Autor Tópico: [ajuda] 55-250mm diferente da anunciada. O que você faria no meu lugar?  (Lida 1241 vezes)

Celso Junior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Boa tarde. Primeiramente não sei se o tópico está no lugar certo, peço a moderação que mova se não for o caso.

Negociei uma 55-250mm IS II e paguei pelo OLX PAY. A pessoa me garantiu que não havia nenhum ponto de fungo. Acertados os detalhes, fiz o pagamento e recebi a lente hoje pelos Correios. Para a minha surpresa, identifiquei pontos de fungo no elemento óptico da frente e do fundo. Não sei se ela fez isso por desonestidade  já que seria desperdicio de tempo, visto que tenho as conversas pela plataforma e o OLX garante a devolução do meu dinheiro em caso de produto diferente do anunciado. Fiz o comunicado à vendedora hoje, ela me pediu desculpas, blablabla, disse que não sabia que aquilo era fungo (hm, sei) e me fez uma contraproposta.  Ofereceu devolução de parte do dinheiro (R$ 150,00) para eu ficar com a lente. (paguei R$ 610,00 com frete incluso) Então eu ficaria com uma 55-250mm IS II  com esses pontos de fungos por R$ 460,00.

Pergunta: Vale a pena eu ficar com ela, considerando o que eu gastaria pra mandar limpar? (não conheço preço desse serviço pois não tem assistência tecnica na minha cidade, teria que enviar para alguma capital)







felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2022, 16:56:22
Putz, que chato isso. Quando olhei a primeira foto, achei que pudesse ser lubrificante. Já aconteceu comigo, comprei uma lente usada que estava limpinha, foi começar a usar que apareceu algo parecido com fungo, mas não era. Pela sua segunda foto, parece fungo, sim. Mas é estranho lente tão nova ter fungo, mais ainda no lado externo dos elementos.

Se deixar ela no sol do fim do dia por vários dias, vai impedir o crescimento deste fugo. Se não estiver detectável na imagem, vc pode até deixar como está.

Olhando de novo as fotos, experimente passar a unha na mancha. Se vc não sentir nada, é fungo mesmo. Mas se vc sentir algum relevo, pode ser dano no revestimento da lente. Neste caso, insista na devolução.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2022, 17:12:22
Cara se vc olhar o interior da lente por uma fonte de luz, aparece fungos só nos elementos traseiro e dianteiro? Eu acho que a limpeza precisaria sair no máximo uns 200 reais pra compensar. Fora isso eu devolveria  a lente.


Celso Junior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2022, 18:04:36
Putz, que chato isso. Quando olhei a primeira foto, achei que pudesse ser lubrificante. Já aconteceu comigo, comprei uma lente usada que estava limpinha, foi começar a usar que apareceu algo parecido com fungo, mas não era. Pela sua segunda foto, parece fungo, sim. Mas é estranho lente tão nova ter fungo, mais ainda no lado externo dos elementos.

Se deixar ela no sol do fim do dia por vários dias, vai impedir o crescimento deste fugo. Se não estiver detectável na imagem, vc pode até deixar como está.

Olhando de novo as fotos, experimente passar a unha na mancha. Se vc não sentir nada, é fungo mesmo. Mas se vc sentir algum relevo, pode ser dano no revestimento da lente. Neste caso, insista na devolução.

Não é no lado externo, é por dentro. Então presumo que não possa ser outra coisa senão fungo


Celso Junior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2022, 18:15:04
Cara se vc olhar o interior da lente por uma fonte de luz, aparece fungos só nos elementos traseiro e dianteiro? Eu acho que a limpeza precisaria sair no máximo uns 200 reais pra compensar. Fora isso eu devolveria  a lente.
Pelo que pude identificar, tem um foco no elemento dianteiro ( vide a segunda foto que postei) e 2 focos no elemento  interno ( primeira foto)

Obs: Nunca tive uma lente dessas nova em mãos pra comparar, então é difícil falar com propriedade. Mas pelas fotos que fiz não identifiquei degradação de nitidez e contraste.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2022, 18:17:08 por Celso Junior »


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2022, 18:17:27
Acho que não vale a pena. Primeiro, pela lente em si, uma vez que o fungo pode contaminar outras lentes que tenha, mas, acima de tudo, por conta do comportamento do vendedor.

Vc concedeu o benefício da dúvida, mas, convenhamos, ainda que a pessoa não soubesse ser fungo, avisaria sobre "tem umas marquinhas aqui que não sei o que pode ser..." É o mínimo.

Acho que a decisão mais acertada é a devolução e o vendedor bem que merece. Veja bem, minha opinião.

Por último, se for comprar outra (e puder), procure pela 55-250 STM que é o modelo mais recente e bastante acertado. 


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2022, 18:26:24
Acho que não vale a pena. Primeiro, pela lente em si, uma vez que o fungo pode contaminar outras lentes que tenha, mas, acima de tudo, por conta do comportamento do vendedor.

Vc concedeu o benefício da dúvida, mas, convenhamos, ainda que a pessoa não soubesse ser fungo, avisaria sobre "tem umas marquinhas aqui que não sei o que pode ser..." É o mínimo.

Acho que a decisão mais acertada é a devolução e o vendedor bem que merece. Veja bem, minha opinião.

Por último, se for comprar outra (e puder), procure pela 55-250 STM que é o modelo mais recente e bastante acertado.

Tô com o Maneco.

Devolve a lente, e vai atrás de outra.
Dá pena por ser uma boa lente, por um preço legal.

Mas veja só, se tem fungo nas duas pontas, provavelmente vai ter pelo meio da lente.

Quanto à perda de qualidade da lente com fungo, se estiver morto, não aumenta o dano. Você vai perceber um borrão, perda de contraste em situações de contra-luz. Fora isso, o uso é normal.

Mas eu devolveria. Como devolvi minha 70-200 que comprei na Portssar, tava anunciada como 9+ e veio uma lente 7 quase 6 kkkkkk.
Depois acha outra.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.137
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2022, 19:50:52
Já devolveu? Corre!!!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2022, 20:22:21
Fungo mesmo depois da limpeza a lente fica contaminada, o fungo pode voltar. E pior ainda pode contaminar o resto de seu equipamento.
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2022, 20:32:38
Por último, se for comprar outra (e puder), procure pela 55-250 STM que é o modelo mais recente e bastante acertado.

Eu ia comentar justamente isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Celso Junior

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2022, 20:59:56
Sobre a STM eu procurei por ela. Mas o pessoal está muito fora da caixinha, cobrando quase 1 barão nela.
Vi uns vídeos e parece fácil  abrir essa lente e eliminar o foco do elemento frontal .Daria pra fazer em casa, mas limpar a contaminação do elemento interno já é outra história, mais complexo chegar até la. Acho que vou devolver mesmo.


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2022, 21:08:52
Sobre a STM eu procurei por ela. Mas o pessoal está muito fora da caixinha, cobrando quase 1 barão nela.
Vi uns vídeos e parece fácil  abrir essa lente e eliminar o foco do elemento frontal .Daria pra fazer em casa, mas limpar a contaminação do elemento interno já é outra história, mais complexo chegar até la. Acho que vou devolver mesmo.

eu tenho uma dessa 55-250 stm sem fungo,com parasol e caixa, mas só vendo por 1 barão como você mesmo comentou.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2022, 21:10:45 por André Sena »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 03 de Dezembro de 2022, 14:53:50
Sacanagem.
Devolve a lente.