Autor Tópico: Melhor Ponto de Foco da Nikon Z6II  (Lida 5256 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #45 Online: 07 de Setembro de 2022, 12:54:21
Cara, fantástico isso! Não sabia que tinha como olhar pelo soft, vou olhar agora!

Valeu pela dica

Fique atento as versões:

Nikon descontinuando software:ViewNX-2,ViewNX-i,Capture NX2, Capture NXD
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,143534.0.html

Nikon NX Studio : atualização de versão
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,139315.0.html
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 08 de Setembro de 2022, 08:27:36
Fique atento as versões:

Nikon descontinuando software:ViewNX-2,ViewNX-i,Capture NX2, Capture NXD
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,143534.0.html

Nikon NX Studio : atualização de versão
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,139315.0.html
Isso mesmo, esse que tenho atualizado e não lembrava o nome  :doh:


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 08 de Setembro de 2022, 08:32:50
Mais um detalhe que li e não me lembrava.

As lentes adaptadas via FTZ focam apenas por fase.
Já as objetivas nativas focam por fase + contraste.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2022, 08:33:05 por YP »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #48 Online: 08 de Setembro de 2022, 09:06:55
Mais um detalhe que li e não me lembrava.

As lentes adaptadas via FTZ focam apenas por fase.
Já as objetivas nativas focam por fase + contraste.

Ué... Eu juaria que lentes nativas focassem só por contraste.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #49 Online: 08 de Setembro de 2022, 09:32:07
Ué... Eu juaria que lentes nativas focassem só por contraste.

Acho que só M4/3 que tem foco exclusivo por contraste, não?

Mais um detalhe que li e não me lembrava.

As lentes adaptadas via FTZ focam apenas por fase.
Já as objetivas nativas focam por fase + contraste.

Aí caímos naquele lance de não ser cross type esses pontos pro fase.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 08 de Setembro de 2022, 09:59:13
Vejo muita gente esperando um comportamento das ML 100% equivalente a um comportamento DSLR. Não é, até porque as DSLRs não têm os refinamentos que as ML têm.

Veja este tópico, a partir deste ponto:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,136241.msg1478252.html#msg1478252

O Mike tamém teve problemas em condições similares às suas, mas com uma Canon RP. Também em caso de fundo com luz mais forte que o assunto principal.

Minha câmera tem um modo que prioriza o foco no assunto que está na frente. Não sei se a Z6II tem isso, mas se tiver, ajuda bastante. Já vi melhora também aumentando o tamanho do ponto de foco que eu quero usar. Sim, pode ser que se tenha que colocar o ponto de foco manualmente onde se quer. Mas aí não falha. E minha câmera é uma Fuji de 2018.

Pois é.

Acontece aqui basicamente o que eu apontei lá, e que o Ernesto também falava.

Mas napontaram que o nosso caso, em virtude do Canonicismo apostólico, o problema era na peça que segura a câmera.


A limitação existe. Saber contornar é o que resta.

Quando vou fotografar em estudio de formatura, com luz forte atrás, já tiro do rastreio, coloco em one-shot e boa. Dá pra viver.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 08 de Setembro de 2022, 10:00:40
Vou postar pra vocês aqui, o mesmo momento com alguma diferença de um passo pra trás:





deixando bem claro que NÃO É BACK FOCUS, ela fica procurando o foco, ai dei um passo pra trás e ela conseguiu focar. Esse provavelmente foi o modo Wide

logo abaixo, outro exemplo: Esse a câmera ficou birutinha procurando o foco e no visor eu via que não estava focado. Ai mudando o modo de foco e tentando novamente ela acertou. Esse provavelmente eu estava usando o modo que rastreia o rosto, buscando olhos. Percebam que na primeira foto, o fundo ficou focado, na segunda, ficou tudo certinho.




São os mesmos momentos, que a Z6II buscou muito o foco e falhou diversas vezes.

Não sei se acontece com você, mas comigo, quando tem muita luz lá atras, o quadradinho azul sai do olho da pessoa e vai lá na luz, e fica sapeando igual mosca kkkkkkk

Aí tem que reiniciar todo processo.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #52 Online: 08 de Setembro de 2022, 10:53:23
Não sei se acontece com você, mas comigo, quando tem muita luz lá atras, o quadradinho azul sai do olho da pessoa e vai lá na luz, e fica sapeando igual mosca kkkkkkk

Aí tem que reiniciar todo processo.

Cara eu senti que ela fica procurando o foco e não consegue achar, aliás, ela marca como se tivesse focado, porém na tela mesmo eu vejo que não tá focadinho.

Mas o bom do grupo aqui é isso, notar que todo mundo passa por problemas, às vezes a gente acha que é coisa da cabeça, ou que eu que estou errando o foco e tal.

No próximo evento, eu vou usar o led o tempo todo na frente e usar o modo de rastreio (Vulgo quadradinho que procura o foco) e trago os resultados.

Enfim, toda câmera tem suas particularidades, seria possível corrigir isso com o firmware futuro? não sabemos ainda kk
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #53 Online: 08 de Setembro de 2022, 10:54:31
A limitação existe. Saber contornar é o que resta.

Creio que este ponto seja pacífico. A ênfase em "limitação" ou "contornar" é opcional!  ;)

No tópico sobre o foco inteligente da Canon, estamos vendo a mesma discussão. Jeito de fazer, existe. Jeito de fazer deixando o fotógrafo feliz, aí já são outros quinhentos.


GFX100

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • #GFX100 !
Resposta #54 Online: 08 de Setembro de 2022, 12:32:49
Pois é.

Acontece aqui basicamente o que eu apontei lá, e que o Ernesto também falava.

Mas napontaram que o nosso caso, em virtude do Canonicismo apostólico, o problema era na peça que segura a câmera.


A limitação existe. Saber contornar é o que resta.

Quando vou fotografar em estudio de formatura, com luz forte atrás, já tiro do rastreio, coloco em one-shot e boa. Dá pra viver.

Mas, no caso de vcs dois, ter um modelos mais avançado de Canon não resolveria ? Não seria uma limitação da RP que vcs dois usam?

Fujifilm GFX100 + GF 110mm 2.0 + GF 80mm 1.7 + GF 120mm 4.0
GFXFujifilm@gmail.com


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 09 de Setembro de 2022, 00:05:08
Cara eu senti que ela fica procurando o foco e não consegue achar, aliás, ela marca como se tivesse focado, porém na tela mesmo eu vejo que não tá focadinho.


Exato. Ela marca focado, mas não tá.


Mas o bom do grupo aqui é isso, notar que todo mundo passa por problemas, às vezes a gente acha que é coisa da cabeça, ou que eu que estou errando o foco e tal.


Pois é, estamos aqui pra ajudar.

No próximo evento, eu vou usar o led o tempo todo na frente e usar o modo de rastreio (Vulgo quadradinho que procura o foco) e trago os resultados.


Eu contornei alterando o modo de focagem. Quando chego num evento e vejo que tem cenário/estúdio com muita luz atrás, já altero tudo e fico de boa.
Quase 20 anos fotografando em one-shot, não vejo problema, kkkkkk

Creio que este ponto seja pacífico. A ênfase em "limitação" ou "contornar" é opcional!  ;)

No tópico sobre o foco inteligente da Canon, estamos vendo a mesma discussão. Jeito de fazer, existe. Jeito de fazer deixando o fotógrafo feliz, aí já são outros quinhentos.

Então, Felipe... Naquela época, o que pegou é que enquanto Ernesto e eu falávamos de algumas limitações — veja que ninguém xingava o sistema, apenas apontávamos limitações em situações bem específicas — a galera achava que era pirraça, viuvez de DSLR, falta de manejo, ou sei lá o que...
Hoje, com mais gente apontando essas situações, povo já esculacha menos...

Eu mesmo, sou apaixonado pela minha RPobre, mas tem algumas — poucas — situações, que ela perde o foco.
Só isso.

Mas, no caso de vcs dois, ter um modelos mais avançado de Canon não resolveria ? Não seria uma limitação da RP que vcs dois usam?


Cara, eu só usei a RP de mirrorless.
Mas o Ernesto usava R5, e na situação de listras verticais, ele também sentiu. Se não me engano, com fundo superexposto/mais confuso, ele também reclamou de alguma coisa.

Eu só reclamei:
— tiazinha com vestido de listras verticais; nas fotos de corpo inteiro, confundiu o sistema. Meio corpo/close, funcionou normal. Aqui o Ernesto tinha apontado, nuns links gringos, galera fotografando esporte, e camisa de time ferrando tudo. Como pouca gente usa vestido listrado vertical, fica fácil contornar se aparecer, rsrs.

— Estúdio de formatura, com pouca luz nos modelos, e luz cênica no fundo. Como resolvi: flash com luz de modelagem, ou alterar o modo de foco pra one-shot + ponto unico.

— Fundo verde, de paisagem, com as folhas pouco mais claras que o assunto, como nesse exemplo. As folhinhas mexiam lá atrás, e o quadradinho azul saía do zóio pra ir lá caçar foco. Como resolvi: em vez de pedir para o casal ir andando e eu acompanhar com o foco, clico, faço foco, clico de novo, faço o foco, e assim vai...

« Última modificação: 09 de Setembro de 2022, 00:10:21 por Mike Castro »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 09 de Setembro de 2022, 10:21:15
Tem que já saber onde a lente vai sambar,
Legal que você pegou a manhã.  Isso que dá uma insegurança pra quem começa, e quem não teve acesso ainda. O legal que todas as marcas estão evoluindo.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2022, 10:24:04 por Leonardo Tonin »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #57 Online: 09 de Setembro de 2022, 10:45:47
Mas o Ernesto usava R5, e na situação de listras verticais, ele também sentiu. Se não me engano, com fundo superexposto/mais confuso, ele também reclamou de alguma coisa.

Dizem que as Canon são um pouco piores nesse assunto. Na verdade, eu li isso numa entrevista de um gerente da Fuji (que não ia dizer que o produto dele é ruim). Ele dizia que as Canon precisavam entortar pra focar, e depois acertar pra fazer a foto. O que, obviamente, não é uma opção em foto de esporte.

Mas fico espantado de a câmera não reconhecer as linhas, que dificilmente vão ser totalmente verticais. Lembro de já ter feito um teste, mas somente em AF-S. Funcionou de boa, mas minha câmera não é das melhores em AF-C.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 09 de Setembro de 2022, 11:04:33
Dizem que as Canon são um pouco piores nesse assunto. Na verdade, eu li isso numa entrevista de um gerente da Fuji (que não ia dizer que o produto dele é ruim). Ele dizia que as Canon precisavam entortar pra focar, e depois acertar pra fazer a foto. O que, obviamente, não é uma opção em foto de esporte.


Felipe, eu te juro que o treco dá tilt, kkkkkkkkk

Tanto que nas fotos de meio corpo/close, era de boa.
Mas bastava eu afastar, preencher mais o centro do quadro, acabava a câmera, rsrsrs. Se o listrado estiver mais para os cantos, vai de boa.
No centro, aí dá o tilt.

Isso de virar um pouquinho a câmera, acho que o Ernesto chegou a comentar. Funciona, mas não é o ideal, rs.




Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #59 Online: 09 de Setembro de 2022, 17:44:57
Felipe, eu te juro que o treco dá tilt, kkkkkkkkk

Tanto que nas fotos de meio corpo/close, era de boa.
Mas bastava eu afastar, preencher mais o centro do quadro, acabava a câmera, rsrsrs. Se o listrado estiver mais para os cantos, vai de boa.
No centro, aí dá o tilt.

Isso de virar um pouquinho a câmera, acho que o Ernesto chegou a comentar. Funciona, mas não é o ideal, rs.

os caras fazem milhares de testes, mas sempre na hora do "vamo vê" de ralar que as coisas acontecem... Será possível corrigir isso futuramente com firmware? Nos dois casos, Nikon e Canon...
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."