Autor Tópico: Já temos uma sala para falar sobre AI??  (Lida 16763 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Online: 25 de Dezembro de 2022, 10:44:33
Não encontrei uma sala para falarmos sobre AI e mostrar trabalhos, acredito que esteja na hora...

A revolução de AI é maior do que a migração do filme para o digital.


/imagine perfect blond woman portrait by Annie Leibovitz


 :)


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2022, 23:15:54
Não encontrei uma sala para falarmos sobre AI e mostrar trabalhos, acredito que esteja na hora...

A revolução de AI é maior do que a migração do filme para o digital.

O assunto é muito interessante sim!  :ok: :ok: :ok:

Acho que se o assunto tiver aderência suficiente, podemos criar uma sala. Eu, por mim, quero aprender como usar.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2022, 23:16:18 por felipemendes »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2022, 08:59:22
Não encontrei uma sala para falarmos sobre AI e mostrar trabalhos, acredito que esteja na hora...

A revolução de AI é maior do que a migração do filme para o digital.

 :)
Desculpe Carlos, mas não entendi bem, você está falando de AI sendo utilizada para melhorar a qualidade da fotografia?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2022, 09:46:28
Desculpe Carlos, mas não entendi bem, você está falando de AI sendo utilizada para melhorar a qualidade da fotografia?

Acho que não.

Ele está falando sobre chegar num programa e escrever: "Maça vermelha em cima da mesa com uma tolha branca" e deixar o IA gerar as "fotografias" da cena.
Ou alimentar a IA com uma foto e receber "fotografias" derivadas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2022, 09:50:53
Acompanhando.  :snack:


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.196
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2022, 10:03:07
Acho que não.

Ele está falando sobre chegar num programa e escrever: "Maça vermelha em cima da mesa com uma tolha branca" e deixar o IA gerar as "fotografias" da cena.
Ou alimentar a IA com uma foto e receber "fotografias" derivadas.
Perguntei porque hoje a IA é muito utilizada para melhorar, até salvar a qualidade de fotos....


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2022, 10:04:24
Desculpe Carlos, mas não entendi bem, você está falando de AI sendo utilizada para melhorar a qualidade da fotografia?

Pelo que vi, a IA gera variações de fotos, além de gerar fotos a partir de uma descrição. Eu fiz upload dessa foto (é um lebrílope, criatura mítica cruzamento de lebre com antílope):



E as variações foram nessa linha:







Vou qualquer hora dessas tentar com assuntos menos poluídos. As variações devem ser interessantes.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 26 de Dezembro de 2022, 10:16:59
Perguntei porque hoje a IA é muito utilizada para melhorar, até salvar a qualidade de fotos....

Aí seria, por assim dizer, o uso técnico, redução de ruido, nitidez, upscaling e etc
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Dezembro de 2022, 11:37:22
Fazer uma sala para falar sobre isso?
Do meu ponto de vista deve se começar a discutir esse assunto nos tópicos normais, e se em algum momento virar um assunto interessante muito discutido, com volume aí se abre uma sala específica. Isso pra não deixar o assunto se perder. Em minha opinião muita salas específicas atrapalham a adesão aos temas.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Dezembro de 2022, 12:18:10
Francamente falando, me soa uma ferramenta que tirou o prazer do processo.  Tem cara de de fast food, video do tio Tok, me soa preocupante em termos de fake news.

Pode ser curioso para ver os resultados,  divertido.  :snack:
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2022, 12:27:09 por Leonardo Tonin »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #10 Online: 26 de Dezembro de 2022, 13:08:10
Desses que geram imagem eu já dei uma brincada no Midjourney e sei que tem o Dall-E.

Mas achei bem tosquinho, meio inútil.

No Petapixel tem um artigo falando à respeito:
https://petapixel.com/best-ai-image-generators/

Outro dia eu vi um video sobre um desses geradores AI que pegava uma imagem real que por exemplo estava cortada e conseguia criar essa parte imaginária. Aí eu vi vantagem.
Parece que a Adobe está trabalhando em algo assim, meio que pra fazer um "Content Aware fill".

Uma coisa que seria legal, era que os programas usassem esse lance de inteligência artificial para ir se aprimorando conforme o jeito de trabalhar do usuário.... por exemplo, se o cara faz 3x um refinamento de seleção de determinada maneira, daí  o programa passar a ser adaptativo e compreender aquela maneira de trabalho.e já fazer automaticamente nas próximas. Ou então ir criando "Macros/Actions" automaticamente conforme o uso.


Mais uma coisa que imagino que acontecerá é a parte de aprimoramento de imagem por AI. Não simplesmente a questão de nitidez e ruído, mas muito além disso. Por exemplo, o cara não tem como produzir uma foto, por exemplo uma carreta, que ele não tenha como montar o setup para fazer uma fotografia publicitária, mas tenha uma imagem de base. Aí a AI faria a construção dessa imagem. Isso meio que já é feito (manualmente) com renderização 3D, mas vai chegar num ponto que foto e 3D estarão unidos num programa só.
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #11 Online: 26 de Dezembro de 2022, 13:14:53
Acho que esse é o video que eu mencionei, apesar que tem outro falando de outras ferramentas que não estou mais achando.

Fotógrafo oficial Foco Radical


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 26 de Dezembro de 2022, 18:46:19
Acho que esse é o video que eu mencionei, apesar que tem outro falando de outras ferramentas que não estou mais achando.

Lembro uma vez em que o Croix postou uma foto aqui (ele usava pinholes direto em papel fotográfico) e nunca víamos pessoas nas fotos dele. A explicação dele é que a exposição era tão lenta que as pessoas se mexiam, e ele capturava só o fundo...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 26 de Dezembro de 2022, 18:49:53
Fazer uma sala para falar sobre isso?
Do meu ponto de vista deve se começar a discutir esse assunto nos tópicos normais, e se em algum momento virar um assunto interessante muito discutido, com volume aí se abre uma sala específica. Isso pra não deixar o assunto se perder. Em minha opinião muita salas específicas atrapalham a adesão aos temas.

Exatamente. Como eu comentei, se pegar tração, a gente começa um tópico coletivo, e daí pra uma sala. Mas se for pra ficar às moscas, não vale a pena.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #14 Online: 26 de Dezembro de 2022, 21:01:22
Acho que não.

Ele está falando sobre chegar num programa e escrever: "Maça vermelha em cima da mesa com uma tolha branca" e deixar o IA gerar as "fotografias" da cena.
Ou alimentar a IA com uma foto e receber "fotografias" derivadas.

Seria isso aqui mesmo, utilizar .AI para geração de imagens a partir de prompt de comando.
São infinitas possibilidades, o midjourney nos últimos 6 meses teve um avanço bizarro.
Exatamente. Como eu comentei, se pegar tração, a gente começa um tópico coletivo, e daí pra uma sala. Mas se for pra ficar às moscas, não vale a pena.

Pois é, talvez uma sala seja muita coisa, mas um tópico daqueles fixos e comunitários seja legal. Vou criar um e postar algumas que tenho feito.

Mistura fotografia / desenho / ilustração.