patos de Minas.
Então se eu der um passo para o lado já da bom.  :hysterical: :hysterical:

http://darksitefinder.com/maps/world.html#13/-28.1975/-51.5381


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2022, 14:37:53