Autor Tópico: Como faturar em plataformas de fotos de eventos esportivos (Fotop, Foco Radical)  (Lida 4822 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #45 Online: 02 de Dezembro de 2022, 13:32:11
A plataforma Fotop funciona bem, estável, rápida, pagamento certinho e tudo mais, mas acho a taxa deles de 25% da venda beeeem alta... lembrando que existe também a Banlek que cobra apenas 9% e funciona muito bem, exceto a parte da numeração, então infelizmente inviabiliza para eventos com muitas fotos.


A Fotop tem umas posturas que me chateiam, demonstram pouco valorizar o fotógrafo ou vê-lo como um parceiro... por exemplo: recente congresso com palestras motivacionais e sobre como melhorar as suas fotos - cobraram ingresso e ainda tiveram a pachorra de sortear 2 ingressos entre os fotógrafos da plataforma....  8-) 8-) 8-)

Essa outra achei a pior, divulgaram uma super parceria com uma loja esportiva que estaria abrindo uma mega unidade em SP, a parceria era para os fotógrafos enviarem as mais lindas fotos de esportes (haviam varios requisitos como não aparecer marca, não aparecer rosto, etc), e seriam selecionadas as mais bonitas para serem utilizadas como decoração nesta nova loja.
O que o fotógrafo ganharia com isso? Os quadros decorativos estariam disponíveis para venda, e caso fossem vendidos PARTE do valor seria destinado ao fotógrafo  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #46 Online: 02 de Dezembro de 2022, 13:53:19
Pra quem usa ML, usar o liveview é mais econômico que o EVF.

Certeza? :ponder:

Bom não sei, mas pra mim era o contrário.
O EVF pelo que sei é LED (os pixels que estão com cor preta estão apagados, logo não estão gastando) e também ele tem um tamanho muito menor do que o LCD que tem que acender um painel LED (retro iluminação) e os LCD em si.
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #47 Online: 02 de Dezembro de 2022, 15:01:24
Certeza? :ponder:

Bom não sei, mas pra mim era o contrário.
O EVF pelo que sei é LED (os pixels que estão com cor preta estão apagados, logo não estão gastando) e também ele tem um tamanho muito menor do que o LCD que tem que acender um painel LED (retro iluminação) e os LCD em si.

Pois é, eu também pensava nisso.
Mas a resolução é taxa de atualização maior gastam mais.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #48 Online: 02 de Dezembro de 2022, 16:34:08
Pois é, eu também pensava nisso.
Mas a resolução é taxa de atualização maior gastam mais.


Ahh apesar que eu deixo quase sempre no modo economia.
Na R10 tem um modo que chama simulação  de OVF... esse deixa super claro e com maior frame-rate, certamente deve gastar mais.
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #49 Online: 02 de Dezembro de 2022, 19:40:26
A plataforma Fotop funciona bem, estável, rápida, pagamento certinho e tudo mais, mas acho a taxa deles de 25% da venda beeeem alta... lembrando que existe também a Banlek que cobra apenas 9% e funciona muito bem, exceto a parte da numeração, então infelizmente inviabiliza para eventos com muitas fotos.


A Fotop tem umas posturas que me chateiam, demonstram pouco valorizar o fotógrafo ou vê-lo como um parceiro... por exemplo: recente congresso com palestras motivacionais e sobre como melhorar as suas fotos - cobraram ingresso e ainda tiveram a pachorra de sortear 2 ingressos entre os fotógrafos da plataforma....  8-) 8-) 8-)

Essa outra achei a pior, divulgaram uma super parceria com uma loja esportiva que estaria abrindo uma mega unidade em SP, a parceria era para os fotógrafos enviarem as mais lindas fotos de esportes (haviam varios requisitos como não aparecer marca, não aparecer rosto, etc), e seriam selecionadas as mais bonitas para serem utilizadas como decoração nesta nova loja.
O que o fotógrafo ganharia com isso? Os quadros decorativos estariam disponíveis para venda, e caso fossem vendidos PARTE do valor seria destinado ao fotógrafo  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Cara eu já tive palestra há uns anos atrás com os donos da fotop, o pessoal é bem gente boa. É claro que certas coisas poderiam ser melhor e que poderíamos ter faturamentos melhores, mas isso depende de várias coisas, por isso criamos esse tópico aqui pra gente ver como melhorar o lucro dos eventos e também verificar como funciona o esquema com plataformas concorrentes pois eu entendo que não devemos nos prender a apenas uma empresa ou modelo de negócio.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #51 Online: 08 de Dezembro de 2022, 15:02:20
excelente   :clap: :clap: :clap: :clap:

Obrigado pkawazoe!  :D Especialmente vindo de vc que admiro muito  :worship:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
E aí pessoal como estão os eventos nas suas regiões?

Mês de maio tem sido bom de vendas, boas provas.

Domingo passado fui até Curitiba fotografar a Meia Maratona da cidade pela FOTOP, aproveitei para botar a teste a R10 que chegou estes dias (se saiu muito bem, inclusive a duração da bateria surpreendeu, 40 mil fotos com 2 baterias nada mal)... a prova em si não vendeu muito (R670), pagou os custos da viagem, acomodação e numerador do site... mas já tinha essa expectativa, a esposa foi junto entao foi um "trampolê".
Este evento era oficial da Foco Radical, o que talvez explique as vendas abaixo do normal.

Sim, poderia ter feito menos fotos, mas queria levar a câmera no extremo para ver até onde ela vai  :D
« Última modificação: 18 de Maio de 2023, 11:36:00 por LeandroR »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Sobre a R10 especificamente para essa finalidade de fotos esportivas em plataformas, acho que se saiu muito bem... aproveite o preço no site da Canon e a expectativa é que ela se pague em 12 meses, considerando vendas a mais comparado as vendas com outra camera, o que espero acontecer com as fotos a mais que farei (devido a velocidade de disparo) e maior assertividade no foco contínuo.

No início da meia maratona ainda faltavam 40 minutos pro sol nascer, ambiente bem escuro, usei 1/320 (sim forcei aqui), f2.8 e ISO 8000 ... me surpreendeu o resultado tanto de ruído quanto do foco contínuo utilizando com a 70-200 f2.8 nao teve problema algum de manter o foco no atleta... nesta situação aqui certamente a 7D iria se complicar.



No mais, usei 1 bateria inteira original, deve ter durado uns 25 mil cliques, depois troquei por uma genérica (peguei um kit carregador triplo + 4 baterias genericas) e aguentou até o final (fiz mais 15 mil nela)... sempre obturador eletrônico e 23 fps.

Usei um SD Sandisk Extreme, me deu 41 fotos de buffer, ao encher ele travava questão de segundo e descarregava tudo... nao chega a ser problematico mas já coloquei no radar a compra de um cartão uhs-II.

Quero ver como ela vai aguentar ao longo do tempo, pois é notavelmente mais frágil a construção dela comparado a 7D ou 5D... desde o plástico, os botões etc... não necessariamente significa que não vai aguentar, apenas a impressão que passa.



fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
E aí pessoal como estão os eventos nas suas regiões?

Mês de maio tem sido bom de vendas, boas provas.


Então man, eu e o @chefferson temos ido quase todos os finais de semana fotografar aqui em São Paulo.

Eu estou começando a pegar o jeito da coisa, mas acho que só vou conseguir ter uma boa constância mesmo daqui uns 6 meses, depois de alguns milhares de cliques.


Coisas que eu reparei:
Foto de mulheres costumam vender mais. Elas costumam comprar pacotes, então se tiver uma sequência boa, vai bem.

O esquema que tem funcionado para mim é ficar na altura de uns 75% do percurso. Assim consigo pegar os atletas mais espaçados e acompanhar uma maior quantidade.

Olhando o site da FOTOP (analisando os primeiros em vendas), percebi que uma boa quantidade de cliques é fazer 8 fotos por atleta. Assim é mais garantido que consiga pelo menos uma foto vendável. Também é importante tentar buscar o máximo de atletas o possível.

Outra coisa que eu tento fazer é ir conversando com os corredores, os que estão caminhando eu conto uma piadinha tipo: Eu tô anotando aqui quem tá andando na corrida! hahha. Ou então eu grito: Vem que eu vou te pegar! ahaha... Até mesmo um: Vem no trotinho pra ficar bem na foto! 80% dos  caminhantes começam a correr quando falo isso.



Cara eu vou falar para ti... aqui em SP dá até briga pra conseguir vaga pela FOTOP. Tá muito cheio.
No Sul quem reina é a Foco, que eu particularmente gosto mais, mas só que infelizmente aqui em SP quem lidera disparado o mercado é a FOTOP. Eu diria que a Fotop tem aí uns 70% do mercado e o restante é a Foco.
Mas cara, pq vc foi pela Fotop se o evento era da Foco? A Foco (pelo menos aqui) é vai quem quer. Até onde sei não tem limite pra fotógrafo e paga melhor a comissão. Ela dá "prêmio" em pontos por ajudar a divulgar e indicar corridas. Esse valor acaba indo para abater o preço que é gasto no numerador automático.

Eu tô contente, fiz duas corridas pela Fotop que consegui passar de R$600,00 de vendas.
Se for pensar é uma boa paga já que é só meio dia de trabalho.
Eu gosto mais da Foco, mas ando meio decepcionado com ela já que por aqui é meio devagar com divulgação.

Uma coisa que achei ruim é que a Foco (que é menos concorrida pra conseguir vaga)  acaba resultando em menos faturamento do que a Fotop... Em números, a Fotop pra mim acaba pagando quase 4x mais no geral. Imagino que seja por causa da divulgação ser inferior. A Fotop é bem agressiva em divulgação e parceria. Eles acabam mordendo um bom pedaço de comissão, mas por outro lado isso é investido em divulgação.

Da foco nem panfleto eu tenho direito. Tenho que ficar chorando para algum fotógrafo arrumar alguns flyers para eu poder panfletar nas corridas.

O pessoal fala que Maratona paga bem. No grupo da Fotop no Whats esses dias o rapaz mostrou o faturamento dos primeiros da Maratona do Rio do ano Passado... tipo os primeiros levaram quase 4mil reais cada um... é uma graninha boa.


À respeito da câmera, eu comecei usando a R10, que é muito boa pra isso, mas aí resolvi fazer um upgrade para a R7, só que no geral são muito similares.



Caramba, vc conseguiu uma boa quantidade de fotos hein! eu aqui lembro que fiz umas 10-12 mil com uma bateria, mas não lembro se era a original ou uma Batmax com a R10 no eletrônico.


Quanto ao lance do buffer, tem um macete que o @André Sena me explicou. Basicamente vc tem que desativar toda a parte de correção de lente, Hight Tone Priority e o auto lighting optimizer. Aqui fiz isso e a bichinha tá voando! não tranca o buffer quase nunca!
Se usar cartão V60 dá melhor ainda (ele tem mais contatos na parte de trás).

Eu estou usando também a EF 70-200 2.8, mas vou confessar que aqui eu tenho perdido muita foto. Ainda não achei uma configuração eficiente para o sistema do AF. Eu percebo que quando o atleta tá longe a câmera dá uma perdida até achar no que focar, então se eu uso a focalização de área completa ela acaba focando em alguma coisa do asfalto, daí preciso colocar no modo pontual. Quando o atleta tá a uns 15 metros ela é bem assertiva, mas à medida que o atleta vai chegando muito perto, aí complica. Quando o atleta tá vindo e está a uns 4 ou 5 metros a câmera se perde e quase todas essas últimas fotos de sequências acabam ficando fora de foco. Não posso dizer que é o limitador de foco da lente, já que ele é para 3m.

Com lente mais grande angular, tipo a 17-40, eu consigo focar bem, mas aí outro problema muitas vezes acontece... no caso é que nem sempre a câmera trava no atleta que está no ponto ativo (tipo o rastreamento do olho ou face). Acontece muito de a câmera perseguir aleatóreamente alguém e como eu não estou com ela na altura dos olhos (estou fotografando pela tela LCD) é bem comum de eu enquadrar um atleta e a câmera estar focando em outro que tá saindo do quadro. Conclusão, também perco muita foto. Mas isso acontece mais naquele momento que passa o maior volume de atletas. Já ouvi outros relatando essa questão de a câmera ficar sem saber em quem focar quando tem muitos rostos no quadro.
Na EOS R eu descobri uma solução, bastando colocar a câmera na configuração Initial Servo AF point. que a câmera (no modo área) irá buscar o olho ou a face daquilo que a caixa (no caso ponto de foco) estiver em cima. Porém na R10 e R7 eu ainda não descobri qual é a configuração equivalente.



Outro vez fiz uma corrida noturna e percebi que de uma sequência de 6 fotos eu perdia 3 por problema de AF. Estava usando a EF 50mm F1.4. Por algum motivo a câmera fazia como um "front focus". Acho que ela estava prevendo que o atleta estaria mais à frente do que realmente estava... sempre errando uns 40cm pra frente do que o atleta estava. Talvez isso possa ser alguma configuração de aceleração.

Eu comprei o curso do Armando Vernaglia para como focar com a R7. Pode parecer meio banal, mas corrida é a situação que mais exige do sistema de focalização da câmera. Focar em assuntos correndo em direção à câmera é a situação mais difícil para qualquer câmera. E na corrida, precisamos fotografar o atleta de frente que é onde o número de peito fica, pra poder conseguir identificar o atleta e assim depois ele procurar sua foto para comprar.
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Com relação ao ISO, também acho de boa, deixo sempre no automático e configurado até 12800.
Pra foto que vai ser compactada assim (tipo de 6000x4000 para 3450x2300 FOCO ou 3000x2000 Fotop) ele nem aparece direito, só que esse ISO alto dá uma reduzida na velocidade já que os arquivos saem maiores assim demorando mais para ser escritos no cartão.
Fotógrafo oficial Foco Radical


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia

Então man, eu e o @chefferson temos ido quase todos os finais de semana fotografar aqui em São Paulo.

Eu estou começando a pegar o jeito da coisa, mas acho que só vou conseguir ter uma boa constância mesmo daqui uns 6 meses, depois de alguns milhares de cliques.


Coisas que eu reparei:
Foto de mulheres costumam vender mais. Elas costumam comprar pacotes, então se tiver uma sequência boa, vai bem.

O esquema que tem funcionado para mim é ficar na altura de uns 75% do percurso. Assim consigo pegar os atletas mais espaçados e acompanhar uma maior quantidade.

Olhando o site da FOTOP (analisando os primeiros em vendas), percebi que uma boa quantidade de cliques é fazer 8 fotos por atleta. Assim é mais garantido que consiga pelo menos uma foto vendável. Também é importante tentar buscar o máximo de atletas o possível.

Outra coisa que eu tento fazer é ir conversando com os corredores, os que estão caminhando eu conto uma piadinha tipo: Eu tô anotando aqui quem tá andando na corrida! hahha. Ou então eu grito: Vem que eu vou te pegar! ahaha... Até mesmo um: Vem no trotinho pra ficar bem na foto! 80% dos  caminhantes começam a correr quando falo isso.



Cara eu vou falar para ti... aqui em SP dá até briga pra conseguir vaga pela FOTOP. Tá muito cheio.
No Sul quem reina é a Foco, que eu particularmente gosto mais, mas só que infelizmente aqui em SP quem lidera disparado o mercado é a FOTOP. Eu diria que a Fotop tem aí uns 70% do mercado e o restante é a Foco.
Mas cara, pq vc foi pela Fotop se o evento era da Foco? A Foco (pelo menos aqui) é vai quem quer. Até onde sei não tem limite pra fotógrafo e paga melhor a comissão. Ela dá "prêmio" em pontos por ajudar a divulgar e indicar corridas. Esse valor acaba indo para abater o preço que é gasto no numerador automático.

Eu tô contente, fiz duas corridas pela Fotop que consegui passar de R$600,00 de vendas.
Se for pensar é uma boa paga já que é só meio dia de trabalho.
Eu gosto mais da Foco, mas ando meio decepcionado com ela já que por aqui é meio devagar com divulgação.

Uma coisa que achei ruim é que a Foco (que é menos concorrida pra conseguir vaga)  acaba resultando em menos faturamento do que a Fotop... Em números, a Fotop pra mim acaba pagando quase 4x mais no geral. Imagino que seja por causa da divulgação ser inferior. A Fotop é bem agressiva em divulgação e parceria. Eles acabam mordendo um bom pedaço de comissão, mas por outro lado isso é investido em divulgação.

Da foco nem panfleto eu tenho direito. Tenho que ficar chorando para algum fotógrafo arrumar alguns flyers para eu poder panfletar nas corridas.

O pessoal fala que Maratona paga bem. No grupo da Fotop no Whats esses dias o rapaz mostrou o faturamento dos primeiros da Maratona do Rio do ano Passado... tipo os primeiros levaram quase 4mil reais cada um... é uma graninha boa.


À respeito da câmera, eu comecei usando a R10, que é muito boa pra isso, mas aí resolvi fazer um upgrade para a R7, só que no geral são muito similares.



Caramba, vc conseguiu uma boa quantidade de fotos hein! eu aqui lembro que fiz umas 10-12 mil com uma bateria, mas não lembro se era a original ou uma Batmax com a R10 no eletrônico.


Quanto ao lance do buffer, tem um macete que o @André Sena me explicou. Basicamente vc tem que desativar toda a parte de correção de lente, Hight Tone Priority e o auto lighting optimizer. Aqui fiz isso e a bichinha tá voando! não tranca o buffer quase nunca!
Se usar cartão V60 dá melhor ainda (ele tem mais contatos na parte de trás).

Eu estou usando também a EF 70-200 2.8, mas vou confessar que aqui eu tenho perdido muita foto. Ainda não achei uma configuração eficiente para o sistema do AF. Eu percebo que quando o atleta tá longe a câmera dá uma perdida até achar no que focar, então se eu uso a focalização de área completa ela acaba focando em alguma coisa do asfalto, daí preciso colocar no modo pontual. Quando o atleta tá a uns 15 metros ela é bem assertiva, mas à medida que o atleta vai chegando muito perto, aí complica. Quando o atleta tá vindo e está a uns 4 ou 5 metros a câmera se perde e quase todas essas últimas fotos de sequências acabam ficando fora de foco. Não posso dizer que é o limitador de foco da lente, já que ele é para 3m.

Com lente mais grande angular, tipo a 17-40, eu consigo focar bem, mas aí outro problema muitas vezes acontece... no caso é que nem sempre a câmera trava no atleta que está no ponto ativo (tipo o rastreamento do olho ou face). Acontece muito de a câmera perseguir aleatóreamente alguém e como eu não estou com ela na altura dos olhos (estou fotografando pela tela LCD) é bem comum de eu enquadrar um atleta e a câmera estar focando em outro que tá saindo do quadro. Conclusão, também perco muita foto. Mas isso acontece mais naquele momento que passa o maior volume de atletas. Já ouvi outros relatando essa questão de a câmera ficar sem saber em quem focar quando tem muitos rostos no quadro.
Na EOS R eu descobri uma solução, bastando colocar a câmera na configuração Initial Servo AF point. que a câmera (no modo área) irá buscar o olho ou a face daquilo que a caixa (no caso ponto de foco) estiver em cima. Porém na R10 e R7 eu ainda não descobri qual é a configuração equivalente.



Outro vez fiz uma corrida noturna e percebi que de uma sequência de 6 fotos eu perdia 3 por problema de AF. Estava usando a EF 50mm F1.4. Por algum motivo a câmera fazia como um "front focus". Acho que ela estava prevendo que o atleta estaria mais à frente do que realmente estava... sempre errando uns 40cm pra frente do que o atleta estava. Talvez isso possa ser alguma configuração de aceleração.

Eu comprei o curso do Armando Vernaglia para como focar com a R7. Pode parecer meio banal, mas corrida é a situação que mais exige do sistema de focalização da câmera. Focar em assuntos correndo em direção à câmera é a situação mais difícil para qualquer câmera. E na corrida, precisamos fotografar o atleta de frente que é onde o número de peito fica, pra poder conseguir identificar o atleta e assim depois ele procurar sua foto para comprar.

Então, eu nem cadastro tenho no Foco Radical... Aqui na minha região rola uma rivalidade grande, coisa besta claro... Eu não ligo pra isso, mas já tive problemas com fotógrafos da foco em algumas provas e isso me afasta da plataforma. Conheço inclusive o dono da empresa, que é aqui de Floripa.
Mas por aqui corrida de rua é com eles, e as provas de ciclismo com o TrilhasBr.

O sistema de foco eu tbm percebi que ela hesita bastante qdo tem mais de um rosto na cena, seguidamente buscando um rosto em segundo plano ou pegando nada mesmo. Acabei usando a maior parte do tempo o AF pontual expandido, da mesma forma que uso na 7D, e foi muito bem. Configurei o botão de disparo para acionar o foco pontual expandido e o AF on para ativar o modo rastreio rosto/olho. Amanhã vou fotografar uma prova de MTB aí vou tirar impressões nesse tipo de esporte que é meu objetivo principal.

Quanto a vender mais, teus pontos fazem sentido sim... A composição tbm e importante, tentar achar um fundo um pouco mais limpo, pegar uma ação se possível (no ciclismo tem mais disso, pegar o cara pedalando no estradão na reta, sentado no selim, ou na curva com a bike inclinada, ou no salto com a bike no ar, passando algum riacho, em trechos mais desafiadores, etc.. vejo que essas sempre tem a preferência na hora da compra. A corrida de rua é mais restrito mas já reparei que eles gostam do momento com os dois pés no ar, no meio da passada.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Então, eu nem cadastro tenho no Foco Radical... Aqui na minha região rola uma rivalidade grande, coisa besta claro... Eu não ligo pra isso, mas já tive problemas com fotógrafos da foco em algumas provas e isso me afasta da plataforma. Conheço inclusive o dono da empresa, que é aqui de Floripa.
Mas por aqui corrida de rua é com eles, e as provas de ciclismo com o TrilhasBr.

Realmente me falaram mesmo que na região sul era isso mesmo que a Foco acabava dominando. Aqui também tem bastante rivalidade entre os Amarelinhos e os Laranjinhas (Foco vs Fotop), mas eu particularmente acho a maior besteira, acho que são plataformas pra ganhar dinheiro, não tem que ter rivalidade. Se eu não consigo pegar uma corrida numa, faço na outra e vice-versa. Aliás eu mesmo tenho cadastro em 3: Fotop, Foco Radical e Olho no Atleta. Podem me chamar de vida dupla, mas conforme tá melhor eu vou nela. Delas eu gosto mais da Foco pela sensação que tive de ser melhor recebido lá, enquanto na Fotop sempre que eu comento algo no grupo o pessoal  parece que quer refutar e contra-argumentar ou falar que é mimimi meu, então nem me sinto muito à vontade lá. Parece que é mor galera de panelinha que não tá muito afim de mais gente no clube. Na Foco Radical sinto o contrário, mas isso é porque como falei eles são mais fracos aqui em SP, então precisam de força de trabalho pra começar a se destacar.


... A composição tbm e importante, tentar achar um fundo um pouco mais limpo, pegar uma ação se possível .... A corrida de rua é mais restrito mas já reparei que eles gostam do momento com os dois pés no ar, no meio da passada.

Concordo em tudo e complemento dizendo que agora estou treinando o olhar para ser ágil na composição, conseguir limpar o mais rapidamente uma cena, mesmo que seja em segundos. Tenho treinado os movimentos de acompanhamento pra tentar manter uma constância. Tentar fazer uma sequência exata de 8 fotos de cada atleta passando.
Realmente isso que você falou de foto com os dois pés no ar é bacana, eu mesmo (falando como corredor) compro quase todas ahahah. Também tento pegar momentos espontâneos, de casais correndo juntos, amigos correndo e batendo papo (famosa resenha), pessoa sorrindo.

O bom de fazer evento assim é que a gente vai ficando mais ágil em manobrar a câmera e suas configurações. Também vai ficando mais ágil em montar composições e treinando o olhar pra encontrar padrões, linhas, cores interessantes.

Agora quero ver se compro uma caixinha de som pra deixar rolando um roquenrou ou um tutz-tutz enquanto o pessoal passa, pra ver se animam e dão algum sorriso.



Acabei usando a maior parte do tempo o AF pontual expandido, da mesma forma que uso na 7D, e foi muito bem. Configurei o botão de disparo para acionar o foco pontual expandido e o AF on para ativar o modo rastreio rosto/olho.

Minha meta agora é dominar o sistema de foco. Também tenho feito do seu jeito. Aparentemente, desligando a função de rastreamento no menu AF, pagina 1 tem ajudado. Tb deixei o botão AF On como ativador do Foco no Olho, mas acho que se tivesse como deixar ele como ativador do foco na face seria melhor, mas sei se dá pra fazer isso.
« Última modificação: 20 de Maio de 2023, 13:13:13 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical