Autor Tópico: Qual sua lente favorita?  (Lida 6139 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #45 Online: 19 de Dezembro de 2022, 14:42:49
Muita gente critica a 50MM 1.8 STM, mas todo mundo tem e no fundo gosta  :hysterical:  :hysterical:  :hysterical:

Parafraseando um antigo membro do fórum:

"A maioria das lentes é melhor do que a maioria dos fotógrafos."


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 19 de Dezembro de 2022, 16:19:13
Parafraseando um antigo membro do fórum:

"A maioria das lentes é melhor do que a maioria dos fotógrafos."
Boa


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #47 Online: 19 de Dezembro de 2022, 18:04:09
Parafraseando um antigo membro do fórum:

"A maioria das lentes é melhor do que a maioria dos fotógrafos."

Ótima kkkk e lembrando que aqui mesmo neste fórum tem um monte de nikonzeiro vindo dizer que as 50mm da Canon não prestam. Olhe não sou fanboy e sei que oticamente a 1.8 G da Nikon é melhor que a 1.8 STM . Mas concordo plenamente: a maioria das lentes é melhor que os fotógrafos que falam isso. PS: sempre tirei ótimas fotos com a STM e se usasse a 1.8 G faria exatamente as mesmas fotos.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2022, 18:04:40 por cheferson »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 20 de Dezembro de 2022, 03:11:32

Off topic

De mim, eu não me lembro de ter duvidado de sua capacidade ou de ter avaliado o seu trabalho ou o de ninguém baseado em  equipamento.De todo modo, me desculpe.

Falando sobre empresas de equipamento,
tem que perceber a estratégia de cada uma.


« Última modificação: 20 de Dezembro de 2022, 03:26:49 por Leonardo Tonin »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #49 Online: 20 de Dezembro de 2022, 16:45:18
Off topic

De mim, eu não me lembro de ter duvidado de sua capacidade ou de ter avaliado o seu trabalho ou o de ninguém baseado em  equipamento.De todo modo, me desculpe.

Falando sobre empresas de equipamento,
tem que perceber a estratégia de cada uma.


Leonardo relaxa cara kkkk . Então sobre o fato é que sério, as maiorias bizarrices de "fanboys" de marca vem de "Nikonzeiros" . Não só aqui no fórum, mas em grupos de facebook principalmente. Sério mesmo, já vi cada coisa bizarra dita por esses "nikonzeiros" que dá vergonha, estilo bolsominions que cantam hino nacional pra pneu  :hysterical:  :hysterical:  :hysterical: .

Apenas pra você ter uma idéia do grau de "insanidade" das besteiras que já li (algumas aqui no fórum):

-> Nikon não dá defeito (PS: já tive colega Nikon e colega Canon , câmera dar travada geral, eu uso Canon e já aconteceu comigo duas vezes, por isso sempre uso duas câmeras e equipamento backup);

-> Canon não foca;

-> Nikon faz lentes melhor que Canon (totalmente subjetivo) ;

-> Nikon gera fotos mais nítidas (totalmente subjetivo);

-> Alcance dinâmico da Nikon é imbatível (e se esquecem que o sensor das Nikons é da Sony  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: )

Essas são apenas algumas das inúmeras bobagens ditas por fanboys que defendem sua marca à ferro e fogo e se esquecem que a fotografia é algo para ser divertida de fazer. E tais bizarrices poderiam vir de fanboys da Canon, da Fuji, etc.

Agora terminado o "offtopic" podemos voltar a discussão de lentes  :D
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2022, 16:49:06 por cheferson »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 20 de Dezembro de 2022, 20:12:02
       Toda marca tem alguns argumentos subjetivos que buscam justificar a aquisição, que são mais do terreno da experiência, da sensação de valor, e até um vínculo nostálgico.  Pegue a 5d, d700
As primeiras fotos que vi da 50 1.2 aí s no pixel peeper.
      Sensor de x câmera ter melhor latitude de exposição é um valor concreto. Não importa quem fabrique.
        Ter opções intermediárias de custo e benefício também são interessantes e aí veremos propostas diferentes, deficiências em pontos diferentes, ofertas e valores em pontos diferentes.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #51 Online: 20 de Dezembro de 2022, 20:30:55
       Toda marca tem alguns argumentos subjetivos que buscam justificar a aquisição, que são mais do terreno da experiência, da sensação de valor, e até um vínculo nostálgico.  Pegue a 5d, d700
As primeiras fotos que vi da 50 1.2 aí s no pixel peeper.
      Sensor de x câmera ter melhor latitude de exposição é um valor concreto. Não importa quem fabrique.
        Ter opções intermediárias de custo e benefício também são interessantes e aí veremos propostas diferentes, deficiências em pontos diferentes, ofertas e valores em pontos diferentes.


Exato . E o mesmo vale para lentes. Por exemplo, tem modelos de lentes que são "glorificados" aqui no fórum, outras são "demonizadas". Mas já vi fotógrafos fazerem fotos absolutamente impecáveis com lentes de kit como a 18-55 , por exemplo.

Então é aquilo, a questão do gosto e estética também é totalmente subjetivo. Há quem goste e há quem deteste  uma lente pela sua renderização de cores, pelo desfoque, pela resolução , etc. E são padrões, na maioria das vezes e também, totalmente subjetivos.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #52 Online: 20 de Dezembro de 2022, 23:28:22
Parafraseando um antigo membro do fórum:

"A maioria das lentes é melhor do que a maioria dos fotógrafos."

É complicado. Se formos pensar que um excelente fotógrafo faria excelentes fotos com qualquer equipamento, inclusive se aproveitando dos defeitos do equipamento em questão, é inegável que aspectos negativos de alguns equipamentos vão piorar a qualidade da foto, comparando a mesma foto com um equipamento melhor. Por exemplo, uma foto em f/1.8 com essa 1.8 STM vai precisar de muita criatividade pra fazer compensar a qualidade inferior.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #53 Online: 20 de Dezembro de 2022, 23:44:45
É complicado. Se formos pensar que um excelente fotógrafo faria excelentes fotos com qualquer equipamento, inclusive se aproveitando dos defeitos do equipamento em questão, é inegável que aspectos negativos de alguns equipamentos vão piorar a qualidade da foto, comparando a mesma foto com um equipamento melhor. Por exemplo, uma foto em f/1.8 com essa 1.8 STM vai precisar de muita criatividade pra fazer compensar a qualidade inferior.

Canon 60D+EF 50mm f1.8 STM by FookLooi Chan, no Flickr

Então Felipe , a questão é que pegando este exemplo, da 50MM 1.8 STM, veja uma foto tirada em 1.8 . Sinceramente a foto em 1.8 me parece totalmente utilizável em questões de ótica, contraste, resolução, etc. Claro que uma abertura de 1.8 vai gerar um desfoque muito grande na cena e portanto alguns elementos fora do plano de foco estarão desfocados, o que é natural e aconteceria em qualquer 50MM com abertura 1.8 (precisaria fechar mais pra ter mais nitidez ); então o que me parece é que as pessoas se apegam a uma idéia fixa e acham que é aquilo, mas eu realmente não vejo dessa forma.

Pegando essa lente como exemplo, é uma lente de baixo custo e para meus padrões o 1.8 dela é extremamente utilizável, tal como este exemplo que peguei do Flickr. Note que fechando pra 2.5 a lente se torna incrivelmente nítida . É evidente que em 1.8 ela tem "defeitos" óticos, mas na minha opinião totalmente contornáveis.

O que não entendo muito bem , é que as pessoas realmente se apegam dizendo que a lente não presta e que a concorrência é melhor. Eu entendo que um ótimo fotógrafo vai fazer um excelente trabalho com a 50MM 1.8 STM ou a Nikkor 50MM 1.8 G. Agora existem lentes ruins? sim, existem. Mas de forma geral, a maioria das lentes é melhor do que a maioria dos fotógrafos!

OBS: pra quem quiser nitidez e é afficionado neste ponto, na canon a melhor lente 50MM é a 50MM 2.5 EF COMPACT MACRO ; neste quesito, ela é realmente acima da média .
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2022, 23:48:25 por cheferson »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 21 de Dezembro de 2022, 06:27:32
Pega o dxo lens database e veja que Zeiss e Sigma DSLR estavam no topo , e agora veja o valor das lentes e compare com a Nikon z mount. 

Agora compare o excelente foco da R6 com o af da Z6ll que não é tão seguro.

É claro que tanto lente como câmera, é mais do que suficiente para se trabalhar.

Em construção, fico com a Pentax, que nem o cara do lens rentals  :D

Vou testar essa 24 2.5 Tamy  :)
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2022, 06:33:20 por Leonardo Tonin »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 21 de Dezembro de 2022, 08:53:19
Minha lente preferida hoje, a do coração é a XF 35mm 1.4.
Porém, a que acabo utilizando mais é a XF 23mm f/2 :shock:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #56 Online: 26 de Dezembro de 2022, 13:56:26
Atualmente
Mais usada: Canon EF 24-70 F2.8
Preferida: Canon  EF 24-70 F2.8
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #57 Online: 27 de Dezembro de 2022, 11:15:38
É complicado. Se formos pensar que um excelente fotógrafo faria excelentes fotos com qualquer equipamento, inclusive se aproveitando dos defeitos do equipamento em questão, é inegável que aspectos negativos de alguns equipamentos vão piorar a qualidade da foto, comparando a mesma foto com um equipamento melhor. Por exemplo, uma foto em f/1.8 com essa 1.8 STM vai precisar de muita criatividade pra fazer compensar a qualidade inferior.


Felipe, muitos anos atrás houve uma discussão pesada sobre a qualidade da Canon EF 50/1.8 com a imensa maioria das pessoas metendo o malho nela, até que veio um forista e postou uma série de fotos de cair o queixo feitas com ela em 1.8. Todas, literalmente, estavam lindas. E a discussão acabou ali mesmo, todo mundo meteu a viola no saco e ninguém se atreveu a continuar o papo kkkk foi bem engraçado. Então eu acredito nisso porque eu vi e inclusive fui um dos que meteu a viola no saco.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #58 Online: 27 de Dezembro de 2022, 11:18:08
OBS: pra quem quiser nitidez e é afficionado neste ponto, na canon a melhor lente 50MM é a 50MM 2.5 EF COMPACT MACRO ; neste quesito, ela é realmente acima da média .

Conheço BEM essa lente, tenho uma. É disparada a 50mm mais nítida da Canon. O único "problema" dela é o foco, lento e barulhento, mas na imagem é perfeita.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #59 Online: 27 de Dezembro de 2022, 11:53:27
É complicado. Se formos pensar que um excelente fotógrafo faria excelentes fotos com qualquer equipamento, inclusive se aproveitando dos defeitos do equipamento em questão, é inegável que aspectos negativos de alguns equipamentos vão piorar a qualidade da foto, comparando a mesma foto com um equipamento melhor. Por exemplo, uma foto em f/1.8 com essa 1.8 STM vai precisar de muita criatividade pra fazer compensar a qualidade inferior.

Esse exemplo não foi bom, tirando o bokeh mais nervoso, que é uma coisa subjetiva, a lente não tem problema nenhum.
Principalmente na versão STM que sanou o AF barulhento, tem uma lamina a mais no diafragma e mount de metal.

A versão RF ainda teve um leve upgrade na otica e o AF está bem mais rapido que a EF.

A 1.8 na abertura maxima é soft na mesma proporção que toda 50mm canon 1.4 e 1.2.

Tem que ser um fotografo muito ruim pra estragar um retrato feito com ela.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs