Autor Tópico: Processamento > Câmera  (Lida 1790 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Online: 31 de Dezembro de 2022, 10:27:17
Marques Brownlee fez um teste cego bastante interessante com fotos de 16 smartphones lançados em 2022.
Esse teste está disponível online e recebeu milhões de votos.
No vídeo abaixo ele explica como esse teste funciona e quais foram os resultados.
Você ainda pode fazer o teste em https://vote.MKBHD.com

Achei o resultado bastante interessante, pois o smartphone com a maior média de votos foi o Google Pixel 6A, que tem um conjunto de câmeras bem ultrapassado para os padrões de hoje, mas possuí um ótimo processamento da Google.
O iPhone 14 Pro Max não rankeou entre os 3 primeiros em nenhuma categoria, mas ficou ali na média do top 5 em todas.

E o mais interessante é que o Sony Xperia 1 IV e o Xiaomi 12s Ultra, que são os smartphones com teoricamente as melhores câmeras atualmente, maiores sensores, melhores lentes, etc, tiveram um desempenho horrível, rankeando entre os últimos.
Acho que isso mostra que em smartphones o processamento é mais importante que as câmeras.
Então, não fique tão tentado a pegar aquele smartphone com sensor de 1", 108mp, vídeo 8k, etc etc, pois se o processamento não for bom, não adianta nada.

« Última modificação: 31 de Dezembro de 2022, 10:29:03 por Di Torres »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 31 de Dezembro de 2022, 10:54:20
Comprei o mii 11 ultra porque no dxo está melhor que o 12.

Estou bem satisfeito, só a câmera tele que deixa a desejar ao dar zoom 100%.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 31 de Dezembro de 2022, 11:50:22
É complicado, e o processamento adotado vai do gosto do publico-alvo.
Se a maioria vê as fotos na tela do telefone ou publica em instagram, o processamento tende a ser mais pesado para dar "punch" nas fotos.
A imensa maioria não faz pixel peeping nem está interessada em cores e nitidez fiéis.

Sensor pequeno com mais de 10-12 MP é banha de cobra, supondo que a ótica esteja à altura, se a foto for feita com pouca luz o processamento necessário para sair algo minimamente aceitável será bem alto, e lembre-se que informação não se cria do nada.

Preferia mil vezes um bom sensor de 12MP do que um sistema de 108 ineficiente, diga-se de passagem tenho atualmente um iPhone 13 e um Redmi note 10 pro... E a minha D40 de mais de 10 anos, de 6 MP janta os dois telefones com batatas em qualquer situação. 


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2023, 14:22:46
E a minha D40 de mais de 10 anos, de 6 MP janta os dois telefones com batatas em qualquer situação.
Pois é, mas muita gente acha o contrário.  :doh: