Autor Tópico: Qual sua lente favorita?  (Lida 6145 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #60 Online: 27 de Dezembro de 2022, 12:08:22
Esse exemplo não foi bom, tirando o bokeh mais nervoso, que é uma coisa subjetiva, a lente não tem problema nenhum.
Principalmente na versão STM que sanou o AF barulhento, tem uma lamina a mais no diafragma e mount de metal.

A versão RF ainda teve um leve upgrade na otica e o AF está bem mais rapido que a EF.

A 1.8 na abertura maxima é soft na mesma proporção que toda 50mm canon 1.4 e 1.2.

Tem que ser um fotografo muito ruim pra estragar um retrato feito com ela.


Por aí mesmo.
Na é[oca a minha bronca com ela foi com a 5D para paisagens urbanas noturnas (skyline noturno), em 1.8 as bordas me incomodavam. Bastava um tripé e por em f4 que resolvia, só que aí não dava para fazer na mão. Na real nem com a 1.2 em 1.2 dá, fica com o mesmo problema.

Mas desencanei e hoje em dia posso ser feliz com quase qualquer lente em qualquer corpo.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #61 Online: 27 de Dezembro de 2022, 12:28:31
Já tive a 50mm f1.8 II e agora tenho a 50mm f1.8 STM... esta segunda é bem melhor com o diafragma todo aberto, dá pra usar em 1.8 tranquilo, 2.2 pra cima já é excelente.... a versão antiga ( a II, de foco barulhento) era bem ruim em 1.8 até 2.2, dali pra cima era ótima também.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #62 Online: 27 de Dezembro de 2022, 15:37:17
Sinceramente a foto em 1.8 me parece totalmente utilizável em questões de ótica, contraste, resolução, etc.

até que veio um forista e postou uma série de fotos de cair o queixo feitas com ela em 1.8.

Esse exemplo não foi bom, tirando o bokeh mais nervoso, que é uma coisa subjetiva, a lente não tem problema nenhum.

Na verdade todos estes comentários corroboram o que eu disse. Claro que tem como fazer fotos boas com esta lente (como com qualquer uma), dependendo da criatividade do fotógrafo.  Se a foto for contra um fundo "calmo", o bokeh nunca fica "nervoso", e este "problema" desaparece.

Quanto à qualidade do bokeh em si, já discutimos o assunto tantas vezes... Pro meu uso, contra folhagem (fundo "nervoso"), entendo que, pra mim, o bokeh normalmente deve ser suave, pra que o fundo não brigue com os detalhes dos pássaros. Mas um fotógrafo pode querer justamente dar um ar tenso a uma determinada foto, então um bokeh conturbado pode passar a sensação que o fotógrafo quer. Nada errado aqui. Mas uma foto tensa com bokeh suave vai continuar sendo tensa. Mas uma foto suave com bokeh nervoso vai quebrar a sensação de suavidade. Daí o sucesso dessas lentes artísticas que são suaves no quadro todo. Ali, nada é nervoso, nem o que deveria ser nítido!
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2022, 15:38:13 por felipemendes »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #63 Online: 27 de Dezembro de 2022, 16:25:58
Já tive a 50mm f1.8 II e agora tenho a 50mm f1.8 STM... esta segunda é bem melhor com o diafragma todo aberto, dá pra usar em 1.8 tranquilo, 2.2 pra cima já é excelente.... a versão antiga ( a II, de foco barulhento) era bem ruim em 1.8 até 2.2, dali pra cima era ótima também.

Ambas em 2.5 são excelentes . Eu realmente gostava da performance delas. As vendi porque 50MM não é lá muito minha DF favorita.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 27 de Dezembro de 2022, 20:54:27
Ambas em 2.5 são excelentes . Eu realmente gostava da performance delas. As vendi porque 50MM não é lá muito minha DF favorita.
Já que todo mundo já teve uma 50mm 1.8 em suas versões, dava até pra abrir um tópico onde mostrasse somente fotos delas. Seja Nikon Canon, ou qq outra marca, desde que 50mm 1.8.
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #65 Online: 27 de Dezembro de 2022, 23:27:51
Já que todo mundo já teve uma 50mm 1.8 em suas versões, dava até pra abrir um tópico onde mostrasse somente fotos delas. Seja Nikon Canon, ou qq outra marca, desde que 50mm 1.8.

Tem com qualquer 50mm, mas não 1.8. Eu nem tenho lente pra participar!

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,86967.0.html
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2022, 23:29:31 por felipemendes »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #66 Online: 27 de Dezembro de 2022, 23:29:03
Já que todo mundo já teve uma 50mm 1.8 em suas versões, dava até pra abrir um tópico onde mostrasse somente fotos delas. Seja Nikon Canon, ou qq outra marca, desde que 50mm 1.8.

Não é má ideia, mas corre o risco de não prosperar como aconteceu no da zoom de kit...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #67 Online: 28 de Dezembro de 2022, 22:42:13
Tem com qualquer 50mm, mas não 1.8. Eu nem tenho lente pra participar!

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,86967.0.html

Felipe, legal , mas o tópico já é bem antigo. Não seria interessante trancar este e abrirmos um novo? Acho que quase todo mundo aqui tem alguma 50MM , é a lente mais lucrativa e produzida da história da fotografia.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #68 Online: 29 de Dezembro de 2022, 00:37:07
Felipe, legal , mas o tópico já é bem antigo. Não seria interessante trancar este e abrirmos um novo? Acho que quase todo mundo aqui tem alguma 50MM , é a lente mais lucrativa e produzida da história da fotografia.

Não acho que precise trancar o tópico antigo, mas qualquer pessoa pode criar o novo, específico pra 50mm f/1.8, se for essa mesma a ideia. Ou criar da maneira que vcs acharem melhor. O fórum é pra vcs! Só não vou dar pitaco porque não tenho 50mm f/1.8 a uns 8 anos...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 29 de Dezembro de 2022, 00:58:57
Sim, o tópico é antigo e as fotos com câmeras antigas de 10 anos atrás. Penso que hoje as lentes/câmeras são outras e as fotos serão diferentes.

Se quiser abrir abre Cheferson, faça as honras, serão as 50mm da segunda década.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #70 Online: 29 de Dezembro de 2022, 01:33:36
Sim, o tópico é antigo e as fotos com câmeras antigas de 10 anos atrás. Penso que hoje as lentes/câmeras são outras e as fotos serão diferentes.

Se quiser abrir abre Cheferson, faça as honras, serão as 50mm da segunda década.


Lindsay  , muito obrigado pelas honras , o farei em instantes .... acrescento à sua opinião o fato de que em relação ao post antigo, naturalmente a fotografia de todos aqui evoluiu. Então será interessante, já posto o link aqui .


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #71 Online: 29 de Dezembro de 2022, 01:44:36


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #72 Online: 29 de Dezembro de 2022, 18:05:47


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #73 Online: 29 de Dezembro de 2022, 21:29:57
:clap: :clap: :clap:

Já atualizei o sumário dos tópicos coletivos. Pra lembrar, é esse aqui:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,138181.0.html


Obrigado!!!