Autor Tópico: APS-H Morreu?  (Lida 2836 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 29 de Novembro de 2022, 18:41:30
Uma coisa que eu tenho curiosidade é saber que fim levaram essas câmeras.... Sei que A Canon teve alguns modelos 1D "alguma letra" que usavam esse formato de sensor. Não era Full Frame mas também não era APS-C, era um meio termo entre os dois, se não me engano tinha fator de corte  1,3x. Pelo que sei só aceitava lente EF, as lentes Crop (EF-S) não encaixavam assim como acontece nas DSLR Full Frame da Canon.

Fora a Canon, será que teve alguma outra marca que chegou a fazer nesse formato?

O que diziam os que tiveram essas câmeras? (sobre qualidade, usabilidade, etc)

1D é o tipo de câmera que é extremamente nichada, praticamente igual o "caviar do Zeca Pagodinho" : Nunca vi nem ouvi eu só ouço falar.
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2022, 19:11:50
Cara fiquei 30 dias com uma 1D Mark 2.

Vou te falar é uma câmera realmente impressionante pra época que foi lançada. É para nichos ultra profissionais. Bem vou dar uma visão ai considerando da época que foi lançada até os dias atuais:

-> Corpo MUITO PESADO e incrivelmente bem construído. É uma câmera feita pra aguentar neve, pancada, areia de deserto. Nem minha 7D que é um belo tanque , é tão bem feita. A solidez do conjunto impressiona.

-> Parte dos menus na parte superior e botões é bem diferente do que estamos acostumados. Essa configuração foi feita na primeira Fullframe da Canon a 1DS lançada em 2002 que veio depois ser a mesma interface e design das 1D (APS-H) , 1DS Fullframe e 1DX Fullframe.

-> A 1D Mark 2 foi a primeira câmera da Canon a ter dois slots de cartão um CF e um SD, algo realmente muito bom;

-> 45 pontos de foco e 100% de cobertura do visor ;

Bem você pode pesquisar as características dela por ai. Infelizmente a Canon abriu mão do sensor APS-H que tinha fator de 1.3 . O bom era usar lentes da Sigma / Tamron porque no grande angular você consegue mais ângulo e não tem restrição de lentes como a Canon tinha com as EF-S. As lentes da Canon só as EF mesmo, as lentes EF-s não encaixam.

A Canon lançou 4 Modelos APS-H que parou na 1D Mark 4 . Infelizmente ela aposentou o formato porque pasosu a investir na 7D Mark 1 e na 1Dx. Acho que não faria sentido ter um APS_H pois a 7D APSC já supria muito bem e a 1DX é meio que uma fusão da série 1DS e da 1D .

Apesar de serem câmeras com cores lindas, sistema de foco incrível e uma construção muito superior até mesmo as 5D e 7D da vida, acho que hoje em dia não compensa ter uma pois o problema maior é encontrar peças de reposição para essas câmeras.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2022, 19:34:17
Fora a Canon, será que teve alguma outra marca que chegou a fazer nesse formato?

Sim. A Sigma fez a SD Quattro-H

https://www.dpreview.com/reviews/sigma-sd-quattro-h

Tenho a versão sem ser H.



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2022, 19:34:55
A Canon fez a 1D APS-H pois não tinha tecnologia ainda pra oferecer tudo que ela oferecia pra uma FF.
Se não me engano a 1Ds Full Frame só fazia 3fps e a 1D fazia 8fps pois o processador da época conseguia gerar isso com o sensor menor.

Quando chegou a 1Dx ela conseguia oferecer specs satisfatórios em Full Frame e com isso substituiu as duas séries 1Ds FF e 1D APS-H.

Se não me engano foi isso. Se a Canon tivesse mais tecnologia na época provavelmente nunca teria lançado essa série 1D APS-H.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2022, 19:44:25
PS: Seria legal se a Canon tivesse invertido agora.
Como agora o processamento não é mais limitante e o preço de fabricação de sensores não é mais tão alto, bem que a Canon poderia abandonar o APS-C e fazer as câmeras de entrada com APS-H.
Uma R10 APS-H com 12fps seria bem mais interessante que essa APS-C com 15/20 fps que recebemos e o custo provavelmente seria o mesmo.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2022, 20:41:49
PS: Seria legal se a Canon tivesse invertido agora.
Como agora o processamento não é mais limitante e o preço de fabricação de sensores não é mais tão alto, bem que a Canon poderia abandonar o APS-C e fazer as câmeras de entrada com APS-H.
Uma R10 APS-H com 12fps seria bem mais interessante que essa APS-C com 15/20 fps que recebemos e o custo provavelmente seria o mesmo.

Sem contar que o fator de corte 1.3, dá um ângulo bem interessante para composições únicas. Gostava muito das cores da 1D, aliás, as cores da Canon até 2010 pra mim eram as melhores do mercado. Depois ficou mais parecido com a concorrência.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2022, 23:51:59
A Canon fez a 1D APS-H pois não tinha tecnologia ainda pra oferecer tudo que ela oferecia pra uma FF.
Se não me engano a 1Ds Full Frame só fazia 3fps e a 1D fazia 8fps pois o processador da época conseguia gerar isso com o sensor menor.

Quando chegou a 1Dx ela conseguia oferecer specs satisfatórios em Full Frame e com isso substituiu as duas séries 1Ds FF e 1D APS-H.

Se não me engano foi isso. Se a Canon tivesse mais tecnologia na época provavelmente nunca teria lançado essa série 1D APS-H.

Bem isso.
As 1D fufreime eram chamadas 1Ds, e as APS-H, só 1D.
Saiu, se não me engano, 1Ds, mark II e III
APS H foi até Mark IV.

Era basicamente assim: Fullframe tinha qualidade inigualável, mas era "lerda" e com pouco ISO. As APS-H eram muito rápidas. Ambas com construção incrível.

Aí veio a 1Dx, conseguiu unir as duas qualidades: rapida e fufreime, rsrs.

No estúdio onde eu trabalhei, tinha as duas: 1Ds Mark II e 1d Mark II.
Dava diferença na qualidade, em prol da FF, e dava muita diferença na velocidade, em favor da APS-H.
Meu patrão tinha as duas, cara era foda. Nos eventos a 1D ia de principal e a 1Ds de backup. E nos catálogos e produções, invertia.

Olha eu que bonitão em 2006, de 1d Mark II, 28-70 e 550EX:




Curiosidade inútil: um amigo, dono de uma 1D Mark IV, usou uma vez minha antiga 50-150 2.8 na câmera dele. Fez um casamento inteiro com ela.
Apesar de ser DC, ela era baioneta EF, encaixava sem bater o espelho, e a vinheta praticamente sumia, kkkkk.
Ficou legal pra caramba, "virou" uma 65-195 2.8 kkkkkkk



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2022, 00:08:54
Bem isso.
As 1D fufreime eram chamadas 1Ds, e as APS-H, só 1D.
Saiu, se não me engano, 1Ds, mark II e III
APS H foi até Mark IV.

Era basicamente assim: Fullframe tinha qualidade inigualável, mas era "lerda" e com pouco ISO. As APS-H eram muito rápidas. Ambas com construção incrível.

Aí veio a 1Dx, conseguiu unir as duas qualidades: rapida e fufreime, rsrs.

Curiosidade inútil: um amigo, dono de uma 1D Mark IV, usou uma vez minha antiga 50-150 2.8 na câmera dele. Fez um casamento inteiro com ela.
Apesar de ser DC, ela era baioneta EF, encaixava sem bater o espelho, e a vinheta praticamente sumia, kkkkk.
Ficou legal pra caramba, "virou" uma 65-195 2.8 kkkkkkk



Cara isso resume tudo. Realmente as 1D tinham um foco e velocidade de 8FPS , algo que pra 2004 a 2007 era só pra equipamento topo de linha mesmo. Fazendo uma analogia com a linha R , é como se fossem a R3 de hoje. Agora algo que é fenomenal nas 1D e 1Ds é a qualidade de construção. Posso até estar enganado, mas parece que a Canon deu uma descuidada em nível de construção de algumas câmeras mirrorless, salvo a R3.

Vídeo da R3:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2022, 02:26:35
bem que a Canon poderia abandonar o APS-C e fazer as câmeras de entrada com APS-H.

Aquela implicada básica: impossível, pois a Canon nunca teve APS-C!  >:D


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2022, 07:53:54
Aquela implicada básica: impossível, pois a Canon nunca teve APS-C!  >:D

Pois é... kkkk
Mudar pra APS-H acabaria com esse problema da Canon ter o "menor APS-C" do mercado.

Mas acho que a Canon só faria isso se alguma concorrente fizesse primeiro e tivesse sucesso.
Parecido com o que ocorreu com a Sony e as mirrorless.
Agora é torcer pra Sony lançar umas APS-H de entrada pra Canon acompanhar. kkkk


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2022, 08:43:17


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 30 de Novembro de 2022, 09:04:38
O APS-H morreu porque o custo dele ficou praticamente idêntico ao de um sensor FF com o passar dos anos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 30 de Novembro de 2022, 09:56:25
Peguei a 1D mark iv em uma troca de equips, ja estou com ela tem uns 6 meses, só tenho usado ela pra fotografar esportes diurnos, me atende perfeitamente porem pra quem ja usa mirrorless e tem toda tecnologia de rastreamento de foco no aiservo não consigo se acostumar mais a dslr .

Tambem por ser o modelo antecessor a 1dx, ela não tem algumas melhorias de menu decidado a foco e atalhos, tambem tenho dificuldade pra rastrear assuntos de ação quando o assunto se move do ponto A para B sem eu precisar ficar re-enquadrando a camera pra o ponto central , ja dei uma fuçada legal mas ainda não consegui,

minha recordação é da 80D que eu via no viewfinder e via lá todos os pontos de foco ativos e quando o assunto se movia os pontos ficam tipo piscando rastreado o assunto, ja na 1d não tem isso ou se tem não sei onde ativar kkk

fotografei uns colegas no Bike Downhill e senti umas dificuldade com relacao a isso de rastreamento, meio que estou usando ela igual uma 6D que só se usa o ponto central pra tudo e fica naquela de focar e recompor, tenho certeza que o problema está atras da camera  :D :D

no mas é uma baita camera, gostei mais da pegada dela 1dmk4 do que da 1dx onde tudo é exagerado, ainda mais que tenho pulso de grilo e mãos pequenas


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2022, 12:39:37
Peguei a 1D mark iv em uma troca de equips, ja estou com ela tem uns 6 meses, só tenho usado ela pra fotografar esportes diurnos, me atende perfeitamente porem pra quem ja usa mirrorless e tem toda tecnologia de rastreamento de foco no aiservo não consigo se acostumar mais a dslr .

Tambem por ser o modelo antecessor a 1dx, ela não tem algumas melhorias de menu decidado a foco e atalhos, tambem tenho dificuldade pra rastrear assuntos de ação quando o assunto se move do ponto A para B sem eu precisar ficar re-enquadrando a camera pra o ponto central , ja dei uma fuçada legal mas ainda não consegui,

minha recordação é da 80D que eu via no viewfinder e via lá todos os pontos de foco ativos e quando o assunto se movia os pontos ficam tipo piscando rastreado o assunto, ja na 1d não tem isso ou se tem não sei onde ativar kkk

fotografei uns colegas no Bike Downhill e senti umas dificuldade com relacao a isso de rastreamento, meio que estou usando ela igual uma 6D que só se usa o ponto central pra tudo e fica naquela de focar e recompor, tenho certeza que o problema está atras da camera  :D :D

no mas é uma baita camera, gostei mais da pegada dela 1dmk4 do que da 1dx onde tudo é exagerado, ainda mais que tenho pulso de grilo e mãos pequenas


Cara o foco dela tem trocentas opções rsrsrs. Mas é aquilo, a construção dela é um tanque. Oxalá toda câmera tivesse esse nível de robustez rs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2022, 18:08:17
Sim. A Sigma fez a SD Quattro-H

https://www.dpreview.com/reviews/sigma-sd-quattro-h

Tenho a versão sem ser H.

Nossa primeira pessoa que ouvi falar que tem uma Câmera da Sigma (bocó feelings).



Fotógrafo oficial Foco Radical