Autor Tópico: Migrar de Equipamento  (Lida 5542 vezes)

Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Online: 22 de Dezembro de 2022, 16:08:00
Esse assunto permeia os bate papos em grupos de rede social e também nos fóruns, é um assunto que as vezes é clichê, as vezes chato, mas acho interessante bate papo sobre esse tema, as váriadas opiniões nos fazem entender diversas formas de pensamento sobre o mesmo tema, vamos lá, segue o que penso sobre...

Trocar de equipamentos é sempre bom, as vezes é necessário e em outras nem tanto, tem um monte de detalhes que precisam ser levados em consideração, como preço, tipo de trabalho, a necessidade, se vai haver retorno para pagar o investimento e por ae vai.

Na atualidade com as novas Mirroles, vejo a galera fazendo o impossível para comprar, conheço gente que vendeu carro para poder comprar, e não vejo nenhum problema nisso, novas tecnologias são sempre bem vindas nos ajuda e muito.
Porém em muitas vezes quando é perguntado na prática, qual foi o ganho, e se realmente é melhor, os comentários ficam sempre no mesmo, o foco é incrível, e o peso é menor, e quando perguntamos, se houve grande diferença na qualidade das fotos, a resposta no geral é, não notei grandes diferenças, digo a grande maioria dentro do meu rol de amigos e parceria. Vejo muita gente falando tecnicamente, mas na prática, o assunto é sempre o peso e o foco.
A minha indagação é, vale a pena a loucura para migrar em relação ao valor? Vamos conversar.
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2022, 16:51:32
O erro já começa em achar que comprar câmera ou lente vai trazer melhora na qualidade das fotos.

O fotógrafo ruim faz fotos ruim com qualquer câmera, dslr ou mirrorless.

Fotógrafos profissionais devem olhar outras coisas além da qualidade final do arquivo.
Foco melhor pode significar menos fotos tiradas, menos tempo no computador fazendo curadoria de foto fora de foco e por aí vai.....

Não tenha dúvidas que as mirrorless canon são um upgrade em todos os aspectos em relação às dslr, por exemplo.

Tanta gente que saiu de 5d Mark III pra 5d Mark IV e o negocio nunca se pagou.
Não acho válido associar má gestão financeira do negócio com upgrade para mirrorless rsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 22 de Dezembro de 2022, 19:49:14
Cara existe um engano que muitos profissionais de fotografia cometem que é fazer uma ligação entre: qualidade das fotos, marcas de equipamentos e gestão do negócio.

Já vi fotógrafos meia boca com muitos clientes. Os "meia boca" é porque o cara entregava fotos satisfatórias e os clientes gostavam. No fim do dia é o que importa e para isso você pode usar uma Cãmera de entrada com a lente do kit.

Bem a mudança de marca requer grandes gastos e todo num novo aprendizado. Eu concordo 100% com a opinião do Vernaglia sobre este tema:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2022, 21:02:08
Meus dois tostões sobre os assunto, perdoe-me se eu fugir um pouco:

Não acho que ficar correndo atrás de equipamento resolva as coisas. Muitas vezes usam isso como desculpa, colocando a culpa no equipamento pelas fotos meia boca.

Se tiver um problema ou uma deficiência específica, como o Vangelis mencionou, por exemplo de ter necessidade de um foco mais rápido, aí é outra coisa. Mas isso só depois de saber se o problema é do equipamento mesmo, e acredite, muitas vezes não é. Uma vez vi um fotógrafo reclamando horrores do combo 7D + 85/1.8 USM, dizia que nunca cravava o foco. Aí vi os EXIF e estava fotografando em ISO 100 e F1.8.

Outra coisa é o que se define como uma boa foto. Boa pra quem ? É boa porque é nítida ? Por que é criativa ? Por que captura um momento especial ? Novamente já vi fotos incrivelmente nítidas e bem expostas, mas com uma composição péssima. E também já vi fotos absolutamente espetaculares feitas com equipamentos de 2005.

Migrar por migrar, só se tiver grana sobrando somado a um GAS absurdo.
Se for para conhecer e testar, desde que não passe fome no final do mês, é válido. Mas aí assuma que é para isso e não por "necessidade"

Como eu costumo falar:

Belo equipamento, mas mostre-me as suas fotos...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2022, 22:18:33
Meus dois tostões sobre os assunto, perdoe-me se eu fugir um pouco:

Não acho que ficar correndo atrás de equipamento resolva as coisas. Muitas vezes usam isso como desculpa, colocando a culpa no equipamento pelas fotos meia boca.

Se tiver um problema ou uma deficiência específica, como o Vangelis mencionou, por exemplo de ter necessidade de um foco mais rápido, aí é outra coisa. Mas isso só depois de saber se o problema é do equipamento mesmo, e acredite, muitas vezes não é. Uma vez vi um fotógrafo reclamando horrores do combo 7D + 85/1.8 USM, dizia que nunca cravava o foco. Aí vi os EXIF e estava fotografando em ISO 100 e F1.8.

Outra coisa é o que se define como uma boa foto. Boa pra quem ? É boa porque é nítida ? Por que é criativa ? Por que captura um momento especial ? Novamente já vi fotos incrivelmente nítidas e bem expostas, mas com uma composição péssima. E também já vi fotos absolutamente espetaculares feitas com equipamentos de 2005.

Migrar por migrar, só se tiver grana sobrando somado a um GAS absurdo.
Se for para conhecer e testar, desde que não passe fome no final do mês, é válido. Mas aí assuma que é para isso e não por "necessidade"

Como eu costumo falar:

Belo equipamento, mas mostre-me as suas fotos...


Tenho uma 7D e acho ela uma excelente câmera, inclusive com 19 pontos de foco bem espertos. Mesmo fotografando em 1.8, o cara tem que ter muita falta de técnica pra errar o foco com esse conjunto.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Dezembro de 2022, 02:45:06
Existe a desvalorização das dslr, visto que a tecnologia mudou e segue.... 
Vão surgindo umas incompatibilidades ....





erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2022, 07:49:31

 Uma vez vi um fotógrafo reclamando horrores do combo 7D + 85/1.8 USM, dizia que nunca cravava o foco. Aí vi os EXIF e estava fotografando em ISO 100 e F1.8.

E eu aqui trabalhando até hoje com a minha 7d (primeira versão), se eu soubesse que ela era tão ruim já tinha trocado   :hysterical:

Falando sério gente, é claro que os equipamentos mais novos trazem algumas vantagens, mas para mim o preço não compensa, ainda mais aqui no Brasil.
Até hoje fotógrafos tem feitos excelentes fotos, por hobby ou profissionalmente, com as câmeras fabricadas a mais tempo. (Outro dia vi em algum lugar alguém perguntando se em 2022 ainda valia comprar uma 5d mkIII) O pessoal perdeu a noção.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 23 de Dezembro de 2022, 16:11:50
E eu aqui trabalhando até hoje com a minha 7d (primeira versão), se eu soubesse que ela era tão ruim já tinha trocado   :hysterical:

Falando sério gente, é claro que os equipamentos mais novos trazem algumas vantagens, mas para mim o preço não compensa, ainda mais aqui no Brasil.
Até hoje fotógrafos tem feitos excelentes fotos, por hobby ou profissionalmente, com as câmeras fabricadas a mais tempo. (Outro dia vi em algum lugar alguém perguntando se em 2022 ainda valia comprar uma 5d mkIII) O pessoal perdeu a noção.

Erick cara então, é óbvio que os equipamentos mais novos tem alguns recursos muito interessantes como o foco no olho, por exemplo. Negar isso é negar a realidade. Porém, é preciso entender que a maioria dos equipamentos antigos conseguem fazer fotos incríveis . Falo isso porque as vezes tiro minhas fotos com a 5D clássica e uma 10D aqui que me impressionam.

Gosto desse tipo de coisa:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2022, 19:03:10
Outro dia vi em algum lugar alguém perguntando se em 2022 ainda valia comprar uma 5d mkIII.

Eu já tive essa dúvida, em 2022...  :ponder:

O motivo é que tinha comprado uma lente Sigma pra Canon, e estava usando adaptada numa Fuji, e não estava a contento. Pra continuar sem gastar muito, eu pensei na 5D MkIII. Outra opção seria a 1Ds MkIII, mas acabei devolvendo a lente pra comprar uma original Fuji.

O ideal seria se o fotógrafo pudesse migrar sem perder muito. Isso já é possível quando se migra de DSLR pra ML. Mas de ML pra ML, só casos específicos, tipo de Sony pra Nikon.

Melhorar, não melhora a qualidade da imagem. O que melhora é a comodidade. É a diferença entre dirigir um Celtinha manual e sem ar condicionado e um SUV com todoso os opcionais. ambos vão chegar à maioria dos lugares, mas um deles vai chegar bem mais descansado ao final da viagem.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #9 Online: 23 de Dezembro de 2022, 19:15:15
Eu já tive essa dúvida, em 2022...  :ponder:

O motivo é que tinha comprado uma lente Sigma pra Canon, e estava usando adaptada numa Fuji, e não estava a contento. Pra continuar sem gastar muito, eu pensei na 5D MkIII. Outra opção seria a 1Ds MkIII, mas acabei devolvendo a lente pra comprar uma original Fuji.

O ideal seria se o fotógrafo pudesse migrar sem perder muito. Isso já é possível quando se migra de DSLR pra ML. Mas de ML pra ML, só casos específicos, tipo de Sony pra Nikon.

Melhorar, não melhora a qualidade da imagem. O que melhora é a comodidade. É a diferença entre dirigir um Celtinha manual e sem ar condicionado e um SUV com todoso os opcionais. ambos vão chegar à maioria dos lugares, mas um deles vai chegar bem mais descansado ao final da viagem.
Tua dúvida é sobre a compatibilidade do equipamento, a do indivíduo era sobre a qualidade da câmera para trabalho...


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #10 Online: 23 de Dezembro de 2022, 19:16:27
Porém, é preciso entender que a maioria dos equipamentos antigos conseguem fazer fotos incríveis .
Foi o que eu disse  :ok:


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #11 Online: 23 de Dezembro de 2022, 19:56:17
O erro já começa em achar que comprar câmera ou lente vai trazer melhora na qualidade das fotos.

O fotógrafo ruim faz fotos ruim com qualquer câmera, dslr ou mirrorless.

Infelizmente é isso que escuto sempre quando converso com muitas pessoas, tipo frase como essa: "essa mudança vai melhorar muito as minhas fotos", mas quando vamos ver o trabalho continua na mesmo linha.
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #12 Online: 23 de Dezembro de 2022, 19:57:36
Já vi fotógrafos meia boca com muitos clientes. Os "meia boca" é porque o cara entregava fotos satisfatórias e os clientes gostavam. No fim do dia é o que importa e para isso você pode usar uma Cãmera de entrada com a lente do kit.

Tem bastante meia boca kkkkkkkkkkkkkk, eis aqui um deles kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #13 Online: 23 de Dezembro de 2022, 20:00:52
Meus dois tostões sobre os assunto, perdoe-me se eu fugir um pouco:

Migrar por migrar, só se tiver grana sobrando somado a um GAS absurdo.
Se for para conhecer e testar, desde que não passe fome no final do mês, é válido. Mas aí assuma que é para isso e não por "necessidade"


Gostei dos dois tostões kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Migrar por migrar é o que muitos estão fazendo.

Só para ficar registrado, o assunto não é para criticar que faz loucuras kkkkk,  até porque já fiz loucura para comprar uma 50D na época que saiu kkkkkkkkkkkkk, mas é
só para analisarmos esse assunto que permeia a vida na fotografia.
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #14 Online: 23 de Dezembro de 2022, 20:04:36
(Outro dia vi em algum lugar alguém perguntando se em 2022 ainda valia comprar uma 5d mkIII) O pessoal perdeu a noção.

Já me vi nessa cena, procurando saber se valia a pena isso ou aquilo, a gente perde a noção, ficamos fissurados para trocar.
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/