Autor Tópico: 50mm 1.8 x 17-40mm L  (Lida 778 vezes)

gis_rodrigs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Online: 21 de Setembro de 2022, 22:47:15
Oi gente

Tenho uma 6d mark ii c a 17-40mm L.
Penso em adquirir uma 50mm 1.8. Gostaria de uma comparação  de vcs qto a foco e nitidez das 2.

Obrigada


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2022, 10:54:11
Olá.
Eu usei por um bom tempo uma 50mm 1.8 STM tanto na 5DII como na 6DII.
Ela tem uma qualidade muito boa de imagem, não sou aficcionado em nitidez, nem fico olhando fotos em 100%, então pro meu trabalho ela servia perfeitamente.
Eu só acabei trocando ela pq em eventos, com uma iluminação mais amena ela dava uma pecada no foco. As vezes caçava, em ambas as cameras, menos quando era a 6DII, mas acontecia, então acabei me desfazendo dela por uma Tamron 45mm 1.8.
Ela é uma ótima lente pra uso moderado, serve pra trabalho desde que vc conheça o limite dela, pra mim era o foco que errava algumas vezes. A imagem dela era muito boa.
Acredito que em qualidade de imagem se fechar ela em f/4 igual a 17-40 L ela vai ficar praticamente igual se não melhor, pois f/4 da L é abertura máxima, e ela fica melhor se fechar pra f/5.6

Uma opinião pessoal olhando seu set. Qual seria o uso da 50mm? Pq se vc manter a 17-40 os 50mm ficam  muito próximos, se eu mantivesse a L no kit pegaria uma 85mm 1.8 ou uma 100mm f/2, saudade dessa lente, era fantástica.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2022, 10:55:34 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.821
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2022, 12:13:30
Uma opinião pessoal olhando seu set. Qual seria o uso da 50mm? Pq se vc manter a 17-40 os 50mm ficam  muito próximos, se eu mantivesse a L no kit pegaria uma 85mm 1.8 ou uma 100mm f/2, saudade dessa lente, era fantástica.

Eu ia sugerir exatamente isso.

A 17-40 fica bem próxima, apesar da grande diferença de abertura.

17-40 + 85 1.8 ficaria um kitzinho top hein.


gis_rodrigs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2022, 13:00:30
Olá.
Eu usei por um bom tempo uma 50mm 1.8 STM tanto na 5DII como na 6DII.
Ela tem uma qualidade muito boa de imagem, não sou aficcionado em nitidez, nem fico olhando fotos em 100%, então pro meu trabalho ela servia perfeitamente.
Eu só acabei trocando ela pq em eventos, com uma iluminação mais amena ela dava uma pecada no foco. As vezes caçava, em ambas as cameras, menos quando era a 6DII, mas acontecia, então acabei me desfazendo dela por uma Tamron 45mm 1.8.
Ela é uma ótima lente pra uso moderado, serve pra trabalho desde que vc conheça o limite dela, pra mim era o foco que errava algumas vezes. A imagem dela era muito boa.
Acredito que em qualidade de imagem se fechar ela em f/4 igual a 17-40 L ela vai ficar praticamente igual se não melhor, pois f/4 da L é abertura máxima, e ela fica melhor se fechar pra f/5.6

Uma opinião pessoal olhando seu set. Qual seria o uso da 50mm? Pq se vc manter a 17-40 os 50mm ficam  muito próximos, se eu mantivesse a L no kit pegaria uma 85mm 1.8 ou uma 100mm f/2, saudade dessa lente, era fantástica.

Obrigada pelas explicações. Ajudou bem! Pensei na 50mm 1.8 pelo fato de ser mais clara e por talvez eu me adaptar a fotografar um evento todo só com ela num corpo fullframe. Será que consigo na sua opiniao?

Minha reclamaçao qto a 17-40 é que distorce muito nas bordas, preciso me atentar para nao jogar em 17mm p nao perder foto, mesmo em 40mm acho q distorce.

A 80mm é uma ideia p umas fotos mais distantes. Ela tb me ajudaria, mas p fotos mais distantes. Comparando a 80mm com a 50mm em questão de caçar foco, a 80mm caça menos?
« Última modificação: 22 de Setembro de 2022, 13:02:51 por gis_rodrigs »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.797
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2022, 13:07:49
Evento social? Acho muito difícil, vai precisar da 17 40 pra as fotos de grupo.

Sei que a economia não saiu do coma mas a 50mm é tão barata que é melhor você comprar e testar.

Se não gostar, ela vende rápido.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


gis_rodrigs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2022, 13:30:08
Evento social? Acho muito difícil, vai precisar da 17 40 pra as fotos de grupo.

Sei que a economia não saiu do coma mas a 50mm é tão barata que é melhor você comprar e testar.

Se não gostar, ela vende rápido.

Pode ser. O que me atrai é que ela é barata, tem um angulo mais normal e é mais clara(o que me ajuda em situações de pouca luz) Sinto falta de uma lente mais clara, as vezes preciso fotografar sem flash
« Última modificação: 22 de Setembro de 2022, 13:32:14 por gis_rodrigs »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2022, 15:15:29
Obrigada pelas explicações. Ajudou bem! Pensei na 50mm 1.8 pelo fato de ser mais clara e por talvez eu me adaptar a fotografar um evento todo só com ela num corpo fullframe. Será que consigo na sua opiniao?

Minha reclamaçao qto a 17-40 é que distorce muito nas bordas, preciso me atentar para nao jogar em 17mm p nao perder foto, mesmo em 40mm acho q distorce.

A 80mm é uma ideia p umas fotos mais distantes. Ela tb me ajudaria, mas p fotos mais distantes. Comparando a 80mm com a 50mm em questão de caçar foco, a 80mm caça menos?
Pra mim lentes como a 17-40 f/4 ou 16-35 são as melhores para eventos em FF.
Gis para não distorcer tanto vc tem que fotografar com a câmera nivelada a cena. Então vc agacha um pouquinho para conseguir enquadrar as pessoas com a câmera paralela ao chão. Se vc fotografar inclinando a câmera para cima ou para baixo vai ficar notório a distorção. Tbm é interessante enquadrar de um jeito para evitar a imagem grande de uma pessoa nos cantos e laterais.
Conhecimento importa mais que equipamento.


gis_rodrigs

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2022, 16:08:45
Pra mim lentes como a 17-40 f/4 ou 16-35 são as melhores para eventos em FF.
Gis para não distorcer tanto vc tem que fotografar com a câmera nivelada a cena. Então vc agacha um pouquinho para conseguir enquadrar as pessoas com a câmera paralela ao chão. Se vc fotografar inclinando a câmera para cima ou para baixo vai ficar notório a distorção. Tbm é interessante enquadrar de um jeito para evitar a imagem grande de uma pessoa nos cantos e laterais.

Boa dica essa de nivelar a camera com o chao. Vou tentar
« Última modificação: 22 de Setembro de 2022, 16:09:24 por gis_rodrigs »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 22 de Setembro de 2022, 19:21:46
Cuidado com isso de "lente mais clara" !

Uma 50mm em F1.8 tem seus usos mas também pode ser uma armadilha !
A profundidade de campo é pequena o suficiente para causar desastres se nâo for avaliada corretamente.
Lembre também que a nitidez nas bordas cai razoavelmente com esta objetiva. Veja se isso não afetará o resultado que você vier a querer se for usar essas aberturas grandes.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Setembro de 2022, 08:38:43
Obrigada pelas explicações. Ajudou bem! Pensei na 50mm 1.8 pelo fato de ser mais clara e por talvez eu me adaptar a fotografar um evento todo só com ela num corpo fullframe. Será que consigo na sua opiniao?

Minha reclamaçao qto a 17-40 é que distorce muito nas bordas, preciso me atentar para nao jogar em 17mm p nao perder foto, mesmo em 40mm acho q distorce.

A 80mm é uma ideia p umas fotos mais distantes. Ela tb me ajudaria, mas p fotos mais distantes. Comparando a 80mm com a 50mm em questão de caçar foco, a 80mm caça menos?

Em FF eu prefiro usar 35mm do que 50mm. Eu consigo usar a minha "50mm" (35 mm da Fuji) pouco tempo do evento, 80% das fotos consigo com a 35mm (23mm na Fuji).

Eu tive uma 100mm f/2, versão parecida com a 85mm. Mina primeira USM. Nossa o foco dela era absurdamente rápido e preciso. Quase nunca caçava. Mas o uso que eu fazia dela geralmente não era em eventos e sim para fotos mais fechadas em ensaios e pra caçar alguma foto no evento. De foco ela é boa. Considerando que deve ter melhores, só que a melhor lente que usei da Canon foi a 35mm f/2 IS USM que era fantástica com foco apuradíssimo. Nunca usei uma L pra saber se o foco realmente faria diferença.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2022, 08:43:10 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2022, 16:54:47
Cara , primeiro vou fazer algumas observações importantes:

A distância focal da lente é algo muito importante;
O fator nitidez envolve aspectos da cãmera , da lente e também da técnica utilizada pelo fotógrafo.

Assim, sendo, a 50MM 1.8 e uma lente grande angular como a 17-40 F4L não são comparaveis em nenhum aspecto (distância focal, nitidez, etc). São projetos óticos muito diferentes e podem ser inclusive complementares.

Sobre grande angular, note que na linha L da Canon há 3 objetivas do estilo:
16-35 F2.8 L USM
17-40 F4 L USM
16-35 F4L IS USM

Destes 3 modelos, ambos tem em comum um foco rápido, preciso e confiável USM . Tem uma construção muito decente (vedação) , enfim, são "tanques" de guerra. Mas em termos óticos, a 16-35 F4L IS USM é a melhor das 3 opções acima. Já bem nítida em abertura máxima de ponta a ponta da imagem, algo que as 16-35 2.8 e 17-40 F4L não são. Nessas duas últimas, precisa fechar a abertura pra ter um ganho de resolução e contraste .

Sobre a 50MM 1.8 , imagino que você esteja falando da 50MM 1.8 STM que eu já tive e sempre gostei muito da qualidade ótica dela. Não é a 50MM 1.8 mais nítida do mercado, mas eu gosto muito do contrastes, nitidez e reprodução de cores que essa lente entrega no sensor. Mas veja, nitidez e cores não são tudo numa objetiva. A distância focal fixa sempre irá permitir uma qualidade de imagem melhor, pois é uma lente especializada, sacou. Além da distância focal que nada se compara com as zoom grande angular que você citou.

Não dá pra comparar tomate com alface  :D :D :D