Autor Tópico: Como resolver problemas de Balanço de Branco com Rádio Flash  (Lida 1234 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 15 de Dezembro de 2022, 11:12:23
Essa dica eu peguei no vídeo do Nathan Cool (fotografia imobiliária):



Em resumo, quando usamos um disparador de flash externo, a câmera faz a leitura do dispositivo desliga a simulação de exposição. Também faz uma alteração no cálculo do balanço de brancos para levar em conta a temperatura do flash, ponderada com a leitura ambiente (que acaba dando uma salada).


Para foto imobiliária ou de estúdio, por esse tipo de fotografia não demandar usar o flash em modos automáticos (com comunicação completa além do pino de disparo), podemos abrir mão de usar o TTL, HSS e Zoom nesse tipo de foto, com a vantagem de não atrapalhar no balanço de brancos automático e termos a simulação de exposição ativa.

A solução simples é utilizar um adaptador de sapata que não tem as conexões centrais. É o que eu estou usando.


« Última modificação: 15 de Dezembro de 2022, 11:13:52 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.804
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 15 de Dezembro de 2022, 11:19:31
Se eu entendi bem, era só não usar balanço de branco automático.

O motivo dele usar WB automático infelizmente tem que comprar um livro dele pra ficar sabendo rsrsr
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #2 Online: 15 de Dezembro de 2022, 11:43:23
Se eu entendi bem, era só não usar balanço de branco automático.

O motivo dele usar WB automático infelizmente tem que comprar um livro dele pra ficar sabendo rsrsr

Então... o WB automático quando liga o flash em cima fica todo bugado. Eu percebo isso. Se desligo o flash em cima, sai de uma maneira, se ligo o flash, mesmo que esteja em carga mínima, muda a medição do balanço de brancos automático.
Aqui pra foto de casa, eu tenho o modo C1 e C2 já pré configurado. Então uma faz Bracket e outro faz a sub-exposição para tirar os "window pulls". Com o esse adaptador de pino único, eu consigo dependendo até fazer o disparo do flash no próprio bracketing. Tem dado um bom adianto.
Para o tipo de foto que faço, eu não nunca uso a comunicação dos pinos extras da câmera, então o adaptador me ajuda muito. De toda forma é bom ter os modos auto no disparador, vai que precisa. Agora tenho o melhor dos dois mundos. Só estou usando com esse adaptador o Xpro e o X2T.
Fotógrafo oficial Foco Radical


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #3 Online: 15 de Dezembro de 2022, 11:43:50
Eu sempre usei o balanço automático. E acho muito tranquilo de corrigir no Lightroom, não sei pra vocês né.

Sempre notei esses detalhes mesmo, quando se usa o rádio dá muita diferença mesmo.

Boa dica!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."