Autor Tópico: Quais os seus Plugins/Add On de edição Favoritos?  (Lida 1010 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 13 de Dezembro de 2022, 17:59:59
Não sei se esta seria a parte correta para debatermos o tema, mas acho legal a gente conversar para trocar umas figurinhas, enfim, conhecer coisas novas.

A fim de não ficar muito bagunçado, vou sugerir um modelo:

Tipo de foto: - (Casamento, Astrofotografia, Retratos, Landscape, Produto, etc).

Nome do Plugin: - comenta quais usa

No que ajuda: - Opcional se já tiver sido comentado.



Com esses campos, dá para termos uma ideia do fluxo de trabalho e como pode ser aplicado.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2022, 18:00:16 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2022, 18:35:10
Vou começar.

Tipo de foto: Produto, Imobiliário e Coorporativo

Nome do Plugin: DXO Nik Collection, Topaz Sharpen Ai, Topaz Denoise AI, Painel Lumenzia - Mascaras de Luminosidade, Painel TK Panel Batch, Painel NBP Frequency Separation, Skylum Luminar Neo, Retouch 4 me Portrait Volumes - Dodge And Burn, Imagenomic Portrature, Adobe DNG Converter.

No que ajuda:
-O Nik eu só uso o Color Effex Pro. Ajuda a manipular as cores, conseguir uns tons mais quentes sem parecer que jogou um papel celofane amarelo na frente da lente. Também gosto muito do extrator de detalhes, do contrast color range, Tonal Contrast, da vinheta que não fica exagerada e do Pro Contrast. Já tenho meu presets prontos e consigo melhorar muito fotos de retrato e de alimentos. É um plugin meio lento, compensa para imagens individuais.
-Sharpen AI - eu uso quando erro algo no foco ou na abertura e consigo dar uma salvada. Também é lento, só recomendo para imagens individuais.
-Denoise AI - quando não estou com uma lente clara e preciso compensar no ISO, minha câmera não responde muito bem (EOS RP), ou quando preciso recuperar muito as sombras e isso gera ruído. Também é lento.
-Lumenzia - Ótimo para fazer ajustes seletivos em fotos, ele facilita a criação de máscaras para por exemplo ajustar o brilho de uma área das altas luzes por ex.  Ele é relativamente ágil, no PC é mais lento do que no MAC, não sei pq.
TK batch - Para salvar rapidamente edições que tenha feito em fotos de produtos (tipo recorte e pequenos ajustes de curvas). Com ele eu poupo tempo por não precisar dar Flat na imagem, ir no menu Arquivo, salvar, e preencher tudo até sobrescrever o arquivo.
-Freq. Sep - Dos painéis de separação de frequência foi o que eu achei o melhor. Dá uma prévia de como vão ficar cada camada de Textura e Cor numa janelinha. Uso mais pra ajustar alguma foto de produto, principalmente fundo. Não é o tipo de edição rápida de lote, mas ganho tempo editando. Não funciona no MAC M1 (Legacy não tem suporte a não ser que use o Rosetta X86, mas fica travando toda hora por conta da pouca RAM).
-Luminar - Eu uso para dar algum toque final em foto, tipo adicionar um efeitinho Orthon, ou dar uma afilada na foto que o cliente pede. É bem lento para abrir, mas dá pra fazer em modo de lote. Funciona Stand Alone (sem precisar abrir o PS).
-Plugins Retouch4Me - Para usar em edição de lote - Dão um bom adianto retocando automaticamente retratos. Dá volume, melhora marcas na pele e aprimora muitas imperfeições.
-Portraiture - Similar ao anterior, mas com outras opções de ajustes. Costumo montar uma Action no Photoshop e processar todas as fotos que estão numa pasta. Uso para aquelas mulheres que pedem pra melhorar a pele no PS, apesar que agora a parte de máscaras inteligentes do Câmera Raw/Lightroom estão adiantando bastante o serviço.
-DNG Converter - Eu uso no começo do fluxo para deixar mais leves meus arquivos. Os Raws caem de 20mb para 5-10, tudo bem que tem uma certa perda e que gera uns artefatos horríveis, mas para imagens com saída web ou que não precisam sofrer um recorte muito grande ele ajuda muito.
Fotógrafo oficial Foco Radical


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2022, 04:41:29
Vou começar.

Tipo de foto: Produto, Imobiliário e Coorporativo

Nome do Plugin: DXO Nik Collection, Topaz Sharpen Ai, Topaz Denoise AI, Painel Lumenzia - Mascaras de Luminosidade, Painel TK Panel Batch, Painel NBP Frequency Separation, Skylum Luminar Neo, Retouch 4 me Portrait Volumes - Dodge And Burn, Imagenomic Portrature, Adobe DNG Converter.

No que ajuda:
-O Nik eu só uso o Color Effex Pro. Ajuda a manipular as cores, conseguir uns tons mais quentes sem parecer que jogou um papel celofane amarelo na frente da lente. Também gosto muito do extrator de detalhes, do contrast color range, Tonal Contrast, da vinheta que não fica exagerada e do Pro Contrast. Já tenho meu presets prontos e consigo melhorar muito fotos de retrato e de alimentos. É um plugin meio lento, compensa para imagens individuais.
-Sharpen AI - eu uso quando erro algo no foco ou na abertura e consigo dar uma salvada. Também é lento, só recomendo para imagens individuais.
-Denoise AI - quando não estou com uma lente clara e preciso compensar no ISO, minha câmera não responde muito bem (EOS RP), ou quando preciso recuperar muito as sombras e isso gera ruído. Também é lento.
-Lumenzia - Ótimo para fazer ajustes seletivos em fotos, ele facilita a criação de máscaras para por exemplo ajustar o brilho de uma área das altas luzes por ex.  Ele é relativamente ágil, no PC é mais lento do que no MAC, não sei pq.
TK batch - Para salvar rapidamente edições que tenha feito em fotos de produtos (tipo recorte e pequenos ajustes de curvas). Com ele eu poupo tempo por não precisar dar Flat na imagem, ir no menu Arquivo, salvar, e preencher tudo até sobrescrever o arquivo.
-Freq. Sep - Dos painéis de separação de frequência foi o que eu achei o melhor. Dá uma prévia de como vão ficar cada camada de Textura e Cor numa janelinha. Uso mais pra ajustar alguma foto de produto, principalmente fundo. Não é o tipo de edição rápida de lote, mas ganho tempo editando. Não funciona no MAC M1 (Legacy não tem suporte a não ser que use o Rosetta X86, mas fica travando toda hora por conta da pouca RAM).
-Luminar - Eu uso para dar algum toque final em foto, tipo adicionar um efeitinho Orthon, ou dar uma afilada na foto que o cliente pede. É bem lento para abrir, mas dá pra fazer em modo de lote. Funciona Stand Alone (sem precisar abrir o PS).
-Plugins Retouch4Me - Para usar em edição de lote - Dão um bom adianto retocando automaticamente retratos. Dá volume, melhora marcas na pele e aprimora muitas imperfeições.
-Portraiture - Similar ao anterior, mas com outras opções de ajustes. Costumo montar uma Action no Photoshop e processar todas as fotos que estão numa pasta. Uso para aquelas mulheres que pedem pra melhorar a pele no PS, apesar que agora a parte de máscaras inteligentes do Câmera Raw/Lightroom estão adiantando bastante o serviço.
-DNG Converter - Eu uso no começo do fluxo para deixar mais leves meus arquivos. Os Raws caem de 20mb para 5-10, tudo bem que tem uma certa perda e que gera uns artefatos horríveis, mas para imagens com saída web ou que não precisam sofrer um recorte muito grande ele ajuda muito.

O Nik era da Nikon.  :aua:
Olha o instrumento de divulgação que foi descartado.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2022, 12:29:10
O Nik era da Nikon.  :aua:
Olha o instrumento de divulgação que foi descartado.

Não sabia. Eu sei que o Google comprou (tanto que até fez o snapseed) e depois largou, aí a DXO comprou e deu continuidade. Eles até atualizam, mas eu sinceramente não vi nada assim tão especial que justifique sair da versão antiga gratuita para a nova paga. Os filtros até onde sei são os mesmos, o que mudou é que adicionaram novas receitas (presets). De diferente parece que tem o módulo de perspectiva e correção de lente (bom mas não é tanto usado) e salvo engano o modo de HDR, que também não ninguém que seja usuário.
Fotógrafo oficial Foco Radical


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Dezembro de 2022, 04:44:43
Não sabia. Eu sei que o Google comprou (tanto que até fez o snapseed) e depois largou, aí a DXO comprou e deu continuidade. Eles até atualizam, mas eu sinceramente não vi nada assim tão especial que justifique sair da versão antiga gratuita para a nova paga. Os filtros até onde sei são os mesmos, o que mudou é que adicionaram novas receitas (presets). De diferente parece que tem o módulo de perspectiva e correção de lente (bom mas não é tanto usado) e salvo engano o modo de HDR, que também não ninguém que seja usuário.

Usei o silver efex. Dxo deveria colocar esses plug ins no photolab. Fazer um software mais poderoso. ( Seria bom que fosse rápido)

Nikon poderia ter feito o caminho que a capture one fez. 


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.955
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 15 de Dezembro de 2022, 10:07:53
Pelo que vi aqui, a Nikon foi uma acionista com 35%.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.603
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 15 de Dezembro de 2022, 11:45:59
Continuando:

Tipo de foto: Astrofoto

Nome do Plugin: JR (James Ritson) Astrophotography Macros for Affinity Photo, Starnet++ 2.0, Topaz Denoise (não Topaz Photo).

No que ajuda:
As Macros do JR no passado eram usadas pra "esticar" as imagens de astrofoto (pegar o histograma do canto esquerdo e espalhar por todo o espectro, sem estourar as estrelas), mas hoje em dia faço a edição incial pelo Pixinsight. Ainda uso bastante o JR Macro pra editar as cores das nebulosas. É uma simples aplicação de recursos do próprio Affinity, mas poupa tempo. Todas estas operações poderiam ser feitas pelo Pixinsight, mas o programa é dificílimo de usar, então continuo usando o Affinity pra boa parte da edição.

Starnet++ 2.0: Serve pra remover as estrelas de uma astrofoto, usando inteligência artificial. Tem algumas vantagens neste processo: a. é possível aumentar a nitidez da nebulosa sem criar artefatos nas estrelas. b. é possível aumentar a saturação das estrelas (caso necessário) sem bagunçar a nebulosidade. c. É possível diminuir a intensidade e tamanho das estrelas sem prejuído de processamento da nebulosidade.

Topaz Denoise: Eu tentei usar o Topaz Photo, mas gerou resultados piores que o Topaz Denoise pra astrofoto. Como este plugin também reduz ruído, ele me economiza muitas horas de exposição e integração (empilhamento) de imagens. É usado principalmente na nebulosidade separada pelo Starnet++ acima.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.466
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 15 de Dezembro de 2022, 13:39:59
Somente dois, são para PS mas funcionam no Affinity.

- Noiseware
- DxO Film Pack

Nick Collection deixei de usar eras atrás.