Autor Tópico: Alguma Câmera faz rastreamento em longa exposição?  (Lida 2750 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 07 de Dezembro de 2022, 13:03:15
De repente, estudando sobre panning me veio à mente se existe alguma câmera que possa fazer rastreamento (ou tracking)  de foco enquanto está capturando.
Será que isso já existe ou estou viajando?
Imaginei se houvesse um sistema de rastreamento durante a captura de um movimento panning, que com esse reastreamento o resultado poderia sair até melhor do que sem... Mas não sei se as câmeras são monocomando: ou captura ou foca... apesar de que em vídeo isso acontece.
Fotógrafo oficial Foco Radical


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2022, 13:22:40
Nunca ouvi falar disso.

Nas DSLRs não seria possível pois o espelho fica levantado na captura, não mandando luz pro sensor de foco.
A não ser que seja pelo liveview.

Nas MLs seria possível, mas acho que todas elas também são programadas pra fazer o foco antes do início da exposição.

Vídeo não é bem isso que você falou também, pois o foco em vídeo pode ser feito entre os frames.
O vídeo faz 24/30/60/etc fotos por segundo e o foco pode ser feito entre uma foto e outra.

No mais, não acho que isso seria tão útil pra panning, já que essa técnica geralmente é feita quando o assunto está em movimento paralelo ao plano de foco.
Se você tem uma situação bem específica ou um projeto criativo que você queira fazer que se beneficiaria disso, daí acho que a solução seria o foco manual.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2022, 13:31:35 por Di Torres »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2022, 13:33:16
De repente, estudando sobre panning me veio à mente se existe alguma câmera que possa fazer rastreamento (ou tracking)  de foco enquanto está capturando.
Será que isso já existe ou estou viajando?
Imaginei se houvesse um sistema de rastreamento durante a captura de um movimento panning, que com esse reastreamento o resultado poderia sair até melhor do que sem... Mas não sei se as câmeras são monocomando: ou captura ou foca... apesar de que em vídeo isso acontece.

Pergunta muito interessante Fernandoomi. Acompanhando.  :snack:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2022, 13:39:47
Não é possível com a tecnologia atual. O processo de captura de imagem consiste em capturar um certo número de fótons em cada "poço" (na verdade, cada fóton que é detectado em um filtro fotoelétrico vai ser convertido em um elétron, que vai pro tal poço). Somente quando a captura é concluída, o sensor vai saber quantos elétrons estavam no  poço, quantificar em níveis de sinal na ADU (Analog to Digital Unit. ISO base normalmente usa um bit a cada elétron capturado) e, de acordo com a posição de cada pixel, associar uma cor. Note que cada poço não é um pixel, mas vem antes do pixel. Um sensor com matriz Bayer possui quatro poços pra formar um pixel.

Poder-se-ia fazer várias capturas rápidas e empilhar depois, mas aí já é pós-processamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2022, 13:47:08
apesar de que em vídeo isso acontece.

Em vídeo, a câmera não está continuamente capturando. Ela captura e grava, captura e grava o próximo quadro. O mesmo no live view. Por isso uns smartphones modernos capturam momentos antes da gente disparar o "obturador". O que o smartphone faz é gravar uns poucos segundos antes daquele momento, e depois descartar, e quando a gente aperta o botão, ele salva aqueles últimos segundos.

Em astrofoto, a câmera principal fica vários segundos (ou minutos) capturando fótons. Neste tempo, o sistema de rastreio pode adiantar ou atrasar. Pra manter o rastreio perfeito, usa-se uma outra câmera que faz uma exposição a cada poucos segundos (1 a 5, normalmente) e informa o deslocamento das estrelas, pra que a montagem equatorial faça correções na posição. É um sistema bastante preciso, que pode manter o rastreio abaixo de 1 arcossegundo.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2022, 13:57:27 por felipemendes »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 07 de Dezembro de 2022, 13:49:20
Se eu entendi direito, tem uma Pentax que faz, não?
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2022, 13:49:37 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #6 Online: 07 de Dezembro de 2022, 14:16:05
Não é possível com a tecnologia atual. O processo de captura de imagem consiste em capturar um certo número de fótons em cada "poço" (na verdade, cada fóton que é detectado em um filtro fotoelétrico vai ser convertido em um elétron, que vai pro tal poço). Somente quando a captura é concluída, o sensor vai saber quantos elétrons estavam no  poço, quantificar em níveis de sinal na ADU (Analog to Digital Unit. ISO base normalmente usa um bit a cada elétron capturado) e, de acordo com a posição de cada pixel, associar uma cor. Note que cada poço não é um pixel, mas vem antes do pixel. Um sensor com matriz Bayer possui quatro poços pra formar um pixel.

Poder-se-ia fazer várias capturas rápidas e empilhar depois, mas aí já é pós-processamento.

Possível eu acho que seria sim.

Por exemplo, uma câmera de espelho fixo que manda parte da luz constantemente pra um sensor de foco separado do sensor de captura.
Perdemos um pouco de transmissão com esse design de câmera, mas tornaria possível o autofoco continuar funcionando em longa exposição.

Outro exemplo, uma mirrorless poderia fazer um "line skipping", a cada x linhas de pixels uma linha seria sempre dedicada a autofoco e continuaria fazendo o tracking em longa exposição, sacrificando um pouco de resolução.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2022, 14:21:26 por Di Torres »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2022, 14:47:21
Possível eu acho que seria sim.

Possível, com certeza, é. Disponível no momento, não. Precisaria de uma coisa diferente, embora os conceitos envolvidos já sejam bem conhecidos.

Note que os sensores atuais têm dois momentos relevantes: a captura e a leitura. O primeiro é quando os elétrons estão sendo acumulados nos poços, e o segundo é quando a câmera lê estes elétrons. Pra ser diferente, teria que haver um canal de leitura dos pixels de imagem e outro independente pros pixels de foco.

Em astrofoto, também há um equivalente pra isso, chamado OAG (off-Axis Guider), que é uma câmera auxiliar ligada ao mesmo trem de imagem. No caso da câmera comum, um grande facilitador seria ter ambos os sensores (o de foco e de imagem) no mesmo plano. O OAG é bem parecido com sua descrição.

« Última modificação: 07 de Dezembro de 2022, 14:47:58 por felipemendes »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 07 de Dezembro de 2022, 17:09:35
Por isso uns smartphones modernos capturam momentos antes da gente disparar o "obturador". O que o smartphone faz é gravar uns poucos segundos antes daquele momento, e depois descartar, e quando a gente aperta o botão, ele salva aqueles últimos segundos.

E as ML né? Canon tem desde a M6 mark ii.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 07 de Dezembro de 2022, 17:24:48
Não é possível com a tecnologia atual. O processo de captura de imagem consiste em capturar um certo número de fótons em cada "poço" (na verdade, cada fóton que é detectado em um filtro fotoelétrico vai ser convertido em um elétron, que vai pro tal poço). Somente quando a captura é concluída, o sensor vai saber quantos elétrons estavam no  poço, quantificar em níveis de sinal na ADU (Analog to Digital Unit. ISO base normalmente usa um bit a cada elétron capturado) e, de acordo com a posição de cada pixel, associar uma cor. Note que cada poço não é um pixel, mas vem antes do pixel. Um sensor com matriz Bayer possui quatro poços pra formar um pixel.

Poder-se-ia fazer várias capturas rápidas e empilhar depois, mas aí já é pós-processamento.

Não entendi isso, nunca vi nenhum diagrama de sensor com nada parecido....

No máximo tem as micro lentes em cima do pixel, mas 1 para 1.
E não 4 para 1.

Essa descrição de 4 pra 1 me pareceu ser muito o bining que os smartphones fazem, que o sensor de 48MP gera uma imagem de 12MP ao combinar 4 pixels em 1.
Mas isso não é o caso de nenhuma câmera que eu me lembre.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #10 Online: 07 de Dezembro de 2022, 18:03:52
Como sera q fica uma longa exposição puxando o foco manualmente? :snack:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 07 de Dezembro de 2022, 18:16:23
Como sera q fica uma longa exposição puxando o foco manualmente? :snack:

Usam muito para fogos de artifício
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #12 Online: 07 de Dezembro de 2022, 18:41:33
Usam muito para fogos de artifício

hmmmm faz sentido, legal


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.002
Resposta #13 Online: 07 de Dezembro de 2022, 22:42:45
Como sera q fica uma longa exposição puxando o foco manualmente? :snack:



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 08 de Dezembro de 2022, 00:55:57
Não entendi isso, nunca vi nenhum diagrama de sensor com nada parecido....

No máximo tem as micro lentes em cima do pixel, mas 1 para 1.
E não 4 para 1.

Essa descrição de 4 pra 1 me pareceu ser muito o bining que os smartphones fazem, que o sensor de 48MP gera uma imagem de 12MP ao combinar 4 pixels em 1.
Mas isso não é o caso de nenhuma câmera que eu me lembre.

Qual é a cor de um pixel? É a combinação do sinal capturado pelo poço vermelho, pelo poço azul e pelos dois poços verdes, assumindo um sensor Bayer. O demosaico é o algoritmo usado pra converter o sinal de cada conjunto de poços (um poço vermelho pode capturar um pouco de luz azul e verde; mas é basicamente um poço vermelho) em pixels. Um artigo bem legal:

https://cloudbreakoptics.com/blogs/news/astrophotography-pixel-by-pixel-part-1

Recomendo a leitura completa. Mas, sobre o que falamos, veja especialmente a parte 5:
https://cloudbreakoptics.com/blogs/news/astrophotography-pixel-by-pixel-part-5-one-shot-color-and-monochrome-sensors

Mas curioso que o escritor começa falando em poços (wells ou buckets, baldes), mas na parte 5, ele fala em pixels.