Autor Tópico: Como faturar em plataformas de fotos de eventos esportivos (Fotop, Foco Radical)  (Lida 4826 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #30 Online: 01 de Dezembro de 2022, 21:35:17
Entendi, eu pensei dos corredores ficarem mais espaçados.

De qualquer forma não é um casamento que temos a responsabilidade de registrar todo mundo que entra antes da noiva. Podemos perder um ou outro corredor.

Eu tenho a 55-250 mas a 85mm seria para tentar um desfoque que desse uma diferença nas fotos, pra ajudar a vender.

Fiquei surpreso de foto na orientação retrato não ser o padrão.


Vange, pode ser que outras plataformas prefiram o modo paisagem, mas na Fotop aqui em São Paulo, modo retrato é o mais vendido. 90% das minhas fotos vendidas são em modo Retrato.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #31 Online: 01 de Dezembro de 2022, 21:38:58
Valeu Fernando... muitas provas é dificil tentar ser criativo, pois uma composição mais bonita e arriscada significa poucas fotos por atleta e chance de perder algumas fotos, acabo indo no padrão também e garantir pegar vários atletas...

Aqui em Florianópolis eu quase nunca faço corrida de rua, pq o Foco Radical tem muita tradição neste tipo de prova aí pelas outras plataformas vende pouco (já tive experiências). A excessão é maratona grande que vem gente de fora aí da pra abocanhar vendas fazendo pelo Fotop (fiz duas uma vendeu 2mil e a outra 1mil).... mas pessoalmente acho um saco fazer corrida de rua kkkkk ... conversando com fotografos do Foco, nessas mesmas provas grandes aí, como a maratona internacional, eles tinham 70 fotografos e a MÉDIA de vendas da galera ficou em 3 paus, muita coisa... pessoal da foco vende bem por aqui, porém no TrilhasBR a gente é uma turma bem unida, pessoal bacana, coisa que não acontece com os amarelinhos, então nunca pensei em virar casaca. Fora que acho muito mais divertido fotografar bike, pelo menos umas 3x por ano tem prova de bike na Serra do Rio do Rastro, é simplesmente sensacional!!!

Essa aqui foi da última lá... usei duas cameras, 7D com a tele e a 5D com a 17-40mm, flash na camera mesmo por causa do contraluz ... vendeu bem este evento.



Ficou muito 10 essa foto. Bom saber da sua realidade por ai. Eu percebi que cada estado e cada empresa é maior em algum estado. Por exemplo, aqui em São Paulo a Fotop domina, mas a Foco Radical tem bem mais presença em cidades do interior. Pesquisando na Fotop descobri que há várias regiões do Brasil que faltam fotógrafos pra eventos esportivos em geral.

Pessoal outra sacada legal da Fotop é que você pode fazer parceria oficial com o organizador do evento. Como a fotop fica com 25% dos lucros, você pode ficar com algo como 5 a 10% do faturamento da sua equipe de fotógrafos e também dar uns 5% pro organizador. Achei bem legal esse lance pois você pode fazer parcerias , por exemplo, pegar um clube de amigos que sempre jogam futebol, criar um evento na fotop , e colocar alguns fotógrafos pra participarem . Assim você ganha com a venda das suas fotos e as vendas das fotos dos outros fotógrafos. Fica ai uma dica ; oportunidade não falta.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #32 Online: 01 de Dezembro de 2022, 21:49:13
Pessoal aproveitando o lance, seguem algumas fotos de uma corrida realizada em Jundiaí/Sp tem em torno de uns 15 dias, todas essas fotos foram vendidas na plataforma:

image866_522704_56179 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

image1238_522704_56179 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

image2740_522704_56179 by Chefferson Amaro Filho, no Flickr


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #33 Online: 01 de Dezembro de 2022, 21:54:28
Vocês filtram as repetidas, com olho fechado e etc.
Ou sobem tudo?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #34 Online: 01 de Dezembro de 2022, 22:09:57
Vocês filtram as repetidas, com olho fechado e etc.
Ou sobem tudo?

Eu subo tudo, o único filtro que faço é se a foto tá fora de foco. Essas eu descarto. E o fluxo todo meu é : 4 a 8 disparos por atleta; JPG Mèdio (7D , 5D, ) ou Grande (40D). Perfil : Retrato, com +2 de contraste e +2 de Saturação e Nitidez +1 ou +2 . Balanço de Branco: 6000 ou 6500 Kelvin fixos; Fotometria Matricial com compensação em +0.3 ou +0.7 dependendo do ambiente (Sol, nublado, etc).

Edição: XnConvert. Neste software faço edição das fotos em lote, adiciono  apenas 4 filtros: Intensificar Detalhes(uma espécie de máscara de nitidez), Auto Tonalidade, Autocontraste e Redimensionar Arquivo para 3200 ou 3100 Pixels.

OBS: para quem não conhece o Xnconvert é um software gratuito muito bom para fazer edição de lote de milhares de fotos sem perda de tempo.

Numerador: deixo o automático ligado , pra mim vale o tempo economizado. Em média 90% das minhas fotos saem já com identificação pronta. Meu foco é sempre voltado ao número do peito do atleta, se ele não tem , eu nem tiro a foto , pois é com ela que o atleta identifica . Geralmente os 10% restantes que o numerador não consegue identificar é porque o usuário colocou o braço em cima , ou porque a número do peito não está visível ou simplesmente podem ser pipocas na corrida, nos quais me recuso a tirar fotos pois eles não vendem e estão lá pra zoar a corrida rs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #35 Online: 01 de Dezembro de 2022, 22:12:16
Vocês filtram as repetidas, com olho fechado e etc.
Ou sobem tudo?
Eu subo tudinho tudinho... Ganho nada pra ficar fazendo esse filtro e só compra quem quiser ... Tiro só foto fora de foco ( foco a deriva tbm subo)
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2022, 22:14:00 por LeandroR »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #36 Online: 01 de Dezembro de 2022, 22:25:17
Agora está razoável rsrs
4 a 8 fotos é de boa, pensei que faziam mais de 30.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #37 Online: 01 de Dezembro de 2022, 22:28:08
Agora está razoável rsrs
4 a 8 fotos é de boa, pensei que faziam mais de 30.

Em 2019, fui numa palestra que foi transmitida ao Vivo pelo Youtube, se bobear , até acha por lá. Mas deram essa dica, deixar a câmera já configurada bonita, tira de 4 a 8 fotos, tirou , próximo atleta, próximo, próximo, o ideal é tirar o máximo possível de atletas. Tem gente que compra todas as fotos , cara, até aquelas que eles estão fazendo careta, bico, olho fechado rsrsrs


Raul Alexandre

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 01 de Dezembro de 2022, 22:53:37
Eu não fico fazendo filtro de fotos pra tirar,fora de foco,numero coberto,careta e etc, subo tudo,
só faço esse trabalho de filtragem quando eu tenho baaaastante tempo disponivel antes da galeria ser liberada pra o publico.
aqui o numerador é pago, tenho que comprar creditos que é 15 reais pra cada 1000 creditos de identificação.

o pagamento aqui é liberado geralmente em 7 a 15 dias no max após a venda da foto.
Nunca trabalhei pela fotop pois aqui não tem saida alguma,porem eu tenho cadastro na plataforma, Focoradical é mais restrito e nunca consegui nada.

Faço media de 5 a 7 fotos por atleta


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #39 Online: 02 de Dezembro de 2022, 02:48:07
cara usar flash a noite com tanto disparo contínuo é pedir pra dar problema no flash, acho que não compensa não hahahauahau

Putz pior que tem essa mesmo de fritar o flash.



Bom outra coisa que lembrei aqui que ajuda na hora de fotografar, dando um pouquinho mais de longevidade à bateria é desativar a revisão de imagem no LCD (aquela função que deixa a foto passando por uns 2 segundos após a captura - Image Review). Aliás, é interessante até desativar por completo o LCD pra não ficar mostrando o tempo todo na tela os dados da câmera (a não ser que você seja fotógrafo de Live View).
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #40 Online: 02 de Dezembro de 2022, 05:41:43
Pra quem usa ML, usar o liveview é mais econômico que o EVF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 02 de Dezembro de 2022, 10:30:42
Interessante essas informações colocadas aqui, pq não é de hoje que penso em comprar uma tele pra poder fazer fotos do eventos de MTB que participo, o que não participo pedalando poderia fotografar  :D
Só meu grande medo é investir, sei lá, no mínimo R$2 mil numa tele meia boca da Fuji que seria a 50-210 que é escura e não tem foco rápido ou então R$4 mil (impagável pra mim) numa decente 55-200. Esporte não é meu ramo e perto de mim não acontecem muitos eventos, então teria ainda que viajar pelo manos uns 100km, só ida, pra participar.

Vontade e curiosidade eu até tenho só não tenho a grana pra "por fora" em brincadeira  :hysterical:

Nosso grupo já realizou eventos aqui na cidade e eu fotografei e curti fazer as fotos, mas organizar e fotografar não dá muito certo. Ou faz só uma coisa ou só outra. Só fiz registros pra gente ter como material pros próximos.
As fotos dentro do mato e na estrada eu fiz, já as no local de chegada larguei a camera no automático pra minha esposa pegar os atletas, pra quem nunca havia manuseado a camera até que ela fez decente  :D
https://drive.google.com/drive/folders/1Q5G8TiH2ENL1ltXWG6tiEswnt8Ldhfoy?usp=sharing

Tudo feito com a X-T2 e a 35 1.4, na chegada X-T2 e 23mm. Me falta uma lente versátil pra esse tipo de coisa. Se tivesse uma camera com a 23 e outra com a 55-200 já eras.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #42 Online: 02 de Dezembro de 2022, 11:52:42
Putz pior que tem essa mesmo de fritar o flash.



Bom outra coisa que lembrei aqui que ajuda na hora de fotografar, dando um pouquinho mais de longevidade à bateria é desativar a revisão de imagem no LCD (aquela função que deixa a foto passando por uns 2 segundos após a captura - Image Review). Aliás, é interessante até desativar por completo o LCD pra não ficar mostrando o tempo todo na tela os dados da câmera (a não ser que você seja fotógrafo de Live View).

Fernando, como ainda não migrei pro mirrorless (felizmente grana eu tenho) minhas DSLRs antigas são mais que suficientes pra mim. Se eu for fazer um upgrade de equipamento já vou direto na R7 , mas isso é algo que ficará pra algum momento em 2023.

Sobre o visor ótico, eu confesso que já me acostumei a fotografar só pelo visor. O LCD só uso mais no fim do evento pra ver algumas fotos e sempre levo baterias reserva. Nunca tive problemas com equipamento, mas sempre levo duas câmeras.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #43 Online: 02 de Dezembro de 2022, 11:53:03
Pra quem usa ML, usar o liveview é mais econômico que o EVF.

Isso é verdade, mas mesmo assim usaria o EVF.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #44 Online: 02 de Dezembro de 2022, 12:00:12
Interessante essas informações colocadas aqui, pq não é de hoje que penso em comprar uma tele pra poder fazer fotos do eventos de MTB que participo, o que não participo pedalando poderia fotografar  :D
Só meu grande medo é investir, sei lá, no mínimo R$2 mil numa tele meia boca da Fuji que seria a 50-210 que é escura e não tem foco rápido ou então R$4 mil (impagável pra mim) numa decente 55-200. Esporte não é meu ramo e perto de mim não acontecem muitos eventos, então teria ainda que viajar pelo manos uns 100km, só ida, pra participar.

Vontade e curiosidade eu até tenho só não tenho a grana pra "por fora" em brincadeira  :hysterical:

Nosso grupo já realizou eventos aqui na cidade e eu fotografei e curti fazer as fotos, mas organizar e fotografar não dá muito certo. Ou faz só uma coisa ou só outra. Só fiz registros pra gente ter como material pros próximos.
As fotos dentro do mato e na estrada eu fiz, já as no local de chegada larguei a camera no automático pra minha esposa pegar os atletas, pra quem nunca havia manuseado a camera até que ela fez decente  :D
https://drive.google.com/drive/folders/1Q5G8TiH2ENL1ltXWG6tiEswnt8Ldhfoy?usp=sharing

Tudo feito com a X-T2 e a 35 1.4, na chegada X-T2 e 23mm. Me falta uma lente versátil pra esse tipo de coisa. Se tivesse uma camera com a 23 e outra com a 55-200 já eras.

Pablo você pode acessar o site da Fotop que tem duas versões, o fotop.com.br para os atletas e clientes em geral comprarem as fotos e o fotop.io onde você cria seu cadastro grátis.

E lembrando que você pode usar a Fotop como uma opção para seus clientes comprarem as fotos direto da plataforma que faz toda intermediação. Você faz isso criando um evento na plataforma. Evidente a empresa fica com 25% do valor das suas vendas. Mas é uma boa opção; pois você não gasta nada para isso.

Existem várias maneiras de ganhar dinheiro com a plataforma e semelhantes. Por isso quero incentivar a todos do fórum que pensem um pouco fora da caixa, pois são maneiras de aumentar os lucros ;)