Autor Tópico: Onde você deixa seus equipamentos enquanto está fotografando externa?  (Lida 2073 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.618
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Gostaria de ouvir as dicas dos companheiros de como fazem quando tem um evento que não é no estúdio.
Onde vocês costumam deixar os equipamentos?
Voces levam o Notebook/iPad para checar fotos? Deixam na mochila?
Deixam as lentes/corpos reservas num canto, ou ficam que nem tartaruga ninja carregando a mochila?
Usam correia speed? Usam Colete ou cinto com bolsos para lentes?

Pergunto pq como sou TDAH (déficit de atenção), várias vezes me pego perdido tentando lembrar onde deixei o flash, cartão, lente, tampa, etc.

No meu estúdio eu me organizo bem, já tenho os lugares de cada coisa, mas só que lá só faço foto de produto, então quando preciso levar os equipamentos para externa a coisa já começa me confundir.
Fotógrafo oficial Foco Radical


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.463
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2022, 12:58:19
Fernando,

Não fotografo profissionalmente, a minha praia é fotografia de viagens, mas não quer dizer que não acabe levando ciosas demais.

Procuro levar sempre o mínimo possível de coisas e para isso tem que pensar bem e sobretudo conhecer muito bem o seu equipamento.
Levo uma bolsa pequena ou uma mochila. Coisas espalhadas em bolsos para mim são receita para desastre. Já usei colete, cinto eu detesto solenemente. Jamais deixo equipamento em "algum canto".

Não levo nem tablet nem notebook. Conheço o meu equipamento suficientemente bem para não precisar disso.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.205
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2022, 20:26:29
Gostaria de ouvir as dicas dos companheiros de como fazem quando tem um evento que não é no estúdio.
Onde vocês costumam deixar os equipamentos?
Comigo nas costas ou na mão da ajudante, nunca fica largado ao acaso. Isso em caso de ensaios externos, em eventos fica uma parte comigo (as câmeras nas alças e outros no cinto) e uma parte na mochila com ajudante.

Citar
Voces levam o Notebook/iPad para checar fotos? Deixam na mochila?
Não levo, faço essa checagem direto na câmera.

Citar
Deixam as lentes/corpos reservas num canto, ou ficam que nem tartaruga ninja carregando a mochila?
Como disse, sempre na mochila ou na mão de ajudante em externa, em festas não fico com mochilas nas costas, é um perigo para derrubar as coisas.

Citar
Usam correia speed? Usam Colete ou cinto com bolsos para lentes?
Alça para duas câmeras para eventos mais agitados, tenho cinto que uso com algumas cases para baterias/pilhas/cartões, outro flash, lente, etc. Em externa só uso alça simples mesmo.

Um detalhe importante é que tem bastante gente que faz eventos sozinho, ok, sem problemas, mas se é o caso, leva alguém, pelo menos para segurar a mochila, tomar conta das coisas. O pior cenário é tu ir fotografar um casamento, por exemplo, largar a tua mochila com equipamentos em uma mesa e ver que ela sumiu, como todo mundo lá é convidado, como você vai acusar alguém? Vai parar de fotografar o evento para procurar o equipamento que sumiu?


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.618
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2022, 23:31:13
Anotando td aqui....
Fotógrafo oficial Foco Radical


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.571
Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2022, 00:05:54
O(a) assistente geralmente fica com essa função de carregar os equipamentos.
Geralmente se trata de uma mochila com lentes/cartões/flashes, uma bolsa de tripés e uma bolsa de softbox.
As bolsas de tripés e softbox eu costumo deixar fazendo peso nas luzes que estiverem montadas.
Quando vou sozinho em ensaios costuma ser o mesmo sistema, carrego a mochila e deixo as outras bolsas fazendo peso, só é tudo mais lento pra se deslocar.
Em eventos não costumo ir sozinho, só se for algo pequeno que não precise montar luzes, daí só levo a mochila.

Nunca levo notebook/iPad.
Teve uma época que testei levar um editor em eventos, passava os cartões pra ele e ele ia editando e soltando as fotos ainda no evento.
Não vi muita vantagem, pensei que a galera ia gostar, mas no fim das contas o pessoal quer curtir o evento e não ficar vendo fotos.
Vale mais a pena fazer algo parecido com aquelas cabines de fotos, montando um espaço com uma câmera mostrando as fotos na hora em um telão, sem edição mesmo, os convidados acionam a câmera com um trigger, fazem graça e curtem o resultado na hora, uma experiência diferente e divertida que agrega ao evento.

Nunca fui muito fã de correia speed, cinto de lentes e essa galhofada toda.
No máximo uso alça dupla pra carregar as duas câmeras em eventos.
Dou uma analisada no espaço, escolho duas lentes que vão cobrir tudo, coloco nas duas câmeras e é isso.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.857
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2022, 10:32:15
Ensaio que eu faço sozinho, geralmente é com alça dupla:

80d com bateria e cartão + GA - Bateria da 80d faz 2 mil fotos, não esquento com reserva.
RP com bateria e cartão + tele - Bateria da RP é triste, levo duas no bolso, pequenas e leves, de boa.

Se tiver flash, é com assistente, aí ele carrega um ou dois jogos de pilha extras.

Mochila fica no carro, com baterias, cartão extra, pilhas, lente reseva, etc.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #6 Online: 28 de Novembro de 2022, 11:59:06
Gostaria de ouvir as dicas dos companheiros de como fazem quando tem um evento que não é no estúdio.
Onde vocês costumam deixar os equipamentos?
Voces levam o Notebook/iPad para checar fotos? Deixam na mochila?
Deixam as lentes/corpos reservas num canto, ou ficam que nem tartaruga ninja carregando a mochila?
Usam correia speed? Usam Colete ou cinto com bolsos para lentes?

Pergunto pq como sou TDAH (déficit de atenção), várias vezes me pego perdido tentando lembrar onde deixei o flash, cartão, lente, tampa, etc.

No meu estúdio eu me organizo bem, já tenho os lugares de cada coisa, mas só que lá só faço foto de produto, então quando preciso levar os equipamentos para externa a coisa já começa me confundir.

Cara como faço fotografia de paisagens, esportes e ensaios, sempre levo meus equipamentos numa mochila. Como tenho andado muito de bike, prendo bem a mochila com os equipamentos no bagageiro da bicicleta. A mochila é super discreta, não parece mochila de fotógrafo (embora seja) .

Sobre os equipamentos que eu levo, tenho 5 câmeras e umas 8 lentes em casa. Então , faço um "rodízio" dos equipamentos a cada job; sempre selecionando muito bem o que levo. Geralmente levo: duas câmeras, uma lente para cada câmera e se o evento precisar de flash, o flash com dois jogos de pilhas recarregáveis. Não levo mais do que isso porque durante o job, a mochila fica comigo nas minhas costas. Com o tempo aprendi que levar coisa demais, me stressava e atrapalhava. Tanto que pensei em pegar uma 70-200 2.8 , mas vou ficar com a F4 , porque o peso dela é consideravelmente menor.

Mas o mais importante é que nunca deixo de levar duas câmeras , duas lentes e as baterias reserva de cada câmera, sempre buscando otimizar o peso para que no fim do job isso não me atrapalhe. Até o momento tem dado super certo !


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.618
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #7 Online: 28 de Novembro de 2022, 15:01:25
Com o tempo aprendi que levar coisa demais, me stressava e atrapalhava.

Começo a pensar exatamente assim rs.
Se for job que é perto de casa, eu nem levo a câmera reserva. Estou aprendendo a trabalhar com uma lente só, mas ainda tenho usado Uma Zoom com bastante alcance e uma fixa mais clara... tenho gostado muito de usar a 16mm e a 35mm. Dependendo elas nem precisam do flash.

A 16mm eu consigo usar ela "normalmente" e se preciso um pouco mais de alcance, coloco no modo Crop 1.6x da RP que ela vira uma ~24mm.
A 35mm é a mesma coisa, consigo um quadro bacana e até um bom desfoque, se preciso fechar, ela vira 50mm no modo Crop.

Se eu levo muita tralha, percebo que o cliente começa ficar impaciente até eu conseguir montar tudo, então é melhor ser mais sucinto e ter mais produtividade.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2022, 15:04:39 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
Resposta #8 Online: 28 de Novembro de 2022, 15:30:54
Começo a pensar exatamente assim rs.
Se for job que é perto de casa, eu nem levo a câmera reserva. Estou aprendendo a trabalhar com uma lente só, mas ainda tenho usado Uma Zoom com bastante alcance e uma fixa mais clara... tenho gostado muito de usar a 16mm e a 35mm. Dependendo elas nem precisam do flash.

A 16mm eu consigo usar ela "normalmente" e se preciso um pouco mais de alcance, coloco no modo Crop 1.6x da RP que ela vira uma ~24mm.
A 35mm é a mesma coisa, consigo um quadro bacana e até um bom desfoque, se preciso fechar, ela vira 50mm no modo Crop.

Se eu levo muita tralha, percebo que o cliente começa ficar impaciente até eu conseguir montar tudo, então é melhor ser mais sucinto e ter mais produtividade.

Cara com o tempo comecei a perceber que o problema maior não é o tamanho da câmera ou da lente, mas sim o tanto de equipamento que se leva. Pode perceber que em 99% das vezes, leva-se equipamento que acaba não se usando. Por isso hoje tenho preferido lentes zoom. Fiz uma troca e amanhã estou pegando outra Tamron 17-50 2.8 que foi , possivelmente a única lente ao lado da 24-70 G1 da Canon que me deixaram saudades. Com a Tamron quando tive ela conseguia fazer de tudo com qualidade de imagem excelente mesmo em 2.8  e qualidade parecida ou muito próxima das fixas.

Mas entendo que cada fotógrafo é um mundo particular com necessidades diferentes. Por exemplo, nos pedais em grupo que faço, eu levo a Sony Nex F3 que é uma câmera antiga, mas espetacular na qualidade de imagem . Não vou ficar levando 7D , 5D Mark 2 pra esses passeios, porque o peso acabava me stressando e só um passeio de amigos. Então, eu uso os equipamentos mais pesados para jobs conforme a necessidade e pra passeio uma câmera melhor vai te poupar tranquilidade no dia-a-dia, seja passeios curtos ou viagem.