Autor Tópico: ZWO ASI461MM Pro - Astrofotografia em médio formato!  (Lida 1284 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 30 de Agosto de 2022, 11:22:34
Recentemente a ZWO lançou a câmera especializada em astrofoto ASI461MM Pro, de médio formato e 100 Mp.

Destrinchando o nome da câmera:
ASI - Câmeras de astrofoto da ZWO baseadas em sensor Sony
461 - Usa o sensor Sony IMX461, de 100 Mp. O mesmo tipo de sensor da Fuji GFX-100, mas sem filtro Bayer.
M - Usa tecnologia CMOS
M - Monocromática, ou seja, depende de uso com filtros pra fotos coloridas.
Pro - Possui sistema de resfriamento, com diferencial de temperatura de até 35 graus.

Precinho: 14800 dólares  :eek:

É uma câmera impressionante que demanda equipamento impressionante. A grande maioria dos equipamentos pra astrofoto "comuns" usa diâmetro nominal de 2", que cobre sensores full frame. Esta câmera, porém, usa filtros e telescópios de 3" de diâmetro nominal. Isso acarreta em mais peso do equipamento, que acarreta em mounts mais parrudos e mais caros... Um sistema pra usar uma câmera dessas pode chegar fácil a mais de 50 mil dólares.





cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2022, 22:33:48
Cara eu acho que amadores dificilmente comprarão um equipamento desse tipo. É um nicho ultra-específico que , pelo tamanho do sensor e valor dos investimentos necessários, precisa se justificar (a compra e uso). Mas não deixa de ser impressionante como a tecnologia evoluiu : sensores de 100 Megapixels de médio formato se formos parar pra pensar é algo realmente excepcional. Grande qualidade é o mínimo que se espera dessa tipo de equipamento pra astrofotografia.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2022, 05:17:28
Cara eu acho que amadores dificilmente comprarão um equipamento desse tipo. É um nicho ultra-específico que , pelo tamanho do sensor e valor dos investimentos necessários, precisa se justificar (a compra e uso). Mas não deixa de ser impressionante como a tecnologia evoluiu : sensores de 100 Megapixels de médio formato se formos parar pra pensar é algo realmente excepcional. Grande qualidade é o mínimo que se espera dessa tipo de equipamento pra astrofotografia.

Impressionante é encontrar quem realmente compra. Não exatamente essa câmera, mas já vi gente com a equivalente dela da QHY (seriam como Nikon e Canon das marcas de câmeras científicas). Tem gente que gasta com vontade.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2022, 15:23:00
Impressionante é encontrar quem realmente compra. Não exatamente essa câmera, mas já vi gente com a equivalente dela da QHY (seriam como Nikon e Canon das marcas de câmeras científicas). Tem gente que gasta com vontade.

Felipe , então, ai entra uma questão que aprendi em finanças  / investimentos e desenvolvimento pessoal que é o seguinte: tire o dinheiro da jogada. Vamos imaginar que dinheiro nunca seja a questão, que você dispõe do dinheiro pra comprar esse tipo de equipamento : você realmente o compraria ?

No seu caso, minha aposta seria que sim, pois você curte muito astrofotografia (pelo que percebi). Mas no caso meu , por exemplo, que não é meu estilo não faz sentido. Então, acho que por ai começa um bom termômetro se algo é necessário ou não. Como disse, é um nicho ultra específico de fotografia. Mas que, com certeza, tem mercado pra tal.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2022, 16:42:58
Felipe , então, ai entra uma questão que aprendi em finanças  / investimentos e desenvolvimento pessoal que é o seguinte: tire o dinheiro da jogada. Vamos imaginar que dinheiro nunca seja a questão, que você dispõe do dinheiro pra comprar esse tipo de equipamento : você realmente o compraria ?

No seu caso, minha aposta seria que sim, pois você curte muito astrofotografia (pelo que percebi). Mas no caso meu , por exemplo, que não é meu estilo não faz sentido. Então, acho que por ai começa um bom termômetro se algo é necessário ou não. Como disse, é um nicho ultra específico de fotografia. Mas que, com certeza, tem mercado pra tal.

A pergunta é complexa. Se dinheiro não fosse problema, eu compraria o James Webb... Claro que é um exagero, mas vc vê onde quero chegar.

Ainda assim, posso perfeitamente ver universidades e institutos de pesquisa comprando uma câmera assim. Finamente, veja: 50 mil dólares é um kit de entrada pra esse tamanho de sensor. O céu é o limite (figurativa E literalmente falando!).


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2022, 22:30:32
A pergunta é complexa. Se dinheiro não fosse problema, eu compraria o James Webb... Claro que é um exagero, mas vc vê onde quero chegar.

Ainda assim, posso perfeitamente ver universidades e institutos de pesquisa comprando uma câmera assim. Finamente, veja: 50 mil dólares é um kit de entrada pra esse tamanho de sensor. O céu é o limite (figurativa E literalmente falando!).

É isso que estou falando. Há uns 6 meses, fiz uma ultra-sonografia e parte dos equipamentos era da Canon. Algo que pouca gente sabe é que Canon e Nikon fazem impressoras, equipamentos hospitalares e não somente câmeras e lentes. Então fazendo +- a regra que você citou: nós não teríamos um equipamento de ultra-sonografia, mas certamente existem centenas ou milhares de hospitais no Brasil que compram um equipamento desses, certo. Acho que o raciocínio é parecido: devem existir cientistas, grupos acadêmicos e mesmo pessoas físicas que desembolsam essa quantia que for para ter um equipamento fotográfico topo de linha como esse que você apresentou aqui. Mas em termos quantitativos , é um número muito pequeno de grupos e pessoas que o faz.

Se dinheiro não fosse a questão na jogada, certamente teria uma Médio Formato top da Pentax , que é um equipamento incrível. Mas mesmo assim, não seria necessário, seria mais uma extravagância do que uma necessidade.