Autor Tópico: Nitidez OM-D E-M10 MK III + 14-42mm (kit)  (Lida 5478 vezes)

renanpd

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Online: 18 de Agosto de 2022, 07:10:10
Pessoal bom dia,

Faz muito tempo rs eu tinha uma D7100 com algumas lentes primes e uma zoom da tanron 17-50 2.8. Vendi os equipamentos em 2014 e fiquei muito tempo sem fotografar. Comprei uma E-M10 e não estou conseguindo tirar fotos nítidas com ela. Podem me dar algumas dicas?

Fui para o m4/3 por conta do Angelo aqui do grupo, saimos para fotografar algumas vezes e eu e o Lucas sempre com um monte de trambolhos e ele com uma pochete e conseguindo bons resultados rsrsrs.

O problema é que eu não estou conseguindo estes resultados.

Renan Paiva


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2022, 11:07:45
uso olympus há mais de 10 anos, nitidez nunca foi um problema. aliás, esta lente do kit não é das mais luminosas mas é bem nítida.
pode postar uma foto para ilustrar o problema?
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2022, 10:45:09
Pessoal bom dia,

Faz muito tempo rs eu tinha uma D7100 com algumas lentes primes e uma zoom da tanron 17-50 2.8. Vendi os equipamentos em 2014 e fiquei muito tempo sem fotografar. Comprei uma E-M10 e não estou conseguindo tirar fotos nítidas com ela. Podem me dar algumas dicas?

Fui para o m4/3 por conta do Angelo aqui do grupo, saimos para fotografar algumas vezes e eu e o Lucas sempre com um monte de trambolhos e ele com uma pochete e conseguindo bons resultados rsrsrs.

O problema é que eu não estou conseguindo estes resultados.

Renan Paiva

Caramba, que a responsa a minha!  :D
Sua maquina é ótima, deve ser alguma problema de configuração ou na lente. Um dia desses podemos marcar um encontro fotográfico, por ex. em um museu (é mais seguro) e levo algumas lentes pra voce testar. Mas lente de kit não uso, mas ate tenho umas 2 guardadas aqui. Vale investir em alguma lente zoom ou prime de qualidade. Das de kit, tem a Lumix 12-32mm pankake, super compacta e boa, q tenho também..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2022, 13:35:10

G1 e GF1 vinham com a lente Lumix G 14-45mm F3.5-5.6 no kit, que tem reputação muito boa.

Este link abaixo é do review da GF1 no dpreview, no capítulo do teste da lente do kit citada acima.  Dá uma olhada é avalia o benefício vs. custo.

https://m.dpreview.com/reviews/panasonicgf1/19

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 19 de Agosto de 2022, 17:40:09
Fotos e exif  :D
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


renanpd

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2022, 17:42:09
uso olympus há mais de 10 anos, nitidez nunca foi um problema. aliás, esta lente do kit não é das mais luminosas mas é bem nítida.
pode postar uma foto para ilustrar o problema?

Obrigado, este fds consigo tirar uma melhorzinha para postar rsrsrs.


renanpd

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2022, 17:42:52
Caramba, que a responsa a minha!  :D
Sua maquina é ótima, deve ser alguma problema de configuração ou na lente. Um dia desses podemos marcar um encontro fotográfico, por ex. em um museu (é mais seguro) e levo algumas lentes pra voce testar. Mas lente de kit não uso, mas ate tenho umas 2 guardadas aqui. Vale investir em alguma lente zoom ou prime de qualidade. Das de kit, tem a Lumix 12-32mm pankake, super compacta e boa, q tenho também..

Opa quanto tempo, com certeza quero sim. Bora marcar você escolhe data e lugar.


renanpd

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #7 Online: 19 de Agosto de 2022, 18:23:06
Seguem fotinhas simples só para vocês me ajudarem msmo rs.








renanpd

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2022, 18:42:49
A primeira esta sem nada de tratamento, agora esta ela aqui com um pouco de tratamento.




renanpd

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #9 Online: 26 de Agosto de 2022, 22:01:06
Pessoal creio que agora a nitidez atendeu minhas expectativas, utilizando uma prime 45mm 1.8.

Criticas e sugestões sempre são bem-vindas.

my little princess by Renan Paiva, on Flickr

pensativo by Renan Paiva, on Flickr


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 26 de Agosto de 2022, 23:00:43
Seguem fotinhas simples só para vocês me ajudarem msmo rs.








Cara essa foto tá com uma velocidade de 1/8 . Mesmo num tripé 1/8 é uma velocidade muito baixa que pode resultar facilmente em tremidos e falta de nitidez. Subir o ISO e deixar a velocidade mais rápida pra compensar é a solução. Por exemplo: se você usa 24MM de distância focal, experimente deixar em 1/100 ou mais rápido 1/125 , 1/200 , etc. Eu particularmente acho que pra lentes do sistema micro 4/3 (12-42MM , equivalente Fullframe a 24-85 ) eu usaria no mínimo 1/100 pra ter boa nitidez , mesmo que tenha que subir o ISO de 200 pra 800, por exemplo.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 26 de Agosto de 2022, 23:29:38
Seguem fotinhas simples só para vocês me ajudarem msmo rs.








Cara essa primeira foto foto tá com uma velocidade de 1/8 . Mesmo num tripé 1/8 é uma velocidade muito baixa que pode resultar facilmente em tremidos e falta de nitidez. Subir o ISO e deixar a velocidade mais rápida pra compensar é a solução. Por exemplo: se você usa 24MM de distância focal, experimente deixar em 1/100 ou mais rápido 1/125 , 1/200 , etc. Eu particularmente acho que pra lentes do sistema micro 4/3 (12-42MM , equivalente Fullframe a 24-85 ) eu usaria no mínimo 1/100 pra ter boa nitidez , mesmo que tenha que subir o ISO de 200 pra 800, por exemplo.

Já a segunda foto a fotometria ficou 1/100s ƒ/5 ISO400 22mm ; ou seja a velocidade do obturador não foi problema pois 22MM em sensor Micro 4/3 é equivalente a 44MM do sistema Fullframe. Então uma velocidade 1/100 seria suficiente. O que está engraçado é que o foco parece que ficou bem na calça jeans do bebê da foto. Como você  possivelmente fotografou na abertura máxima da lente (ou algo próximo disso), há uma clara perda de nitidez nas bordas da imagem. Para resolver isso, fechar a abertura para F8 seria uma ótima solução, você teria tudo em foco na sua cena pela distância que você fotografou e teria nitidez no centro da foto e nas bordas também .

Mesmo usando a lente do kit, é possível obter ótimas fotos. Fechar de F5 pra F8, dá um Stop inteiro + 1 terço. Você poderia facilmente resolver isso subindo o ISO pra 800 ou pra 1000 e fechando a abertura pra F8. A fotometria adequada também influencia bastante na nitidez percebida. Por exemplo, o ponto ótimo de uma objetiva geralmente está entre 1 a 3 stops mais fechada. Uma lente de kit só fica nítida entre F8 - F11 - F13 e as aberturas intermediárias.

Se você usou a 45MM 1.8 (não vi a abertura usada), vale a mesma regra. Uma lente 1.8 vai começar a ficar nítida a partir de 2.8 (de 1 a 3 stops) , temos F4, F5.6 . Então qualquer abertura entre F2.8 até F5.6 a lente será ultra-nítida. Entendeu como funciona? Não tenho medo de , eventualmente, subir um pouco o ISO da sua câmera. As vezes é preferível um pouco de ruído mais elevado (com pouca perda) do que uma foto tirada em 1/8 que a velocidade do obturador qualquer tremida tira a qualidade de nitidez da foto.

Espero ter ajudado. Valeus


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 26 de Agosto de 2022, 23:36:07


renanpd

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #13 Online: 27 de Agosto de 2022, 13:23:54
Cara essa primeira foto foto tá com uma velocidade de 1/8 . Mesmo num tripé 1/8 é uma velocidade muito baixa que pode resultar facilmente em tremidos e falta de nitidez. Subir o ISO e deixar a velocidade mais rápida pra compensar é a solução. Por exemplo: se você usa 24MM de distância focal, experimente deixar em 1/100 ou mais rápido 1/125 , 1/200 , etc. Eu particularmente acho que pra lentes do sistema micro 4/3 (12-42MM , equivalente Fullframe a 24-85 ) eu usaria no mínimo 1/100 pra ter boa nitidez , mesmo que tenha que subir o ISO de 200 pra 800, por exemplo.

Já a segunda foto a fotometria ficou 1/100s ƒ/5 ISO400 22mm ; ou seja a velocidade do obturador não foi problema pois 22MM em sensor Micro 4/3 é equivalente a 44MM do sistema Fullframe. Então uma velocidade 1/100 seria suficiente. O que está engraçado é que o foco parece que ficou bem na calça jeans do bebê da foto. Como você  possivelmente fotografou na abertura máxima da lente (ou algo próximo disso), há uma clara perda de nitidez nas bordas da imagem. Para resolver isso, fechar a abertura para F8 seria uma ótima solução, você teria tudo em foco na sua cena pela distância que você fotografou e teria nitidez no centro da foto e nas bordas também .

Mesmo usando a lente do kit, é possível obter ótimas fotos. Fechar de F5 pra F8, dá um Stop inteiro + 1 terço. Você poderia facilmente resolver isso subindo o ISO pra 800 ou pra 1000 e fechando a abertura pra F8. A fotometria adequada também influencia bastante na nitidez percebida. Por exemplo, o ponto ótimo de uma objetiva geralmente está entre 1 a 3 stops mais fechada. Uma lente de kit só fica nítida entre F8 - F11 - F13 e as aberturas intermediárias.

Se você usou a 45MM 1.8 (não vi a abertura usada), vale a mesma regra. Uma lente 1.8 vai começar a ficar nítida a partir de 2.8 (de 1 a 3 stops) , temos F4, F5.6 . Então qualquer abertura entre F2.8 até F5.6 a lente será ultra-nítida. Entendeu como funciona? Não tenho medo de , eventualmente, subir um pouco o ISO da sua câmera. As vezes é preferível um pouco de ruído mais elevado (com pouca perda) do que uma foto tirada em 1/8 que a velocidade do obturador qualquer tremida tira a qualidade de nitidez da foto.

Espero ter ajudado. Valeus

Ajudou muito com certeza,

Obrigado ;-)


renanpd

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15