Autor Tópico: Lona para fundo fotográfico  (Lida 8067 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Online: 23 de Novembro de 2022, 21:14:56
Alguém aqui tem experiência em utilizar lona encerada como fundo fotográfico? Dessas de caminhão mesmo, super resistentes... Estava querendo um fundo fotográfico resistente para levar pra todo lugar, vi um trabalho muito bonito feito com esse tipo de lona (Na Lona de Rogério Reis) e estou vendo as opções.
Esta lona encerada utilizada em caminhões seria o ideal, porém custa bastante caro e tenho receio do peso (quase 1kg o m2)...

A ideia é algo que possa ser posto em qualquer lugar como na própria rua, e não tenha q ter cuidados de estragar e pisar em cima  :ponder:


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2022, 21:33:04
Já pesquisei lona...é bem caro mesmo. Tb é pesado para transportar. Sendo pesado os tripés tb devem ser de primeira linha. Enfim...desisti rsrs

Me viro com outras opções de fundo.

Abs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2022, 22:03:38
Já pesquisei lona...é bem caro mesmo. Tb é pesado para transportar. Sendo pesado os tripés tb devem ser de primeira linha. Enfim...desisti rsrs

Me viro com outras opções de fundo.

Abs

Sim o peso tbm é um problema... Não penso em usar tripé e sim cordas para prende-lo


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2022, 22:46:11
Alguém aqui tem experiência em utilizar lona encerada como fundo fotográfico? Dessas de caminhão mesmo, super resistentes... Estava querendo um fundo fotográfico resistente para levar pra todo lugar, vi um trabalho muito bonito feito com esse tipo de lona (Na Lona de Rogério Reis) e estou vendo as opções.
Esta lona encerada utilizada em caminhões seria o ideal, porém custa bastante caro e tenho receio do peso (quase 1kg o m2)...

A ideia é algo que possa ser posto em qualquer lugar como na própria rua, e não tenha q ter cuidados de estragar e pisar em cima  :ponder:

A idéia da lona é muito boa, parte do conceito de vc deslocar a pessoa do seu ambiente e criar um novo contexto.
Esse trabalho do Rogério Reis é muito bom, me lembrou as fotos do Irving Penn












outro fotografo que tbm utilizava a lona era o Mario Cravo Neto



e o Juan Esteves

eu conheci o Juan Esteves, fiz um curso de retrato com ele,
sobre a lona ele disse que comprou uma nova e trocou com por uma lona surrada de um caminhoneiro
justamente pq a lona usada tinha uma textura,
não consegui encontrar nenhuma foto com a lona a não ser essa do Cristiano Mascaro, mas que não fica tão evidente a lona



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2022, 07:58:21
Estavam usando lona de impressão
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2022, 11:38:47
Pq vc quer lona, por causa da textura??? Cores???

Se for isso, o pessoal hoje usa telas pintadas, cada um faz o desenho e cores de acordo com seu gosto, e vc consegue até melhor ou mais variedade do que a textura que a lona pode entregar.

Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2022, 11:42:57
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2022, 11:44:56
peguei qq video no yt mas tem varios outros até msm melhores do que estes



Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Novembro de 2022, 11:51:22
Em lojas de tecidos tem muita coisa bacana pra vc comprar, que custa mais barato do que a lona.

Dois tipos de lojas a de tecidos para roupa normal onde tem brim tio jeans, sarja, tecidos de algodão, etc...

Tem tbm as lojas que vendem tecidos de decoração para estofados e cortinas por ex., ai eu nem sei o nome ao certo dos tecidos, mas tem variedade de materiais além de base diferente de algodão como corvin e derivados sintéticos de plástico/nylon (desde que sejam foscos).
Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2022, 16:58:05
A idéia da lona é muito boa, parte do conceito de vc deslocar a pessoa do seu ambiente e criar um novo contexto.
Esse trabalho do Rogério Reis é muito bom, me lembrou as fotos do Irving Penn












outro fotografo que tbm utilizava a lona era o Mario Cravo Neto



e o Juan Esteves

eu conheci o Juan Esteves, fiz um curso de retrato com ele,
sobre a lona ele disse que comprou uma nova e trocou com por uma lona surrada de um caminhoneiro
justamente pq a lona usada tinha uma textura,
não consegui encontrar nenhuma foto com a lona a não ser essa do Cristiano Mascaro, mas que não fica tão evidente a lona




Legal demais!!! Não conhecia todos, ótimas referências!!


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2022, 16:58:28
Estavam usando lona de impressão

Vu pesquisar aqui como ela é  :ok:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2022, 16:59:59
Pq vc quer lona, por causa da textura??? Cores???

Se for isso, o pessoal hoje usa telas pintadas, cada um faz o desenho e cores de acordo com seu gosto, e vc consegue até melhor ou mais variedade do que a textura que a lona pode entregar.

Legal Lindsay, vou conferir esses materiais alternativos.
Pensei na lona pela estética (estou buscando uma usada) e tbm pela robustez do material, ser algo que eu possa jogar em qualquer lugar, não me preocupar das pessoas pisarem com calçado em cima, etc.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2022, 19:47:18
Como o Lindsay disse, esse feitos a mão são bem legais. Eu seguia um mulher do RJ que faz, lindos! mas não achei o nome dela agora... :aua: mas enfim, se pesquisar vai achar. Se for mais corajoso pode fazer rsrs

Não é o que você procura, mas para deixar a dica no post, em relação a tecidos sem textura, eu indico a Helanca. Infinidade de cores, NAO amassa e tem em sua composição o Elastano, que permite que ele estica um pouco, vc prende e puxa, estica ele fica uma belezura de lisinho pendurado. Qq loja de tecido tem e custa 12 real o metro.

Abs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2022, 21:59:19
Como o Lindsay disse, esse feitos a mão são bem legais. Eu seguia um mulher do RJ que faz, lindos! mas não achei o nome dela agora... :aua: mas enfim, se pesquisar vai achar. Se for mais corajoso pode fazer rsrs

Não é o que você procura, mas para deixar a dica no post, em relação a tecidos sem textura, eu indico a Helanca. Infinidade de cores, NAO amassa e tem em sua composição o Elastano, que permite que ele estica um pouco, vc prende e puxa, estica ele fica uma belezura de lisinho pendurado. Qq loja de tecido tem e custa 12 real o metro.

Abs
Sim essa Helanca ou Helanquinha (helanca grossa, media, fina ou light) como popularmente é chamada aqui em Sampa que custa baratinho nessas lojas é o mesmo tecido usado para chroma key em filmagens, e que os caras vendem a preço de outro em kits de chroma key. Obviamente que a grossa (ou normal) é bem encorpada, e a fina é um pouco mais transparente.

Eu tenho aqui pedaços em varias cores.

https://fb.watch/g-Pn3uya8e/
« Última modificação: 24 de Novembro de 2022, 22:01:39 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #14 Online: 14 de Dezembro de 2022, 13:52:49
Lembrei !!!  :D

Instagram @lili_hand_painting

Feitos a mao no BR...

Abs