Autor Tópico: Tamanho é documento?  (Lida 3592 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 02 de Dezembro de 2022, 17:01:41
Mais um tema polêmico, afinal, se não for pra causar eu nem saio de casa! hahaaha

Na sua opinião, o (a) camarada chega com uma baita câmera, com grip, lente tele, parasol, ele transmite mais profissionalismo para o cliente, ou é só Show Off?



VS




Bora ver esse circo pegar fogo  :snack:


Espero que o @andrésenna não me dê um gancho por tocar em temas sensíveis.  :D
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2022, 17:02:27 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2022, 17:36:56
Sim, faz diferença. É tipo roupa.
Dependendo da situação, certas roupas dão mais credibilidade.

Um advogado pode te atender de chinelo, shorts e camiseta.
Nada impede ele de fazer isso.
Isso não vai mudar a qualidade do trabalho dele, mas um possível cliente pode não dar tanta credibilidade pra ele por conta disso.

Porém, na fotografia eu já reparei que não precisa de muito pra impressionar clientes com equipamento. É só a lente ser grande.
Pode ser uma 75-300... uma vergonha de lente, mas por ser mais longa já chama atenção. Coloca um hood pra aumentar ainda mais e já era, prepare-se pra ouvir muitos "nossa, essa câmera é boa, hein?".

Eu já entrei em muita área restrita e backstage que eu não tinha acesso passando com um câmera usando uma zoom longa.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2022, 19:00:52
Espero que o @andrésenna não me dê um gancho por tocar em temas sensíveis.  :D

 :eek:

 :hysterical: :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2022, 19:15:20


Se eu aparecer com essa câmera para fazer um casamento, com certeza todos vão me olhar atravessado. Até se o fotógrafo do meu casamento chegasse com ela eu olharia torto.  :hysterical:


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2022, 21:33:05
Sim, faz diferença. É tipo roupa.
<...>

Falou tudo.

"não basta ser, tem que também parecer."

Pelo menos por enquanto é o que temos para hoje.



« Última modificação: 02 de Dezembro de 2022, 21:38:52 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2022, 21:35:39
-duplicou-
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2022, 21:39:30 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2022, 23:08:35
Eu acho o máximo, quando a pessoa chega em mim e diz: Cara, que câmera mais fo**! Só porque está com uma 70-200 encaixada nela... Morro de rir por dentro.

Mas eu creio que hoje sim, as pessoas ainda botam mais fé em um equipamento mais robusto.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2022, 23:09:45
Se eu aparecer com essa câmera para fazer um casamento, com certeza todos vão me olhar atravessado. Até se o fotógrafo do meu casamento chegasse com ela eu olharia torto.  :hysterical:

EU olharia MUITO torto nesse caso específico !!! Claro que foge ao objetivo do tópico, mas a RX100 não dá para isso não !!! kkkkk
Comprei uma no final de 2018 para usar como uma compacta de bolso para viagens mas me arrependi muuuuito. Resultados muito abaixo da expectativa.

Fiquei aqui imaginando trocando a bateria a cada 15 minutos !!!!
 


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Dezembro de 2022, 07:57:00
Mais um tema polêmico, afinal, se não for pra causar eu nem saio de casa! hahaaha

Na sua opinião, o (a) camarada chega com uma baita câmera, com grip, lente tele, parasol, ele transmite mais profissionalismo para o cliente, ou é só Show Off?



VS




Bora ver esse circo pegar fogo  :snack:


Espero que o @andrésenna não me dê um gancho por tocar em temas sensíveis.  :D

Acho que equipamento não transmite profissionalismo. Quando existe um bom relacionamento, atendimento com o cliente, o equipamento apenas confirma. Mas e claro que as pessoas  percebem nesse contexto tamanho como valor, ja com mobiles, o valor e unicamente a marca.

 
 






« Última modificação: 03 de Dezembro de 2022, 08:01:23 por Leonardo Tonin »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2022, 08:07:07
Se o cliente te contratou é por que ele viu o seu trabalho e gostou. Independente do equipamento que usa.
Como o Di falou uma tele horrível dessas não é comparável a uma 50tinha, que tem um tamanho super compacto.

Mas infelizmente sim, a grande maioria (leigos) acha que tamanho é documento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 03 de Dezembro de 2022, 10:23:31
Dependendo da combinação da competência do fotógrafo com o tipo do equipamento tudo é possível.
Duvido que alguém aqui discorde disso.

Mas que tem uma turma que se impressiona fácil, tem sim.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Dezembro de 2022, 10:31:46
Se o cliente te contratou é por que ele viu o seu trabalho e gostou. Independente do equipamento que usa.
Como o Di falou uma tele horrível dessas não é comparável a uma 50tinha, que tem um tamanho super compacto.

Mas infelizmente sim, a grande maioria (leigos) acha que tamanho é documento.

Fale isso para a Canon ou para a Nikon, pois as novas lentes 1.2 sao enormes, assim como as lentes zoom 2.8 ou 2 e olhe a Tamron 35 150 2 - 2.8. Ate porque eles nao conseguem fazer menores com qualidade. A fotografia tem uma forte influencia do fotojornalismo. As lentes zoom sempre foram grandes, as cameras para esporte, vida selvagem que ate pouco tempo atras possuiam o foco mais evoluido  tambem tendem a ser grandes. E sao caras, possuem valor.  Essa conversa que o fotografo precisa se reeducar e meio conversa fiada, isso ai e a industria que coloca assim, exceto com as superteles atualmente. Mesmop cameras de formato aps c ou m 4/3 , as melhores tendem a ser um pouco maior.
O quanto importa? Depende do bolso de cada um. O sentimento de satisfacao e gratuito, a contemplacao da beleza e gratuita. E perfeitamente possivel usar uma d3, d700, d750, xt3, 6d, 80d d7000, d7200,  m5, m6II para eventos. E claro que nao recomendo ter um monte de lente dslr em tempos que estao mudando de tecnologia, mas da pra quebar o galho tranquilamente. Uma coisa eu entendi, a internet e toxica. E a conversa sobre equipamento so e legal para quem tem dinheiro no bolso. Se nao tem, entra em negatividade. Bom final de semana para voces. 


« Última modificação: 03 de Dezembro de 2022, 10:40:40 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 03 de Dezembro de 2022, 10:33:11
Na maioria das situações o fotografo já chega contratado no job....
O equipamento é para impressionar quem? O DJ do casamento? Os convidados da Noiva? A maquiadora da gestante?

Na verdade é o próprio fotografo que usa o equipamento como muleta para se sentir mais confiante.
O cara nunca fez um casamento mas se ele for de FF + zooms 2.8, o que pode dar errado né?  :hysterical: :doh:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 03 de Dezembro de 2022, 10:47:31
Na maioria das situações o fotografo já chega contratado no job....
O equipamento é para impressionar quem? O DJ do casamento? Os convidados da Noiva? A maquiadora da gestante?

Na verdade é o próprio fotografo que usa o equipamento como muleta para se sentir mais confiante.
O cara nunca fez um casamento mas se ele for de FF + zooms 2.8, o que pode dar errado né?  :hysterical: :doh:

Eu fotografei uma vez com uma d90, uma 18 70 e meu sb 700.  :)
Em um outro evento usei uma 24 2.8 d, praticamente uma maquina de flare. Vendi a coitada.
O comprador quiz o dinheiro de volta.  :hysterical:


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #14 Online: 03 de Dezembro de 2022, 11:16:16

O equipamento é para impressionar quem? O DJ do casamento? Os convidados da Noiva? A maquiadora da gestante?

Também.
Não diria "impressionar", mas gerar credibilidade.

Um fotógrafo com um equipamento que se espera de um fotógrafo vai ter mais atenção.
Nas fotos posadas as pessoas vão olhar pra ele e não pros outros convidados com smartphones.
Se ele quiser subir no palco do DJ pra pegar um ângulo diferente ninguém vai achar ruim.
A maquiadora vai pedir ele pra tirar fotos de certas partes do processo.

Etc.

Com um smartphone ou uma powershot você pode simplesmente ser confundido com um convidado qualquer e ter problemas em diversas situações.

E não precisa ser um equipamento super robusto, qualquer câmera que troque de lente e um flash já implica a sua função.
Mas o quão "maior" o equipamento, mais fácil de passar uma imagem de maior importância.