E aí pessoal como estão os eventos nas suas regiões?
Mês de maio tem sido bom de vendas, boas provas.
Então man, eu e o @chefferson temos ido quase todos os finais de semana fotografar aqui em São Paulo.
Eu estou começando a pegar o jeito da coisa, mas acho que só vou conseguir ter uma boa constância mesmo daqui uns 6 meses, depois de alguns milhares de cliques.
Coisas que eu reparei:
Foto de mulheres costumam vender mais. Elas costumam comprar pacotes, então se tiver uma sequência boa, vai bem.
O esquema que tem funcionado para mim é ficar na altura de uns 75% do percurso. Assim consigo pegar os atletas mais espaçados e acompanhar uma maior quantidade.
Olhando o site da FOTOP (analisando os primeiros em vendas), percebi que uma boa quantidade de cliques é fazer 8 fotos por atleta. Assim é mais garantido que consiga pelo menos uma foto vendável. Também é importante tentar buscar o máximo de atletas o possível.
Outra coisa que eu tento fazer é ir conversando com os corredores, os que estão caminhando eu conto uma piadinha tipo: Eu tô anotando aqui quem tá andando na corrida! hahha. Ou então eu grito: Vem que eu vou te pegar! ahaha... Até mesmo um: Vem no trotinho pra ficar bem na foto! 80% dos caminhantes começam a correr quando falo isso.
Cara eu vou falar para ti... aqui em SP dá até briga pra conseguir vaga pela FOTOP. Tá muito cheio.
No Sul quem reina é a Foco, que eu particularmente gosto mais, mas só que infelizmente aqui em SP quem lidera disparado o mercado é a FOTOP. Eu diria que a Fotop tem aí uns 70% do mercado e o restante é a Foco.
Mas cara, pq vc foi pela Fotop se o evento era da Foco? A Foco (pelo menos aqui) é vai quem quer. Até onde sei não tem limite pra fotógrafo e paga melhor a comissão. Ela dá "prêmio" em pontos por ajudar a divulgar e indicar corridas. Esse valor acaba indo para abater o preço que é gasto no numerador automático.
Eu tô contente, fiz duas corridas pela Fotop que consegui passar de R$600,00 de vendas.
Se for pensar é uma boa paga já que é só meio dia de trabalho.
Eu gosto mais da Foco, mas ando meio decepcionado com ela já que por aqui é meio devagar com divulgação.
Uma coisa que achei ruim é que a Foco (que é menos concorrida pra conseguir vaga) acaba resultando em menos faturamento do que a Fotop... Em números, a Fotop pra mim acaba pagando quase 4x mais no geral. Imagino que seja por causa da divulgação ser inferior. A Fotop é bem agressiva em divulgação e parceria. Eles acabam mordendo um bom pedaço de comissão, mas por outro lado isso é investido em divulgação.
Da foco nem panfleto eu tenho direito. Tenho que ficar chorando para algum fotógrafo arrumar alguns flyers para eu poder panfletar nas corridas.
O pessoal fala que Maratona paga bem. No grupo da Fotop no Whats esses dias o rapaz mostrou o faturamento dos primeiros da Maratona do Rio do ano Passado... tipo os primeiros levaram quase 4mil reais cada um... é uma graninha boa.
À respeito da câmera, eu comecei usando a R10, que é muito boa pra isso, mas aí resolvi fazer um upgrade para a R7, só que no geral são muito similares.
Caramba, vc conseguiu uma boa quantidade de fotos hein! eu aqui lembro que fiz umas 10-12 mil com uma bateria, mas não lembro se era a original ou uma Batmax com a R10 no eletrônico.
Quanto ao lance do buffer, tem um macete que o @André Sena me explicou. Basicamente vc tem que desativar toda a parte de correção de lente, Hight Tone Priority e o auto lighting optimizer. Aqui fiz isso e a bichinha tá voando! não tranca o buffer quase nunca!
Se usar cartão V60 dá melhor ainda (ele tem mais contatos na parte de trás).
Eu estou usando também a EF 70-200 2.8, mas vou confessar que aqui eu tenho perdido muita foto. Ainda não achei uma configuração eficiente para o sistema do AF. Eu percebo que quando o atleta tá longe a câmera dá uma perdida até achar no que focar, então se eu uso a focalização de área completa ela acaba focando em alguma coisa do asfalto, daí preciso colocar no modo pontual. Quando o atleta tá a uns 15 metros ela é bem assertiva, mas à medida que o atleta vai chegando muito perto, aí complica. Quando o atleta tá vindo e está a uns 4 ou 5 metros a câmera se perde e quase todas essas últimas fotos de sequências acabam ficando fora de foco. Não posso dizer que é o limitador de foco da lente, já que ele é para 3m.
Com lente mais grande angular, tipo a 17-40, eu consigo focar bem, mas aí outro problema muitas vezes acontece... no caso é que nem sempre a câmera trava no atleta que está no ponto ativo (tipo o rastreamento do olho ou face). Acontece muito de a câmera perseguir aleatóreamente alguém e como eu não estou com ela na altura dos olhos (estou fotografando pela tela LCD) é bem comum de eu enquadrar um atleta e a câmera estar focando em outro que tá saindo do quadro. Conclusão, também perco muita foto. Mas isso acontece mais naquele momento que passa o maior volume de atletas. Já ouvi outros relatando essa questão de a câmera ficar sem saber em quem focar quando tem muitos rostos no quadro.
Na EOS R eu descobri uma solução, bastando colocar a câmera na configuração Initial Servo AF point. que a câmera (no modo área) irá buscar o olho ou a face daquilo que a caixa (no caso ponto de foco) estiver em cima. Porém na R10 e R7 eu ainda não descobri qual é a configuração equivalente.
Outro vez fiz uma corrida noturna e percebi que de uma sequência de 6 fotos eu perdia 3 por problema de AF. Estava usando a EF 50mm F1.4. Por algum motivo a câmera fazia como um "front focus". Acho que ela estava prevendo que o atleta estaria mais à frente do que realmente estava... sempre errando uns 40cm pra frente do que o atleta estava. Talvez isso possa ser alguma configuração de aceleração.
Eu comprei o curso do Armando Vernaglia para como focar com a R7. Pode parecer meio banal, mas corrida é a situação que mais exige do sistema de focalização da câmera. Focar em assuntos correndo em direção à câmera é a situação mais difícil para qualquer câmera. E na corrida, precisamos fotografar o atleta de frente que é onde o número de peito fica, pra poder conseguir identificar o atleta e assim depois ele procurar sua foto para comprar.