Autor Tópico: Importando fotos de câmeras diferentes  (Lida 933 vezes)

moisesprofinfo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Online: 26 de Dezembro de 2022, 15:07:18
Pessoal boa tarde!!! Trabalho com vários freelas diferentes e o que tem me tirado o sono é a edição de fotos de várias câmeras diferentes, logo na importação as cores já vem muito diferentes, todas as câmeras usam o mesmo espaço de cor, Srgb, importo tudo zerado no LR e acreditava que eu aplicando uma edição e sincronizando as demais daria tudo certo, mascabo que tenho que tentar minimizar as cores de uma para outra câmera, exemplo de canon 6d pra uma nikon z6 é gritante a diferença. Alguém passa por isso e pode me dar uma luz? Obrigado


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2022, 15:15:57
Esse inferno é o esperado, se for raw pouco importa setar srgb ou adobe na camera.
O espaço de cor vai ser prophoto 16 bits.

Mas cada câmera tem um perfil de cores diferente.

Sua melhor opção é, no LR, usar o perfil adobe color ou adobe standard.
E no painel de calibração criar um preset para cada camera diferente da sua.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2022, 15:18:16
Pra equalizar as cores você pode abrir 02 fotos lado a lado da mesma cena, o LR tem uma opção de editar uma foto exibindo outra de referencia.
E ir mexendo nos slides da aba de calibração até ficar satisfeito.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2022, 15:23:17
SRGB, AdobeRGB e outros padrões são especificações do "gamut" de cores. Não tem nada a ver com as paletas de cores que cara modelo de câmera usa. Isso é o perfil de cor da câmera.

Para tornar iguais as resposta de cores de câmeras diferentes, tem que usar uma tabela de conversão para as cores, os chamados LUTs. Tem várias maneiras de fazer isso, uma delas é fotografar um cartão to tipo colorcheck e/ou um analisador de cores, com as câmeras envolvidas, com a mesma iluminação e gerar o LUT de correção a partir daí.

Uma maneira aproximada é fazer isso que o vangelismm mencionou, uma calibração manual e salvar como preset, corrigindo as cores pelas curvas RGB. Pode quebrar o galho para aplicações menos exigentes, mas para impressão a sério e outras coisas mais sofisticadas, só mesmo através do padrão de cores e correção de LUT.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2022, 15:27:02
Ah, alguns programas permitem que você selecione o LUTs de entrada e o de saída para uma imagem. Por exemplo se você está usando uma Nikon D600 e precisa que ela tenha uma saída próxima a de uma EOS RP. o RawTherapee por exempo faz isso. LR eu não sei se faz, não uso há anos. Essas tabelas LUT podem vir na forma de perfis de cor tipo ICC, etc.


moisesprofinfo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2022, 11:05:32
Pra equalizar as cores você pode abrir 02 fotos lado a lado da mesma cena, o LR tem uma opção de editar uma foto exibindo outra de referencia.
E ir mexendo nos slides da aba de calibração até ficar satisfeito.

Obrigado pela dica, estou aqui tentando e parece que está chegando próxima uma da outra.


moisesprofinfo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2022, 11:08:57
Ah, alguns programas permitem que você selecione o LUTs de entrada e o de saída para uma imagem. Por exemplo se você está usando uma Nikon D600 e precisa que ela tenha uma saída próxima a de uma EOS RP. o RawTherapee por exempo faz isso. LR eu não sei se faz, não uso há anos. Essas tabelas LUT podem vir na forma de perfis de cor tipo ICC, etc.

Obrigado. Baixei o RawTherapee e estou vendo uns tutoriais, a primeira vista parece que ele me dá mais opções de edição. Eu já vi muitos cursos falando de edição, mas tudo vai pro lado de LR e Photoshop, agora já pesquisei sobre luts também, e o máximo que consegui foi algumas coisas prontas sem o como fazer e o que significa na construção.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2022, 13:58:08
Veja primeiro se o programa que você estiver usando não tem como selecionar o LUT (icc, etc) de saida .

Exemplo, usando canon 5D, lut de saida da D5200. O RawTherapee tem vários embutidos. Talvez isso resolva no seu caso, nao custa experimentar. Tem que procurar pelos LUTS de entrada e saida das cameras que voce usa, se precisar eu tenho de algumas Fujis e Canons.

Fazer LUT na mão é impraticável, no máximo fica uma aproximação meia boca.
O método normal seria usar um padrão de cor impresso tipo colorchecker ou IT8 e seguir as instruções mas isso dá trabalho e é caro.

https://www.lumariver.com/lrpd-manual/#targets
https://camerajabber.com/how-to-calibrate-camera-colour/

Se a diferença te incomodar tanto assim ai só calibrando mesmo.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2022, 14:02:01 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2022, 14:03:43
onde se encontra os luts de cameras? tem um site que vende?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 27 de Dezembro de 2022, 14:08:43
onde se encontra os luts de cameras? tem um site que vende?

Os que tenho catei ao longo dos anos pela internet. Tem empresas que vendem também


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 27 de Dezembro de 2022, 14:20:58
Quando pesquiso por LUT + modelo da camera no google, só me bato com coisa sobre vídeo e log.

Quando pesquiso por LUT + LR, até aparece uns guias para importar LUT nele.
Precisa adicionar o LUT pelo Camera Raw no PS para ele aparecer no LR.
Mas geralmente são LUTS de color grade, simulação de filme ou "Cinematicas."

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 27 de Dezembro de 2022, 14:32:59
Quando pesquiso por LUT + modelo da camera no google, só me bato com coisa sobre vídeo e log.

Quando pesquiso por LUT + LR, até aparece uns guias para importar LUT nele.
Precisa adicionar o LUT pelo Camera Raw no PS para ele aparecer no LR.
Mas geralmente são LUTS de color grade, simulação de filme ou "Cinematicas."

Vou ver se ainda tenho nos meus bookmarks


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Dezembro de 2022, 21:10:18
olha só eu faço assim:

Primeiramente, sempre trabalhando tudo em RAW.

Pega e joga tudo dentro do LR, criando tags identificando condições de luz de determinados ambientes e momentos de iluminação que habitavam o evento.

Depois escolhe um padrão de acabamento com base em uma câmera e a partir disso define os ajustes que as outras câmeras precisam; muitas vezes esses ajustes pra ficar parecido estão muito ligados ao ambiente que estava fotografando, uma vez que cada câmera (marca/modelo) responde de forma diferente.

Se vc tiver 2 ambientes muito provavelmente terá dois tipos de ajustes pra cada camera, se forem 3 idem, e assim por diante.

Dai no LR usando as tags vc aplica os ajustes em lotes, assim vc já consegue chegar em algo mais próximo uma da outra câmera.

Se for um trampo de 5000 fotos vai dar trabalho no inicio pra pensar tudo isso, mas depois fica fácil.

No final faz uma checagem geral, se ainda assim vc perceber um lote com desvio muito grande, usando as tags do LR vc corrige somente aquele lote de fotos.

Pronto  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Março de 2023, 15:52:12
Cara, eu sofro com isso todo o dia. Eu edito muita foto de eventos, sempre tem muita camera diferente, uma chatice.
Primeiro de tudo, que o colega acima falou, é fotografar em RAW. Imagino q vc faça as fotos em RAW mas não foi mencionado.
Se as fotos forem em JPG pode esquecer de equalizar e faça em RAW a partir de agora.

Uma coisa importante de dizer, é q o Lightroom descarta a maioria das configurações de camera (nitidez, contrate, brilho).
No entanto a maior diferença incorrigível é como cada fotógrafo fotografa. Uns usam Isos mais altos, outros menores. Alguns usam mais flash, outro menos. A faixa de diafragma, a velocidade usada. Todas essas diferenças são irremediáveis na pós produção.

Portanto seu trabalho é em duas frentes, equalizar as fotos, mas equalizar tb a forma como o material é obtido.

O lightroom descarta brilho, contraste, essas coisas das cameras. Mas ele não descarta WB. Eu me conformo em equalizar o WB e a exposição. Não quer dizer q vc vai usar o mesmo WB para todas as fotos, quer dizer q vc vai criar na sua cabeça um padrão doque é branco, e aplicar diferentes valores de  WB para que aas fotos fiquem com o mesmo aspecto.
Este é o padrão q eu uso, pq se vc for querer igualar todo o trabalho vc não vai entregar nunca...

abs
« Última modificação: 17 de Março de 2023, 15:53:28 por galeno »
Nikon D810