Autor Tópico: Fujifilm XF18-55mmF2.8-4 R LM OIS: atualização de firmware  (Lida 1144 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.792
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Online: 01 de Outubro de 2022, 19:43:57
Fujifilm XF18-55mmF2.8-4 R LM OIS

atualização de firmware



Firmware v3.2.4
29/09/2022


https://fujifilm-x.com/en-us/support/download/firmware/lenses/xf18-55mmf28-4-r-lm-ois/

The firmware update Ver.3.24 from Ver.3.23 incorporates the following issue:

Resolution of the still image has been improved at using the “MECHANICAL SHUTTER” or “E-FRONT CURTAIN SHUTTER” in on the specific conditions.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.567
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2022, 05:23:17
Resolution of the still image has been improved at using the “MECHANICAL SHUTTER” or “E-FRONT CURTAIN SHUTTER” in on the specific conditions.

Como pode?!?!


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2022, 06:30:36
Ajuste fino no comportamento do motor de foco da lente?


...  " multiple LEM systems (I’d say three motors minimum) might actually be electronically adjustable. The firmware could actually tilt or perhaps even center the focusing element by altering current to one or more lenses. I’m pretty certain this is NOT being done now, but I wonder if it’s at least theoretically possible." ( A Look at Electromagnetic Focusing, Roger Cicala)


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.567
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2022, 12:46:05
Ajuste fino no comportamento do motor de foco da lente?


...  " multiple LEM systems (I’d say three motors minimum) might actually be electronically adjustable. The firmware could actually tilt or perhaps even center the focusing element by altering current to one or more lenses. I’m pretty certain this is NOT being done now, but I wonder if it’s at least theoretically possible." ( A Look at Electromagnetic Focusing, Roger Cicala)

Será? Porque isso melhoraria a precisão do foco, mas não a resolução da lente. A não ser que os vários elementos óticos sejam controlados separadamente durante o foco. Mas nunca vi isso.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2022, 13:24:08
Será? Porque isso melhoraria a precisão do foco, mas não a resolução da lente. A não ser que os vários elementos óticos sejam controlados separadamente durante o foco. Mas nunca vi isso.

Felipe, se voce nao sabe, eu muito menos.  Deve ser algo absurdamente preciso, para se ter um minimo resultado. Ou estamos vemos software corrigindo a otica da lente.  Uma hora inevitavelmente ira surgir o assunto calibracao das lentes, variacao de copia e etc. Quanto mais megapixels, mais se precisa precisao.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.052
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2022, 09:24:43
Pela descrição do update, citando shutter mecânico, eu acho que devem ter achado alguma velocidade de shutter específica que deve causar shutter shock em conjunto com o OIS, e deve ter feito algum ajuste para mitigar isso.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.797
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2022, 10:34:50
Pela descrição do update, citando shutter mecânico, eu acho que devem ter achado alguma velocidade de shutter específica que deve causar shutter shock em conjunto com o OIS, e deve ter feito algum ajuste para mitigar isso.

A Canon m6 mark ii tem esse problema com o IS das lentes Ef-m, que são mais simples, atuação por mola.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2022, 11:38:54
A Canon m6 mark ii tem esse problema com o IS das lentes Ef-m, que são mais simples, atuação por mola.

Acho que voces mataram a charada.  :snack: