Autor Tópico: Melhor Ponto de Foco da Nikon Z6II  (Lida 5257 vezes)

Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Online: 05 de Setembro de 2022, 21:47:29
Bom meus amigos, há alguns anos eu criei um tópico com esse mesmo intuito de ajudar quem tinha a d610 e estava tendo dificuldade em encontrar o melhor ponto de foco da sua câmera.

Como fiz o upgrade para a mais recente Nikon Z6II, e estou enfrentando esse pequeno dilema sobre o melhor modo de foco que ela tem, dentre os vários oferecidos.

Creio que juntos, com a experiência que cada um tem com a sua, poderíamos trocar informações sobre isso e ajudar uns aos outros.

Tenho utilizado muito a minha para os casamentos, ensaios, etc. Num primeiro momento foi amor a primeira vista, velocidade de foco impressionante e o inicio do mundo mirrorless que eu recomendo todo mundo experimentar. Porém, conforme se passaram os eventos e eu pude ter mais tempo analisando as fotos, notei alguns detalhes que começaram e me deixar deveras intrigado. Um deles é o seu ponto de foco. Eu ainda não consegui me adaptar com os modos que ela me oferece. Na D750, o famoso modo 3D tracking me rendia resultados excelentes e perdia pouquíssimas fotos.

Pensei que na Z6II, com um projeto mais recente, esse problema de foco seria ainda menor. Porém, confesso que ainda não consegui domar a princesinha aqui.

Notei que em condições de luz favoráveis, ela se sai bem demais. Até com uma luz amena, ela faz o seu trabalho impecavelmente. Porém, em locais com uma iluminação mais diversificada como uma pista de dança, ou até mesmo de frente à alguma decoração (Comuns em casamentos e eventos), ela deixou bem a desejar. A minha pelo menos. Notei uma certa dificuldade dela em encontrar o ponto de foco, mesmo utilizando os mais diversos como o rastreamento de rosto e o modo de foco único. Ambos erraram muitas vezes, coisa que não ocorria jamais na D750.

Creio que seja aprendizado mesmo. Experiência de outros profissionais ajuda muito nesses momentos de dificuldade e aqui é o melhor lugar para fazermos isso.

Tenho uma outra dificuldade muito básica porém não consegui resolver também. Não consegui até hoje utilizar a luz auxiliar do flash que ajuda muito nesses momentos em que ela não consegue identificar o ponto de foco inicial. Alguém já utilizou e conseguiu fazê-lo funcionar? Se sim, agradeceria imensamente a dica.

O meu kit é composto pelos seguintes itens: Z6II, Lente 24mm 1.4 nikkor, Lente 85mm 1.4 sigma, Flash Nikon SB5000. A que mais errou é a 24mm, por mais que isso me surpreenda.

Enfim, que possamos utilizar este espaço para troca de informações a respeito do ponto de foco.

Agradeço o espaço cedido sempre!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2022, 00:27:55
Como é a 24 na d750? O foco é inconsistente? O que me leva a pensar se na z 9 ela focaria ou não focaria bem.

 Não tem como usar a luz assistente do flash nas câmeras z Nikon.

O que eu vi foram alguns fotógrafos falarem sobre luz de led .







vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2022, 07:38:22
A dificuldade é em adquirir o foco ou problema com as fotos saindo fora de foco?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2022, 08:27:37
Gostaria de saber qual o modo de foco que mais usa?

Dizem que os modos de ponto único e os de rastreamento parcial da tela costumam ter mais acerto. Pelo motivo de usar menos processamento, ficando claro que mesmo sendo duplo Expeed 6 isso só se resolveu de fato na Z9, quando tudo mudou na Nikon.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2022, 09:45:39
Como é a 24 na d750? O foco é inconsistente? O que me leva a pensar se na z 9 ela focaria ou não focaria bem.

 Não tem como usar a luz assistente do flash nas câmeras z Nikon.

O que eu vi foram alguns fotógrafos falarem sobre luz de led .

Cara, fantástico.
A 24mm na d750 caiu como uma luva, nunca tive problemas com ela. Foco suave, rápido e muito preciso. Por esse motivo que estranhei a z6ii errar.

Mas por qual motivo a Nikon cometeria essa gafe terrível de tirar a luz assistente do flash? Inacreditável não? Mas enfim, se realmente for isso, o jeito é sempre usar o led pra ajudar então.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2022, 09:47:31
A dificuldade é em adquirir o foco ou problema com as fotos saindo fora de foco?

Ela fica buscando o foco, marca como focado mas quando você vê, até mesmo no monitor dela a foto está fora de foco. Levemente, claro. O estranho é que na d750 nunca tive problema algum de foco... pelo contrário, sempre elogiei muito o modo de foco dela. Achei que fazendo o upgrade para a mirrorless, seria um ganho em velocidade de foco, precisão e qualidade.

Porém notei que não, o foco deixou bem a desejar em locais com iluminação diversa.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2022, 09:51:36
Ela fica buscando o foco, marca como focado mas quando você vê, até mesmo no monitor dela a foto está fora de foco. Levemente, claro. O estranho é que na d750 nunca tive problema algum de foco... pelo contrário, sempre elogiei muito o modo de foco dela. Achei que fazendo o upgrade para a mirrorless, seria um ganho em velocidade de foco, precisão e qualidade.

Porém notei que não, o foco deixou bem a desejar em locais com iluminação diversa.

Uma lente com bokeh lindíssimo, assim como a 35 e a 58. Lhe aconselho vender para quem tem DSLR.  :(. Que m...  camarada
 


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2022, 09:53:12
Cara, fantástico.
A 24mm na d750 caiu como uma luva, nunca tive problemas com ela. Foco suave, rápido e muito preciso. Por esse motivo que estranhei a z6ii errar.

Mas por qual motivo a Nikon cometeria essa gafe terrível de tirar a luz assistente do flash? Inacreditável não? Mas enfim, se realmente for isso, o jeito é sempre usar o led pra ajudar então.
Não é só na Nikon, nenhuma mirrorless enxerga a luz iv dos flashes.
Isso de fato ajuda, mas em modos de rastreamento ele não funcionava de qualquer forma nas dslr. Apenas no modo af-s.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2022, 09:56:48
Gostaria de saber qual o modo de foco que mais usa?

Dizem que os modos de ponto único e os de rastreamento parcial da tela costumam ter mais acerto. Pelo motivo de usar menos processamento, ficando claro que mesmo sendo duplo Expeed 6 isso só se resolveu de fato na Z9, quando tudo mudou na Nikon.

Então, vamos lá. Comecei utilizando o modo wide-s, revezando nos modos maior e menor e até com o reconhecimento de rosto. Achei bem satisfatório, porém em fotos mais próximas, ela erra demais. Experimentei o single point, satisfatório porém em determinados momentos errou muito também. Mas é o que eu mais tenho utilizado. O modo AF com área automática funcionou bem em parte das fotos, outras já não funcionou bem. Ou seja, todos os modos estão "meia boca" e nenhum deles consigo utilizar em tudo que faço, sempre preciso testar qual fica menos ruim.

Vi comentários sobre o tal ponto automático com o quadradinho que fica procurando o foco, esse eu ainda não consegui dominar, mas creio que seja o melhorzinho. Vou testar nele e ver direitinho se consigo me adaptar.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #9 Online: 06 de Setembro de 2022, 09:59:43
Não é só na Nikon, nenhuma mirrorless enxerga a luz iv dos flashes.
Isso de fato ajuda, mas em modos de rastreamento ele não funcionava de qualquer forma nas dslr. Apenas no modo af-s.

Cara, que coisa, eu não sabia disso. Por isso a importância do grupo pra ajudar quem vai comprar uma câmera nova. Mas enfim, não deixa de ser uma excelente câmera, só que pro meu uso, nesses pontos me dificultou demais.

Mas agradeço demais o esclarecimento!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #10 Online: 06 de Setembro de 2022, 10:02:16
Uma lente com bokeh lindíssimo, assim como a 35 e a 58. Lhe aconselho vender para quem tem DSLR.  :(. Que m...  camarada

Então, será que por estar usando o adaptador, isso atrasaria o foco? Preciso pegar uma lente da série Z pra testar...
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Setembro de 2022, 10:22:54
Então, será que por estar usando o adaptador, isso atrasaria o foco? Preciso pegar uma lente da série Z pra testar...
Veja Lizandro que eu enfrentei esses problemas que citou à luz do dia com a Z5, aí testei a Z6 II e praticamente foi perfeita na mesma situação.
Como já citei, vendi a Z5 pouco tempo depois e ainda estou com a D750 pra variar rsrs.
Estou vendo como vai as coisas, fiquei na dúvida de pegar uma Z6 II pois sei que os problemas de foco melhoraram de fato no lançamento do Expeed 7 na Z9.

O foco com as lentes Z é mais rápido, mas esses probleminhas de inconsistência é difícil afirmar que resolve 100%.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2022, 10:23:24 por YP »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 06 de Setembro de 2022, 10:45:16
"A AF com pouca luz agora funciona até -6 EV com uma objetiva f/2 (ou mais luminosa). Poderá focar até com a luz da lua minguante."

Frase do marketing da nikon  rsrsr



Para pessoas eu usaria esse modo, wide com rastreio de rosto.
Mesma ideia do focar e recompor, colocar o rosto da pessoa na caixa e apertar o obturador para travar o foco.
A vantagem comparada com dlsr é poder recompor a vontade.

Eu evitaria usar os 03 últimos modos, em que a câmera vasculha a tela toda.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Setembro de 2022, 10:49:01
"A AF com pouca luz agora funciona até -6 EV com uma objetiva f/2 (ou mais luminosa). Poderá focar até com a luz da lua minguante."

Frase do marketing da nikon  rsrsr



Para pessoas eu usaria esse modo, wide com rastreio de rosto.
Mesma ideia do focar e recompor, colocar o rosto da pessoa na caixa e apertar o obturador para travar o foco.
A vantagem comparada com dlsr é poder recompor a vontade.

Eu evitaria usar os 03 últimos modos, em que a câmera vasculha a tela toda.
Pelo que o Lizandro disse ele estava usando esse modo, wide large com face detection.

Isso que citou na Nikon você deve apertar o botão ok, o qual abre um quadrado e coloca sobre a pessoa e depois recompõe.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Setembro de 2022, 12:48:47
Então, será que por estar usando o adaptador, isso atrasaria o foco? Preciso pegar uma lente da série Z pra testar...

É uma boa idéia, existe a 24 1.8.
Mas essa 1.4 aí...