Autor Tópico: Dúvida sobre o modo de reprodução das TVs 4k  (Lida 1828 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Online: 19 de Novembro de 2022, 12:12:48

Salve, galera!

Gosto muito de assistir filmes mas só agora estou pensando em trocar minha tv (de 2011) para uma mais atual. Estou mirando esse modelo: LG UQ7500 , mas mesmo que não seja esse modelo, estou com uma dúvida enorme em relação a essas TVs: a taxa de reprodução de quadros.

Tenho problema com a reprodução de filmes acima de 24 quadros por segundo (cinema). Fica muito estranho pra mim quando essa taxa é amentada para 48 ou 60 quadros por segundo, pra mim o filme perde característica.
Essas TVs SÓ reproduzem filmes assim? Ou se for um filme normal em 24 quadros por segundo ele será reproduzido nessa taxa?

Obrigado a quem puder ajudar!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2022, 12:27:53
Depende da mídia. Se o filme é 24fps, não tem como a TV criar mais quadros.

A TV pode até atulizar em 60hz, ou 60fps por segundo, mas a mídia vai continuar em 24fps.

Sobre TV, recomendo mais as da Samsung. Tive tanto problema com LG  que não consigo recomendar nenhum produto da marca.

E as Samsungs concorrentes das LG atuais estão ganhando nos specs, mais contraste, maior fidelidade de cores, menos problemas de bleeding, etc.


Shevek

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2022, 12:28:39
Salve, galera!

Gosto muito de assistir filmes mas só agora estou pensando em trocar minha tv (de 2011) para uma mais atual. Estou mirando esse modelo: LG UQ7500 , mas mesmo que não seja esse modelo, estou com uma dúvida enorme em relação a essas TVs: a taxa de reprodução de quadros.

Tenho problema com a reprodução de filmes acima de 24 quadros por segundo (cinema). Fica muito estranho pra mim quando essa taxa é amentada para 48 ou 60 quadros por segundo, pra mim o filme perde característica.
Essas TVs SÓ reproduzem filmes assim? Ou se for um filme normal em 24 quadros por segundo ele será reproduzido nessa taxa?

Obrigado a quem puder ajudar!

Ela vai reproduzir filmes em 24 quadros por segundo. Existem modos da TV que podem aumentar isso, mas podem ser ativados e desativados manualmente.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2022, 14:15:18
Depende da mídia. Se o filme é 24fps, não tem como a TV criar mais quadros.

A TV pode até atulizar em 60hz, ou 60fps por segundo, mas a mídia vai continuar em 24fps.

Sobre TV, recomendo mais as da Samsung. Tive tanto problema com LG  que não consigo recomendar nenhum produto da marca.

E as Samsungs concorrentes das LG atuais estão ganhando nos specs, mais contraste, maior fidelidade de cores, menos problemas de bleeding, etc.

Caramba, eu li que é o contrário. Na minha cabeça também a Samsung é melhor em termos de durabilidade (a minha é uma Samsung de 2011 e está firme e forte). Mas li em comentários de vídeos de review que depois de 2014 a Samsung decaiu e passou a apresentar muitos problemas. Não sei se procede. O fato é que tem até vídeos falando sobre a Samsung apresentar muitos problemas ultimamente, gente dizendo que após 1 ano a TV deu problema.

Quanto a taxa de atualização: pois é, eu fiquei com esse impressão porque já assisti filmes passando na TV aberta, filme da década de 90 que com certeza é 24 fps, passando em uma escala maior. Não sei como, mas era "Caçadores de Emoção" (aquele com Keanu Reeves), mas parecia aquelas novelas, sei lá, fica bem estranho. E também alguns reviews que eu vi exibem clipes nessa taxa de quadros, e dá aquela sensação bem estranha.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2022, 14:16:14
Ela vai reproduzir filmes em 24 quadros por segundo. Existem modos da TV que podem aumentar isso, mas podem ser ativados e desativados manualmente.

Aaaahh, e imaginei. Mas como não conhecia as novas TVs não sabia que dava pra desativar.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Shevek

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2022, 15:01:38
Caramba, eu li que é o contrário. Na minha cabeça também a Samsung é melhor em termos de durabilidade (a minha é uma Samsung de 2011 e está firme e forte). Mas li em comentários de vídeos de review que depois de 2014 a Samsung decaiu e passou a apresentar muitos problemas. Não sei se procede. O fato é que tem até vídeos falando sobre a Samsung apresentar muitos problemas ultimamente, gente dizendo que após 1 ano a TV deu problema.

Quanto a taxa de atualização: pois é, eu fiquei com esse impressão porque já assisti filmes passando na TV aberta, filme da década de 90 que com certeza é 24 fps, passando em uma escala maior. Não sei como, mas era "Caçadores de Emoção" (aquele com Keanu Reeves), mas parecia aquelas novelas, sei lá, fica bem estranho. E também alguns reviews que eu vi exibem clipes nessa taxa de quadros, e dá aquela sensação bem estranha.

A TV pode aumentar a taxa de quadros criando quadros a mais entre um e outro. Aí cria esse efeito estranho que você chama, que em inglês chamam de "efeito novela" mesmo. Mas isso é opcional, você ativa ou desativa.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 19 de Novembro de 2022, 15:43:08
A TV pode aumentar a taxa de quadros criando quadros a mais entre um e outro. Aí cria esse efeito estranho que você chama, que em inglês chamam de "efeito novela" mesmo. Mas isso é opcional, você ativa ou desativa.

Exatamente isso. Minha última TV tem isso, desliguei no primeiro dia.

Aliás, estou achando essa coisa de 4k meio balela. Não estou vendo muita mudança de qualidade de 1080 pra 4k. Provavelmente verei menos ainda quando vier o 8k.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2022, 16:11:58
A TV pode aumentar a taxa de quadros criando quadros a mais entre um e outro. Aí cria esse efeito estranho que você chama, que em inglês chamam de "efeito novela" mesmo. Mas isso é opcional, você ativa ou desativa.

Ah, legal! Que bom que dá pra desligar.

Em tempo: acabei de passar em uma Americanas e vi de perto uma LG dessas funcionando. A imagem impressiona, porém não dá pra ter certeza porque estava passando um vídeo promocional da loja, que certamente estava em 8k, para justamente encher os olho hehehheheh
Como é aqui próximo de casa, acho que vou levar um HD com alguns filmes e dar uma alugada no vendedor, pedindo pra dar play em alguns filmes e ver como se comportam heheheh
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2022, 16:20:12
Exatamente isso. Minha última TV tem isso, desliguei no primeiro dia.

Aliás, estou achando essa coisa de 4k meio balela. Não estou vendo muita mudança de qualidade de 1080 pra 4k. Provavelmente verei menos ainda quando vier o 8k.

O que eu tenho mais curiosidade é sobre o preto, o contraste. Sei que aquelas OLED são as melhores nesse quesito, mas ainda estão muito caras para meu bolso. Por isso queria saber sobre o comportamento das partes escuras nessas TVs 4k. Lógico, estou atualmente assistindo em uma TV LCD de 2011, certamente vou notar uma diferença. Mas queria saber se nessas 4k acontece como nessa minha aqui: os filmes (tanto de HD ou de streaming) , quando chega nas partes escuras ou a informação se perde (fica com muito contraste) ou aparecem uns artefatos quadrados, parece que ela não consegue reproduzir.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2022, 17:36:54
Tem Samsung na casa da minha mãe, prefiro minha LG.

Essa em específico parece TN quando se olha de lado.
O software é todo bugado, as vezes trava a TV.
O controle remoto com meia dúzia de botões é sofrível.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Novembro de 2022, 20:12:19
 :snack:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Novembro de 2022, 20:13:41
Exatamente isso. Minha última TV tem isso, desliguei no primeiro dia.

Aliás, estou achando essa coisa de 4k meio balela. Não estou vendo muita mudança de qualidade de 1080 pra 4k. Provavelmente verei menos ainda quando vier o 8k.
tenho exatamente a mesma impressão, minha tv aqui não é grande tipo 80 pol... acho que para essas medidas abaixo de 50 pol não muda muita coisa, a não sr naquele video que fica de demonstração na loja qd vc vai comprar.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Novembro de 2022, 20:15:33
Deve ter algum macete nessas coisas, tipo celular 5G aqui no BR onde a transmissão 5G ainda não é 5G é tipo um 4 G melhorado. Inclusive a maioria dos aparelhos que estão vendendo nem tem capacidade para o 5G real que ainda será implantado no futuro das terras tupiniquins.

Estou desconfiado que esse negocio de 4K é a msm coisa.

Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Novembro de 2022, 20:16:56
Aqui BR por ex em full HD a transmissão que entra pela antena digital é infinitamente melhor que qq streaming, não tem comparação a nitidez a qualidade das cores, o contraste etc... pela antena é muuuito melhor a imagem.
Conhecimento importa mais que equipamento.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #14 Online: 19 de Novembro de 2022, 20:39:33
Aqui BR por ex em full HD a transmissão que entra pela antena digital é infinitamente melhor que qq streaming, não tem comparação a nitidez a qualidade das cores, o contraste etc... pela antena é muuuito melhor a imagem.

Pow, assistindo filmes no streaming se eu curtir muito depois eu procuro ele pra baixar em alta qualidade ou o bluray porque em algumas partes escuras fica MUITO ruim. 
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro